Satan - Sega Saturn (tm) Emulator (1998)
Satan
O primeiro emulador de Sega Saturn chegou em 1998. Seu nome era Satan (pronuncia em japonês de Saturn). Criado em Janeiro de 1998 pela equipe japonesa Eschaton Enterprises, sua primeira versão é lançada entre Janeiro e Fevereiro de 1998 para Windows, como ainda uma versão alpha. Apesar de nunca ter rodado jogos, o projeto era bastante promissor. O emulador possibilitava que se selecionasse os jogos do console por meio do CD-ROM, aonde mostrava informações do jogo, como título, ID do fabricante, número do produto, versão do jogo, data de lançamento, áreas e periféricos compatíveis e informação de dispositivo.
Satan (Instalação/Configuração)
A equipe Eschaton tentava programar um código chamado thunk, que permitiria rodar qualquer CD de Saturn, e até dar suporte ao console 3DO. Também estavam desenvolvendo um emulador de Master System e Game Gear, e seus planos eram de criar um emulador que desse suporte a todos os consoles e portáteis de Sega até o Saturn, e das placas arcade System 8 (da qual também já desenvolvia um emulador) e Sega G-80. Infelizmente nenhum desses projetos foi a diante. Uma segunda versão estava para ser lançada no final de Fevereiro de 1998, mas isso nunca ocorreu.
A-Saturn (1998)
A-Saturn
O Segundo emulador de Sega Saturn a ser desenvolvido também foi japonês, pelo grupo Azuco, em 1998, com Big Hello a frente. Seu primeiro lançamento é datado de Fevereiro de 1998 para Windows.
O projeto inicial do emulador era rodar não só jogos de Sega Saturn, mas também do arcade da Sega, o Sega Titan Video. Apesar do emulador rodar a CPU e a bios do console, nunca rodou nenhum jogo. Ele teve diversas versões lançadas sem sucesso. O projeto foi encerrado em Agosto de 2000 com a última versão lançada.
SSEmu (1998)
SSEmu (Instalação/Interface/Sobre)
O SSEmu, ou Sega Saturn Emulator, foi criado em 1998 por Marshall Gladstone. Seu primeiro lançamento foi em Março de 1998 para Windows. Apesar de nunca ter emulado jogos, chegou a emular o SCU, um coprocessador do sistema, os três processadores Hitachi parcialmente, e áudio de CD-ROM. O emulador teve apenas mais uma versão em Julho de 1998.
Sat’On’Em (1998)
Sat’On’Em
O Sat’On’Em (Saturn On Emulation), ou simplesmente Stom, foi criado por TyRaNiD em final de 1998, tendo lançado a primeira versão pública em Novembro de 1998 para MS-DOS. Semelhante ao SSEmu, ele emulava algumas coisas do console, como 89% dos processadores, e totalmente a memória, mas sem gráfico e som. Ele concorria também com o A-Saturn nessa busca da emulação dos jogos. O emulador era pra MS-DOS, mas chegou a ser desenvolvido um emulador para Windows chamado Lucifer que nunca foi lançado. Sua última versão é datada de Março de 1999.
SSF (2000)
SSF
O SSF foi sem dúvida a quebra de paradigmas da cena da emulação para o Saturno. Conhecido como Sega Saturn Emulator, sua sigla, SSF, foi inspirada no formato de áudio extraído de jogos de Sega Saturn, conhecido como Sega Saturn Sound Format e com extensão .SSF. O projeto foi criado pelo japonês Shima em Dezembro de 1999, com primeiro lançamento em Janeiro de 2000 para MS-DOS. Uma de suas primeiras recomendações, já em Fevereiro de 2000, era o uso de processadores como Pentium 2 ou Celeron de 450Mhz, memória RAM de 128MB, Sound Blaster PCI de 64 bits pra cima e placas de vídeo Voodoo 3 em diante. Em Agosto do mesmo ano, já começam a testar jogos comerciais no emulador. Em Setembro é lançada uma versão em modo Windows, com vários jogos já funcionando, e com suporte aos cartuchos de memória RAM do aparelho de 2 e 4 MB. Sendo assim foi o primeiro emulador a rodar jogos de Sega Saturn. Em seu início rodava apenas a abertura de jogos, e os poucos jogos que rodavam, funcionavam com erros, sem fundo e outros problemas. Em Novembro de 2000, já libera versão com a execução de um número maior de jogos. A versão de Janeiro de 2001 já roda diversos jogos do console. E assim sucessivamente, até desenvolver uma boa emulação e com a maioria dos jogos do aparelho, com pouco ou sem problema nenhum. Em 2005, surgiu a possibilidade de executar roms do aparelho através do emulador de imagens de CD-ROM, Daemon Tools, fazendo com que não precisa-se dos CDs originais de Sega Saturn para executar os jogos do aparelho. Para emuladores de consoles de CDs como o SSF, isso foi um grande avanço. Em Março de 2006 surge a versão 0.07 Beta R3, que possibilita dos jogos rodarem sem a bios.
SSF (DBZ: Idainaru Dragon Ball Densetsu)
O ônus disso é que jogos com a bios muitas vezes tem maior compatibilidade. Além disso, dão melhor gerenciamento do conteúdo da memória interna do aparelho, além da configuração do relógio do sistema. A partir dessa versão também começa a ser executado os jogos de Sega Titan Video. Apesar de o emulador também prometer a execução de jogos da placa arcade Sega Titan Video, isso acabou nunca ocorrendo. A última versão estável do emulador é datada de Junho de 2013. Em Julho de 2017, retorna com uma versão de teste e uma versão definitiva em Novembro de 2017. Em Abril de 2019, começa uma série de atualizações com as chamadas versões de reviews (de visualizações) lançadas praticamente todos os meses. Até o fim dessa matéria, estava na versão R27 de Setembro de 2021. Não sabemos ao certo quando, mas a partir das versões reviews lançadas em Abril de 2019 o emulador começa a dar suporte a arquivos .cue acompanhados na mesma pasta de arquivos .iso, como também gravação de som e vídeo e carregamento automático por região. Além disso, em um panorama geral, o emulador também tinha suporte a scanline, wide screen, vsync, filtragem bilinear e correção de gama. Na parte sonora tinha filtro, aumento de volume e taxa de buffer de até 2048. Dava suporte à todo o tipo de joypad, inclusive ao Multi Termina 6, que dava acesso à 6 controles de Sega Saturn. Você também podia mexer em várias partes funcionais, como em configurações dos processadores SH2, VDP (de gráficos), DSP, GPU, e outros. E por fim também tinha suporte à save states e snapshot. Em seu início, o SSF rodava apenas 30% do CD-ROM, 10 e 5% dos processadores gráficos, 20% do 68k, 60% dos processadores principais SH2, entre outros.
Em uma de suas últimas versões estáveis, de Junho de 2013, já rodava os processadores de vídeo em 95%, o SH2 e 68k em 100% e o CD em 85%. Em de Setembro de 2021, o único avanço é a emulação de um dos processadores de vídeo em 100%. Em seus primeiros anos de desenvolvimento a emulação era tão difícil, que nem placas boas como Radeon da AMD, nem processadores como AthlonFX e Pentium 4 de 3Ghz cada, nem recursos como Direct3D, eram suficientes para emularem o console de forma satisfatória. No surgimento de modelos de placas gráficas da GeForce, e processadores da Intel, como o i3 no final dos anos 2000, começaram a possibilitar uma emulação de fato do console. Nas última versão estável, de Junho de 2013, era pedido processadores como Core i5, 2 Duo da Intel ou Phenom I e II da AMD, e mais de 512 MB de memória RAM para executa-lo. Em Setembro de 2021, a última recomendação de configuração para executar o emulador é de Core i5 à i9 ou AMD Ryzen, 1GB de memória RAM e DirectX 11. Em Junho de 2019, junto com a versão Preview R2 para Windows, Shima lança o emulador para Android, ainda como versão de teste. Entre os jogos compatíveis ao emulador, temos 311 com ótimo desempenho, 11 com desempenho razoável e 66 com problemas de funcionamento, de um total de 389 jogos testados. Esses números foram criados com base nas listas de jogos compatíveis colocadas dos sites SSF Tribute, Lus Space FE e Tradu-France, e testados em diversas versões do emulador, inclusive mais antigas, além de vários jogos não terem sido testados, por tanto o número de jogos compatíveis devem ser bem maiores. Em Julho de 2021, foi criado um patch por Battery Shark, chamado CHDSFF, que dá a possibilidade do SSF rodar arquivos binários no formato .CHD. Sua última versão para Android é lançada em Agosto de 2022, e para Windows em Junho de 2024.
GiriGiri (2000)
GiriGiri
O projeto GiriGiri (que em japonês significa na hora certa) se iniciou no ano de 2000, pelo japonês Shinya Miyamoto, o MegaDeath. Em Agosto de 2000 lança sua primeira versão para Windows. Ela emulava apenas a tela de configuração do temporizador. O emulador é lançado apenas como depurador, ou seja, um programa que busca encontrar e reduzir defeitos de um software. Em Setembro de 2000, o emulador é traduzido do japonês para o inglês. Em Dezembro de 2000 começa a dar suporte a CD-ROM, mas com alguns problemas. Em Fevereiro de 2001 já executava alguns jogos, porém apenas a execução técnica, porque praticamente nada aparecia na tela.
GiriGiri (Daytona USA/Panzer Dragoon)
O projeto acaba se encerrando em Março de 2001. Em seu último lançamento já podia executar 32 jogos do console. A maioria com notas entre 1 e 2, como jogo que não inicializa, e jogo que inicializa, mas não é jogável. O jogo com melhor compatibilidade era o jogo de corrida GT24, com nota 3, que era jogável, porém que ainda baixa. O jogo abria e funcionava até a tela de seleção de carros, segundo o autor. Em meus testes continuava como um embaralhado de gráficos sem lógica alguma. Apesar de ser apenas um emulador de testes, como os outros, exigia um computador avançado para sua rodagem, com processadores com 700mhz como Athlon e Pentium 3, e placas de vídeo como VooDoo e GeForce.
Apesar de nunca ter se consolidado de fato como um emulador, trazia diversas ferramentas consigo, como configurações de vídeo de resolução de até 1366x768, full screen, frameskip do VDP2 (processador de vídeo), e texturas para o VDP1, além de filtros de textura. Você também tinha a emulação de todos os processadores e chips do Saturn, como VDP1 e 2, SCU, SMPC, SCSP, MC68k além dos processadores centrais SH2 (não sabemos qual a porcentagem de emulação de cada um deles). Também tinha 13 escolhas de área de jogos. Após seu término, Shinya foi contratado pela Sega e seu trabalho foi desenvolvido para criar um software que rodava Sega Saturn em um serviço online chamado Cyber Disc / B-Club.
GiriGiri Gav (Panzer Dragoon II Zwei)
GLaucher
Quando o emulador já estava online pela CyberDisk, foi hackeado (ou portado) por Gavionne e lançada como GiriGiri Saturn (conhecido também co GiriGiri Gav) em Fevereiro de 2003. Por ter base em um emulador oficial da Sega, GiriGiri Gav é superior em qualidade gráfica a qualquer outro emulador, inclusive os que vieram depois dele. Apesar disso, sua compatibilidade é baixa. Dos 416 jogos testados, 119 não funcional ou funcionaram mal, 192 funcionaram razoavelmente, com lentidões e bugs, e 105 funcionaram perfeitamente. O emulador funcionava por linha de comando, por tanto, vinha com uma front-end própria, a Glauncher. Essa front-end era simples e era original da Sega feita por Shinya para seu emulador online. Mas apesar disso, recomendava-se outras front-ends para o emulador, com mais opções que a original.
GiriGiri Loader
GGM, GGL e GoGo GSaturn Launcher
Entre as front-ends criadas por terceiros, temos GiriTool, criada por Xeo e sprout, com opção de mudança de região e carregamento de rom por arquivo .BIN. GiriGiri Loader, criada pelo polonês MiC, com opção de resolução em modo janela e tela cheia, escolha de região do jogo, carregamento de jogo por CD e BIN/CUE, configuração de joypad, de unidade de CD-ROM, entre outros. GSFREND, de origem japonesa, com carregamento de arquivos binários. GGM, criada pelo japonês Chu Chu. Ambas as quatro criadas em Abril de 2003. Depois vem GGL (GiriGiri Saturn Loader) em Maio de 2003, com carregamento de arquivos .ISO e GiriGiri Saturn Tool em Dezembro de 2003, com carregamento de arquivos .CUE. GiriGiri Gav teve versões lançadas até Abril de 2003.
Cassini (GT24)
Em Julho de 2004, GiriGiri Gav ganha um hack chamado Cassini, criado pelo The Cassini Team e encabeçado por Snail. O emulador vinha junto com as front-ends GLaucher e GiriGiri Loader em versões modificadas. Sobre sua lista de compatibilidade, dos 358 jogos testados, 147 rodaram bem, 56 rodaram com algum tipo de erro ou bug e 155 não rodaram.
GiriGiri Launcher (Renomeado Para Cassini)
GLauncher
Cassini conseguiu superar seu predecessor GiriGiri Gav em quantidade de jogos com boa execução. Cassini tem última atualização em Julho de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário