Meka (1999)
Meka
Meka foi um emulador para Master System, Game Gear, SG-1000 e SC-3000, desenvolvido em 1998 para MS-DOS pela Meka Team, composta pelo francês Omar Cornut, o Zoop, que emula a máquina, e aplica a interface gráfica e Hiromitsu Shioya, que trabalha no som do Master, emulando o chip YM2413. Contribuíram para o projeto Marat Fayzullin, com seu processador de Z80, e que Omar fez algumas melhorias, e outros contribuintes, como Mitsutaka Okazi, Maxim Gready e Ulrich Cordes.
Meka (Interface)
O emulador teve 42 versões privadas de teste, tendo as primeiras 31 com o nome de ZSms. Mudando o nome para Meka a partir da 32ª versão, também começa a ser construída a documentação do emulador. A primeira versão lançada publicamente do emulador foi a versão beta 0.10 em Março de 1999, seguida da primeira versão oficial em Abril de 1999, a 0.11, a primeira a trazer som no emulador. Na ocasião, concorria com Massage, que havia se tornado gratuito há pouco tempo, e MasterGear de seu colega Marat, que cobrava pelo uso de seu emulador. Em Maio de 1999, começa a emular ColecoVision, e em Setembro de 1999 o Othello Multi Vision, um clone do SG-1000. Em Dezembro de 1999 começa a dar suporte ao som FM do Master System japonês.
Em Maio de 2000 começa a suportar o Sega Mark III, e em em Dezembro de 2000 o SF-7000, uma extensão para o SC-3000. Em Setembro de 2001, começa a dar suporte à vários idiomas, começando com alemão, espanhol, português, italiano, alemão e holandês. Em Setembro de 2002, finalmente lança a versão Windows, conhecida como Mekaw. Com o tempo, a compatibilidade, mais ferramentas e melhorias na emulação e som, fizeram do Meka o pioneiro nos jogos de Master System. Outro de seus diferenciais era a facilidade de usar ferramentas para programar e conhecer melhor os sistemas suportados. Ao meu ver, na prática isso já é a liberação do código-fonte do emulador, que foi liberado oficialmente na versão 0.70 de Abril de 2005. Isso com certeza ajudou seus concorrentes a trabalharem melhor a emulação de Master System, e os outros consoles da Sega suportados pelo emulador.
Em Junho de 2003, é lançado o port para Unix, suportando os sistemas GNU/Linux e NetBSD com o nome de Mekanix, fusão de Meka com Unix. Em Março de 2006, ganha um port por XPort para o console Xbox, chamado de MekaX. Em Maio de 2007 lança sua última versão para MS-DOS e sua primeira versão para MacOS X, com melhorias em Julho de 2012 e estabilização em Janeiro de 2014. Em Maio de 2010, lançam a versão 0.73, lançando daí em diante apenas atualizações com melhorias sem a necessidade do lançamento de uma nova versão. Em Julho de 2011, da início a versão 0.74 do emulador e suas atualizações.
Meka 0.63b (Interface/Dead Angle)
No mês seguinte, anunciam a versão 0.80 (a última até o momento), e que havia sido reescrito toda a parte de som do emulador, corrigindo diversos problemas sonoros relatados, e dando um funcionamento de som maior às versões Linux do emulador. Em Outubro de 2011 começam os lançamentos da versão 0.80, que foi atualizada até Agosto de 2023. De 2019 em diante, coloca as atualizações do emuladores apenas no GitHub. Sobre sua front-end, teve algumas modificações ao longo do tempo. A front é lançada em Março de 1999 com seu tema verde-água, conhecido como Ocean, e é modificada em Maio de 1999, para o tema clássico, azul e quadriculados brancos, conhecido como Classic. Em Janeiro de 2000, traz a possibilidade de mudança de tema da front, com 16 opções ao todo.
Meka (Interfaces/Fantasy Star/Aerial Assault/Pit Fighter)
Em março de 2000, vem com o tema OverClocker, e em Maio de 2000, retorna com o tema Classic, que mantém até o final dos lançamentos para MS-DOS. Já as versões Windows sempre tiveram o tema Classic como padrão, como também iniciam a front em tecla cheia. À partir da versão de Junho de 2011, intitulada Meka 0.80, o emulador volta com o tema Ocean, como também iniciando-a em modo janela. Todos os temas sempre ficam disponível para serem modificados pelo usuário. Em Setembro de 2018, foi criada uma bifurcação do emulador chamada RAMeka, para Windows, que está dentro do projeto RetroAchievements. O emulador fornece desbloqueio de troféus/conquistas, semelhante ao jogos de consoles moderno. Em Maio de 1999, Zoop, fora do projeto Meka, chega a trabalhar na GUI do projeto MekaDrive de Charles MacDonald para emular o Sega CD. O projeto nunca foi lançado.
MGX (1999)
MGX
O MGX começou a existir em 1998, sendo lançado em Maio de 1999 para MS-DOS pelo japonês BouKiChi. O emulador começou na verdade com a proposta de emulador o GameGear, apesar de ter sido lançado também com suporte à Master System. Seus lançamentos começaram pra valer em Agosto de 1999, com nove lançamentos ao todo. Ainda em Agosto altera o emulador da CPU para o Raze de Richard Mitton. Em Setembro começa também a dar suporte ao SG-1000.
MGX (Lemmings)
Em Outubro começa a executar roms zipadas, o que não era comum na época. O emulador contava com várias adições, como som FM, joypad, save state e screenshot em BMP. MGX funcionava por linha de comando, mas em Outubro de 2000, o front-end ArcadeOS, também para MS-DOS, começou também a dar suporte ao emulador. A última versão do MGX foi lançada em Outubro de 1999. BouKiChi também fez parte da equipe que criou o emulador DBoy de Gameboy Color, um hack do emulador VGB de Marat Fayzullin.
Calypso (1999)
Calypso
Calypso foi o emulador de Master System com menor vida. Sua primeira versão foi lançada por volta de Julho de 1999 para MS-DOS, sob o nome de Build 005. Além de também ser um emulador de Game Gear, se intitulava emulador de Master System II. Calypso foi criado pelo espanhol José Manuel Delgado Mendinueta, que teve um grande apoio da cena da emulação, como Marat do MasterGear, Sardu do Nesticle, Nyef do DarcNES e James do Massage, que foram úteis com os códigos fontes de seus emuladores, além de Ricardo do BRSMS, Neil do Retrocade, a equipe do Snes9x de Super Nintendo, entre outros. Marat Fayzullin, Marcel de Koegel e Neil Bradley também ajudaram com informações de seus emuladores de Z80.
Calypso (Interface)
Inicialmente usou o emulador Z80 de Marat, mas a partir da última versão começou a usar o emulador Z80 de Richard Mitton. Também usou o emulador M68k de Neill Corlett. O emulador sempre foi modo DOS, mas tinha uma GUI própria. A compatibilidade do emulador foi de 204 jogos de Master System e 106 de Game Gear. Seu último lançamento acontece em Janeiro de 2000, totalizando sete lançamentos ao todo. Na época de seu último lançamento, estava trabalhando em uma versão Windows, como também em emulação de Mega Drive e 32X, entre outros. Prints de Sonic 3 chegaram a sair rodando no Calypso em Fevereiro de 2001, mas o projeto não foi à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário