PCSX (2000)
PCSX
O PCSX teve uma criação interessante. O projeto começa em meados de Dezembro de 1999, e como grupo original estavam NoComp, que criou o projeto e também o codificou, Shadow, codificador do emulador, Jum, que trabalhava na parte sonora, Barubary, que atuava na parte de CD-ROM, Pete Bernert, criando os plug-ins de vídeo, a GUI, e outros e Roor como líder, codificador e colaborador. Podemos dizer que o projeto é uma fusão de vários influenciadores da emulação de Playstation, como Shado do Jackal, Roor do AdriPSX e Pete Bernert que ajudava indiretamente o PSEmu Pro com seus plug-ins. Além disso, Duddie, Tratax e Moonshado do PSEmu Pro também ajudaram, como também Lewpy, criador de plug-ins para o PSEmu. Nessa ocasião, Shadow já havia acabado seu projeto com o Jackal, e o AdriPSX estava ainda em seus primeiros lançamentos. O código fonte do emulador foi escrito pelo trio NoComp, Shadow e Roor. Antes de Março de 2000, NoComp abandona o projeto e Geoge Moralis, o Shadow, assume a liderança do projeto.
PCSX (Bomberman World)
O emulador é lançado em Setembro de 2000 para Windows, já rodando a bios, imagens nos formatos .BIN e .ISO e CD-ROM. Pouco tempo depois foi adicionado suporte à joypad. Logo em seu início, houve uma polêmica. A fonte de criação do suporte a CD-ROM do emulador foi pega do emulador FPSE por NoComp. Os criadores do FPSE descobriram isso e os acusaram de cópia. Shadow, que na época cuidava do emulador, ameaçou sair do projeto. Por conta disso tudo, NoComp teve que se pronunciar e explicou o ocorrido, que fez concertos para o suporte funcionar no PCSX, e que Roor refaz o código do suporte, inclusive tirando os vestígios do FPSE, isso ainda em Dezembro de 1999, e que se esses vestígios tivessem permanecido, teria creditado seus criadores. Após esse problema, o emulador continua suas atualizações, e Shadow não deixa a equipe. Em final de 2000, Barubary e Jum saem do projeto, e entra AkumaX, cuidando do site do emulador.
O port pra Linux sai em Fevereiro de 2001, por Linuzappz, com também criação dos plug-ins para o port. Em Março de 2001 entra Nik3D, que também escrevia plug-ins para o PSEmu Pro, trabalhando em funções técnicas. Em início de 2002, Linuzappz se torna o responsável e codificador principal do emulador, ficando Shadow no posto de co-codificador. A última versão do emulador é lançada em Maio de 2003, e após isso, Linuzappz e Shadow se dedicam única e exclusivamente no emulador PCSX2 para Playstation 2, que já vinham desenvolvendo desde 2001. Apesar de ter tido bons avanços, conseguiu emular apenas 40% da CPU, e nunca emulou a memory card, porém a memória RAM do console foi emulada 90%, CD-ROM 60% e GPU 95%. O emulador teve alguns ports, como para os consoles Dreamcast em Agosto de 2002, Xbox em Maio de 2003, GameCube e Nintendo Wii em Junho de 2009, para o portátil PSP em 2013, para JavaScript em Outubro de 2017, e para os sistemas MacOS X em Janeiro de 2005, Android em 2012 e ReactOS em Agosto de 2019.
PCSX-df
Após seu término, alguns interessados surgiram para criar bifurcações do emulador. Entre elas, foram criadas em 2006 a PCSX-df para Linux, por Andrew Burton, Stefan Sikora, Marcus Comstedt, Ryan Schultz e Stephen Chao. Uma de suas primeiras versões foram lançadas em Janeiro de 2008. As melhorias foram na interface, no suporte a memória virtual (AMD64) e correção de alguns bugs. O emulador rodava os formatos .ISO, .CUE e .BIN. Sua última versão é lançada em Março de 2009.
Em meados de 2009, surge uma bifurcação do PCSX-df, chamada PCSX-Reloaded (algo como PCSX recarregado), criado por Edgbla, Shalma, Firnis, Gabriele Gorla, Peter Collingbourne, Dario e Wei Mingzhi. Ele é lançado em Dezembro de 2009 com versões Linux (Fedora e Mandiva), MacOS X e Windows, e suas principais melhorias são a possibilidade de uso dos plug-ins do ePSXe, e diversos outros plug-ins. A última versão dele saiu em Agosto de 2013. Essa bifurcação foi a que mais teve bifurcações e ports. Ela teve as bifurcações GTK2, Again, HDBG e Redux para Windows, Reloaded-Plus, Codeplex-Mirror, NG e Optimized para MacOS e também Windows, e Flatpak para Linux. A versão Optimized também foi para Debian.
Já os ports ele teve para portáteis como GamePark Wiz e Caanoo e Nintendo GameCube, para os consoles Wii, Wii U, Xbox, Xbox 360 e PS3, e para os sistemas operacionais portáteis BlackBerry QNX, Maemo e Debian Maemo. Uma dessas bifurcações, o PCSX4ALL para os portáteis GamePark Wiz e GamePark Caanoo, criada em Julho de 2010 por Franxis e Chui, que saíram do projeto do emulador de PS1, PSX4ALL iniciado em 2006, ficou bastante conhecida, e chegou a ter ports, como o PCSX4nspire para a Calculadora TI-Nspire e PCSX4ALL-GLES, uma melhoria do emulador com algumas inovações trazidas pelo PCSX ReARMed, uma bifurcação do PCSX-Reloaded. O projeto PCSX4ALL trazia a GPU Una-i que teve origem no PSX4ALL. O emulador rodava os formatos de imagens em .ISO, .CUE, .MDF, .IMG, .BIN, .TOC, .CBN e .PBP, além de executar jogos em CD-ROM. Sua última versão saiu em Maio de 2012.
PCSX ReARMed
Ainda falando do PCSX-Reloaded, além das bifurcações já citadas, a que mais relevância teve foi a PCSX ReARMed (rearmado), mencionada há poucos, e que surge enquanto ainda era atualizado o PCSX-Reloaded, com lançamento em Dezembro de 2010, inicialmente para o primeiro portátil Pandora. Criada por Notaz e Exophase, ela foi uma versão desenvolvida para sistemas portáteis, como videogames portáteis e smartphones. Seus criadores já trabalhavam com ports de emuladores para portáteis, e tiveram criações e ports seus de emuladores de outros consoles portados para IPhone pelo projeto PSX4ALL. Um dos diferenciais do ReARMed é a otimização especial em processadores ARM (tecnologia desenvolvida inicialmente pelo projeto PSX4ALL), que é uma arquitetura de trabalho mais moderna.
PCSX ReARMed (Grand Turismo 2)
O emulador tem os plug-ins GPU, ARM NEON feito por Exophase, que produz pixels perfeitos, Una-i do emulador PSX4ALL para portáteis e do port do PCSX-Reloaded para a franquia Gamepark Holdings chamado PCSX4ALL e do plug-in P.E.op.S, do notável criador de plug-ins para PSX, Pete Bernert. O emulador também usou como base o PCSX original, o PCSX-df e o port do PCSX-Reloaded para GameCube e Nintendo Wii de 2009 chamado PCSX-Revolution. Sua última atualização é de Fevereiro de 2015. PCSX ReARMed executava jogos nos formatos .BIN, .CUE, .TOC, .IMG, .CCD, .SUB, .MDF, .MDS, .Z, .BZ, .ZNX e .PBP. O emulador também teve uma bifurcação, a Switch, também para Windows, trazendo algumas melhorias. Já ports, foi a segunda bifurcação de PCSX que mais ports teve, como para os sistemas operacionais portáteis BlackBerry, BlackBerry 10 e BlackBerry QNX, Maemo, Debian Maemo e Maemo Leste, os sistemas Kodi e RetroArch, além do portátil GameShell e o emulador RetroArch para os portáteis Nintendo 3DS e PS Vita.
PlayStation Classic/PCSX ReARMed
Por conta de sua tecnologia, a maioria dos ports foram para portáteis e smartphones, o que chamou a atenção da Sony que queria lançar seu mini Playstation, o Playstation Classic, que era feito com base na tecnologia dos portáteis, que acabou fazendo uma parceria com o ReARMed e lançado o emulador como sistema principal e de seu console. Isso ocorreu em Dezembro de 2018.
PCSX-RR (Interface/Sobre/Menus)
Outra bifurcação surgiu do PCSX. Enquanto estava sendo desenvolvido o PCSX-df, surgiu o PCSX ReRecording (regravação), ou apenas PCSX-RR, em Agosto 2008 para Windows, oriundo da versão original do emulador. Seu intuito era gravar jogatinas do emulador PCSX. Ele foi desenvolvido até Abril de 2010, e teve suporte à MacOS X, Linux e também ao console Dreamcast.
Entre as dezenas, se não centenas de mudanças nesse port, está seu código escrito do zero, e muito disso escrito foi pego em diversos emuladores de código aberto existentes na época, como Dega, Final Burn Alpha, FCEU, Gens, Snes9x e Visual Boy Advance. Além disso também adicionou suporte a cheats, além de pesquisa e relógio RAM, entre outros. O emulador abria jogos em formato .BIN, .CUE e .ISO, além de jogos em CD-ROM. Por volta de Janeiro de 2022, começa a fazer parte do emulador multissistema, BizHawk.
PSXjin (Jumping Flash! 2/Opções/Sobre)
Em Fevereiro de 2011, surge uma continuação do PCSX-RR chamado PSXJin para Windows, criada por Zeromus, Adelikat e Darkkobold e entre outros, que aplica apenas um plug-in de entrada no emulador, cria uma interface simples e usa um novo núcleo de processador de som (SPU). PSXjin tem algumas diferenças com seus antecessores. Entre elas a emulação do Dual Shock, que é o modo vibração nos controles de mesmo nome de Playstation, além de 4 modos janela. O emulador rodava jogos os formatos .ISO, .CUE, .IMG e .BIN. O projeto dura poucos meses, e em Maio de 2011 tem sua última atualização.
- PCSX (Ports): PCSX-DC para Dreamcast em 2002, PCSX WIP para Dreamcast em 2003, PCSXBOX para Xbox em 2003, WiiSX/CubeSX/PCSXgc para Gamecube e Nintendo Wii em 2009, pcsx-android para Android em 2012, PSXP para PSP em 2013, PCSX-JS para JavaScript em 2017, PCSX-Forros para o sistema ReactOS em 2019.
- PCSX-Reloaded (Bifurcações): PCSX4ALL para GamePark Wiz e Caanoo em 2010, PCSX-Reloaded-Plus para MacOS X e Windows em 2014, PCSX-Reloaded-GTK2 para Windows em 2015, PCSXR-Codeplex-Mirror para MacOS X e Windows em 2017, PCSX-NG para Windows e MacOS em 2017, PCSX-Reloaded-Again para Windows em 2018, PCSX-R-Flatpak para Linux em 2019, CPCSX-HDBG para Windows em 2019, PCSX-Reloaded-Optimized para Debian, MacOS e Windows em 2020, PCSX Redux para Windows em 2020.
- PCSX-Reloaded (Ports): PCSX-Revolution para Gamecube e Nintendo Wii em 2009, PCSXWii para Nintendo Gamecube e Wii, PCSX-R-Xenon para Xbox 360 em 2011, PCSX-R-360 para Xbox 360 em 2013, PS3SX para PS3 em 2013, PCSX-Piplay para para os sistemas portáteis BlackBerry QNX, e Debian Maemo (meimou) em 2015, PCSX-R360 para Xbox 360 em 2016, WiiSXR para Nintendo Gamecube, Wii e Wii U em 2016, PCSX-ReloadedX para Xbox em 2018, WiiSXRX para Nintendo Gamecube, Wii e Wii U em 2020.
- PCSX4ALL (Ports): PCSX4nspire em 2016, e PCSX4ALL-GLES em 2019.
- PCSX-ReARMed (Bifurcações): PCSX-ReARMed-Switch em 2020.
- PCSX-ReARMed (Ports): PCSX-ReARMed-PB para o smartphone BlackBerry PlayBook em 2012, PCSX-Rearmed-Cascades para BlackBerry 10 em 2013, PCSX-ReARMed XBMC para o sistema Kodi em 2015, PCSX-Rearmed (dentro do RetroArch) em 2016, PCSX-Rearmed-Debian para o sistema operacional Debian em 2017, PCSX-ReARMed para o sistema RetroArch em 2018, PCSX-ReARMed-Sony para BlackBerry QNX, Maemo e Debian Maemo em 2018, PCSX para o portátil GameShell em 2018, PCSX para RetroArch do Nintendo 3DS em 2019, PCSX-Readmed para os sistemas operacionais Blackberry e Maemo em 2019, PCSX-ReARMed-Custom para BlackBerry QNX, Maemo e Debian Maemo em 2019, PCSX-Rearmed-MLD4 para Maemo Leste (baseado no Debian) para Smartphones, como Motorola 4droid em 2020.
Xebra (2003)
Xebra
O emulador Xebra (zebra em inglês) foi desenvolvido para Windows a partir de 2002, pelo japonês Dr. Hell. Hell já era conhecido por criar plug-ins para o PSEmu Pro, como Dr.Hell's GDI GPU Plug-in para vídeo em 2001 e DrHell's Action Replay GPU Whapper de vídeo e Dr.Hell WinMM Pad Plug-in para joypad em 2003. O emulador é lançado em Janeiro de 2003 para Windows. Na versão de Agosto de 2007, Hell dizia que o emulador já emulava quase 100% dos jogos.
Xebra (Gex: Enter The Gecko)
Xebra (Xebra-OS/Bios/GTA)
Uma curiosidade é que à partir da versão de Março de 2005, vinha junto com o Xebra outro emulador chamado Arbex (Xebra lidro de traz pra frente), que tirando o ícone, todo o resto é igual ao Xebra. Sua única diferença é que não precisa de uma bios para rodar os jogos. Apenas uma diferença para aqueles que não ligam de não ver o logo do PS1 aparecendo na tela. O emulador roda jogos tantos de CD-ROM, quanto de imagens, nos formatos .BIN, .CUE, .IMG e .CCD.
Por volta de Fevereiro de 2015 lança seu emulador para Android na Play Store. No ano seguinte lança mais dois emuladores para Android, o PK201 emulando o acessório de PSX, PocketStation (que servia para liberar itens e minigames dentro de jogos, como também como memory card) e MCIM, que emula a memory card do aparelho. A última atualização do emulador é datada de Novembro de 2022 para Windows e Agosto de 2024 para Android.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário