Playstation
Play Station e Super Nintendo CD (Protótipos)
É nessa ocasião que começa a se chamar PSX, tendo logo em seguida mudado para Playstation (tudo junto), e conseguindo voltar com seu nome original. Algo parecido ocorreu com a Nintendo em 1996 no lançamento do Ultra 64 (futuro Nintendo 64), quando a Konami, parceira da Sony, proibi a Nintendo de usar o nome Ultra, pois se tratava de uma marca criada pela empresa nos anos de 1980. Se essa interpelação teve alguma participação da Sony, nós não sabemos. Outro motivo fez a Sony querer trabalhar em um console novo e com gráficos em 3D, os lançamentos de Sega Rally, Daytona USA, Virtua Fighter e outros jogos pela Model 1 da Sega para arcade.
Hardware SNES
O hardware do PSX é composto de uma CPU R3000 de 32 bits da Sony, com 33,86 MHz, com um coprocessador GTE embutido na CPU para instruções matemáticas para gráficos 3D. Também conta com um coprocessador de controle de sistema e uma GPU SCPH-9000 Sony de 32 bits projetada pela Toshiba com 1mb de RAM de vídeo e 16.7 milhões de cores, sendo 153 mil simultâneas na tela. Em áudio, tem um SPU da Sony de 16 bits com 24 canais de som, com 512kb de RAM, fonte de áudio PCM, suporte à som MIDI e 44,1 KHz. E por fim, uma unidade ótica de CD-ROM de 2x de velocidade.
GameShark e Memory Card
O maior competidor do PSX, foi o Sega Saturn, que foi lançado um mês antes do console da Sony. O PSX tem como parceiros iniciais a Capcom e Konami, mas com o tempo angaria mais produtoras, tendo pouco tempo depois as maiores empresas de jogos lançando jogos para seu hardware. A pirataria também acabou ajudando de certa forma a fama do console, que se popularizou em outras regiões, como Brasil e China, por exemplo. Outras características do console foi o lançamento inédito do Game Shark pra trapacear nos jogos e a popularização da gravação de progresso de jogos, com o Memory Card. Também tinha um controle inspirado no joypad de SNES, com analógicos inspirados nos controles de arcade e com a experiência inédita do modo vibrar, que refletia no controle impactos ocorridos nos games.
Jogos PSX
Entre os famosos jogos lançados para o console, temos franquias de sucesso, como de corrida como Need for Speed, Grand Turismo, Nascar, Drive, Destruction Derby, San Francisco Rush, Twisted Metal, Moto Racer e muitos outros. Seus jogos de luta foram sem dúvida a maior fama do console, trazendo franquias como Tekken, Street Fighter Alpha e EX Plus, Mortal Kombat, Bloody Roar, Rival School, Fatal Fury, e os famosos versus, como Capcom vs SNK, Marvel vs. Capcom, SF vs. X-Men e Marvel vs. SF. Também foi um console de jogos de esporte, como Tony Hawk's Pro Skater, 2Xtreme, FIFA, NBA, International Supersoccer, Winning Eleven, NFL, EFootball e World Cup. Jogos de ação em primeira e terceira pessoa também foram outra fama no console, como Metal Gear Solid, Resident Evil, Parasite Eve, Silent Hill, Dino Crisis, Tomb Raider e Syphon Filter. Já jogos de plataforma tivemos Crash Bandicoot, Castlevania, Megaman, Strider, Rayman e Gex. Em RPGs tivemos Final Fantasy, Grandia, Chrono Cross, Lunar, Breath of Fire, Valkyrie Profile, Tales of Destiny e Dragon Quest. De anime, como Inuyasha, Dragon Ball, Yu Gi Oh, Saber Marionette J, Sakura Card Captor, Digimon, Shaman King e outros. De beat'em ups, como Fighting Force, Captain Commando, Gekido, Nekketsu Oyako, Panzer Bandit e Hokuto no Ken. E por fim, sobre jogos de marcas conhecidas, tivemos da Marvel, como Iron Man, Spider Man, X-Men, Hulk e Quarteto Fantástico. Da Disney, como Bug's Life, Lilo e Stitch, Pato Donald, Hércules, Toy Story, 101 Dalmatas, Mogli, Mickey, Ursinho Poof, e Peter Pan. E da Warner, como Flinstones, Dexter, Meninas Superpoderosas, Tom e Jerry, Tine Toons, Pernalonga e Animaniacs. O console teve quase 8 mil jogos lançados e 102 milhões de consoles vendidos.
PSOne
O PSX teve mais um console lançado, o PSX miniatura ou baby chamado PSOne em 2000. O console foi trazido de forma importada para o Brasil em 1996, mas popularizado na pirataria a partir de 1997. Já o PSOne chega ao país de forma oficial em 2002. O console é descontinuado pela Sony em 2006, quando já era popular seu sucessor, o PS2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário