Sega Saturn
Hardware Sega Saturn
Após isso, já em 1994, fazem parceria com a Hitachi e com a Yahama, e criam respectivamente os chips VDP1 e VDP2 de vídeo, sendo o primeiro para sprites, textura e polígonos e o segundo para planos de fundo e rolagem e rotação 3D. Juntando com duas CPUs SH-2, mais um coprocessador matemático SCU com geometria DSP, formando um conjunto de 5 processadores para trabalhar com vídeo. Sua paleta chegava a 16,77 milhões de cores simultâneas. Também contou com uma super potência de som, com um ship YMF292 da Yamaha com um DSP de som Yahama FH1 e um 68k como CPU de som, trazendo 32 canais de áudio em formatos FM, MIDI, PCM e LFO. Tinha 2MB de RAM, 1,5MB de vídeo, 512kb de RAM de áudio e 512kb de ROM. E por fim, um CD-ROM de 2x de velocidade gerenciado por um processador SH-1 da Hitachi de 20 MHz.
Sega ST-V e 32X
Antes de seu lançamento, ainda em 1994, a Sega cria o Projeto Titan, que origina o arcade Sega Titan Video, ou apenas ST-V. O arcade tinha o exato hardware do Sega Saturn, com exceção do CD-ROM, pois usava cartuchos. Isso pode ter sido um preparo para jogadores se adaptarem ao futuro console. Todos os projetos da Sega tinham nomes de planetas e satélites, sendo esse referencia à uma Lua de Saturno, algo bem sugestivo. Antes do lançamento do Saturn, outros projetos, como o Sega Virtual Processor, foi lançado no cartucho de Virtua Racing para o MD, como uma forma mais barata de ports de jogos da Model 1. O 32X também é lançado, um add-on que trabalhava com polígonos 3D e com os processador SH-2 do Saturn, também com o objetivo de rodar ports do Model 1 e jogos com melhor qualidade sem muito custo. Tudo era uma forma de manter viva a ideia 3D se caso o Saturn não fosse lançado naquele ano.
O console também tinha acessórios interessantes, como os cartuchos de expansão de memória RAM de 1 e 4MB, acrescentando memória ao hardware central, vídeo e som para jogos de arcades, principalmente da SNK (Neo Geo) e Capcom (CPS-1 e 2). O Pro Action Replay, que permitia rodar jogos de todas as regiões (JP, EUA e EU), save state (backup) e Game Shark (trapaça). O NetLink, possibilitando pela primeira vez que dois jogadores através da linha telefônica pudessem jogar à distância. Além do controle 3D Control Pad, para jogos de arcade, e o volante Arcade Racer para jogos de corrida.
Virtua Cop, Virtua Racing e Virtua Fighter
O console ganha alguns ports de Model 1, como Virtua Racing e Virtua Fighter, e de Model 2 (lançada em 1993), como Virtua Cop, Virtua Fighter 2, Daytona USA e Sega Rally Championship. Já a ST-V, foi a placa com mais ports pro console, sendo quase relançamentos, pois os hardwares eram iguais. Entre os ports, tivemos Baku Baku Animal, Batman Forever, Golden Axe: The Duel, Final Fight Revenge, Virtua Fighter Remix, entre outros.
Jogos Sega Saturn
Além dos ports, tivemos jogos de luta, das franquias Street Fighter Alpha, Virtua Fighter, Darkstalker, Mortal Kombat, Samurai Shodown, Faltal Fury, KOF, além de Fighting Vipers, Marver Super Heroes e X-Men. De corrida, como os já citados Daytona e Sega Rally, além de Winning Post, e os jogos Nascar 98, Manx TT Super Bike, Destruction Derby, Road Rash e Hang-On GP. De RPG, como as franquias Dragon Force, Farland Saga, Wizardry, Langrisser e Shinning Force. De shmup, com franquias como Darius, Panzer Dragoon, Thunder Force, Cotton, Striker 1945, Gundam Gaiden, além de Radiant Silvergun, Batsugun, Gunbird, Sengoku Blade, Metal Slug, DonPachi e DoDonPachi. De plataforma, como Nights, Clockwork Knight, Bug e Pandemonium!. De beat'em up, como Techi wo Kurau II, Guardian Heroes, Nekketsu Oyako. De esportes, como J. League, Sega Worldwide, FIFA Soccer, Victory Goal, além de diversos jogos de NFL, NHL e NBA. De anime, como 3X3 Eyes, Sailor Moon, Blue Seed, DBZ, Doraemon, El Hazard, Initial D, Gundam, Z-Gundam, Macross, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Evangelion, Utena, Slam Dank, Tenchi Muyo, Vampire Hunter, Sakura Taisen e muitos outros. Comparado com o SNES e PC Engine, foi o console que mais jogos de anime teve lançamentos nos anos de 1990. Além de Resident Evil, Burning Rangers, Tomb Raider, e tantos outros. Vários jogos de Mega Drive também foram lançados para o console, principais nas 13 coletâneas de Sega AGES, com jogos como Alter Burner, Out Run, Phantasy Star, Castle of Illusion, Flick, QuackShot e outros, além de Sonic 1 ao Knuckles em Sonic Jam e as três primeiras versões de SF II em Street Fighter Collection, entre outros. E por fim, ports de PC, como Doom, Quake, D, Duke Nukem 3D, Alien Trilogy, Alone In The Dark 2, Amok e outros.
O console teve basicamente dois modelos lançados, o Model 1, com botões grandes e ovalados, e o Model 2, com botões pequenos e redondos. As outras diferenças com o Model 1, é que o Model 2 tem a fonte de alimentação interna e sua placa mãe foi revisada para ter um custo menor e eficiência térmica. Sobre os lançamentos de cada modelo, o primeiro, sai nas versões cinza e preto, respectivamente em 1994 e 1995, um no Japão e outro nos EUA e EU. Já o segundo modelo, sai em 1995, transparente para o Japão e Preto para EUA e EU. Essa linha transparente, permitia que se visse os componentes internos do console e controle. Ela sai nas colorações preta e verde. Em 1996, lançam a versão branca do Model 2, ficando conhecido no ocidente como Saturn japonês. Em 1997, a Tec-Toy, que lançava o Sega Saturn no Brasil, lança o Model 2 nas cores branca e transparente, exatamente como os modelos japoneses.
Sobre terceiros que eram licenciados para usar seu hardware, tivemos a JVC, que lançou o console com o nome de V-Saturn, com o Model 1 em 1994, nas cores cinza com barra de botões preta, e com o Model 2 em 1996, nas cores cinza com base inferior preta, e botões azul, rosa e verde. Já a Hitachi (parceira da Sega na criação do console), lança o HiSaturn em 1995, um console cinza escuro com botões rosa claro, em cima do Model 2. Uma segunda versão do console é lançada também em 1995, chamada de HiSaturn Navi, que era um console semi-portátil para se jogar dentro de automóveis, além de ser usado como GPS e televisão. Para isso, podia-se ligar o console à uma tela de LCD externa, ou mesmo uma tela própria para o console. Seu designer era muito diferente, um console quadrado, de tampa quadrada, com botões rosa, roxo e preto para as funções de power, reset e open, além de controle alteração de tipo de com, com opção de ajuste de eco e tom para a função karaokê do aparelho.
SamsungSaturn e Sega Saturn (Tec-Toy)
A Samsung também lança o console em terras sul-coreanas, no ano de 1995, usando o Model 2 americano, colocando apenas o nome SamsungSaturn em sua base, e traduções de algumas funções do aparelho em coreano. Diferente da Hitachi e JVC, que alteravam bastante o designer e até o hardware, a Samsung basicamente manteve tudo intacto, igual a Tec-Toy fazia no Brasil. Acredito eu que a coreana e brasileira não eram licenciadas para modificar o hardware, apenas lançados em locais fora do Japão. O console é descontinuado em 1998 com 9,26 milhões de unidades vendidas, e apesar do sucesso, não conseguiu concorrer com o PSX, principalmente pela pressa em seu lançamento, não deixando as empresas conhecerem suficientemente o hardware do console, que era difícil para se desenvolver jogos.
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