domingo, 5 de março de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 10

Model 3 Emulator / Supermodel (2011)


A primeira tentativa de criar um emulador da Model 3 foi pelos idos de Março de 1999, mas o projeto não foi pra frente por falta de roms e informações dumpadas da placa. Na época dizia-se que o projeto era encabeçado por um importante programador de emuladores (quem será?). Uma segunda tentativa ocorre em Agosto de 2001, mas leva a crer que não deu frutos por escassez de roms ou proteção/criptografia das mesmas, como também informações esquemáticas sobre a placa. Finalmente por volta de Agosto de 2003, surge o projeto Sega Model 3, com seu emulador Model 3 Emulator. Na ocasião, já estava em um estado considerável de desenvolvimento e já com jogos rodados (como Virtual On, Scude Race e Lost World), com amostra de imagens e tudo mais, mas que havia apenas seis jogos ao todo ripados na internet para testes, o que dificultava seu progresso. Na ocasião, seu criador não queria mostrar sua identidade no e-mail que enviou para o site retrogames.com falando sobre o projeto. Posteriormente descobrimos que se tratava de Bart Trzynadlowski, criador do antigo emulador de Mega Drive, Genital no ano de 2000. Pra esse projeto, contava com o finlandês Ville Linde criador do Project Tempest de Atari Jaguar em 2002, e Stefano Teso do projeto SSE de Sega Saturn em 2002. Já havia, inclusive ajudado Stefano em seu projeto em questão em 2001. Ville é o que fica responsável principalmente pela dumpagem dos jogos. Na ocasião seus criadores informaram que todo o avanço alcançado não provinha de nenhuma documentação do hardware, até inclusive pedindo doação de uma Sega Model 3 para o desenvolvimento do emulador. O projeto era postado no site do dumpador/ripador The Guru em 2003 (que também atuava no projeto MAME), e com página própria em 2004 no site System 16.


Em Novembro de 2003, Virtua Striker 2 e Virtua Striker 2 ’98, começam também a funcionar no emulador. Em Abril de 2004, o projeto muda seu nome para Supermodel, se transportando para o MAME em Agosto do mesmo ano, continuando assim sua evolução em um projeto com maior suporte, dada as complexidades do mesmo. Esses quatro meses entre Abril à Agosto provavelmente foram de migração para o projeto. Por conta disso, seu site é abandonado entre Março de 2004 e Fevereiro de 2006, quando avisam sobre a inclusão do mesmo ao MAME, e encerram o domínio. Em compensação, as atualizações do projeto continuaram no site do Guru até Janeiro de 2009, quando dos 29 jogos da placa, já eram executados 23, estando dos outros 6, 4 não dumpados, e 2 mal dumpados. No MAME, Ville ajudou ao lado de Stefano e Bart à adicionar o processador PowerPC 403, criado por Aaron Giles para rodar o arcade. Apesar de não ser o processador da Model 3, ajudou a emula-lo em seguida. O trio não continuou trabalhando no projeto dentro do MAME, ficando apenas Ville no multi-emulador trabalhando em outros arcades. Ainda sobre o MAME, a Model 3 começa a executar jogos no emulador a partir de Janeiro de 2005, com Scude Race e Lost World. Depois de longo tempo do projeto no MAME, quase 7 anos, é lançado finalmente o emular independente da Model 3, o Supermodel, em Abril de 2011 para Windows. O emulador foi desenvolvido em SDL, uma biblioteca multimídia livre para ser executada em diversos outros sistemas, como Linux e MacOS X, por exemplo. Também lança junto seu código fonte. O emulador também tem suporte gráfica OpenGL. Nessa fase do projeto, estiveram com ele principalmente Nik Henson, e Richter Belmont em alguns auxílios. 


Melhorias em relação ao MAME estão em gráfico, iluminação, sombreamento nos gráficos 3D, e precisão nos gráficos 2D, além de melhor compatibilidade de jogos. O emulador rodou ao todo 27 jogos, fora versões das mesmas revisadas, clonadas, e de outras derivações da placa, como das Sega Model Step 1.5 e Step 2.0 (houveram quatro ao todo, 1.0, 1.5, 2.0 e 2.1). No projeto também tivemos a ajuda de ElSemi do Model 2 Emulator com informações técnicas e outros, Richter Belmont do Modeler da Sega Model 1, com códigos e bibliotecas relacionadas à áudio, M1 pelos ports para MacOS X, Naibo Zhang, por seu trabalho nos gráficos do Model 3, The Guru por dumpar jogos da placa, Charles MacDonald, do System C2 Emulator, por informações da placa Sega System 24 da qual também criou emulador, entre outros. Apesar de toda evolução e avanço, o emulador é bastante difícil de ser executado. Por não ter uma GUI (interface), é executado através de comandos de texto, com arquivos em modo DOS. Várias front-ends foram feitas por fãs, como Supermodel XTASSY FE e Generic GUI em Abril de 2011, Supermodel Loader em Setembro de 2011, ASMG (Another Supermodel GUI) em Dezembro de 2011, Supermodel UI em Setembro de 2013 e Sega Model 3 UI em Abril de 2019. Seu último lançamento foi em Setembro de 2011, com quatro lançamentos ao todo. Uma versão 0.3a era projetada, mas nunca foi lançada. Em seu lugar, foram lançadas versões de desenvolvimento (WIP) da 0.3 de Dezembro de 2020 à Novembro de 2022, num total de 59 versões lançadas. As novidades do site foram atualizadas até seu aniversário de dois anos em Abril de 2013. Sua única atualizações foram as WIP’s da 0.3 na sessão de download.

Outros Emuladores


Além dos emuladores já citados, temos muitos outros, entre eles começamos com os emuladores multi-sistemas para MS-DOS, como AAE - Another Arcade Emulator (baseado no Retrocade e criado com o mesmo objetivo do MAME, com 62 jogos, sendo praticamente metade clones, produzidos de 1979 à 83), XPac (versão expandida do emulador Mini-Pac de Mike Balfour, que foi percursos do MAME, com jogos de igual mecânica, com 11 jogos produzidos de 1980 à 82), PCSloMo (com 22 jogos produzidos de 1977 à 85), MFME - Fruit Machine Emulator (que emula vários arcades europeus e britânicos de caça-níquel, rodando 32 jogos/arcades ao todo), Mimic (com 26 jogos produzidos de 1978 à 88, além dos consoles Master System, Game Gear, Gameboy, ColecoVision, Sega Mark III e Mega Drive, e ainda tentaram dar suporte a NES e Sega CD), Tickle (com 27 jogos de 1979 à 85), Rockulator++ (com 22 jogos produzidos de 1979 à 85), Replay (com 180 jogos produzidos de 1978 à 86), Laser - Little Arcade System Emulator Releases do criador MetaFox (de arcades clássicos Z80 com 79 jogos produzidos de 1975 à 80, e que tinha a pretensão de se tornar um multi arcade da Sega), SAGE - Superb Arcade Game Emulator (semelhante ao William Digital Arcade, com som digitalizado em vez de emulado e com 28 jogos produzidos 1978 à 85), PASMulator (rodando 37 jogos produzidos de 1978 à 84), YAAME - Yet Another Arcade Machine Emulator (com 22 jogos produzidos de 1978 à 84), VAntAGE (com 81 jogos produzidos de 1978 à 85), e diversos emuladores de Space Invaders, Pac-Man e seus jogos semelhantes. Já as versões para Windows, temos MageX de Edward Massey (com 30 jogos produzidos de 1978 à 85), OldSpark C++ (com 16 jogos produzidos de 1978 à 85), Mjolnir (ramificação do MAME versão 0.100 com 27 jogos das placas Namco System 21, System 22 e Super System 22 produzidos de 1987 à 99), Daphne (com 61 jogos da Laserdisc produzidos de 1983 à 92 pra vários árcades), e DSP (com 35 jogos produzidos de 1979 à 88). Entre muitos outros. Também existiram projetos de emuladores multi-sistemas, como Arcade Emulation Repository Project em 1998 para MS-DOS, que iria rodar todos os jogos baseados no microprocessador Zilog Z80.


Já emuladores para placas arcades específicas, destacamos primeiramente para MS-DOS, CINEMU - Cinematronics Emulator (do arcade Cinematronics com 14 jogos), M-ulator (do arcade Namco Galaga), GalEmu (do arcade Namco Galaxians com 8 jogos), SideWay (com 21 jogos da placa Midway 8080), xDragon (emula o arcade Data East Mec-M1 com 5 jogos), Virtua (primeiro emulador de Sega Model 2, que rodava jogos sem som e sem polígonos, com 11 jogos), Sideway (emula 18 dos 22 jogos do arcade Midway 8080), VBEmu - Visual Basic Arcade Machine Emulator (roda os jogos Space Invaders e Space Invaders Deluxe da placa Midway 8080), e Demul (roda 27 jogos da Sega Naomi). As versões para Windows temos, Cinelator 95/Cine95 - A Cinematronics Emulator (do arcade Cinematronics com 14 jogos), SledgeHammer (emula o arcade Namco System 21 com 6 jogos). E versões para Mac, como Vectorama (emula o arcade Atari 6502 Vector com 9 jogos).


E por fim, os emuladores de jogos específicos, começando pelos de MS-DOS, como 1942, Asteroids, Black Tiger, Bombjack, ChopSuey, Cloak and Dagger do criador Dan Boris, Diamond Run, GEM (do jogo Ghosts and Goblins), Ikari Warriors do criador Janne Korpela, Missile Command, Nemesis, Rishgar (do jogo Rygar), Salamander, SonSon, Tutankam, Vulgus, Xevious, Yie-Ar Kung Fu do criador Janne Korpela, Boo! (do jogo Ghouls 'n' Ghosts, e que tentou ser um multi-arcade), e muitos outros, totalizando mais 100 emuladores do gênero.


Sobre criadores de emuladores, destacamos alguns que tiveram vários projetos nessa área, como James Rowan, o Jrok, com os emuladores multi-sistemas JROK's Arcade Simulation (com os jogos, Galaga 3, Gaplus, SkyKid, PacLand, DigDug 2, Mappy, e Super Pacman, destacando os últimos três que tiveram emuladores próprios também criados pelo autor) e JROK's Namco System 1 Emulator (dos jogos Pacmania e Galaga88), Tony Docherty com os VBEemu (da placa Midway 8080) e VBPac (dos jogos Ms. Pac-Man e Pac-Man), Kevin Brisley dos Multi-Arcades Replay e Replay+, e Juan Jose Epalza, com os emuladores de jogos específicos, como City Connection, Ladybug, Mr Do!, Mr. Do Run Run, Mr. Do's Castle e Mr. Do's Wild Ride.

Multi-Arcades (MS-DOS): AAE - Another Arcade Emulator (baseado no Retrocade e criado com o mesmo objetivo do MAME, com 62 jogos, sendo praticamente metade clones), Classic Emu (com 8 jogos), JPeMu Impact Emulator (emula arcade de caça-níqueis, como o JPM do jogo Monopoly), KEM - The Killer Emulator (antes Konami Emulator, com jogos baseados no processador Z80 da Konami pra arcades Midway, como Rampage, Discs of Tron, Kickman, Solar Fox, totalizando 16 jogos ao todo), Laser - Little Arcade System Emulator Releases de MetaFox (de arcades clássicos Z80 com 79 jogos, e que queria se tornar um multi arcade da Sega), MAPEFER/Mapefer3 (dos jogos Ghosts n Goblins e Diamond Run), Multi Game Amulator (Amidar, Galaxian, e War of the Bugs), E++ (dos jogos Centipede (centepide) e Spectrum, e clones dos jogos Space Invaders e Pheonix), Multi-Gauntlet Emulator (do arcade Atari Gantlet com Gantlet 1 e 2), Replay (com 180 jogos), Replay+ (com 16 jogos), Rockulator (com Fantasy, Nibbler e Vanguard), Rockulator++ (com 22 jogos), SAGE - Superb Arcade Game Emulator (semelhante ao William Digital Arcade e tem som digitalizado em vez de emulado, com 28 jogos), Virtual PCB (roda Centipede e Millipede (centepide e melepide)), XCade de Jeff Mitchell (dos jogos Centipede (centepide), Crush Roller, Ladybug, Pengo, Phoenix, Pleiades, e dos clones Pacman e Space Invaders), MFME - Fruit Machine Emulator (emula vários arcades europeus e britânicos de caça-níquel), Mimic (com 26 jogos produzidos de 1978 à 88, além dos consoles Master System, Game Gear, Gameboy, ColecoVision, Sega Mark III e Mega Drive, e ainda tentaram dar suporte a NES e Sega CD), Tickle (27 jogos de 1979 à 1985), Vigasoco - Video Games Source Code (rodava apenas PacMan, mas tentou ser um novo MAME), XPac (versão expandida do emulador Mini-Pac de Mike Balfour, que foi percursos do MAME, com jogos de igual mecânica, como Pac-Man, Ms. Pac-Man, Hangly, Puckman, Ms. Pac Attack, Piranha, Crush Roller, e Pac-Man Plus), PCSloMo (com 22 jogos), InvEmu (com os jogos Cosmic Monsters, Invaders' Revenge, Space Invaders, Space Invaders Deluxe, e Super Earth Invasion, ZEM - Sega Arcade Emulator (roda os jogos da Sega, Wonderboy Deluxe, Wonderboy in Monsterland e Pitfall II), PASMulator (rodando 37 jogos),YAAME - Yet Another Arcade Machine Emulator (com 22 jogos), VAntAGE (com 81 jogos), The Arcade Machine (Space Invaders e Tron), Space Invader Emulator (7 similares Space Invaders), SPADERS - Multi Space Invaders Emulator (8 similares Invaders), Small Space Invaders Emulator (7 semelhantes Invaders), Retrovaders (com 26 jogos), 8080A Simulator (Invader's Revenge, Space Attack II e Space Invaders).

Multi-Arcades (Windows): MageX de Edward Massey (com 30 jogos), Juno First (com 8 jogos), Vector Dream (6 jogos das Atari Vector e Atari 6502 Vector), Arcade Emulator (12 jogos), 8080A Simulator (com os jogos Invader's Revenge, Space Attack II, e Space Invaders), Winvader (9 jogos semelhantes ao Space Invaders), VBPac - Visual Basic Arcade Machine Emulator II (Ms. Pac-Man e Pac-Man), SNAMEW (Simulation and Non-Arcade Machine Emulator (baseado no MAME v0.37 b15 com 7 jogos), PIE - Pacman Instructional Emulator (Ms. Pac-Man, Pac-Man e PunkMan), Phoenix Emulator (Phoenix e Pleiads), Pac Saver - Pacman Screen Saver (Pacman e Ms. Pacman), OldSpark C++ (16 jogos), Multiple Invaders Arcade Emulator (8 semelhantes Invaders), Mjolnir (miol-nir) (ramificação do MAME 0.100 com 27 jogos das placas Namco System 21, System 22 e Super System 22), INVMZ (11 jogos similares a Space Invaders), Invader Saver - Space Invaders Screen Saver (Lunar Resce, Space Invaders e Space Invaders Deluxe), emuLaser (Dragon's Lair e Space Ace), DSP (35 jogos), DICE - Discrete Integrated Circuit Emulator (Rebound, Pong e Gotcha), Daphne (61 jogos Laserdisc pra vários arcades), AstDxGL (Asteroids, Asteroids Deluxe, Lunar Lander com duas versões cada, e Meteorites), Phoenix And Pleiades (Phoenix para a Taito e Pleiades da Tecmo, lançados pela Centuri).

Multi-Arcades (Outros): Para Mac, como MacMoon (com 8 jogos), e Amiga, como ArcEm (com os jogos Invaders Revenge, Lunar Rescue, Space Attack II, Space Invaders, e Space Invaders Deluxe).

Arcades Específicos (MS-DOS): CINEMU - Cinematronics Emulator (do arcade de mesmo nome com 14 jogos), M-ulator (do arcade Namco Galaga), GalEmu (do arcade Namco Galaxians), SideWay (com 21 jogos da placa Midway 8080), xDragon (emula o arcade Data East Mec-M1), Virtua (primeiro emulador de Sega Model 2, que rodava jogos sem som e sem polígonos), Sideway (emula 18 dos 22 jogos do arcade Midway 8080), VBEmu - Visual Basic Arcade Machine Emulator (Space Invaders e Space Invaders Deluxe da placa Midway 8080), Demul (27 jogos da Sega Naomi).

Arcades Específicos (Windows): Cinelator 95/Cine95 - A Cinematronics Emulator (do arcade Cinematronics com 14 jogos), SledgeHammer (emula o arcade Namco System 21 com 6 jogos).

Arcades Específicos (Mac): Vectorama (emula o arcade Atari 6502 Vector).

Jogos Específicos (MS-DOS): 1942, Asteroids, Black Tiger, Bombjack, ChopSuey, Cloak and Dagger de Dan Boris, Diamond Run, GEM (Ghosts and Goblins), Ikari Warriors de Janne Korpela, Missile Command, Nemesis, Rishgar (do jogo Rygar), Salamander, SonSon, Tutankam, Vulgus, Xevious, Yie-Ar Kung Fu de Janne Korpela, Boo! (do jogo Ghouls 'n' Ghosts e que tentou ser um multi-arcade), Centepede, Crazy Kong, Gyruss, Pengo, Kung Fu, City Connection, Ladybug, Mr Do!, Mr. Do Run Run, Mr. Do's Castle, Mr. Do's Wild Ride, Rygar e Xevious.

Jogos Específicos (Windows): Nemesis e Arkanoid.

Jogos Específicos (MacOS): Space Invaders (T3 e Space Invaders Emulator), Asteroids e Nemesis.

Jogos Específicos (Unix): Pengo e Ladybug.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página