sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

A História dos Arcades


Os arcades começaram em 1933 nos EUA com as máquinas de pinball. Eram equipamentos completamente mecânicos. Em 1940, surgiam os jogos eletromecânicos, que como o próprio nome diz misturavam conceitos elétricos com mecânicos. Simuladores de veículos, de tiro e de esportes, eram os mais comuns.


Em 1966, a Sega cria o arcade Sega Periscope, conhecido como inovador do meio, pois era o primeiro arcade EM (abreviação de eletromecânico) que trazia o conceito audio-visual. Tratava-se de um simulador de submarino de tiro. O primeiro jogo de arcade completamente eletrônico, conhecido na época como primeiro videogame de arcade, os famosos circuitos integrados, foi criado em 1971 por Noal Bushnell e Ted Dabney, o criador da Atari. Tratava-se de Computer Space, inspirado no jogo Spacewar! de 1962, que por sua vez foi lançado como o primeiro jogo dos computadores mainframe, surgidos nos anos de 1960. Se tratava de computadores muito potentes e menores que os convencionais. O segundo jogo do que hoje chamamos de simplesmente arcade foi Galaxy Game criado pela dupla Bill Pitts e Hugh Tuck, também em 1971 e também inspirado em Spacewar! Tanto Spacewar, quanto Computer e Galaxy, envolviam combates no espaço entre naves ou destruição de inimigos invasores. Agora compreendemos porque os primeiros sucessos de arcade eram jogos espaciais. As décadas de 1960 e 1970, foram muito populares para o tema espaço, por conta das viagenss espaciais que ocorriam. Noal cria um segundo jogo, agora em 1972, conhecido como Pong, inspirado no jogo Ping Pong para o primeiro console de jogos doméstico, o Odyssey. Pong foi o primeiro jogo a se popularizar, batizando o estilo de jogos da primeira geração de games. Basicamente tratava-se de dois pontos que podiam ser controlados por jogadores e outro parado que servia como bola.


Na era dos arcades eletrônicos ou videogames de arcades, sua primeira grande mudança foi em 1975, com o jogo da Taito, Gun Fight, lançado no Japão, um jogo de tiro por pistola. Tratava-se do primeiro arcade que funcionava com um microprocessador, o Intel 8080 criado um ano antes. O jogo é lançado na América do Norte pela Midway. A diferença dos arcades para os consoles caseiros está principalmente no hardware. Enquanto os consoles caseiros se concentravam em um único hardware, com componentes mais simples e econômicos com jogos atrelhados por muito tempo à esse mesmo hardware, os arcades chegavam as vezes à ter um hardware para cada jogo, composto dos melhores processadores e chips da época. Isso se explica pelo preço. Consoles muito potentes teriam problemas para serem vendidos, como foi o caso da versão caseira de NeoGeo. Já os arcades eram consumidos através de fichas e por diversas pessoas, e assim sendo produzidos em menores quantidade, sendo rentável para as produtoras desenvolverem hardwares poderosos. Em pouco tempo esses mesmos eram pagos pelo grande consumo popular que ocorria nas casas de jogos, conhecidas como fliperamas. Apesar disso, os consoles caseiros se tornaram muito populares, fazendo com que os arcades tivessem momentos de queda e recomeço, como no início dos anos de 1980 e de 1990.


Empresas como Atari, Taito, Namco, Data East, Sega, Konami e Irem, se tornaram muito conhecida nos anos de 1980 com seus títulos, principalmente em shoot and run (andar e atirar), shmups (o famoso jogo de navinha), beat'em ups (briga de rua) e corrida. Os anos 90 foram principalmente da Capcom, Sega e SNK, a maioria delas com jogos de luta em 2D, como também beat'em ups, esses desenvolvidos principalmente pela Capcom, Konami e Data East. Os anos 2000, foram principalmente da Sega, com várias de suas arcades. SNK e Cave também tiveram algum destaque. Já a Capcom perde seu fôlego logo no início da década. Os consoles caseiros de menor valor e hardware potente, atrelados à jogos de bons gráficos, fizeram os arcades se despopularizarem em todo o mundo. Principalmente dos anos de 2010 em diante, os países aonde os arcades ainda eram populares (Japão principalmente, ao lado de Coreia do Sul e China), começaram a usar computadores rodando versões de jogos de consoles criada para eles, substituindo os clássicos arcades.


Sobre os grandes jogos de arcade, começamos a citá-los por ordem de suas empresas criadoras. Começamos pelas empresas que ingressaram nesse mercado nos anos de 1970, como Atari, que além de Pong, ficou famosa com jogos como Asteroids, Breakout, Centipede, Missile Command e Major Havoc. Em sequencia vem a Williams, com Defender, Joust, Sinistar, Robotron: 2084 e Crush Roller. A Taito, com Twin Cobra, Arkanoid, Bubble Bobble, Mr. Do! Double Dragon, Spacer Invaders, Chase H.Q., Jungle Hunt e Elevator Action. A Namco com Pac-Man, Galaga, Galaxian, Dig Dug, Poli Position e Xevious. A Konami com Frogger, Super Cobra, Tutankham, Gyruss, Yie Ar Kung Fu, Teenage Mutants Ninja Turtles e Sunset Riders. Da Sega, com Out Run, Wonder Boy, Shinobi, Golden Axe, Altered Beast, After Burner, Monaco GP, Puyo Puyo, Flicky e Columns. Nintendo, com Mario Bros, Donkey Kong, Popeye, Ice Climber, Duck Hunt e Wrecking Crew. Irem, com R-Type, Kung-Fu Master, Dragon Breed e Moon Patrol. SNK, com Super Sidekicks, World Heroes, Fatal Fury, KOF, NAM-1975, Ikari Warriors, Gang Wars, Vanguard e Art of Fighting. E por fim a Midway, conhecida também como Bally Midway, com Terminator 2, Mortal Kombat, Rampage, Spy Hunter, Xenophobe e Demolition Derby.


Já nos anos de 1980, surgiram a Capcom, com Pang, Ghouls ‘n Ghosts, The Punisher, Captain Commando, Cadillac And Dinossaurs, Final Fight, Carrier Air Wing, Dynasty Wars e Dungeons & Dragons. Jaleco, com Makai Densetsu, Dingo, City Connection e Wild Pilot. Tecmo, com Rygar e Solomon’s Key. Kaneko, que no início mais distribuia títulos da Taito, começando a lançar pra valer nos anos de 1990, com Blood Warrior, Gals Panic, Heavy Unit, Super Qix e Air Buster. E Toaplan, com Truxton, Snow Bros e Flying Shark.


E por fim, nos anos de 1990, a Cave, com DoDonPachi, DonPachi, Dangun Feveron, Mushihime-Sama, ESP Ra.De. e Guwange. A Banpresto, com Sailor Moon, Macross, Ultraman e Dragon Ball Z. E a Psikyo, com Sengoku Blade, Strikers 1945 e Gunbird. Essas empresas citadas também lançaram jogos famosos em tempos posteriores à seus primeiros grandes clássicos, como a Atari com California Speed, Primal Rage e San Francisco Rush. Namco, com Time Crsis, Tekken, SoulCalibur e Ridge Racer. Konami com Pop’n Music, Beatmania, Dance Dance Revolution e GuitarFreaks. Sega, com Virtual Fighter, Daytona USA, Sega Rally, Rail Chase, Nascar Racing, Crazy Taxi, Power Stone, Initial D e Guilty Gear. SNK, com Garou, The Last Blade, Puzzle de Pon!, Metal Slug e Kizuna. Midway, com Cruis’n USA, NBA Jam, Off Road Challenge, NFL Blitz e WWF WrestleMania. Capcom, com SF Alpha, III e EX Plus, Vampire Hunter, Rival Schools, Darkstalkers, Battle Arena Toshiden, Marvel Super Heroes e os versus entre Capcom, SNK, SF, X-Men e Marvel. Tecmo, como World Cup’ 90, 94 e ’98, Dead or Alive, Super Baseball e NBA Basketball. Cave com Deathsmiles. E Banpresto com Yu Yu Hakusho, Gundam Seed e Kinnikuman.


O último arcade convencional a lançar jogos foi o CAVE CV1000D em 2012, com jogos de Shmups. Antes dele tivemos a Sega com a Sammy Atomiswave até 2009 e PGM 2, da taiwanesa PolyGame Master até 2011.


A ordem abaixo refere-se ao ingresso de cada marca no mercado dos arcades, e não de seus jogos.

1970

Atari: Asteroids, Missile Command, Centipede, Breakout, Battle Zone, Gauntlet, Star Wars, Tempest, Paper Boy, Race Drivin', California Speed, Pit-Fighter, Hard Drivin', San Francisco Rush, Primal Rage, Xevious, Dragon Spirit, RoadBlasters, Millipede, Marble Madness, Major Havoc, Destroyer e Area 51.

Williams: Defender, Joust, Sinistar, Robotron: 2084, Crush Roller e Smash T.V, e Doom e Killer Instinct que foram somente publicados pela empresa.

Taito: Twin Cobra, Arkanoid, Bubble Bobble, Hellfire, Mr. Do!, Rastan Saga, Double Dragon, Space Invaders, Chase H.Q., Elevator Action, Operation Wolf, Galaxy Wars, Space Dungeon, Jungle Hunt, Darius, Rainbow Islands, Cadash, Night Striker, Puzzle Bobble, Sonic Blast Man e muitos outros clássicos.

Namco: Pac-Man, Galaga, Galaxian, Dig Dug, Poli Position, Rally-X, Mappy, Xevious, Rave Racer, Time Crisis, Ridge Racer, Tekken e SoulCalibur.

Data East: Robocop, Karate Champ, BurgerTime, Bump 'n Jump, The Real Ghostbusters, Captain America And The Avangers, Magical Drop, Side Pocket, Night Slashers, Cobra Command e Heavy Barrel.

Konami: Frogger, Super Cobra, Tutankham, Time Pilot, Gyruss, Q-Bert, Juno First, Rush'n Attack, Yie Ar Kung Fu, Teenage Mutant Ninja Turtles, Gradius, Violent Storm, Vendetta, Sunset Riders, Taisen Puzzle-Dama, Pop'n Music, Beatmania, Dance Dance Revolution e GuitarFreaks.

Sega: Out Run, Wonder Boy, Golden Axe, Shinobi, Space Harrier, Alien 3, Altered Beast, Michael Jackson's Moonwalker, Flicky, After Burner, Daytona USA, Sega Rally, Virtua Fighter, Virtua Cop, Alex Kidd, Shadow Dancer, Rail Chase, Zaxxon, Monaco GP, Tetris, Puyo Puyo, Sonic The Hedgehog, Hang On, Nascar Racing, Pengo, Choplifter, Enduro Racer, Columns, Jurassic Park, Virtua Racing, Crazy Taxi, Power Stone, Initial D e Guilty Gear.

Nintendo: Mario Bros., Donkey Kong, Popeye, Punch-Out!!, HeliFire, Ice Climber, Mario Kart, Metroid, Duck Hunt e Wrecking Crew.

Irem: R-Type, Kung-Fu Master, Bomber Man (versão arcade, não a original), Ninja Spirit, Dragon Breed, Undercover Cops, Lode Runner, Image Fight, Air Duel e Moon Patrol.

SNK: KOF, Fatal Fury, Metal Slug, Samurai Shodown, Ikari Warriors, Street Smart, Samurai Spirts, Garou, The Last Blade, Art of Fighting, NAM-1975, Magician Lord, Chopper I, Psycho Soldier, Vanguard, Gang Wars, Athena, Super Sidekicks, World Heroes e Burning Fight.

Midway (Bally Midway): Terminator 2 e a franquia Mortal Kombat com a Williams, Rampage, Spy Hunter, Cruis'n USA, Mortal Kombat 4, Xenophobe, NBA Jam, Demolition Derby, NFL Football, NFL Blitz, Galaxy Ranger, WWF WrestleMania e Off Road Challenge.

1980:

Capcom: Pang, Ghouls 'n Ghosts, The Punisher, Ghosts 'n Goblins, Legendary Wings, Super Gem Figther, Marvel Vs. Capcom, SF II, Alpha, III e EX Plus, Final Fight, Captain Commando, X-Men: Children of The Atom, Vampire Hunter, Dungeons & Dragons, Cadillac And Dinossaurs, Rival Schools, Darkstalkers, Vampire Savior, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, Alien vs Predator, Strider, Capcom vs. SNK, Avengers, Son Son, Battle Arena Toshiden 2, X-Men vs. Street Fighter, Puzz Loop, Marvel Super Heroes, Super Puzzle Fighter II, Megaman, Carrier Air Wing, Dynasty Wars e Commando.

Jaleco: Exerizer, Kick Off, Makai Densetsu, Naughty Boy, Dingo, Wild Pilot, Tetris Plus, City Connection, Exerion, Formation Z e Big Run.

Tecmo: Rygar, Tecmo World Soccer '96, Tecmo World Cup '90, '94 e '98, Tecmo Cup '94, Tecmo Bowl , Ninja Gaiden Episode III, Solomon's Key, Dead Or Alive, Tecmo Super Baseball e Tecmo Super NBA Basketball.

Gaelco: Alligator Hunt, Surf Planet, Smashing Drive, Radikal Bikers, Tokyo Cop, World Rally e Speed Up.

Kaneko: Blood Warrior, Shogun Warriors, Gals Panic, Heavy Unit, Super Qix, Air Buster, Bonk's Adventure, Panic Street e Sengeki Striker.

Toaplan: Flying Shark, Truxton, Snow Bros, Rally Bike, Batsugun e Knuckle Bash.

1990:

Cave: DoDonPachi, DonPachi, Dangun Feveron, Mushihime-sama, Deathsmiles, ESP Ra.De., Guwange, Puzzle Uo Poko e Puzzle Mushihime-Tama.

Banpresto: Sailor Moon, Mazinger Z, Macross, Ultraman, Dragon Ball Z, Yu Yu Hakusho, Kidou Senshi Gundam, Masked Rider Club, Gundam Seed, Kinnikuman e Godzilla.

Psikyo: Sengoku Blade, Strikers 1945, Samurai Aces, Gunbird, Battle K-Road e Zero Gunner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página