Project Titan (2000)
Project Titan
Em Outubro de 2000, surge o Project Titan, com intuito de emular o Sega Saturn, mas também a placa ST-V. Criado por UCantWin, o projeto não passou do estágio pré-alpha, com 5% do CD-ROM, JoyPad, som e VDP (vídeo), 10% do SCU (processador matemático), 35% do SMPC (microcontrolador), 90% do SH-2 (processador central) e 92% da memória RAM. O projeto nunca rodou nenhum jogo e empacou no desenvolvimento do VDP.
Project Titan (Sobre/Plugins)
O projeto teve GUI própria, com possibilidade de plug-ins de vídeo, microcontrolador e CD-ROM no futuro, inspirado nos emuladores de PSX, que UCantWin conhecia bem, pois havia trabalhado em um projeto de emulação do console antes do Project Titan. Acredito que tenha sido o primeiro projeto de SS a ter suporte à plug-ins, seguido do Satoune em 2001. O emulador foi lançado em Dezembro de 2000 para Windows, depois de terem sido criadas sete versões dele antes do lançamento. Sua segunda e última versão é lançada em Abril de 2001 sem arquivo binário e com a liberação de seu código fonte para ajudar em projetos futuros do hardware da Sega.
Satourne (2001)
Satourne
O emulador Satourne (saturno, pronúncia francesa de Satourne) foi criado pelo francês Fabien Autrel em início de 2001, com primeiro lançamento em Fevereiro de 2001 para Windows, com versão de depuração. Inicialmente rodava apenas jogos do arcade Sega Titan Video, sendo o primeiro emulador dessa placa de arcade. Desde a versão de Abril de 2002, começa a disponibilizar também para download versões em outros idiomas, como alemão, italiano, inglês britânico, português portugal e sul-coreano. A partir da versão de Agosto de 2002 começa a dar suporte a CD.
A partir de Setembro de 2002, começa a fazer recompilação dinâmica em seu emulador, conhecida como Dynarec, que nada mais é que a conversão do código do hardware do console para o idioma nativo do PC que o executa, sem precisar passar pelo processo de emulação, tornando o processo de desenvolvimento do emulador mais rápido. A partir da versão 1.0P de Maio de 2003, sai das versões de depuração e lança sua primeira versão definitiva. Também à partir dessa versão começa a dar suporte à plugins para os processadores central (SH2), de vídeo (VDP) e de som (SCSP), do coprocessador (SCU), do microcontrolador (SMPC) e de CD-ROM. Em Novembro de 2003, lança sua última versão por muito tempo.
Dois anos depois lança apenas uma versão para testadores em Dezembro de 2005 com melhorias, aonde também lança seu código fonte. Quase três anos da última versão pública, lança em Agosto de 2006 sua última versão de fato. O emulador rodou ao todo 117 jogos, sendo 57 executáveis, 34 razoáveis e 56 ruins. A compatibilidade dos jogos era colocada no site emu-compatibility.com, que tinha parceria de quatro emuladores de Sega Saturn, Satoune, Saturnin, SSF e Yabause, além dos emuladores de Dreamcast, Chankast e NullDC, todos de criadores franceses. Entre as funções do emulador, tínhamos configuração de teclado e joystick, suporte à OpenGL, à DirectSound e a carregamento também em imagem .ISO.
Apesar de tudo isso, tinha problemas com aceleramento de imagem até inatividade de som e configuração de controle. Emulava os principais processadores e chips, dava suporte a bios, Action Replay, aceleração dos processadores centrais SH2, aos cartuchos de memória RAM de 1 e 4GB, suporte aos idiomas inglês, italiano, alemão e francês, save states pela bateria de RAM e save states com arquivo gravável no PC. Sobre sua front-end, tem algumas mudanças ao longo do tempo. Como em Novembro de 2001, quando acrescenta alguns logos na interface e aumenta a mesma. Em Abril de 2002, quando aumenta o tamanho da interface, acrescenta mudança de modo Saturn e ST-V na interface e menu separado pra cada processador executado por plugins, entre outros.
Em Maio de 2003, quando cria uma front-end nova, com run, pause, reset, machine mode e options na barra principal, sendo machine mode onde fica o carregamento de Sega Saturn e ST-V, options onde ficam os plugins e opções de emulação, como bios e cartuchos de memória RAM. E em Dezembro de 2005, quando cria novamente outra front-end, com opções de plugins, configurações de emulação, play, pause e stop na parte principal, representados por logos (os mesmos também estando nas opções emulation e settings na barra superior da front), nome do jogo, autor e ano, no centro da interface, entre outros.
SSE (2002)
SSE (Daytona USA/Radiant Silvergun)
O SSE foi criado pelo italiano Stefano Teso, o Sthief em 2001, com lançamento único em Setembro de 2002 para MS-DOS. O emulador também rodava jogos da Sega Titan Video, a placa da Sega que foi inspiração para o Sega Saturn. Por ser em modo DOS, funcionava apenas por linha de comando, e nenhuma front-end foi criada para executá-lo em ambiente Windows. O emulador chegou a rodar 90 jogos ao todo, mas nenhum com sua velocidade máxima. O emulador trazia alguns déficits, como rotação e outros tipos de tela por problemas no VDP2, sombreamentos por conta de problemas no VDP1, e save state, emulação da EEPROM e emulação de som desativados. Como os outros emuladores, estimulava o uso de um PC forte para roda-lo, com processador Duron com mais de 2 GhZ, placa de vídeo com suporte a DirectX e OpenGL, e etc....
SSE (Shinsetsu Samurai Spirits)
O emulador rodava os processadores VDP1, VDP2, os dois Hitachi SH2, SCU, SMPC e o 68k, como também as memórias RAMs de 1 e 4 MB. Apesar de ter tido apenas uma versão, seu empenho foi grande, e teve a ajuda de muita gente conhecida do meio, como Bart Trzynadlowski, com seu emulador de 68k, o Turbo68k, Shawn Hargreaves, Jean-loup Gailly e Mark Adler pelas bibliotecas Allegro e zLib, Fabien Autrel do emulador de Sega Saturn, Satourne pelo código fonte, Stephane Dallongeville e Tim Meekins, respectivamente criadores dos emuladores Gens de Mega Drive e RetroDrive de 32X pela liberação de código do processador SH-2 correspondente ao 32X, usado no Sega Saturn, Richter Belmont do emulador Modeler de Sega System 32 e Sega Model 1 pela ajuda indireta para a emulação de Sega Titan Video, além de ajudas de Farfetch'd e Haze também do emulador Modeler, e de LDChen do emulador de PS1, FPSE. Sobre Sega Titan Video, a ST-V, o emulador rodou ao todo 40 jogos do arcade. Uma curiosidade. Diferente dos outros emuladores de Sega Saturn, ele não rodava jogos direto do CD-ROM. Ele precisava de um arquivo ISO para tal. Então recomendava-se transformar seus jogos em CD nesse arquivo por meio do programa Extrlow, e colocar a imagem na pasta headers e executar o emulador com um comando de linha próprio. Em Outubro de 2002, foi criada uma front-end para o emulador chamada Zydio's SSE Frontend, criada por Zydio.
Saturnin (2003)
Saturnin
Saturnin foi um projeto criado pelo francês Renaud, conhecido como Runik em final de 2002, com primeira versão em Abril de 2003 para Windows. Seu nome veio de um personagem animado de mesmo nome criado nos anos de 1960 na França. Fabien Autrel do projeto Satourne, foi fundamental na criação de Saturnin, mostrando à Runik o processo de emulação e ajudando de várias formas o projeto, inclusive em problemas que foram surgindo. Durante seu desenvolvimento, Saturnin chegou a emular 100% os dois processadores centrais e quase 100% todos os outros processadores e chips do console.
O emulador rodou 148 jogos ao todo, sendo 27 rodando perfeitamente, 34 medianamente e 57 pessimamente. Também deu suporte há vários idiomas, como inglês, francês, polonês, italiano, espanhol, alemão, holandês, chinês, indonésio e português. Esse suporte era curioso. Qualquer usuário podia alterar o arquivo .STR para seu idioma e funcionava no emulador. Runik ainda pedia que mandassem esse arquivo para ele para postar online para ajudar outras pessoas. Por volta de Setembro de 2004, começa a dar suporte à jogos de ST-V.
Saturnin (Bug Too!)
Nessa época é procurado por Haze do projeto MAME, para ajudar o Saturnin a ser mais compatível com os jogos de ST-V. Runik teve a ajuda de vários emuladers de Sega Saturn, como Tyranid do Sat’On’Em, Stefano Teso do SSE e Charles MacDonald criador do emulador Genesis Plus de MD, além de Stephane Dallongeville pelo núcleo do processador SCSP e Bart Trzynadlowski, pelo emulador do processador 68K, Turbo68K (substituído em Dezembro de 2005 pelo Musashi de Karl Stenerud), entre outros.
A última versão do emulador é lançada em Dezembro de 2005 e disponibiliza pela primeira vez recurso de som, menos no som da logo da bios, pois ainda não emulava o DSP de som. Também trouxe maior compatibilidade nessa versão. Ao todo o emulador conseguiu emular 100% os processadores SH2, 90% e 75% os processadores de vídeo VDP1 e 2, 80% o processador matemático, 80% do som e 70% do CD-ROM. O site do projeto é atualizado até Novembro de 2008. Fora do site, manteve até Dezembro de 2009 o que ele chamava de worklog, trazendo o desenvolvimento que ainda continuou fazendo com o hardware do Sega Saturn. Após isso não se ouviu mais falar em Runik.
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