Famicom Emulator (1996)
Em 1996, surge também no Japão outro emulador de Famicom, o Famicom Emulator, conhecido também como DirectX Famicom Emulator, criado por M. Kami. Sua primeira versão que se tem conhecimento é de Maio de 1996, a 2.4 para Windows 3.1 e 95. O emulador incluía algumas demos e executava roms apenas nos formatos PRG/CHR, extensões usadas no Pasofami, porém tinha baixa compatibilidade. Teve um patch de 50% de tradução em inglês dessa versão feito por Acey. Uma versão 3.0 chegou a ser lançada, mas precisava da versão 2.4a para funcionar. Não sabemos se no início ou no ano seguinte é que começa a dar suporte à DirectX. Não há quase informação nenhuma sobre esse emulador. Em Maio de 1996, M. Kami teria lançado também um emulador para Super Famicom chamado Super Famicom Emulator para MS-DOS, tendo apenas a versão 1.01 sido conhecida.
LandyNes (1996)
Foi criado por Alex Krasivsky, que lança uma versão beta (um protótipo na verdade) em 8 de Setembro de 1996 para MS-DOS, que rodava apenas jogos simples, lentos e sem som, e era conhecido também como DC NES. Uma versão oficial do LandyNes nunca foi lançada de fato. O projeto é deixado de lado, e acaba ajudando a criação do emulador iNes de Marat Fayzullin. Alex desiste de fato do projeto em 1997, com o lançamento do NESticle.
iNes (1996) (InterNes)
iNes
O projeto começou em 1996, na verdade com o russo Alex Krasivsky, que encontrou algumas informações de programação do Famicom na internet e escreveu o código original (resta saber se esse vazamento foi da programação original do hardware do Famicom, ou do hackeamento que o Pasofami sofreu. Quem saberá?). No decorrer do projeto, Alex perdeu o interesse pelo mesmo, e Marat reescreveu o código por ele. Enquanto isso, Marat incentivou Alex a copiar particularidades do hardware original do Famicom para transformar em suporte para diversos cartuchos, e complementos para o emulador. Sua primeira versão foi lançada em 9 de Setembro de 1996 para Windows, intitulada 0.5. Marat também trazia versões para FreeBSD, Linux, Solaris e outros sistemas UNIX. John Stiles e Marcel de Kogel fizeram ports respectivamente para Macintosh e Linux. Todas essas versões no ano de lançamento.
iNes (Unix/X)
Inicialmente o emulador já vinha suportando 85% dos jogos do console, o que de fato o coloca como o primeiro emulador de NES jogável. Mas isso tinha um preço, US $ 35 dólares. Apenas a versão para Windows era paga. A versão para MS-DOS é informada entre 1996 e 1997 que está sendo desenvolvida. Não se sabe quando foi lançada, mas a partir de 2005 era noticiado no site de Marat que vinha junto com a versão de Windows. Por volta de Junho de 1997, ganha uma versão online no site Kagi, também shareware. O emulador também tinha um formato próprio de jogos, o .NES, que se tornou o formato padrão usado até os dias de hoje. Por conta de pirataria, Marat decidiu não liberar o código-fonte e nem versões freewares para MS-DOS e Windows, liberando apenas para versões do sistema UNIX. A versão para Macintosh também era freeware.
iNes 6.1
iNes (Menu/Sobre)
Marat não gostava de programas em Windows, sua origem sempre foi com Macintosh. Além disso, havia ficado frustrado com a pirataria que havia ocorrido poucas horas depois do primeiro lançamento do emulador. Com o tempo, o valor das versões DOS e Windows caíram, chegando há 25 dólares em 2006, 19,99 em 2008, e finalmente se tornando gratuitas em 2015. A última versão para MS-DOS sai em 2014. A partir de 2015, lança simultaneamente versões para Windows e Linux. Sua última versão do emulador é lançada em Março de 2021. Em 2011, lança o iNes-Android para smartphone. Em 2019, integra o iNes-Android a seu emulador multi-sistemas também para Android, chamado VGBAnext, que rodava todos os três Gameboy’s. Marat já tinha clássicos emuladores desses sistemas, e o conhecido VGBA do qual se originou o multi-emulador. O VGBAnext tem sua última atualização feita em Agosto de 2024.
NESA (1996)
NESA
Também em 1996, é desenvolvido o NESA (Nintendo Entertainment System In Assembler), por Paul Robson, o mesmo criador do A26 para Atari 2600, usando a base do mesmo para desenvolver o NESA. O projeto é lançado em Setembro de 1996 para MS-DOS, tendo no mesmo mês já lançado sua versão beta. O diferencial com o iNes era além da gratuidade, o código fonte que liberava para ajudar outros desenvolvedores do meio. NESA não tinha som, suporte para joypad e pouca compatibilidade de jogos, mas prometia tudo isso em versões futuras. Apesar disso, rodava bem em PCs simples, como 386 com 640kbs de memória RAM. Em 1997, descontinua o projeto e o migra para o TNES, que era um emulador mais robusto em ferramentas e recursos do que o emulador antigo. As fontes de suas programações sobreviveram e deram bases a vários outros emuladores subsequentes. O projeto é encerrado oficialmente em 1 de Janeiro de 1998.
NESA (Ducktales)
Uma curiosidade. Paul disse em uma entrevista que a potência de CPU era tão limitada, que os primeiros emuladores reduziam jogos de 60 para 10 frames por segundo. Imagine a dificuldade de jogar algo assim? Outra curiosidade que Paul disse é que alguns emuladores de Gameboy hackeavam a placa VGA do PC, ou seja, a placa de vídeo da época, para conseguirem obter uma resolução semelhante ao portátil, sem uma quebra de qualidade ou frames como nos primeiros projetos de emulação do NES, tamanha era a escassez de recursos virtuais.
Famicom (Fami/Famicom.exe) (1997)
Famicom.exe
O emulador Famicom, conhecido apenas como Fami ou Famicom.exe, foi lançado em Fevereiro de 1997 pelos japoneses Taka2 e Nori para Windows. Sua primeira versão obriga a executar roms em um formato próprio, o FAM, o que exigia um conversor do formato NES. Esse conversor (chamado de NEStoFAM) foi desenvolvido por Matt Conte. Na versão 2 do emulador, o formato FAM foi modificado, se tornando o padrão do emulador dali em diante. Apenas alguns jogos de formato FAM da primeira versão eram executados. O emulador vinha com som real do NES e concorria no quesito freeware com o NESA. Ele tinha duas vantagens: a qualidade em velocidade e som.
Sua primeira versão vinha em japonês, mas a partir da segunda versão SoM2Freak, Zofo e VmprHntrD (Vampire Hunter D) criaram o EFamicom, que substituía o executável por uma versão em inglês, servindo para as versões subsequentes lançadas. Essas versões modificadas eram conhecidas como FamiE. Na versão 3, começava a ter suporte à joypad, além de modificação nas paletas de cor. Na versão 4, jogos de Famicom Disk System começavam a funcionar. A partir da versão 4.01e de Outubro de 1998, os autores começaram a incluir a versão em inglês no emulador original, e desenvolver uma paralelamente com ajuda de MEGABYTE. Após mais algumas versões em inglês e japonês, lançam sua versão própria, 100% em inglês e última do emulador, a 4.04, em Novembro de 1998. Fami rodava tranquilamente em um Pentium 1 100MhZ com 32 MB de memória. Apesar das vantagens do emulador, um dos seus principais problemas era a impossibilidade de 85% das roms com tamanhos acima de 64Kb conseguirem ser executadas. Uma errata. Inicialmente esse emulador erroneamente creditava Seil como seu criador, algo que foi desmentido no próprio leia-me do emulador em lançamentos posteriores pelos criadores do projeto.
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