segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 8

Kiame/U64Emu (2000)


O projeto Kiame começou no início de 2000 por RCP. O projeto nada mais é que emular o hardware Ultra 64 da Nintendo, que dava vida ao arcade Midway Killer Instinct da série de jogos de mesmo nome. RCP, que já conhecia do hardware de Nintendo 64 com processamento semelhante ao do hardware de arcade, pois cuidou da versão Windows do emulador de N64, TrueReality, conhecida como TRWin, De Maio de 1999 até Dezembro de 2000, teve menos dificuldade com o projeto, tirando inclusive muito do código do emulador de N64 para a criação de Kiame. As primeira imagens de emulação do hardware saiu em Julho de 2000, animando os entusiastas da emulação, que achavam algo sem proporção, por se tratar de um dos melhores gráficos de jogos até o momento, mesmo com a ascensão da Sega Model 3 e do Dreamcast, e ainda mais por conseguir emulação de tal jogo na época em questão.


O emulador é lançado em Outubro de 2000 para Windows com o nome de U64Emu (Ultra 64 Emulator), mas mantendo o nome do projeto de Kiame. O emulador vem com o que havia de melhor na emulação, como a tecnologia HLE (High Level Emulation), que possibilitava uma simulação (nesse caso) de vídeo em alto grau de qualidade. Várias pessoas participaram do projeto, como Peter, Jato, e bwb. No lançamento de sua última versão beta em Outubro de 2001, RCP lança o U64Emu2, com suporte, finalmente a Killer Instinct 2, mas apenas a ele. A união dos dois jogos só sai na última versão do emulador, em Outubro de 2002, após RPC lançar o código fonte do emulador. Nesse mês lança quatro versões ao todo, que além da união dos dois jogos, vem com diversas correções, como uma interface modificada, possibilidade de desligar o HLE e definir quadros para o jogo. No ano seguinte, em Dezembro, é lançada uma atualização não-oficial do emulador por Negative64, que faz diversas modificações no programa e o batiza de U64Emu Platinum Edition. Entre as correções e adições, temos melhoras no som, resolução de 1600 por 1200, suporte a DirectX 7.0, interface melhorada, HLE como única opção de vídeo, e diversas outras correções. São lançadas três versões no mesmo mês e o projeto é encerrado.

Modeler (2000)


Modeler foi um projeto que inicialmente rodava apenas a placa Sega System 32, depois rodando a Sega Model 1, que foi o real intuito do emulador. Na ordem, os arcades eram responsáveis por jogos como Golden Axe: The Revenge of Death Adder, Jurassic Park, e Virtua Fighter e Virtua Racing. O projeto foi criado por Farfetch’d no ano de 2000 dentro do projeto Emuhype (na época ainda dentro do site ImpactEmu.com), e lançado em Dezembro de 2000 para Windows com a versão 0.04. O projeto contou com a ajuda do emulador Raze Z80 de Richard Mitton, do microprocessador Zilog Z80 também usado nos arcades em questão.


Em 2001, o emulador começa a dar suporte a Sega Model 1, mas ainda não jogável. Em 2001, Richter Belmont e Sarayan ingressam na equipe. Belmont fica responsável pelos ports para Linux a partir de Fevereiro de 2001. Já o port para MacOS vem pelas mãos de Richard Bannister em Setembro de 2001. Também em Setembro o código fonte é completamente reescrito para as versões Windows e Linux. E nessa nova versão é lançado suporte também a placa Sega System Multi 32. Em Novembro de 2001, Belmont e Farfetch’d se integram ao projeto MAME e levam as fontes do núcleo do processador V60 desenvolvidos por eles, processador esse que é o principal das placas System 32 e Model 1. Em Dezembro resolver encerrar o Modeler em favor da continuidade de sua emulação no projeto MAME, lançando sua última versão. O emulador rodou ao todo 20 jogo. Mais tarde Belmont também fez parte do projeto ZiNc da equipe Emuhype. Ficou no projeto ZiNc de Outubro de 2004 à Janeiro de 2005, quando o mesmo é encerrado.

WinKawaks (2001)


Kawaks, também conhecido como WinKawaks, nasceu dentro do projeto CPS2 Shock! Pelas mãos de Mr. K o Mr. Kawaks junto com grupo. O projeto CPS2 Shock! tinha a intenção de descobrir formas de emular jogos de CPS2, e com isso ajudou na divulgação de vários projetos, como Final Burn, Nebula, Ace, Calice e outros. O intuito de Mr. Kawaks era emular CPS-1 e 2. E foi assim que lançou o emulador em Maio de 2001 para Windows. Em Setembro do mesmo ano começa a dar suporte ao Neo Geo MVS. Por volta de Setembro/Outubro de 2001, muda no alto do emulador o nome de WinKawaks para Kawaks, apesar dos arquivos .EXE e .INI ainda se chamarem WinKawaks. Várias pessoas ajudaram no projeto, como Nicola Salmoria e Paul Leaman pelos drivers CPS-1 e 2 colocados no MAME, Bart Trzynadlowski pelo emulador de 68k, e Neil Bradley pelo emulador de Z80 (substituído no final de 2001 pelo Haze de Richard Mitton), como ElSemi do Nebula por várias informações importantes, e Derek Liauk pelos filtros de imagens 2xSai e outros. Em Agosto de 2001, substitui o emulador 68 de Bart pelo de Mike Coates, criador do Final Burn. Esse emulador é mais rápido e mais preciso que o anterior.


Em Março de 2002 começaram a adicionar atualizações de alguns lançamentos do MAME. Isso ocorre até Janeiro de 2007. Em Abril de 2003, Mr. Kawaks abandona o projeto e o site, lançando sua última versão, a 1.46. Em Julho de 2003, Mr. Kawaks reaparece dizendo ter estado ausente portando o emulador para Xbox. Esse port foi conhecido como Kawa-X e lançado naquele mês. Em Agosto de 2003, retorna com os lançamentos, mas apenas lançando no site CPS2 Shock! Em Junho de 2010 lança a versão 1.62, e o emulador é encerrado. Três anos depois, em Junho de 2013, o emulador ressurge, comandado por Mr. Kawaks e o grupo do CPS2 Shock! hoje intitulados como The WinKawaks Team, lançando a versão 1.63. Lançam mais uma versão, em Novembro de 2015, e em Maio de 2016 lançam a última versão. O projeto CPS2 Shock! Se encerra três meses depois, em Setembro de 2016.


O emulador tinha uma peculiaridade. A tecla enter pausava o jogo e só dessa forma o emulador poderia ser desligado. Isso era uma demanda da época, aonde muitas vezes os emuladores travavam se eram desligados sem o encerramento ou pausamento do jogo. Sobre as atualizações de funções do emulador, temos na primeira versão em Junho de 2001, a adição de save state. Em Agosto de 2001, adiciona o modo netplay por meio do Kaillera e modo de gravação de som no formato .RAW. Em Novembro de 2001, modo de escolha de idioma, já dando suporte aos idiomas catalão, português brasileiro, chines, chines simplificado, inglês, francês, alemão, grego, hebraico, japonês, coreano, russo, servio, espanhol e sueco. Em Outubro de 2001, adiciona a opção de configuração de caminhos no menu arquivo, sendo que antes só estava presente no arquivo .INI, screenshot no formato. PNG e modifica a janela de configuração de controle. Em Novembro de 2001, altera mais uma vez a janela de configuração de controle. Em Dezembro de 2001, adiciona modo de gravação de vídeo no formato .RC0. Em Maio de 2002, alteração a gravação de som para o formato .WAV.


Além das atualização que achei interessante destacar, o emulador também contava com pause, reset, auto-start, alteração de resolução de tela, zoom de tela, turbo mode (aceleração de jogo), ajuste de gamma (RGB), definição de cor de fundo, filtros de vídeo, ajuste de brilho (CPS-2), frequência de som, som estéreo e mono, alterações de som (CPS-1, CPS-2 e NeoGeo), configuração de região e sistema (Neo-Geo), entre outros. Sobre as atualizações de jogos, em sua primeira versão, em Junho de 2001, dava suporte à 112 jogos. Até o final de 2001 já dava suporte a 320 jogos. Nos anos seguintes, deu suporte à 353 jogos em 2002, 396 em 2003, 423 em 2004, 452 em 2005, 491 em 2006, 576 em 2007, 590 em 2009, 626 em 2010, 673 em 2013, 698 em 2015 e 709 em 2016.


Sobre sua front-end, usava pelo menos nove wallpapers com personagens da Capcom, além de seus menus serem na barra superior à direita, diferente dos demais emuladores. Por volta de Junho de 2001, muda sua barra de menus para à esquerda. Por volta de Setembro de 2001, muda seu wallpaper para Capcom vs. SNK Kawaks: Millenium Fight 2001, se tornando padrão desde então, além de mudar a janela de seleção de jogos, dividindo-a entre jogos de CPS-1, 2 e NeoGeo. Por volta de Novembro de 2001, muda seu logo e aplia ainda mais as opções da tela de selação de roms, como jogos disponíveis, jogos ausentes e atualização de lista de jogos, além de snapshots de cada jogo. A interface do emulador permanece sem atualizações até o fim do projeto. Em relação a ports não oficiais, houve o Kawaks Arcade Emulator para Android em 2016. O port foi atualizado até 2022.

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