Darcnes (1998)
Darcnes (MS-DOS)
Darcnes foi criado em 1998 por Alastair Bridgewater, o Nyef. Sua primeira versão é datada de Dezembro de 1998 para Linux, com base na documentação do NES, o Nes.Doc, e no emulador de 6502, ambos de Marat Fayzullin, e na documentação do NES chamada de Nestech.txt de Jeremy Chadwick, o Yoshi. Logo em seu lançamento, Alastair deixava claro que o emulador seria multissistema, cogitando lançar em seguida suporte aos consoles PC-Engine e Master System.
Darcnes (MS-DOS)
De 1999 em diante, o emulador começa a dar suporte ao sistemas Game Gear, PC Engine/TurboGrafix 16, Master System, ColecoVision, SG-1000, o PC Apple II, PC Engine CD (apenas no sistema UNIX), Famicom Disk System, SC 3000 e o PC MSX, adicionados respectivamente em Janeiro, Março, Maio, Junho e Novembro de 1999, Janeiro, Fevereiro e Junho de 2000, e Março de 2001 (os dois últimos sistemas citados, SC e MSX, são lançados nessa mesma versão de Março de 2001). Sua versão DOS (a mais conhecida), rodava em comando de linha, apenas com funções adicionais de controle de volume e frameskip. Tinha suporte à controle tanto por teclado, quanto por joystick. Os jogos, especificamente de NES, SMS e GG tinham bom desempenho, sem bugs e com ótimo som. PC Engine rodava bem, porém sem som e ColecoVision e FDS não funcionavam.
Darcnes (Windows) (Master System)
Darcnes (Windows) (PC Engine/Bomber Man '93)
Já sua versão para Windows era bem simples, com menu apenas de carregamento de roms sem nenhuma outra função adicional. Seu controle era apenas por teclado. Já o desempenho dos jogos eram bons em NES, SMS, GG e SG-1000, porém no GG e SG-1000 não funcionavam os botões. No PC Engine, além de não funcionarem os botões, a emulação também era muita acelerada. E ColecoVision e FDS também não funcionavam (pelo menos nos testes que realizei). Era também mais um projeto protótipo com um grande futuro pela frente. Além da versão para UNIX, Darcnes foi portado também para vários outros sistemas operacionais, como MS-DOS em Janeiro de 1999, Amiga em Março de 1999, BeOS em Junho de 1999, Linux em Agosto de 1999, Windows em Janeiro de 2000 e NetBSD em Abril de 2001.
Darcnes (Windows) (SG-1000/Flicky)
Darcnes (Windows) (NES/Alien 3)
Darcnes (Windows) (Game Gear/Sonic Chaos)
Alguns dos responsáveis pelos ports são pessoas famosas do meio, como AmiDog, que portou para o Amiga emuladores como Handy, Frodo, MAME, MESS e FPSE, Abazan que portou para o BeOS jogos do DOS e ZX Spectrum, e o emulador Dgen, o brasileiro Rafael Rigues, o Sephiroth, que trabalhou em empresas que falavam de Linux, como a Conectiva e a Revista do Linux, com os ports do emulador pra DOS e Linux, e os próprios criadores do sistema japonês NetBSD, além de Vector com a versão para Windows. Alastair também faz dois ports oficiais, para Windows em Janeiro de 2000 e para BeOS em Maio de 2000. A última versão do emulador é lançada em 1 de Abril de 2001, no mesmo dia do port para NetBSD, mencionado anteriormente.
- MS-DOS por Sephiroth em Janeiro de 1999 (também uma versão para Linux em Agosto de 1999, e para Power PC posteriormente. Sephiroth é um brasileiro chamado Rafael Rigues, que trabalhou na Conectiva, empresa de venda e assistência técnica do Linux, e foi colunista e editor da Revista do Linux em 2000)
- BeOS por Abazan em Junho de 1999 (também responsável por passar para BeOS jogos de arcade como Arkanoid, Breakout, e Columns, de DOS, como Nibbles, Sokoban para o PC ZX Spectrum, e o emulador DGen para Mega Drive)
- Windows por Vector em Janeiro de 2000 (junto com a versão oficial de Alastair)
- Amiga por AmiDog (também conversor para Amiga de emuladores como Handy para Atari Lynx, Frodo para Commodore 64, MAME e MESS para Arcade, FPSE para PS1, e outros) em Março de 1999
- NetBSD por The Japan NetBSD Users' Group (criadores do próprio sistemas operacional) em Abril de 2001
Pretendo (1999)
Pretendo
Pretendo foi um emulador escrito por Evan Teran e Eli Dayan, conhecidos como Proxy e Delta, em Abril de 1999, com versões lançadas à partir de Dezembro de 1999 para Windows. Uma versão Linux estava pra sair, mas não sei se isso chegou a ocorrer. Seu diferencial foi a adição de plug-ins de vídeo, som, controle e CPU, sendo o pioneiro a usar essa função no NES. Sobre seus plugins de CPU, usava as versões inspiradas nos emuladores de Neil Bradley, usado no NESticle, Shu Kondo, usado no fwNES e TNSe, usado no emulador NESten. Também usava paletas de cores de diversos autores, como Matthew Conte, do Nofrendo, Alex Krasivsky, do LandyNes, além das paletas do LoopyNES, DarcNES, Pasofami e até do multi-emulador MESS.
Pretendo (Menus)
Sem dúvida alguma, foi um emuladores bastante completo. Seu plugin de som era razoável, porém com algumas falhas. Sua emulação e velocidade eram boas e tinha bons gráficos. Fora isso, contava com demais funções, como suporte à joypad, save state, pause, reset, snapshot, game genie e IPS patcher. Também lia jogos em formato .zip. Foi um dos poucos emuladores de NES que permitia regulagem livre de janela, apesar de já vir com três tamanhos de zoom determinados. Ele teve quatro versões públicas, sendo a última lançada em Junho de 2000. Também em Junho, Delta cria um port para BeOS.
JNes (1999)
JNes
JNes foi programado pelo americano Steven Rellinger, o Jabo a partir de Março de 1999, e é considerado um dos melhores emuladores de NES para Windows. Seu primeiro lançamento foi em Outubro de 1999. Em seu lançamento, recomendava-se o uso de um Pentium 133 MHz, DirectX 5 e placa de vídeo de 2MB. Um computador mediano para a época. Em seu início, vinha com dois tamanhos de janela, fullscreen com quatro tamanhos diferentes, modo stretch (de esticar a imagem horizontalmente), áudio, suporte à dois joypads, game genie, save state, pause, reset, snapshot e gravação de áudio em WAV. Ele também usava o DirectX para vídeo, áudio e entrada de controle. O emulador inicialmente era compatível principalmente com jogos americanos e europeus, e aos poucos deu suporte à jogos japoneses.
JNes (Interfaces)
Nos anos seguintes, dá suporte a kaillera em Abril de 2001, paletas externas em Junho de 2001, super 2xsai e scanlines em Julho de 2002 e suporte à outros idiomas à partir de Dezembro de 2005, dando em Fevereiro de 2008 suporte à lingua portuguesa. Até o fim do projeto, deu suporte à 20 línguas diferentes. Em Dezembro de 2007, começa a dar suporte à gravação de vídeo em formato JMV. Entre as pessoas que fizeram parte de sua equipe está Gent, sendo testador e criador de trapaças, além de Smiff, RadeonUser e TrotterWatch. Jabo também teve a influência de algumas pessoas da cena, como Nyef do Darcnes, Akilla do Nintendulator, Yoshi da documentação Nestech.txt, entre muitos outros. Sobre suas mudanças de interface, muda seu logo no primeiro lançamento beta do emulador em Janeiro de 2001.
JNes (Interfaces)
Em Fevereiro de 2005, a front-end tem mais algumas mudanças, entre elas a exibição das roms no centro da interface. Há algumas outras alterações ao longo do tempo, mas estética apenas, mudança de logo em Dezembro de 2007. Em Dezembro de 2016, muda novamente o ícone e aparição de pastas na parte central da interface, para melhor escolha de roms. A partir de Janeiro de 2013, começa a desenvolver sua versão para Android, o que faz largar as atualizações do emulador para Windows a partir de Janeiro de 2017. Entre 1999 e 2017, teve apenas 7 anos não contínuos de hiatos, 2003, 05, 09, 11, 12, 14 e 15. Logo no início, está no Google Play, sendo retirado da plataforma em Dezembro de 2015 e retornando à mesma em Fevereiro de 2017. Também tem hiatos nos lançamentos das versões para Android nos anos de 2014, 2016 e 2018. Sua última versão para Android sai em Dezembro de 2021. JNes é considerado um dos emuladores de NES há mais tempo sendo atualizado, como também há mais tempo sendo atualizado por uma mesma pessoa.
Nester (2000)
Nester
Nester foi criado por Darren Ranalli no início de 1999 e lançado no dia 7 de Agosto de 2000 para Windows. Os influenciadores Sardu do NESticle, Marat Fayzullin do iNes, Yoshi do nestech.txt e Nyef do Darcnes ajudaram de alguma forma o projeto. Nester usa os emuladores de CPU (nes6502) e de áudio de Matt Conte, criador do emulador Nofrendo de NES. Falando da parte sonora, Nester também dá suporte ao DirectInput, que traz uma ótima qualidade de som.
Também dá suporte a execução de músicas no formato .NSF, que é o formato padrão de músicas do próprio console, portado do plug-in Nosefart para Winamp, também criado por Matt Conte. O suporte a save state no formato .SNSS, é compatível com outros emuladores, como Nofrendo, LoopyNES e outros. A partir de Novembro de 2000, na terceira atualização do emulador, Darren começa a liberar seu código fonte. O emulador teve três lançamentos ao todo, sendo o último em Janeiro de 2001 com a versão Public Beta 4. Em Fevereiro de 2002, fez uma pequena atualização nessa última versão, mas apenas mudanças superficiais, sem mudar o executável de fato. Após isso, vários projetos de bifurcação e ports do emulador começaram a surgir.
O primeiro foi o Unofficial Nester (conhecido também como UONester), pelo japonês Toshiya Takeda, que começa a ser desenvolvido em Setembro de 2000. O emulador tinha algumas melhorias na velocidade e em todas as principais funções do console, além de suporte a Game Genie, Disk System, jogos dos arcades PlayChoice-10 e Unisystem baseados no hardware de NES, suporte à diversos controles e teclados originais do console, além de gravação e reprodução de vídeos e netplay via TCP/IP. Sua última versão sai em Julho de 2001, em cima da versão de Novembro de 2000 do Nester original, a Public Beta 3.
O segundo projeto é o conhecido NesterJ criado pelos japoneses Screw e Mikami Kana, começando também por volta de Setembro de 2000, e com primeiras versões públicas em Novembro de 2000 em inglês, e em Janeiro de 2001 em japonês. O projeto nada mais é que a fusão do Nester original com o Unofficial. A última versão do emulador é datada de Julho de 2003. O NesterJ também foi portado para PSP, pelo chinês Tensai Wang em Dezembro de 2009, e conhecido como NesterP.
A terceira bifurcação foi o NNNesterJ em início de 2001 de autoria do japonês R1, uma versão modificada do NesterJ. Ele adiciona uma interface diferente, configuração de joypad mais prática, gravação de vídeos em formato AVI, além de netplay através do Kaillera. Sua última versão foi a 0.23 em Dezembro de 2002. O emulador também teve versões em japonês e em inglês. Todas as três bifurcações foram para Windows.
NesterDC (Capa/Interface)
Nester também foi portado para Dreamcast pelo nome de NesterDC por Ken Friece em 2001, e tido também versões em 2001 por Fumihiko Takayama, 2003 por Warmtoe, 2005 por Scherzo, e 2008 por Christuserloeser. Em 2002, foi portado para Xbox pelo nome de Nester X por Hikaru, responsável por diversos ports de emuladores para o console da Microsoft. Também foi portado para Gamepark 32 em 2003 e 2004 e Nintendo DS em 2005. Em Outubro de 2007, o autor original, Darren, inscreve seu emulador no SourceForge, e inesperadamente volta a atualiza-lo em Fevereiro de 2009, usando como base a versão Beta 4 de Fevereiro de 2002. Essa mesma versão recebe outras atualizações, como em Fevereiro de 2011, Abril de 2013, Outubro de 2015 e Agosto de 2018. Nessa nova fase de 2007, tem ao seu lado como adminstrador do projeto, Chris Brunner.
NesterDC foi um port do emulador para o console Dreamcast, feito por Ken Friece. No final de 2001, Fumihiko Takayama (mais um japonês cuidando de uma versão do Nester kkkkk) toma conta do projeto, e adiciona salvestate para a memória do Dreamcast (para o VMU, Ken já havia adicionado), GameGenie, filtragem bilinear, cheatcode do NNNesterj, e melhor compatibilidade, fazendo o emulador ser o melhor de Nes para o console da Sega. Em Dezembro lança a ultima versão do emulador, a 7.1. Ken lançou três versões do emulador e Fumihiko cinco. Após isso o NesterDC ganha um port em início de 2003 por Warmtoe, chamado Nester DC 7.1+. Já em final de 2005, Scherzo também cria um port do Nester DC, chamado NesterDC Special Edition (ou NesterDC SE). E por fim o NesterDC SE é atualizado por Christuserloeser em Dezembro de 2008 para a versão 1.1, corrigindo um erro da listagem de diretórios de roms.
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