Yabause (2003)
Yabause
O francês Guillaume Duhamel e o canadense Theo Berkau, o CyberWarriorX, criam em 2002 o emulador Yabause, que mais de uma década mais tarde se popularizaria como o mais conhecido emulador de Sega Saturn. O projeto também teve ajuda em seu desenvolvimento de joostp e Piratero e como webmaster de Romanito. Seu primeiro lançamento foi em Setembro de 2003 para Linux. O interesse de Guillaume em desenvolver o projeto, foi que o Sega Saturn não tinha nenhum emulador para o sistema em questão. Em Fevereiro de 2004, ganha suporte da biblioteca multimídia SDL. Em Maio de 2004, começa a carregar a tela de bios do emulador. Em Junho de 2004, é portado por Lawrence Sebald, o BlueCrab, para Sega Dreamcast com o nome de Yabause-DC. Em Julho de 2004, surgem as versões Windows e MacOS X, criadas respectivamente por Theo Barkau e Adam Green, com ajuda de Weston e menace690.
Adam foi conhecido também por portar em 2003 para Mac OS X o emulador Virtual Jaguar do console Atari Jaguar. Apesar do projeto ter se iniciado em 2003, somente em Dezembro de 2004 que começa a rodar jogos comerciais no emulador, como também a ter uma front-end própria. Ainda em Dezembro de 2004, da suporte à CD-ROM, detecção automaticamente e escolha manual da região do jogo, bios e salvamento automático na RAM do console. Em Setembro de 2005, adiciona Action Replay para trapaças no jogo, os núcleos SCSP e 68k de Stephane Dallongeville, depurador, suporte aos formatos ISO e BIN/CUE, cartuchos de expansão e reescreve todo o código em C para melhor portabilidade e velocidade. Em Agosto de 2006, começa a dar suporte à escolha de vídeo por OpenGL, som por Direct Sound, e controle pelo DirectX Input, frameskip, além de adicionar o menu Help, com o endereço do Website e do Fórum, reporte sobre bugs, ajuda ao projeto e informações sobre a versão em questão do emulador.
Em Junho de 2007, começa a trazer suporte à cheats e aos sistemas OpenBSD, além de mudar em settings as configurações de som, vídeo e input de botões na parte de baixo para guias na parte de cima. Em Novembro de 2007, adiciona o menu emulation com a opção reset, além da opção save state. Em Janeiro de 2008, adiciona a função capture screen (screenshot). Em Maio de 2009, adiciona as funções de gravação de vídeo Record Movie, no formato YMV (Yabause Movie Video) e Record AVI. Cria uma nova front-end em Janeiro de 2013, composta de uma bara de opções em formato de logos, com todas as principais opções, como play, pause, stop, abrir ISO, save e load state, configurações, plugins de vídeo (OpenGL) e som (DirectX e SDL), frameskip, tela cheia, screenshot e outros, com todas as opções no menu superior clássico, além da clássica função de depuração de processadores e chips.
Nessa versão também muda seu logo e adiciona suporte ao idiomas português, alemão, frances, italiano, espanhol, lituano e sueco. Essas versões ficam conhecidas como QT Yabause, voltando a se chamar apenas Yabause em Novembro de 2014. Em Dezembro de 2013, começa a dar suporte as versões de 64 bits e à jogos no formato .MDS. Em Agosto de 2016, adiciona suporte à jogos no formato .CCD, filtragem bilinear, processamento 68k Musashi e carregamento de músicas extraídas dos jogos de SS no formato .SSF. Fora as atualizações citadas, Yabause chegou a emulador todos os processadores, microprocessadores e chips do aparelho, trazer sincronização do relógio do Sega Saturn com o do PC, a ter boa emulação dos processadores SH1 e 2, além de trazer atalhos para diversas funções do emulador por meio do controle (teclado ou joypad), além de em sua última versão trazer suporte à 19 idiomas ao todo.
Sobre a compatibilidade de jogos, o emulador rodou 319 jogos de forma ótima, 46 de forma satisfatória, com alguns erros e bugs e 94 sem possibilidade, ou quase sem possibilidade alguma de serem executados, em um total de 459 jogos testados. Sua compatibilidade ficou acima da média em relação aos emuladores que iniciaram primeiro seus projetos. O projeto teve inicialmente a contribuição Fabien Autrel do emulador Satourne, com seu código fonte, Chuck Mason do emulador Semu, com código fonte e emulador de processador e Runik do emulador Saturnin, ambos emuladores de Sega Saturn, Stephane Dallongeville, do emulador Gens de Mega Drive, e outros, como do site segadev e Romain Vallet que ganhou o concurso para dar nome ao emulador. A última versão lançada do Yabause foi em Agosto de 2016.
Em Junho de 2013, chega ao multi-emulador BizHawk. Yabause é considerado o emulador de Sega Saturn com maior número de ports lançados. Além dos já citados, considerados entre aspas oficiais, temos também para Debian e FreeBSD em Agosto de 2006, Ubuntu em Fevereiro de 2008, Nintendo Wii em Junho de 2008, PSP em Agosto de 2009, Xbox em Novembro de 2011, Android e iOS como Saturn.emu em Agosto de 2011 e Android como Yabause - Android Edition em Março de 2012 e port oficial em Maio de 2016, entre outros. Em Junho de 2009, chegou a ter um port para Windows chamado Yabause ReRecording, que trazia suporte de gravação de vídeo que a versão original não trazia.
UOYabause
Yabause teve um port famoso feito por Shinya Miyamoto, criador do clássico emulador de Sega Saturn, Girigiri, agora usando o pseudônimo de devMiyax, chamado uoYabause ou UnOfficial Yabause surgido em Julho de 2015 para Android. Em Março de 2016, Miyax cria uma versão para Windows chamada Yabause-devMiyax, que era um hack do emulador, com apenas melhorias. Ela fazia parte do projeto uoYabause. Em Abril de 2016, muda o nome do emulador para uoYabause. Miyax também lança versões para iOS em Setembro de 2016, Nintendo Switch em Novembro de 2017 e Linux/Ubuntu em Dezembro de 2019.
Tanto a versão para Android, quanto Windows, já vieram com suporte à jogos nos formatos .BIN, .CUE, .ISO e .MDS. O formato .CCD chega ao emulador em Julho de 2016. A curiosidade é que o suporte à esse formato chega primeiro no uoYabause, e somente no mês seguinte ao emulador original Yabause. Em Agosto de 2017, os criadores do Yabause não permitem que seu nome seja usado no emulador, e Miyax muda-o para Yaba Sanshiro (Yaba de Yabause, e Sanshiro do personagem das propagandas comerciais de Sega Saturn, Sagata Sanshiro). Apesar de não ter tido permissão de continuar com o antigo nome, é a continuação direta do Yabause.
Não entendemos ao certo isso, pois Miyax ajudava na atualização do Yabause original. Sua emulação gráfica está em cima do OpenGL ES 3.x. Alguma de suas diferenças da versão mãe é sua gravação de vídeo e sua lista de compatibilidade. Dos 1626 jogos testados, 156 rodaram bem, 439 regular e 1031 mal. A quantidade de jogos rodando bem foi inferior ao Yabause oficial, talvez por diferenças nos critérios do Yaba Sanshiro comparado à ele do que é regular e do que é bom.
Yaba Sanshiro 2
Em Outubro de 2020, tiveram problemas com a Play Store por achar o modo trapaça no emulador algo que violava suas regras, por isso Miyax teve que trocar o nome do aplicativo para Yaba Sanshiro 2 (não dão sorte com nome fixo). Em Abril de 2021, também mudam o nome do emulador para Yaba Sanshiro 2 na versão para Windows. Sua última versão saiu em Agosto de 2022. Sobre sua front-end, o projeto continua usando a mesma interface do Yabause original, sendo modificada apenas em Maio de 2019, quando amplia o tamanho dos logos com opções rápidas. Suas versões para Android e iOS foram atualizadas em Outubro de 2024.
Kronos
Kronos (Radiant Silvergun)
Kronos foi outro port de Yabause, já pegando modificações feitas pelo uoYabause/Yaba Sanshiro. Criado pelo francês François Caron tendo como primeira versão a de Fevereiro de 2018, usa a emulação gráfica pelo OpenGL 4.3 e teve versões para Windows e Linux/Ubuntu. Seu diferencial é sua grande compatibilidade de jogos. Dos 2110 jogos testados, 1923 são jogáveis, 16 são quase jogáveis e 159 não são. Miyax ajudou François com algumas melhorias na criação de seu emulador. O emulador executava desde seu início, jogos nos formatos .ISO, .BIN, .CUE, .MDS e .CCD, vindo a carregar jogos no formato .ZIP em Setembro de 2018 e .CHD em Janeiro de 2020. Sua última versão foi lançada em Setembro de 2024. Por volta de Setembro de 2018, começa a fazer parte do RetroArch. Kronos também usava a mesma front-end do Yabause original. Yabause ficou marcado como o primeiro emulador para portátil e de código aberto de Sega Saturn.
Nova (2017)
Nova
Nova foi o último emulador de Sega Saturn criado do zero e o último a ser criado desde 2003. Também foi o mais recente emulador criado de consoles e portáteis das décadas de 1980 e 1990, tendo a sua maioria sido criada até meados dos anos de 2000. Sua criação se deu por Steve Kwok em 2017, porém como shareware. Talvez isso o impulsionou para se dedicar a um trabalho tão intenso que é emular Sega Saturn. Sua primeira versão sai em Outubro de 2017 para Windows. A partir de Maio de 2018, começa a emular também jogos de Sega Titan Video. As exigências para sua emulação incluem processadores com 2.0GHz, 1GB de memória RAM e placa gráfica com suporte a DirectX9. O emulador é ainda experimental, portanto não tem muitas ferramentas. Não executa jogos em CD, mas executa imagens de jogos nos formatos .BIN, .CUE, .CDD, .MDS e .ISO, desde sua primeira versão. Também não dá suporte a save states nem configuração de controle, sendo jogável apenas com teclado ou com algum programa externo como JoyToKey. Apesar disso, tem uma boa emulação de vídeo, com boa velocidade, e com carregamento de 60 quadros por segundo.
Nova (Interface/Sobre)
Porém, muitos jogos carrega apenas a abertura e outros nem carrega, e o suporte à som ainda tem ruídos. O emulador também dá suporte há 10 idiomas, tendo o português do Brasil e o português de Portugal. O emulador é o que teve maior jogos testados, com 515 jogos rodando perfeitamente, 178 rodando razoavelmente e 330 que entram até o menu, ou que nem funcionam. Steve recebeu ajuda de vários influenciadores da cena, como Charles MacDonald, que criou em 2002 o emulador Genesis Plus, com pesquisas sobre o tema, Theo Berkau do Yabause, com informações sobre o comando CDBLOCK, Benjamin Siskoo, tradutor do site emu-france e de vários emuladores de Sega Saturn para o francês por ajudas diversas, o site SegaRetro sobre informações de jogos e periféricos do Sega Saturn, além das bibliotecas Zlib de compreensão de dados e Libzip de arquivos zips. A última versão lançada do emulador é datada de Junho de 2020.
Outros Emuladores
Houve outros emuladores para o console, como UltraSat, Semu, PC-Saturn e Hyperion.
MedSat (Mednafen) e Beetle Saturn (RetroArch)
O Sega Saturn também ficou conhecido por ser rodado em multi-emuladores, como MAME em 2003 (por meio da emulação da Sega Titan Video) MESS em 2007, BizHawk em 2013 (pelo Yabause), Mednafen em 2016 (através do emulador MedSat, desenvolvido exclusivamente para o multi-emulador, por Paul Met) e RetroArch em 2020 (através de um port do MedSat, chamado Beetle Saturn, por twinaphex). Uma curiosidade sobre o MedSat. Foi desenvolvido para funcionar no sistema do Mednafen, porém usa o sistema do multi-emulador para criar um emulador próprio de Sega Saturn de mesmo nome. É inclusive considerado um bom emulador do console.
Uma curiosidade. Existiu um projeto entre 1999 e 2005 de se criar um emulador de Sega Saturn para Dreamcast, chamado Saturation, por WMC Murra. Seu criador chegou a ter bastante pesquisa e material desenvolvido, mas o projeto nunca saiu do papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário