quinta-feira, 30 de novembro de 2023

A História do Nintendo 64

Nintendo 64

Nintendo 64 foi lançado no Japão em 1996. Tudo começou em 1992, quando a Nintendo saia da tentativa de criar suporte à CD-ROM para o SNES em parceria com a Sony. Na ocasião, é procurada pela Silicon Graphics que buscava parceria para o desenvolvimento de uma CPU mais avançada. É aí que nasce a criação da CPU VR4300 de 64 bits. A Silicon havia procurado a Sega para isso, mas a mesma rejeitou divido à falhas na CPU. A parceria entre a Silicon e a Nintendo é firmada em 1993 como Project Reality, no mesmo ano em que a Nintendo e Sony tentavam criar um console de CD chamado Play Station, depois lançado apenas pela Sony em 1994. Em 1994, o projeto Silicon-Nintendo passa a se chamar Ultra 64. Segundo a Silicon, o desenvolvimento de seu hardware demoraria pelo menos até o ano de 1995 para ser lançado. Em 1996, anunciam que seu console seria lançado naquele ano, com o nome de Nintendo 64, já que o nome Ultra foi reivindicado pela Konami. O Nintendo 64 é lançado, porém com suporte à cartuchos, o que foi um de seus grandes problemas pelo alto custo dos mesmos. Na ocasião, alegou que estavam mantendo um modelo de sucesso e evitando os longos loadings de jogos em CD, mas especialistas do meio disseram que ela temia uma interpelação pela Sony, criadora do CD-ROM junto com a Philips. Isso tanto se provou, que seu único console de CD-ROM, o GameCube, lançado em 2001, usava uma mídia específica de CD, um mini CD criado pela Nintendo, saindo dos padrões dos criadores da mídia tradicional.

Hardware N64

Voltando ao Nintendo 64, sua CPU era de 93,75 MHz, mas não operava totalmente em 64 bits, tendo o console sido considerado de 32, estando então na quinta geração dos consoles. Sua GPU também é desenvolvida pela Silicon, conhecido como RCP, ou coprocessador de realidade. Ele também prometia ser de 64 bits e tinha 62,6 MHz. A GPU vinha com dois processadores integrados, o RSP e o RDP. Sua paleta era de 16 milhões de cores, com 2 milhões sendo cores possíveis. O console tinha algumas novidades em relação aos demais. Não tinha chip de som, tendo o áudio processado pela GPU RCP, que trazia áudio em qualidade de CD de 16 bits com 24 canais PCM. Outra novidade era a qualidade de som expansível até 48 MHz. E por fim, inovou trazendo um conceito diferente de memória RAM, sendo a mesma unificada para CPU, áudio e vídeo, diferente das usadas em outros consoles, que a dividia em bancos separados.

Expansion Pak, Rumble Pack e 64DD

Também vinha com a maior memória de um console caseiro, de 4MB, com possibilidade de ser expandida para 8 por um cartucho chamado Expansion Pak. Também inovou, trazendo para os consoles um joypad com analógicos e posteriormente com modo vibração através do acessório Rumble Pack, encaixado no próprio controle. Esse joypad acabou inspirando o DualShock do PSX. E por fim, destaco o 64DD, um periférico semelhante ao zip drive, que era um disquete da época. Esse periférico era semelhante ao Disk System do Famicom, com jogos lançados para esses discos. O aparelho também tinha um modem para se conectar ao serviço Randnet para se jogar online, semelhante ao Satellaview do SNES.

Cases/Boxes N64

Parecido com o Sega Saturn, o console também teve versões transparentes, nas cores laranja, rosa, verde, cinza, azul, roxo, vermelho, amarelo, lilás e verde água.

Cartuchos N64

Entre os jogos conhecidos, temos os de corrida, como California Speed, Destrution Derby 64, F-Zero X, Hot Wheels, Hydro Thunder, Indy Racing, Lego Racers, Maro Kart 64, Ridge Racer 64, Re-Volt, V-Rally, Wave Race 64, Wipeout 64 e as franquias, Cruis'n, Automobili, F-1, Nascar, San Francisco Rush e Top Gear. De plataforma, tivemos Banjo-Kazooie, Earthworm Jim 3D, Rayman, Super Mario 64, Yoshi Story, Donkey Kong 64, Kirby 64, e as franquias, Chameleon Twist e Gex. De aventura, como Mega Man 64, Mission Impossible, Power Rangers, e franquias como Bomberman, Castlevania e Zelda. De esportes, como Mario Tennis, Mario Golf, NHL 99, World Cup '98, 1080 Snowboarding, além das franquias Ozumo, All-Star Baseball, Bass, FIFA, International Superstar Soccer, J-League, Jikkyou Powerful Pro, Madden NFL, NBA, NFL Blitz, Tony Hawk's Pro Skater, WCW, WWF e outros. De luta, como Fighters Destiny, Killer Instinct, Super Smash Bros., Super Robot Spirits, Transformers e Xena, além das franquias Clay Fighter e Mortal Kombat. De puzzle, como Dr. Mario 64, Wetrix, The New Tetris, Tetrisphere e Magical Tetris Challenge, Puzzle Dama, e franquias como Bomberman, Bust-a-Move, Pokemon e Puyo Puyo. De shooter, como Doom 64, Perfect Dark, GoldenEye 007, Bangai-O, Nuclear Striker, Hexen, Robotron 64, Star Fox 64, Star Wars e franquias, como Duke Nukem, Quake e Turok. De simulação, como Pilotwings 64, Harvest Moon 64, Racing Simulation e Sim City 2000. De desenhos, como Tom e Jerry, Scooby-Doo, Os Anjinhos, Tigrão, Taz-Mania, Spider-Man, Batman, Superman, South Park, alguns da Disney, como Toy Story, Mickey, Pato Donald, Vida de Inceto, A Nova Onda do Imperdor e Tarzan e e animação japonesa, como Doraemon, Goemon, Evangelion e Rantarou. Além de franquias de jogos diversos, como Star Wars, Bomberman, Mario, Pokemon e outros.

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