NES
O Nintendo Family Computer, o Famicom ou Nintendo Entertainment System, o NES nos EUA, foi lançado no Japão no ano de 1983. Com sucesso nos arcades desde 1978, com jogos como Space Fever, Donkey Kong, Popeye e Mario Bros, a empresa resolve lançar um console caseiro. O console é relançado em 1985, corrigindo vários erros de hardware e também se lançado em terras norte-americanas. O Famicom é considerado o salvador da indústria dos consoles, que estava em sua decadência nos EUA à partir de 1983.
Hardware NES
O hardware do console era composto por um processador central Ricoh de 1.79 MHz, baseado no MOS 6502 que estava presente em computadores e consoles da época, como da Atari, por exemplo. Tinha cinco canais PSG de som e um PPU (unidade de processamento de imagem) também da Ricoh e suporte há 48 cores, conseguindo até 25 simultaneamente. Também tinha 2kb de memória RAM e mais 2 de memória de vídeo. Em 1986, surge o Master System, e dada a vantagem da Nintendo com contratos de exclusividade com empresas de jogos, o console da Sega fica isolado, não podendo concorrer à altura com o Famicom. Apesar disso, SMS tinha suas vantagens em relação ao seu rival, como possuir um chip de vídeo VDP (que é superior à um PPU), suporte à 64 cores, sendo 32 simultaneamente contra 48 e 25 do concorrente da Nintendo, e seus 16kb de RAM e 8kb de RAM de vídeo, contra 2 de RAM e 2 de vídeo do NES. Apesar disso, o Famicom saia na vantagem com seus 5 canais de som contra 4 do console da Sega e tinha um processador central igualmente forte ao do SMS.
Famicom e Nintendo Disk System
Também em 1986, surge o add-on, Nintendo Disk System, que era encaixado abaixo do console e permitia a execução de jogos em disquetes de 112kb (um cartão de gravação famoso na época nos computadores caseiros). O acessório vinha com 32kb de memória para armazenar o cache dos discos, 8kb de memória RAM para os jogos e um canal de áudio FM, melhorando muito os jogos no console. Apesar disso, teve as suas desvantagens, como a facilidade de ser danificado, incomodo de retirar o disco da unidade e inverte-lo no meio do jogo e a facilidade com a pirataria. Esses dificultadores foram o que provavelmente fizeram com que o suporte não fosse lançados nos EUA, que já tinha em seu console (o NES) uma entrada para uma possível versão do NDS americano. Mais de 200 jogos foram lançados para o Disk System, sendo a maioria ports ou versões alternativas de jogos de NES e ports de arcade. Apenas 17 jogos foram lançados exclusivamente para o add-on, sendo eles dos mais diversos gêneros, como puzzles, plataforma, educacionais, shmups, RPGs, musicais e até de animês. Voltando ao Famicom e seus jogos em cartuchos, o console foi o primeiro na história a começar a fazer trava por região, ou seja, jogos americanos não funcionavam nos consoles japoneses e vice-versa. No caso, os cartuchos americanos, de 72 pinos, eram maiores que a entrada do Famicom. Já os japoneses, eram menores que a entrada do console americano, com seus 60 pinos, porém, o que não permitia que um cartucho japonês se encaixasse no NES era seu pouco comprimento inferior que não permitia chegar até o encaixe do console.
Jogos NES
Sobre seus lançamentos, diversas franquias tiveram sequencias no console, como Bomberman, Mario Bros e Donkey Kong, e muitas outras nasceram nele, como Metroid, Zelda, Contra, Final Fantasy, Castlevania, Megaman, Battletoads, Ninja Gaiden, Teenage Mutant Ninja Turtles, Dragon Quest e muitas outras. Sobre seus jogos, separamos por estilos. Começando pelos de shmup, como Gradius, Twin Cobra e 1942. De Run And Gun, como Gunsmoke, Smash TV e Contra. De puzzle, como Solomon’s Key, Dr. Mario e Wrecking Crew. De esportes, como Tennis, Soccer e Volley. De plataforma, como Kid Icarus, Ghosts ‘N Goblins e Shinobi. De corrida, como Super Off Road, Spyhunter e Chase H.Q. De RPG, como Dragon Ball Z, Crystalis e Dragon Warrior. De anime, como Dragon Ball, Captain Tsubasa e Yu Yu Hakusho. De beat’em Up, como Mighty Final Fight, Double Dragon e Phantom Fighter. Da Disney, como Aladdin, Mickey (como Mickey III e Mickey Adventures) e Darkwing Duck. Da Warner, como Pernalonga, Papa-Léguas e Tiny Toons. Da DC, como Superman e Batman (como Return e Return of The Joker). Da Marvel, como Wolverine, Spider-Man e Capitão América e Os Vingadores. Além de clássicos de arcade, como Dig Dug, BurgerTime, Bubble Bobble, Galaga, Galaxian, Gyruss, Ice Climber, Karate Champ, Pac-Man, Volleyball, Xevious, Rygar, Popeye, Arkanoid, Karateka, Duck Hunt e muitos outros. O console encerrou suas atividades em 1995, e até aquele momento, mesmo com a concorrência dos 16-bits, era considerado o primeiro em vendas da história, sendo desbancado depois pelo PSX. O NES vendeu 60 milhões de unidades ao longo da história, e em 2022, encontrava-se como o 8º console mais vendido da história e o 13º mais vendido entre consoles e portáteis.
Shmup: Gradius, Fantasy Zone, Twin Bee, Defender, Twin Cobra, 1942, Blade Buster e Life Force
Puzzle: Yoshi, Solomon’s Key, Tetris, Adventures of Lolo, Dr. Mario, Wario’s Woods, Castlequest, Wrecking Crew e Pipe Dream.
Esportes: Mike Tyson, Tennis, Ice Hockey, Soccer, Tecmo Soccer Bwol, Pro Wrestling, Baseball, Volley, Punch-Out!!, Baseball Stars, Excitebike e Double Dribble.
Plataforma: Ghosts ‘N Goblins, Duck Tales, Megaman, Mario Bros, Metroid, Kid Icarus, Donkey Kong, Kirby's Adventure, Shatterhand, Castlevania, Ninja Gaiden, Rush'n Attack e Shinobi.
Run And Gun: Gunsmoke, Smash TV e Contra.
Corrida: Road Fighter, Turbo Racing, Excitebike, Cobra Triangle, Rad Racer, Super Off Road, RC Pro-AM, Spyhunter e Chase H.Q.
RPG: Final Fantasy, Zelda, Dragon Quest, Dragon Ball Z, Crystalis, Dragon Warrior, Faxanadu e Destiny of an Emperor.
Anime: Dragon Quest, Dragon Ball, Captain Tsubasa, Transformers, Patlabor, Shin-Chan, Yu Yu Hakusho, Akira, Maruko-Chan, Doraemon e Hello Kitty.
Beat’em Up: Mighty Final Fight, Double Dragon, Tartarugas Ninjas e Phantom Fighter.
Disney: Aladdin, DuckTales, Mickey (Mickey III e Adventures), Tico e Teco, A Pequena Sereia, Rei Leão, Darkwing Duck, Mogli, Esquadrilha Parafuso, Pato Donald e Roger Rabbit.
Warner: Pernalonga, Papa-Léguas, Tiny Toons.
DC: Superman, Batman (Return e Retorno do Coringa) e Monstro do Pântano.
Marvel: X-Men, Demolidor, Surfista Prateado, Wolverine, Spider-Man e Capitão América e Os Vingadores.
Arcade: Dig Dug, Donkey Kong, BurgerTime, Bubble Bobble, Galaga, Galaxian, Gyruss, Ice Climber, Karate Champ, Pac-Man, Mario Bros, Volleyball, Xevious, Rygar, Popeye, Qix, Arkanoid, Commando, Gauntlet, Karateka e Duck Hunt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário