quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A História dos Emuladores de PSX - Parte 1

PSEmu (1997)

PSEmu Pro

PSEmu, ou Playstation Emulator, foi o primeiro emulador de Playstation a ser desenvolvido. O projeto é iniciado por Marcin Dudar, conhecido apenas como Duddie, em Março de 1997. Duddie, desenvolve o emulador sobre a alcunha de Vision Thing Group Software, empresa (a que tudo indica) que fundou em 1994. Tratax, que cuidava da recompilação dinâmica, e Kazzuya, que cuidava de plug-ins e coprocessador 3D, foram contratados no ano seguinte, se tornando os três os cabeças do projeto. O primeiro lançamento do emulador foi em Junho de 1997 para MS-DOS, na fase alfa do emulador. No início era apenas um protótipo, e não conseguia rodar jogos. Em Junho já emula a bios e a GPU, e em Agosto o CD-ROM. Acredito que nessa ocasião começa a rodar jogos comerciais do console. O projeto trabalhava com recompilação dinâmica, conhecida como Dynarec. É uma conversão do código de hardware para o idioma nativo da CPU que o executa, no caso a do PC.

PSEmu Pro (Breath of Fire)

Isso torna o processo de criação mais rápido, em vez de emular todos esses códigos. O PSEmu foi um dos primeiros projetos de emulação a trabalhar nesse sistema, que se tornaria padrão poucos anos a frente. No PSEmu, a recompilação é usada apenas para a CPU do PSX. Em Outubro de 1997, muda seu nome para PSEmu Pro, como ficou mundialmente conhecido. No mesmo mês também é citado por Marcin em uma entrevista ao site Archaic Ruins que tinha ideia de desenvolver uma versão do emulador para Windows NT, um sistema de PCs focado em desenvolvimento de rede, e que se chamaria PSEmuNT, mas o projeto nunca saiu.

PSEmu Pro (Diálogos Registros)

Em Janeiro de 1998 sai a última versão para MS-DOS. Em Março de 1998 é anunciado que descontinuará a versão para MS-DOS e lançará no lugar uma versão para Windows com maior velocidade de CPU e compatibilidade de jogos e suporte à Direct3D e DirectX. Essa versão é lançada em Agosto de 1998 como a primeira versão beta do emulador. O emulador teve seus pioneirismos. Foi o primeiro a usar o sistema de plug-ins, que inovou o conceito no meio, depois sendo aplicado em outros emuladores de consoles, como Nintendo 64, Playstation 2 e até o NES. Também foi, ao que tudo indica, o primeiro a emular jogos de um console com suporte a CD-ROM.

PSEmu Pro (Sobre)

No caso dos plug-ins, a ideia surgiu pela inviabilidade de se recompilar todo o emulador para se adequar a cada nova placa gráfica que surgir no mercado para os PCs. Sendo assim, os plug-ins emulavam a GPU do PSX e se ligavam à placa gráfica do PC por meio da API correspondente (DirectX, entre outras). Henk-Jan Ober, o Tratax e Davide Pasca, o Kazzuy, também ficaram conhecidos por criarem plug-ins para o emulador, como os plug-ins de vídeo, GPUGlide de Tratax e gpuKazSoft de Kazzuya. Outros também chegaram a fazer plug-ins para o emulador, como Duddie com seu GPU, FoxFire e Zen com seus OpenGL, Lewpy com seu 3DFX e Glide, Nik, com seu 3D e Pete Bernert, com seus D3D, OpenGL e DX6 D3D.

PSEmu Pro (Cheats/Memory Card/Configurações/GamePad)

Outras pessoas fizeram parte do projeto, como Rasky e Moonshado, a partir de Novembro de 1998. Em seu início podia funcionar em um PC 486, com placa de vídeo Super VGA e memória de 4MB. Em seu término já recomendavam um Pentium 300MhZ ou k6-2 350MhZ, com 32MB de memória e placa de vídeo 3D. Com o tempo, vários membros foram saindo da equipe, inclusive Tratax, que sai em início de Fevereiro de 1999. A última versão do emulador foi lançada em Março de 1999, quando é descontinuado. Após seu término, Duddie se dedica ao lado de Tratax ao emulador Impact, que emulava arcades baseados no PSX. Esse projeto mais tarde resulta na equipe Emuhype, desenvolvedora de emuladores de outras placas arcades.

Pex (1998)

Pex

O emulador Pex, foi criado em 1997 por Geoffrey Wossum, conhecido como Maxon. Seu primeiro e único lançamento foi em Fevereiro de 1998, com versões MS-DOS e de código aberto para serem usadas em futuros projetos. Apesar de nunca ter rodado nenhum jogo, foi um dos pioneiros em tentar emular o Sony Playstation.

Psyke (1998)

Psyke

Psyke foi um emulador desenvolvido pela Fab4, composta pelos italianos Giovanni Bajo e Stefano Crosara, conhecidos como Rasky e Moonshado. O projeto se inicia em Fevereiro de 1998, com primeiro lançamento em Junho do mesmo ano com versão para Windows e rodando com suporte ao DirectX 5. Seu lançamento já contava com suporte à jogos em CD-ROM, apesar de ter vários problemas de compatibilidade de jogos. Apesar de já fazerem parte de um projeto de emulação pra PSX, desenvolvem seu emulador do zero com base no Visual C++ e Nasm. O suporte a CD-ROM foi de autoria de Peter Barrett. Antes da criação do projeto, Rasky havia trabalhado no núcleo de som SPC700 para um emulador de SNES do qual fazia parte, mas com o aparecimento do ZSNES, o projeto foi encerrado.

Psyke (Sobre/Menus/Carregamento)

O trabalho de Duddie com o PSEmu Pro, como sua recompilação dinâmica, chamaram a atenção de Rasky, que se inspirou na criação de Psyke. Em Julho de 1998, lançam o aplicativo CdTest, que servia para testar se o seu PC executaria jogos em CD-ROM na próxima versão, a 0.15 que seria lançada em Agosto. Em Setembro de 1998, CdTest 2.0 é lançado para guiar os usuários para a versão que iria ser lançada, e também servia como feedback de desenvolvimento do projeto. Essa versão prometida, a 0.20, não foi lançada e o projeto entra em hiato em Outubro de 1998. Também em Outubro de 1998, o emulador ganha um artigo na revista Playstation Magazine, que é muito otimista quanto ao projeto. Em Novembro de 1998, Rasky e Moon ingressam no projeto de emulação de PSX, PSEmu Pro, do qual Rasky era um grande fã. No ano seguinte a equipe do Psyke lança finalmente a tão esperada versão 0.20, em Março de 1999.

Psyke (Configuração)

Apesar de ser lançada nessa data, ela foi criada em Setembro de 1998, ficando essa a data oficial de término do projeto. Nessa versão melhora em 30% a velocidade de CPU e consegue rodar todos os quadros de jogos em 2D, como Metal Slug, em seu Pentium 166Mhz com 3DFX. Isso graças a sua reescrita do coprocessador do PSX, o GTE. Também têm melhorias na emulação de CD, tanto com comunicação SCSI e IDE, quanto em sistemas como Windows 95, 98 e NT, graças às melhorias de Peter Barrett e implementa a execução de áudio .XA, que é o formato de áudio encontrados nos jogos de PSX. Essa última versão foi colocada no site Emu24x pelo webmaster do site, DeeJ. O emulador teve uma vida curta, mas apesar disso teve um bom desenvolvimento. Chegou a emular 90% da CPU, 100% da memória, 75% do CD-ROM, 95% da GPU, 85% da GUI, 80% de drivers 3DFX e 90% de driver de software, entre outros. Além disso também teve uma boa parte gráfica, com sombreamento de Gourand, texturas e filtragem bilinear.

Virtual Yarouze (1998)

Virtual Yarouze

Virtual Yarouze, conhecido também como Net Yaroze, ou simplesmente Yarouze (que significa a expressão: vamos fazer isso), foi um projeto criado em 1998 por Shawn McIntire, o Xeon. A primeira e única versão foi lançada em Junho de 1998, como versão alpha, lançada para Windows. O projeto teve todo um planejamento. As versões alpha seriam para desenvolvimento de áudio e vídeo, e as versões de lançamento como teste da emulação dos processadores e joypads. Tiveram planos de emulação de jogos no futuro. Além disso, o emulador também planejava ports para DOS, Amiga, Macintosh, Linux e outros sistemas UNIX, e outros sistemas Windows. O projeto teve a ajuda de muitos influencers da cena, como Sérgio Moreira, conhecedor de programação do console, e os criadores de projetos de emuladores de PSX, como Jani Vaarala do PSMooSim, Duddie do PSEmuPro, Mario Rodriguez do Atlâant, Geofrey Wossum, do pex, Nicolas Plourde do PSXEMU e Andrew Hogan do PSX '98. O emulador nunca chegou a passar de apenas um protótipo.

Vários outros projetos de emuladores começaram também em 1998, como Atlâant (iniciado em 1997), PSmooSim, PSXEMU, Project Plasticity, PSX' 98, PSST! PlayStation Emulator, D-Lab, PLEMu Playstation Emulator, XMU, Psx2Pc, GMstation e PSMac (para MacOS). Alguns não saíram da primeira versão alpha ou demo, e outros foram apenas projetos de futuros emuladores que nunca saíram. 1998 sem dúvida foi o ano da efervescência da emulação de Playstation no mundo.

Jackal (1999)

Jackal

Jackal foi um emulador iniciado em 1999 por George Moralis, o Expert e Floating Point. Expert era o programador do emulador, e foi o primeiro programador grego de emuladores. Sua página funcionou dentro do site de emulação, emualliance. O emulador é lançado por volta de Setembro de 1999. Jackal emulou apenas a bios, o GPU, o DMA (acesso direto a memória), o núcleo da CPU, e suporte parcial, mas ainda não executável das funções do CD-ROM.

Jackal (Interface)

Nunca rodou nenhum jogo, apenas a bios e demos. O emulador teve ajuda de alguns entendidos do assunto, como Mario Rodrigez, autor do emulador de PSX, Atlâant, entre outros. O projeto encerra em Outubro de 1999 depois do lançamento da versão 0.009 do emulador. O emulador teve 9 versões ao todo. Em Janeiro de 2000, informaram que o projeto não foi adiante, porque Expert havia naquele ano em questão acabado de se juntado ao projeto AdriPSX de PSX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página