quinta-feira, 18 de maio de 2023

A História dos Emuladores de NES - Parte 1

Family Computer Emulator (Famicom Emulator) (1990)


O primeiro emulador de NES e também de consoles foi o Family Computer Emulator desenvolvido no ano de 1990 por Haruhisa Udagawa. Udagawa foi um desenvolvedor que trabalhou para a Namco, Sonic Team e KAZe. Para o Sonic Team, por exemplo, ajudou a programar Sonic Jam em 1997. Lançado em 12 de Dezembro de 1990, Family Computer Emulator rodava apenas poucos jogos, como Donkey Kong, Xevious, Famicom Tennis, Mario Bros e Space Invaders (esses foram jogos que Udagawa testou).


Apesar desse feito, o emulador rodava lento, sem som e com exigência de tamanho de rom, pixel e qualidade gráfica para ser executado. Algo muito primitivo. Também só rodava roms no formato .bin. A versão lançada em Dezembro de 1990 teria sido a 0.35, o que leva a crer que teve muitas outras versões do emulador antes dessa sua versão estável. O sistema rodava apenas no computador Sharp 68k. Outras fontes dizem que rodava apenas em um computador japonês chamada FM Towns. Já o autor dizia rodar no FM Towns e no MS-DOS. O projeto não foi levado a frente.

Famicom For Mega Drive (1991)


No ano seguinte começa a ser desenvolvido um emulador de NES para o Mega Drive. Um dos primeiros emuladores de vídeo games do mundo e o primeiro rodando dentro de outro console. O responsável foi Yuji Naka, criador de Sonic, The Hedgehog. A intenção de Yuji era apenas mostrar para colegas do meio o que conseguia fazer. O projeto nunca foi adiante. Yuji tem um longo currículo. Foi programador dos quatro Sonic's para o Mega Drive, além dos dois Nights para Sega Saturn, e dos dois Phantasy Star's para o Master System. Space Harrier, OutRun e Black Belt para Master System também tiveram programação de sua autoria.

Pasofami (1993)


O terceiro projeto de emulação de NES, e o que é considerado oficialmente o primeiro, é desenvolvido em 1992 também por um japonês, Nobuaki Andou, com lançamento em Abril de 1993 para o computador FM Towns e sistema MS-DOS. Para sua execução era exigido 2MB de memória RAM. Apesar de histórico, era um emulador também muito deficitário, com um som em formato MIDI e com instrumentação limitada em cada canal, o que trazia baixa qualidade de som, e emulação de sprites única que limitava a qualidade dos jogos. Com o tempo o emulador foi se aprimorando, mas muito vagarosamente. Além do programa ser pago, com limite de tempo de jogo de forma gratuita de 5 minutos e todo em japonês, também precisando de conhecimento técnico para serem executados os jogos. Conclusão, seu sistema foi pirateado e distribuído mundialmente. Em contra partida, Nobuaki permitiu venda apenas para japoneses, e instalou um malware no programa para formatar o disco rígido de quem conseguisse o programa de forma ilegal. Por volta de 1996, começa a dar suporte à Windows 3.1 e 95. Uma das primeiras versões dessa fase é a 2.6b de Julho de 1996. Nessa versão é incluída a possibilidade de gravação de imagens em BMP e de som em MIDI. Por volta de 1997, começa sua versão com suporta à DirectX. Uma das primeiras foi lançada em Fevereiro de 1997 como 1.1a. A partir das versões DirectX, graças ao apoio do DirectSound, começa a disponibilizar os canais de som também em PCM. Os lançamentos se seguiram até a versão 2.8e de Outubro de 1998. Em Dezembro de 1998 é lançado o Pasofami ’99. Essa versão se transforma em 32 bits, diferente da anterior que se aprimorava para 32 bits graças ao DirectX. Ela roda tanto em Windows quanto em FM-TOWNS. Ainda em 1998, lança a versão 0.0j que aceita roms compactadas em ZIP e LZH de extensões .NES, .NEZ (com Z) e .PSO. Em Janeiro de 1999, lança a versão 1.0a com suporte à Windows NT e a lingua inglesa, porém a documentação e parte dos menus ainda é mantida em japonês.


As versões seguintes lançadas ao longo de 1999 e início de 2000 também adicionam várias melhorias, como melhorias no som, velocidade de execução, melhorias no som MIDI, com possibilidade de salvar arquivos sonoros em .MID, save state melhorado e ampliado pra 10 slots de gravação, player de reprodução de arquivos NSF, que são arquivos de som dos jogos do NES, suporte a Famicom Disk System, melhorias na front-end, exibição de 16 canais de som, suporte à netplay, além de várias melhorias em menus e pastas de roms. Um diferencial do emulador era que tinha roms em formatos próprios criados por Nobuaki. Elas eram divididas em dois arquivos, geralmente .PRG e .CHR, mas também existiam os formatos .PRM e .700. Foram as primeiras extensões de roms de NES criadas. Em Março de 2000, começa a dar suporte para carregamento de save states do famoso emulador NESticle, além da possibilidade de serem salvos sprites no formato BMP. Já em Junho de 2000, traz a possível de definir o volume de cada canal de saída de som em tempo real, como também mesclagem nas saídas dos canais sonoros de MIDI e PCM. Em Julho de 2000, começa a dar suporte à gravação de vídeo em AVI e suporte à função de extração/sucção de cartuchos de NES e salvá-los no formato .NES para serem rodados no emulador. Bastava que a pessoa tivesse um conversor para tal. Esse suporte de extração de roms, a famosa ripagem ou dumpagem, se torna uma das principais tarefas do emulador ao longo dos anos. Em Setembro de 2000, lança sua última versão como Pasofami 99 e em Dezembro de 2000 volta a se chamar apenas Pasofami, e começa a adicionar preliminarmente a emulação de Gameboy. Por volta de Setembro de 2001 começa a dar suporte à Super Nintendo, quatro anos depois de encerrar seu emulador Super Pasofami. Em Fevereiro de 2002, para de dar suporte à versão em inglês. Em Junho de 2002, cria outro player, agora com capacidade de reproduzir arquivos de som (não NSF) em formatos WAV, MP3 e MID. Em Dezembro de 2002, desenvolve o Pasodisk, um disquete para o Famicom Disk System para realizar a ripagem de jogos do add-on do Famicom no valor de 2.900 ienes com frete incluso. Esse serviço era limitado a usuários com registro pasodisk.


Em Fevereiro de 2003, adiciona suporte ao Chameleon USB, um equipamento criado em Janeiro de 2002 pela empresa Optimize que permitia extrair jogos de cartuchos. Com o tempo, o Nobuaki foi conseguindo detectar cartuchos de diferentes consoles e ripá-los via Pasofami. Em 2003, o emulador já conseguia extrair (a famosa ripagem) cartuchos de SFC, GG e MD em Março, SMS em Abril, PCE, GB, GBC, GBA e MSX em Maio, 32X, Sega Mark III, SC-3000, SG-1000, MSX2 e Neo Geo Pocket em Agosto e Nintendo 64 em Setembro. Com o tempo também foi aumentando a capacidade de ripar cartuchos de maior memória rom, como também cartuchos especiais de Super Nintendo e outros. Em Março de 2005, faz com que a saída de gravação do NSF player seja salva nos formatos MIDI, MP3 e WAV. Em Abril de 2005 adiciona cheat code (código de trapaça). O emulador tem sua própria extensão, a .XTM. Em Fevereiro de 2007 começa a dar suporte a ripagem de jogos dos portáteis WonderSwan e WonderSwan Color. Em Setembro de 2010 o drive do Chameleon USB é atualizado para sistemas 64bits. De 2010 em diante as atualizações foram basicamente sobre a função de extrasão de som NSF das roms e do processo de ripagem de cartuchos e correção de bugs relacionados à isso. Em uma certa fase, o emulador chegou a ter compatibilidade de mais de 2000 mil títulos de NES. O emulador foi desenvolvido continuamente até 2018, com última versão lançada em 25 de Março de 2018. Nobuaki Andou faleceu em 5 de Maio de 2018, de câncer no estômago, doença que já vinha lutando desde Agosto de 2017. Após seu falecimento, seu filho Kouji Andou encerrou os serviços do emulador e deixou o site ativo em homenagem ao trabalho de Nobuaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História dos Emuladores de Nintendo 64 - Parte 4

Mupen64 / Mupen64Plus (2001) Mupen64 é o último grande projeto da era de ouro da emulação de N64 a ser criado. O projeto começa no ano de 20...

Total de visualizações de página