CAGE / HiVE (1998)
CAGE
Tudo começou quando Laurance Bank, Larry Bank, ou simplesmente Mr. Bank queria jogar Galaga em seu PC, um arcade clássico dos anos de 1980, e encontrou o MAME. Após isso, viu que o emulador também suportava Robotron, mas não em modo janela em seu Windows NT 4.0, então começou a desenvolver a emulação do jogo de sua forma. Depois de muitas centenas de horas, saiu o emulador do processador 6809 usado no arcade Williams 6809 para executar o jogo. Após isso foi a vez de Galaga, do arcade Namco Galaga, o que fez Bank criar um emulador próprio de Z80. Tudo isso resultou no multi-emulador CAGE, Classic Arcade Game Emulator, lançado em 12 de Fevereiro de 1998 para Windows. Após isso ainda conseguiu emular os microprocessadores 6502, 6808, 8080, e 68k. Ao todo, emulou 11 arcades. Entre eles temos Atari 6502, Williams 6809, Exidy Licensed Games, Namco Super Pacman, Namco Galaxian, Taito 8080, Midway Unique, Midway Pacman, Namco Pac Man, Taito Qix, e Midway 8080, responsáveis por jogos como Space Invaders, Pac-Man, Asteroids, Defender, entre outros, totalizando 27 emulados de jogos entre os anos de 1975 e 1986. Sua última versão é lançada em Junho de 1998.
CAGE
Após isso, com a concorrência forte, seu viu na necessidade de melhor suas emulações, então reescreveu seu emulador e o batizou de HiVE, High Velocity Emulator. Seu lançamento foi em Abril de 1999. Alguns jogos como Bubbles, Colony 7, Robotron, Sinistar, Space Ivanders Deluxe, Splat! e Stargate foram tirados dessa versão, mais muitos outros foram adicionados, como Donkey Kong, Donkey Kong Jr., Frogger, Bandido, Arkanoid, Mario Brothers, Motos, New Rally X, Pac Land, Rally X, Super Xevious, entre outros. Além dos arcades já emulados no CAGE, dos quais HiVE executou ainda mais jogos, temos também a adição das placas Namco Galaga, Konami Scramble, Taito Arkanoid, Nintendo Donkey Kong, Nintendo Unique, Konami Z80, Namco Gaplus, Namco Pacland, Sega Z80, Atari 6502 Black & White, e Exidy Universal. O HiVE conseguiu emular 53 jogos ao todo. O emulador conseguia rodar jogos em 60 frames por segundo a partir de um 486 66MhZ com placa de vídeo PCI básica. Uma curiosidade desse emulador. A versão 1.03 lançada em Maio de 1999, traz suporte aos idiomas espanhol, português, italiano e francês, algo que ainda não era comum de ocorrer em emuladores. HiVE foi um dos emuladores que mais concorreu com o MAME em seu início. Vários jogos foram lançados em 1999 em ambos os emuladores em datas muito próximas, com MAME chegando na frente em quase 100% das vezes, com exceção dos jogos Space Invaders Part II, Galaga 3 e Grobda que HiVE conseguiu sair na frente. No caso de Grobda com apenas 16 dias de antecipação do lançamento no MAME. Os outros dois jogos só foram lançados, respectivamente em Março/00 e Abril/01 no MAME. A última versão lançada de HiVE foi em Dezembro de 1999.
HiVE
Todos os emuladores foram lançados pela marca BitBank Software, comandada por Bank, que posteriormente atuou principalmente na criação de softwares, além de ports de jogos da Capcom para Windows CE e outras plataformas, como foi o caso do programa Virtual CE, que conectava pela internet vários dispositivos que usassem o Windows CE, algo que inovou na época, e os ports dos jogos Commando, Legendary Winds, 1942, Ghosts n Goblins, SectionZ, Vulgus, todos em Dezembro de 2001, e Capcom Arcade Hits Volume 3 em 2003. Hoje atua com otimização softwares, ajudando na vida útil de baterias, cortes de custos com serviços de nuvem, e maior velocidade. Além dos projetos do CAGE e HiVE, também ajudou Neil Bradley com seu emulador arcade Retrocade, como também passou informações e correções de bugs para o mesmo acrescentar e corrigir no emulador MAME do qual também era contribuinte. Laurance nasceu em 1966, era formado em bacharel em engenharia eletrônica e desde os 13 anos mexia com programação.
Shark (1998)
Shark!
Shark! Emulator, ou simplesmente Shark, foi criado pelos suecos Carl-Henrik Skårstedt e Magnus Danielsson do grupo The Dead Serious Clan em 1998. Seu primeiro lançamento foi a versão 2.0 em Abril de 1998 para Windows. Inicialmente emulava apenas os jogos Flying Shark (que inspirou o nome do emulador) e Twin Cobra. O projeto emulava as placas da Toaplan, Twin Cobra, Version 1, e Slapfight, e da Taito, The Newzealand Story. Todos os jogos dessa placa foram lançados entre 1985 e 1989. Shark foi muito conhecido em 1998 e 1999 por emular jogos ainda não suportados no MAME. Foi ele quem trouxe primeiro jogos como Fire Shark, Zero Wing, Rally Bike, Truxton, Vimana, Flying Shark, e outros.
Shark!
O emulador exigia um Pentium 166MhZ para rodar os jogos em 60 frames. Para o bom desempenho do emulador também exigia DirectX 6 ou superior. Sua última versão sai em Julho de 1999, mês em que o MAME adiciona muito de seus jogos a seu emulador. Chegou a contribuir com o MAME em Dezembro de 1998 com trabalhos relacionados aos chips de som YM3812 e YM3526, tendo o primeiro feito parte de seu emulador lançado em Abril. O Shark emulou 17 jogos ao todo. Shark usava os emuladores Starscream do 68k de Neill Corlett e o Multi-Z80 do Zilog Z80 de Neil Bradley.
M72 Arcade Emulator (1998)
M72 Arcade Emulator
O emulador M72 Arcade Emulator surgiu fruto do encontro entre Li Jih Hwa e Thierry Lescot em Julho de 1997, quando Li ingressa no projeto System 16 Emulator de Thierry. No ano seguinte, em 1998, com o lançamento do emulador arcade, Rage, Li, também conhecido como Nao, queria ajudar na melhoria de execução dos jogos da Irem M72 no emulador. Meses mais tarde, teve a ideia de criar um emulador de jogos da Irem M72. Foi aí que surgiu o projeto. Tudo começou em meados de Setembro de 1998, quando começa a tentativa de emular o jogo R-Type, primeiro lançamento do arcade, que não demorou mais de um dia para acontecer. Duas semanas depois, no final de Setembro, Thierry coloca o emulador de Nao em sua página para download. A versão era a 0.20 para MS-DOS. Dos 11 jogos da Irem M72, o Rage emulou sete.
M72 Arcade Emulator
O M72 Arcade Emulator trouxe mais quatro jogos, e os outros sete conseguiu emulação completa de som e música, que o Rage não fazia em todos os jogos. Os quatro jogos foram inéditos, depois sendo suportados no MAME. Apesar do MAME ter dado posteriormente suporte a M72, em seu início o emulador de Náo rodava mais rápido seus jogos. Também emula o jogo R-Type II da M82, que também era emulado no Rage. O M82 tinha o hardware semelhante à M72, com pequenas diferenças. O emulador de Nao também saia na frente no quesito gráficos. Nao também teve a ajuda de muita gente para a construção do emulador. Entre eles Chris Hardy por vários informações sobre o hardware M72, e o processador central V30. Também teve ajuda de Neil Bradley para a CPU sonora Z80 com seu emulador MZ80, e Tatsuyuki Satoh com seu núcleo do chip sonoro Yamaha 2151.
M72front
As bibliotecas multimídia Seal e Allegro, respectivamente de Carlos Hasan e Shawn Hargreaves. Vários jogos de M72 por AraCORN, além dos três dos quatro jogos que adicionou no emulador, Gallop, Mr Heli e X-Multiply dumpados/ripados por JRom. Além de seu parceiro de System 16, Thierry Lescot por diversas ajudas. A configuração recomendada para rodar os jogos era de um Pentium 2 266MhZ, com 62 de memória RAM, com placa gráfica AGP e placa sonora Sound Blaster 16, uma configuração avançada pra época. O emulador durou muito pouco, encerrando em Outubro, com um mês de existência, apesar de ter tido 33 versões, 19 antes do lançamento, e 13 após o lançamento. Nao tinha a pretensão de emular todos os jogos da Irem de 1987 à 1992. No mês de encerramento do emulador, a MRGSoft lança a front-end para Windows chamada M72front, com lançamento único.
J.F.F. (1999)
J.F.F.
O J.F.F., ou Just For Fun, que significa “apenas por diversão”, foi um projeto criado pelo italiano Roberto Ventura, o Mercenate, em 1998. Seu lançamento ocorre em 7 de Fevereiro de 1999, para MS-DOS, com a versão 0.18. A proposta do emulador era rodar jogos clássicos de arcade, semelhante aos trabalhos do MAME e CAGE. Os Jogos rodados se encontravam entre os anos de 1983 e 1990, e eram oriundos das placas Namco Licensed Games (de jogos da Kaneko), NMK System (de jogos da Jaleco), Toaplan Slapfight (de jogos da Taito), UPL Arcade System e Capcom Z80 (com seus jogos próprios), além de arcades independentes dos jogos Ambush e Vastar. O emulador rodou ao todo 19 jogos.
J.F.F.
Uma observação. Ele talvez tenha sido o que concorrência teve com MAME, principalmente em 1999, pois lançou vários jogos antes de seu concorrente, como Air Buster, Mutant Night, XX Mission, Raiders 5, Valtric, Butasan, Roller Aces, Omega Fighter e Argus. O emulador encerrou sua história em Setembro de 1999, com 14 versões lançadas ao todo.
PacDX / EmuDX (1999)
PacDX
Em Setembro de 1999, Mike Green, conhecido como MikeDX, criador de clássicos emuladores como Speak 'n' Spell Emulator (do computador Speak 'n' Spell) e SIN-Vaders (de Space Invaders), lança o emulador AsciiPac para MS-DOS (renomeado no dia seguinte para PAC-Deluxe '99). Em Outubro, se torna PacDX (Pac Deluxe). O intuito do emulador era rodar o jogo Puck Man. O curioso, é que recriava todo o jogo, deixando ele com um aspecto mais atual. O emulador nunca teve som nem joypad. PacDX usava o processador de CPU Z80 de Marat Fayzullin, o que é alterado em Novembro do mesmo ano, quando começam a usar a versão desenvolvida por Neil Bradley em 1998.
EmuDX (Interface)
Em Janeiro de 2000, Mike cria outro projeto chamado EmuDX (Emu Deluxe), inspirado no PacDX, porém, com foco na emulação dos arcades Pac-Man e Ms Pac-Man, e posteriormente de Donkey Kong, Frogger e Galaxian. Além da alteração gráfica dos jogos, também melhorava a qualidade sonora, alterando trilha e efeitos sonoros.
EmuDX e EmuDX32
Nessa ocasião, o criador de emuladores de processadores de M6502 e Z80, e integrante do projeto Retrocade de arcade, Neil Bradley, se junta ao projeto cuidando, entre outros, de códigos de programação, otimizações e emulação Z80, M6502 e 6809. Neil já havia ajudado indiretamente Mike em seus projetos com o tutorial de como havia criado um emulador de Space Invaders. Em Fevereiro de 2000 é lançado para Windows e é descontinuado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário