Project UnReality (1997)
Project UnReality
O primeiro emulador de Nintendo 64 surge em final de 1997, pouco mais de um ano do lançamento do console real. O projeto é criado por Michael Tedder, o Breakpoint, e incrivelmente projetado para rodar em um Pentium 2 333Mhz, com 64MB de memória e DirectX 5.0, diferente de seus sucessores que exigiam placas gráficas avançadas para a época. A parte gráfica do emulador foi desenvolvida por Dave Mayer. A documentação usada no projeto veio principalmente do site Dextrose. O Project UnReality (ou projeto irrealidade) inspirado no nome Project Reality, que foi o nome inicial de desenvolvimendo do N64, teve seu primeiro lançamento em Novembro de 1997 para Windows. Em sua primeira versão já rodava jogos do console, porém sem som. Também só executava jogos do formato Doctor V64 (.N64, .U64, e .V64), que era um add-on chinês que ripava jogos do console. Sendo assim foi o primeiro emulador de Nintendo 64 a executar jogos, mesmo que até uma determinada parte. Na versão de Dezembro de 1997, começa a dar suporte para ser carregado em front-ends de terceiros, apesar de ter a sua própria, além de suporte a emulação básica em 2D. Na versão de Fevereiro de 1998, começa a emular o joypad e o áudio. Essa versão também é conhecida como a primeira instável do emulador. Nessa ocasião junta-se ao projeto Brian Gordon, o Legerdemain, ajudando em muitos segredos sobre o console.
Na versão de Maio de 1998, cria um novo núcleo de som com reprodução quase perfeita, além de começar a dar suporte ao formato de roms .Z64. Em um quadro geral o emulador executa jogos também na extensão .BIN. Tem save state, pause, reset e configuração de quatro joypads. Na parte de vídeo dá suporte ao modo janela, e full screen com suporte à DirectDraw (a parte 3D do emulador) e resoluções nos tamanhos de 320x240 e 640x480. Na parte de áudio tem configurações de reprodução em estéreo e em 44Hhz, entre outros. Apesar disso tudo ele nunca deixou o estágio alpha. O projeto também contava com o DeltaPlayer, um reprodutor de músicas nos formatos MOD, S3M, XM, MP1, MP2, MP3 e WAV criado ainda antes do projeto de N64. O último lançamento do Project UnReality foi em Maio de 1998. Na ocasião, surgiram boatos de que Michael encerrou o projeto porque teria sido procurado pela Nintendo. Isso nunca foi confirmado. Em Junho de 1999 é lançado o código fonte do emulador. Após o término do projeto, Michael é contratado pela Z-Axis em 1999 como programador de jogos. Nessa ocasião, fica conhecido como Mike Tedder. De 2003 à 2005 atua na Genius Sonority e em 2017 na Cold Fision, todas desenvolvedoras de jogos. Desenvolveu jogos para PS1, Nintendo GameCube e sistemas como Android.
NSFE (1998)
NSFE
O NSFE foi criado por Gordon Hollingworth ainda como Reality64 em 1998. Sua primeira e única versão é lançada em Março de 1998 para Windows. O projeto ficou apenas na emulação da CPU. Ele prometia rodar jogos, inclusive nas extensões .V64, .U64 e .N64, mas isso nunca ocorreu de fato. Apesar disso era visto como um projeto de futuro promissor. O projeto foi confundido como sendo parte do projeto TrueReality, mas nunca tiveram nenhuma relação. Em Outubro de 1998, muda seu nome para NSFE, que significa Nintendo Sixty Four Emulator. No mesmo mês também se pronunciou sobre o núcleo gráfico OpenGL que estava sendo criado por ele e Ben Marsh, parceiro no projeto. Gordon disse que adiou o lançamento naquele mês do emulador por bugs encontrados no emulador, e que queriam entregar um produto sem problemas para os usuários. Essa versão acaba nunca sendo lançada e o NSFE é descontinuado em Janeiro de 1999. Na ocasião, Gordon estava trabalhando em outro projeto para o N64, mas não se soube mais nada depois daí.
NINCest 64 (1998)
NINCest 64
NINCest 64 foi um projeto iniciado em 1998, com primeiro lançamento em Fevereiro de 1998 para MS-DOS. Foi o primeiro emulador de N64 para DOS. Conhecido como NIN64, foi criado pelo espanhol Marius P. Dumitrean, conhecido como SuperMan ou SuperMan64, e apesar de também ter sido um emulador promissor, chegou no máximo a rodar alguns demos do console. Em Abril de 1998, lança sua primeira versão beta e na segunda versão beta de mesmo mês começa a rodar dois jogos demos. Rodava demos nos formatos .V64, .BIN e .N64.
NINCest 64 (Windows)
Na versão beta 4 de Julho de 1999 adiciona o arquivo INI, que serve principalmente para a adição de novos jogos, além de configurações no geral. Também adiciona mais velocidade ao emulador nessa versão. Com as versões seguintes vai corrigindo outros bugs e adicionado mais velocidade no emulador. Na versão 0.02 Beta 1 de Novembro finalmente adiciona som ao emulador, apesar de ainda não ser operante. Nessa versão já rodava 20 demos, sendo 16 rodados de forma total. Em 11 de Novembro de 1998 sai sua primeira versão para Windows.
NINCest 64 0.02
Essa versão foi portada por Andrei de Benson, e dava suporte a DirectX e janela fullscreen. Três dias depois sai a versão Windows de Marius, a 0.02 Beta 1. Em Dezembro de 1999, sai a última versão do emulador, a 0.02 Beta 2, já com emulação de som preliminar. O emulador funcionava bem em placas de vídeo com suporte à 640x480 de resolução e 160bit de cor, processador Pentium, DirectX 5 ou superior e 16MB de RAM. O emulador era lançado tanto em inglês quanto em espanhol. Baseado na última versão do emulador, sai o primeiro port, para Dreamcast, em Agosto de 2004 por GPF, chamado DCNin64.
Sua compatibilidade foi ainda menor que a versão de Windows. Monkey64 é o port que surge logo em seguida para o portátil PSP. É de responsabilidade de PSMonkey e lançada em Março de 2006. Teve ótima compatibilidade. Foi o único port que de fato avançou, inclusive tendo a compatibilidade que o emulador original nunca conseguiu ter. Posteriormente surge o port Nincest64GP2X para o portátil GP2X em Maio de 2008, por Grz-. Essa versão não executava mais do que dois demos, e serviu apenas como uma distração. E por fim o N64Dingux, um port da versão do GP2X para o portátil Dingoo feita por Omundogabriel, conhecido também como Dark Ninja em Abril de 2012, também sem evolução significativa.
TrueReality (1998)
TrueReality
TrueReality foi um projeto que se iniciou em 1998 por Niki Waibel. Na ocasião, queria portar o Project Unreality para UNIX/Linux, mas seus criadores não gostaram muito da ideia, então nasceu a ideia do TrueReality. Sua estreia acontece nos primeiros meses de 1998, com uma versão para UNIX, que é lançada até Dezembro de 1999. Essa versão, mais tarde em Junho de 1999, traz suporte à OpenGL. Em Julho de 1998 surge a versão para MS-DOS, que não teve continuidade. Em Outubro era considerado um dos projetos mais avançados de emulação de N64.
TRWin 2.36 (Interface/Sobre/Controles)
Em Maio de 1999, é lançada a tão esperada versão para Windows do emulador com suporte à DirectX, conhecida como TRWin, e portada por RCP. A partir dessa versão o emulador começa a rodar jogos do console, começando por Mario 64. Esse é considerado um port oficial junto com o de UNIX feito por Niki, por tanto faz parte do projeto original. Para rodar de forma satisfatória o emulador, era preciso ter um processador Celeron de 375Mhz, o que na ocasião eram poucas pessoas que podiam tê-lo. Em Outubro de 1999 chega suporte à som ao emulador. Nessa versão já rodava 88 jogos, e muitos deles sem uma grande quantidade de bugs, como Bomberman Hero, Mortal Kombat 64, San Francisco Rush, Starfox 64, Superman e alguns outros. Outra novidade do emulador era poder usar patches e cheats usados também no emulador UltraHLE, o mais famoso da cena 64 na época. Por volta de Setembro/Outubro de 1999, muda seu layout. Em uma de suas versões, a de Maio de 2000, rodava 63 jogos. Menos jogos que a versão de Outubro de 1999, porém muito provavelmente esses rodaram de forma estável. Em Junho de 2000 chega ao fim o port de RCP para Windows. No mesmo mês, RCP começa a trabalhar no KIAME, emulador de Killer Instinct.
TRWin GL
No meio disso, em Maio de 1999, surge outro port para Windows criado F|RES com suporte à OpenGL chamado TRWin GL (TrueReality Windows OpenGL) e também sendo um port oficial do projeto. Tanto o TRWin quanto o TRWin GL são desenvolvidos separadamente. TRWin GL foi iniciado em Abril de 1999. A emulação era bem simples, porém rápida e com bons gráficos e o emulador tinha três tamanhos de resolução. Em Setembro chegou a preparar o emulador para receber plug-ins, mas esse suporte nunca ocorreu de fato. Parece ter sido produzido pelo grupo um plug-in próprio de vídeo para o emulador com o nome de TRWin OpenGL, mas isso não é confirmado.
Sobre seu layout, mudou algumas vezes ao longo de 1999. A partir de Setembro de 1999, começa a trazer um plugin fixo de vídeo e em Dezembro de 1999, de som. Em sua versão final em Dezembro de 1999, o emulador chegou a rodar 64 jogos ao todo. Seu criador, F|RES, chegou a contribuir com outros projetos de N64, como o 1964, por exemplo. TRWin GL chegou a ter um emulador criado em Junho com base no seu código fonte, o PC64. Em Julho surge o último port oficial do TrueReality, portado para MacOS por Gil Pedersen e que teve versões até Janeiro de 2000. O projeto também teve outros ports, os chamados não oficiais.
TRWin GL (Interface)
Em Janeiro de 1999 para Amiga pelo famoso AmiDog a partir da versão UNIX, com último lançamento em Abril de 2000 e em Fevereiro de 1999 para MS-DOS por Lemmy do projeto Nemu64 também a partir da versão para UNIX, com lançamento único. Em Fevereiro de 2000, Niki resolve dar um novo norte para o projeto e deixa em seu lugar Icepir8, que já estava no projeto e F|RES criador do TRWin GL, alegando falta de tempo. Em Abril, com o time completo, o projeto muda de nome para TR64 (TrueReality64), e começam a trabalhar na versão de Windows de F|RES, a TRWin GL, encerrada no ano anterior.
TR64
A primeira versão do TR64 é lançada em Outubro. Um de seus diferenciais é o suporte a OpenGL e DirectX 11. Nessa versão, também traz plugin fixo para vídeo e som. Na segunda versão, lançada no mesmo mês, traz plugin fixo para input. Em Novembro, entra o último integrante do novo grupo, Schibo do antigo projeto de N64, 1964. A partir da segunda versão de Dezembro de 2000, começa a dar a possibilidade de se colocar plugins externos. Apenas na versão de Abril de 2001 que adiciona suporte à som. O emulador segue tendo atualizações até Dezembro de 2001, quando lança sua última versão. Em Maio de 2002, chegou a postar alguns screenshots de testes do emulador, e em Agosto do mesmo ano dizer que o projeto não estava morto.
TR64 (Nuclear Strike 64/Off Road Challenge)
Mais de um ano depois da última versão lança sua versão final em Abril de 2003. O TR64 funciona por meio de plug-ins, que foram adicionados na segunda versão do emulador também em Outubro de 2000. Ele carregava os plug-ins gráficos, sonoros, de joypads e do RSP, que era o processador de sinal de realidade, um processador para gráficos autônomos. Um coprocessador do processador central. Os jogos eram carregados nos formatos .ROM, .BIN, .V64 e .N64. Sobre sua front-end, a modifica em Dezembro de 2000 e Abril de 2003. Já seu ícone, mudou duas vezes em Outubro de 2000 e uma em Abril de 2001.
TR64 (Interface/Configurações)
TR64 (Interfaces)
Em relação a bifurcações, em Abril de 2001 é lançado o emulador Blade64 baseado no código fonte do TR64. Outro projeto de Ice e Fires foi o desenvolvimento de um plug-in gráfico que usavam no emulador, chamado TR64 OpenGL, desenvolvido de Setembro de 2001 até Março de 2003. Em Fevereiro de 2004, Niki (o autor original do projeto) ressuscita o projeto TR64 e lança para o sistema UNIX (rodando também no Linux) em Março uma nova versão do emulador. Lança versões até Abril de 2004 e retorna em 2008 com versões entre Março e Junho. Após isso, nunca mais se houve falar no projeto.
Ultra64 (1998)
Ultra64
O emulador Ultra64 (baseado no nome dado ao hardware de N64) começa a ser desenvolvido em 1998 por Timmy Schwartz, conhecido também como Angelo. Uma de suas primeiras versões, a 0.2ª, é lançada em Outubro de 1998 para Windows. Na versão de Outubro só emulava a CPU, sem gráficos ou áudio. Em Dezembro é colocado um depurador e há carregamento de roms sem execução dos mesmos. Desde seu início (pelo menos desde Dezembro) lança seu código fonte. Apesar de não rodar jogos, já vinha desde o começo com suporte às extensões .N64, .V64, e .BIN (e a partir de 1999 à .Z64) e à save states. Em 1999, teve versões em Abril, Junho e Dezembro. Em Abril de 1999, seu concorrente, o UltraHLE (comumente confundido com o emulador de Timmy), cede seu site para hospedar o Ultra64.
Ultra64 (Interface/ASCII Viewer/CPU)
Em Janeiro de 2000, já consegue seu domínio .com. A versão seguinte é a de Maio de 2000, aonde seu nome muda para Ultra64X. Até essa versão muita coisa foi modificada, mas nenhum jogo era executado, exceto o demo N64Stars. Seu último lançamento é datado de Maio de 2001. A partir dessa última versão o emulador já podia rodar algumas demos, como N64stars, Liner e 1964. Em Julho de 2001, lança o código fonte de seu emulador para ser usado por quem se interessar. Em Outubro chegou a ter um projeto de desenvolver um núcleo de CPU para o N64 junto com Azimer do projeto Apollo, e que seria compartilhado por ambos os emuladores, mas ele nunca foi concretizado.
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