segunda-feira, 16 de outubro de 2023

A História dos Emuladores de Sega CD/32X

NextLEVEL

Houve dois projetos de Sega CD que nunca foram adiante. O primeiro foi NextLEVEL em Outubro de 1997 pra MS-DOS, que só executava a bios do console. Apesar disso, planejavam rodar outros console em seu emulador, como SMS, GG e 32X. Uma versão chamada NextSMS para SMS e GG chegou a ser cogitada pelo autor, mas também não foi lançada. O segundo foi CDX1 com lançamento alpha em Agosto de 1998 para Windows, e que também não rodou nenhum jogo.

NextLEVEL (Interface)

Sua última atualização sobre em Novembro de 1998, prometia um lançamento alpha e quem sabe uma versão beta, mas isso nunca ocorreu. O emulador de Mega Drive, VGen, lançado em Outubro de 1998, também rodava apenas a bios do Sega CD, e como os anteriores não deu continuidade a esse suporte em se emulador. Também houve um projeto que nunca foi lançado, chamado Hybrid's Sega CD Emulator.

Sobre 32X, o primeiro projeto que se tem informação foi o 32Xulator em 1997 criado por Eek. O projeto nunca é lançado e é encerrado em Setembro de 1997.

AGES (1997)

AGES

O primeiro projeto que de fato deu frutos foi o AGES, criado pelo americano Jeffrey Quinn, o Quinntesson em Agosto de 1997, tendo suas primeiras versões alfa e beta, ainda não publicas, em Setembro de 1997 para MS-DOS. Nesse mês havia começado a dar suporte à emulação do M68k. Inicialmente o projeto tinha em mente rodar jogos de Mega Drive e 32X, deixando na incerteza jogos de Sega CD. Em Novembro de 1997, consegue rodar jogos SMD e MD de Mega Drive. Nessa ocasião rodava apenas demos. Em Abril de 1998, é adicionado reconhecimento de jogos Sega CD.

AGES (Mega Drive/Sonic The Hedgehog)

Em Maio de 1998, começa a rodar alguns jogos de Mega Drive, porém impossíveis de serem jogados, por conta da distorção de gráficos. Em Novembro de 1998, a versão DOS é descontinuada, dando espaço para a versão Windows / DirectX, além de começarem o suporte preliminar aos save states do emulador Genecyst. Jogos de 32X só começam a funcionar em Março de 1999. O emulador é lançado publicamente em Abril de 1999 para Windows, ficando conhecido como WinAGES.  Nessa ocasião já conseguia rodar jogos de Mega Drive de forma jogáveis e alguns jogos de 32X. Em Julho de 1999 começa suporte preliminar a SMS e a emulação Z80. Em Janeiro de 2000, a emulação de som YM2612 começa a ser desenvolvida com suporte ao som FM já concluídos. O emulador só foi se tornar jogável em Março de 2000, com versão completa em Abril de 2000, quando completava 1 ano, quando conseguiu executar rodava jogos de 32X com maior melhoria gráfica. Em Maio de 2000 já rodava jogos como Virtua Fighter e Virtua Racing, de pesada execução. Em Junho de 2000, emula os dois processadores SH-2, os três modos gráficos do 32X, formatos de rom .BIN, .GEN e .32X, salvamento e carregamento na bateria dos consoles, suporte à dois controles de 3 e 6 botões, auto-detecção de jogos por região e suporte de buffer para quadro duplo.

AGES (Sega CD/Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm)

Em Outubro de 2000, começa a emular de fato o Sega CD, se tornando mais jogável a partir de Fevereiro de 2001. Sendo assim o primeiro emulador a rodar 32X e Sega CD. Além disso, em Outubro também dá suporte direto do CD-ROM para Sega CD, carregamento na memória RAM do Sega CD (sem salvamento), suporte à salvamento e carregamento de jogos na bateria do MD e 32X, suporte à roms ISO e RAW e também compactados em extensão .RAR (talvez um dos primeiros emuladores à rodar jogos compactados nesse formato), suporte ao joypad Sega Mouse e carregamento de patches .IPS.

AGES (Menus)

Em Janeiro de 2001, começa a reprodução de faixa de música de CD, suporte completo do carregamento de save states do emulador Genecyst e carregamentos de roms no formato .CUE. Em Abril de 2001 começa a dar suporte à jogos compactados no formato .ZIP. Em Outubro de 2001, começa a dar suporte de fato ao chip de som do MD, YM2612 e controle estéreo do mesmo, como também suporte de som DAC e PSG também de MD e suporte sonoro PCM de Sega CD. Apenas em Dezembro de 2001 começa a dar suporte à save states próprios (antes contando apenas com o salvamento em bateria).

AGES (Sega Master System/ALF)

O AGES também começa a emular Master System de forma definitiva em Março de 2002. Em Maio de 2002, começa a dar suporte à joypads como a pistola Sega Menacer, a arma Konami Justifier e os suportes para 4 controles Sega teamplayer multitap e Electronic Arts 4 Way Play. O projeto se encerra em Novembro de 2002. 

AGES (Game Gear/Bare Knuckle II)

Nessa versão começa a executar jogos de Game Gear, como também carregamento automático do arquivo de patch IPS (por jogo), suporta arquivo de inicialização .INI para cada jogo específico, suporte à bateria RAM de Master e GG para salvamentos e carregamentos, suporte para Game Genie, suporte à Kaillera e execução de músicas em formato CUE/BIN. Sobre suas recomendações mínimas, em Março de 2000 recomendava o uso de DirectX 5.0, com vídeo de 16 bits de cor e processador com suporte à MMX, por exemplo o Pentium 1. Já no fim do projeto, em Março de 2002, recomendava apenas o DirectX 3.0 com 233 MHz de processador MMX. Para suporte à joypad recomendava o uso de DirectX 5.0. Sobre ajudas no projeto, tivemos o site de roms, Eidolon's Inn, o conversor de emuladores para Windows, Atani, e os criadores de emuladores de MD, Charles MacDonald do Genesis Plus, Steve Snake do na época Kega, Stef do Gens, entre outros.

RetroDrive (2000)

RetroDrive

RetroDrive foi um emulador de 32X e Mega Drive. RetroDrive começou em Janeiro de 1998 pelo americano Tim Meekins com o nome de Vegas, na tentativa de desenvolver um emulador de Mega Drive e 32X. Foi lançado em Abril de 2000 para Windows, já conseguindo rodar alguns jogos dos consoles propostos. Uma versão estável para Mega Drive só sai no mês de Maio de 2000. Em Julho de 2000, já conseguia rodar perfeitamente jogos de 32X, como Doom, Knuckles & Chaotix, Virtua Fighter, Virtua Racing e outros. Em Agosto de 2000, muda o nome do emulador para GENSX. Nesse mês também dá suporte à jogos compactados em formato .ZIP e carregamento de save states no formato GS0 do emulador Genecyst.

Vegas (Golden Axe III/Sobre)

Em Maio de 2001 muda novamente o nome do emulador, agora se chamando RetroDrive. Nessa versão, começa a dar suporte ao carregamento e salvamento automático na RAM da bateria dos consoles. A partir de 2001, o emulador estava mais funcional para 32X. Foram lançadas três versões como Vegas, uma como Gensx e cinco como RetroDrive, sendo a última lançada em Março de 2002. Entre as funções de hardware emuladas, temos as emulações dos microprocessadores SH-2, do M68k de Bernd Scmidt e Markus Gietzen, do Z80 de Marcel de Koge, e do chip de sintetização FM, YM2612 de Tatsuyuki Satoh. O emulador rodava em um Pentium 200MhZ com velocidade de 30 à 40fps.

GENSX (Mega Drive/Grind Stormer/Sobre)

Já em um Pentium 3 com GeForce265, rodava em 60fps. Em Setembro de 2001, com o sucesso da emulação do 32X lança o emulador SH-2 que deixa a disposição o emulador do processador Hitachi SH7604 Risc do add-on disponível para ser usado em outros emuladores. O projeto teve três versões lançadas, sendo a última em Março de 2002, na mesma data que a última versão do RetroDrive. Fora da emulação, Tim, nascido em 1968 e originário da Califórnia, é conhecido até os dias de hoje na indústria de jogos. Começa no jogo Pick’n Pile para Amiga em 1990, ainda como testador, e depois atuando de 1992 à 1995 em jogos para SNES como técnico, programador e engenheiro de software, em títulos como Taz-Mania, Clay Fighter, Claymates, WeaponLord e principalmente jogos de esportes MLBPA Baseball, Madden NFL '94 e Bill Walsh College Football.

RetroDrive (32X/Motocross Championship)

Esteve em alguns jogos de PSX, como Viewpoint e One, e mais um jogo de esportes, NHL 97, ambos entre 1996 e 1997. Sua maior paixão foram os jogos de esporte, com seu ápice no ano de 2000, quando começa a franquia NBA 2K para Dreamcast. Ele participa de dezoito jogos da série até 2020, passando por GameCube, PS2, Xbox, Xbox 360, PS3, Windows, PSP, Wii, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e o serviço de stream da Google, o Stadia. Em todos atuou como engenheiro de software, função que desempenha desde 1995 no jogo WeaponLord. Também esteve na franquia NFL 2K (2000-2004).

Xega (2001)

Xega

Xega foi lançado em Junho de 2001 para Windows por Michel Gerritse, conhecido como Gerrie, e apesar de ter sido lançado como um emulador de Mega Drive, sua intenção era rodar 32X e Sega CD. Em Outubro de 2001, na segunda versão lançada, consegue suporte a Sega CD e a poucos jogos de 32X. Os jogos de Sega CD podiam ser executados tanto com as mídias em CD, quanto pelos arquivos .BIN. Foi um dos primeiros emuladores a rodarem Sega CD junto com o Gens que dá suporte ao add-on um mês antes. Na mesma versão de Outubro também adiciona o emulador RAZE de Z80 de Richard Mitton no lugar do de Neil Bradley e suporte ao DAC, que é um conversor de som digital estéreo para analógico mono.

Xega (Menu/Sega CD/Sobre)

Xega também contava com a emulação M68k de Neill Corlett e YM2612 de Tatsuyuki Satoh. O projeto de 32X não foi a diante. A alegação de Gerrie tanto para o Sega CD, quanto para o 32X, era seu pouco acesso aos jogos, e pedia aos usuários que doassem jogos para ele. Ele larga de vez o projeto para se dedicar em Novembro de 2002 ao projeto de emular um acessório do Dreamcast chamado DreamVMU. Em Junho de 2003 também entra no projeto de SMaSher, para rodar Master System e Game Gear. Ele desenvolveu muitos outros projetos no campo da programação de jogos, suporte a emuladores e outros.

Xega (Sobre/Mega Drive/Air Diver)

Nunca terminou nenhum projeto que fez, apesar de alegar que tenha terminado o Xega. O projeto teve quatro versões lançadas, e exigia um PC com 16MB de RAM e DirectX 8.0. Sobre ajudas, os autores dos emuladores de MD, Gens, Genital, Genesis Plus, KGen, RetroDrive, além do DGen, do qual Xega usou algumas partes, ajudaram na consolidação do projeto, como também Neill Corlett com seu emulador 68k, Tatsuyuki Satoh com seu emulador YM2612, Christian Schiller do site Eidolon's Inn, Atani que criava versões Windows de emuladores MS-DOS, entre outros. O emulador pedia um PC com 16MB de RAM e DirectX 8 e suporte à vídeo com 16 bits de cor.

Outros Emuladores

Além dos projetos já citados, muitos outros emularam Sega CD e 32X, e alguns deles tiveram a melhor emulação e popularidades desses add-ons.

Inicialmente sobre 32X, depois de Maio de 1998 com a execução do mesmo pelo AGES e em Julho de 2000 pelo RetroDrive, outros emuladores começam também a rodá-lo, como Genital em Dezembro de 2000, Gens em Agosto de 2002 (dando maior destaque a essa emulação) (e com ports para XBox, Dreamcast e Android), Kega Fusion em Julho de 2004 (que de fato populariza o add-on), Regen em 2007, PicoDrive em Novembro de 2007 (que também teve versões para portáteis como PSP, Gizmondo e GP2X/Wix, e port para Nintendo DS), HazeHD em 2009, entre outros.

Sobre Sega CD, o emulador que se torna um dos pioneiros na emulação do acessório depois do AGES, foi o Gens, que o traz em Setembro de 2001 (posteriormente com ports para XBox, Dreamcast e Android), exatos um ano após o AGES. Mas a popularidade e consolidação da emulação do Sega CD surge com Kega em Janeiro de 2002, com melhorias na continuidade do projeto a partir de Setembro de 2002 com o Kega Lazarus e se popularizando de vez com o último emulador do projeto de Steve, o Kega Fusion, ou simplesmente Fusion a partir de Julho de 2004. Os outros projetos que emularam o Sega CD, foram Genital em Dezembro de 2000, Genesis Plus GX em 2005 (para GC e NWII), PicoDrive em Novembro de 2007, HazeMD em 2009, MD.emu (para Android) em 2012, entre outros.

Sobre emuladores multissistemas, o add-on 32X também rodou no MAME em 2009, RetroArch e OpenEmu em 2013 (ambos por meio do PicoDrive), Ares em 2020 e BizHawk (por meio do Genesis Plus GX) em 2021.

Já o Sega CD esteve em Xe em 2005, RetroArch em 2012 (por meio do Genesis Plus GX, e em 2013 por meio do PicoDrive), MAME em 2015, OpenEmu em 2015 (por meio do Genesis Plus GX) e BizHawk (pelo Genesis Plus GX) em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página