sábado, 28 de outubro de 2023

A História dos Emuladores de Jaguar

O primeiro emulador de Atari Jaguar a ser desenvolvido se chamava Jagged Project, e chegou a emular 2 dos 4 chips do console. O projeto foi desenvolvido muito provavelmente entre os anos de 1997/98. Estava próximo a emular os outros dois, mas o projeto foi encerrado sem explicações. Seu criador se chamava Sexton, e também foi conhecido pelo emulador de NES, Emutator. No mesmo período surge outro projeto, chamado Jag64BitEmu, criado por Solex, e que desaparece com o tempo. Em Maio de 1998, surge Jade, criado por Relicite. Em Maio de 1999, Jade e Jag64BitEmu se fundem, se tornando Jag64. Infelizmente esse projeto também não vai à frente.

Em Maio de 1999, surgem outro projeto, Cheetah, que prometia lançar seu beta dentro de um mês. Esse é mais um projeto que também não segue adiante. No mesmo mês também surgiu o boato de um emulador chamado EmuJag (ou JagEmu) que teria emulado os dois principais chips e o chip 68k. No ano seguinte, descobriu-se que se tratava de uma notícia falsa. Se tratava apenas de uma captura de tela de uma GUI simples seguida de informações inventadas sobre um suporto projeto.

Jagulator (2000)

Jagulator

Jagulator foi um projeto criado em 1997 por RealityMan. Ele era o único projeto de Jaguar que ainda continuava a ser desenvolvido. Por conta de todos os projetos de Jaguar cancelados, mais a falsa notícia sobre EmuJag, o trabalho de Reality começa a receber desconfiança, e por conta disso lança a versão alpha do emulador, o que ocorre em Setembro de 2000 para Windows. O emulador usava o emulador do processador Motorola 68k desenvolvido por Neill Corlett.

Jagulator (Kasumi Ninja/Iron Soldier)

Outra curiosidade era o uso do OpenGL como núcleo gráfico do emulador, o que pouco era usado por conta do baixo desempenho dos computadores da época. A primeira versão do emulador já vinha com uma demo de abertura, a bios. Além disso, tinha uma interface diferente dá de outros emuladores. Apesar de ser modo Windows, funcionava por comando de linha. Ele tinha duas janelas, uma do jogo, a GUI, e outra de comando de linha. Ao executar os comandos certos para o carregamento de rom o jogo carregava na GUI.

Jagulator (Double Dragon V/SuperFly DX)

Configurações de diretórios de vídeo, como tipo de vídeo, tamanho da janela, full screen e frameskip, com tipo de som, eram feitas no arquivo de inicialização jagulator.ini. Na ocasião, essa versão de lançamento foi traduzida para o português pelo brasileiro Luiz Eduardo, o Horse. Em Julho de 2001 sai a versão 1.5.0. Em Agosto de 2001, é lançada a versão 1.5.1, já com suporte ao Jaguar CD, com download de sua respectiva bios. Nessa versão houve aumento de velocidade e compatibilidade de jogos, e várias outras melhores funcionais. Após isso o emulador não recebe mais atualizações.

Jagulator 1.3.1

Jagulator 1.5.1

Em Outubro de 2001 é lançado o código fonte da última versão do emulador. Em final de 2001, SubQMod começa a cuidar do projeto que havia liberado seu código fonte junto com seu último lançamento. Em Janeiro de 2002, postou uma imagem de desenvolvimento do emulador, e prometia o lançamento das versões 1.6.0, a Gamer, uma versão prática para quem apenas quer clicar e jogar seus jogos favoritos (reclamação feita na época, pela falta de facilidade de carregar os jogos), e a Developer, própria para desenvolvedores com um depurador completo para quem tivessem interesse de alterar códigos sem a necessidade de usar dispositivos e kits para tal.

Jagulator 1.6.0 e Jagulator 2.0.0

Essas versões nunca foram lançadas. Sub fica quase 10 anos trabalhando no projeto, quando lança três versões do emulador, a2.0.0 (pré-estreia), 2.0.1 e 2.0.2, todas em Junho de 2011. Como o projeto original, suportava apenas jogos no formato .jag. Agora com uma GUI prática, dá suporte a carregamento de jogos em cartucho e jogos em CD tanto pela unidade de CD-ROM quando pelo arquivo binário/ISO. Também há configuração própria de vídeo e controle, como configuração geral. Após isso não há mais atualizações no emulador.

Project Tempest (2002)

Project Tempest

O Project Tempest (que significa projeto tempestade, nome inspirado no jogo de tiro do console, Tempest 2000) foi criado pelo finlandês Ville Linde e lançado em Outubro de 2002 para Windows. No seu lançamento já tinha emulação do microprocessador 68K e da GPU, e quase que totalmente a emulação do DSP. A parte sonora ainda não tinha sido implementada, e objetos de 32 bit e GPU também não eram emulados. Em seu início pedia um Pentium III ou Athlon com mais de 800 MHz, 128MB de RAM e DirectX 3 ou superior. Na versão 0.12 de Outubro de 2002, reescreve o emulador para funcionar em DirectX 8 e adicionou modo de tela cheia, e na versão 0.20 de mesmo mês, começa a dar suporte à joypad com opção de dois controladores. Em Dezembro de 2002 começa a emular som, mas em apenas alguns jogos e novo circuito de High Level para aumento de velocidade. Na versão 0.45 de Fevereiro de 2003 dei seu suporte à mais jogos e na versão 0.47 do mesmo mês melhorou e otimizou o sistema de vídeo.

Project Tempest (Super BurnOut)

Em Março de 2003, otimiza vídeo, melhora som e jogos em 3D começam a funcionar melhor. Em Maio de 2003 lança a mesma versão de Março, só que em formato SDL e sem som. Ela possibilita a portabilidade para outros sistemas, como os UNIX. Também lança o código fonte dela no mesmo dia. Lança mais uma versão SDL e seu código fonte no mesmo mês, e encerra os lançamentos nesse formato. Em Maio de 2003, ganha uma versão para BeOS portada por Caz chamada Project Tempest/SDL. Em Outubro de 2003, Ville reescreve quase que completamente o emulador, reescreve o código de som e aumenta a compatibilidade de jogos. Das três versões lançadas em Outubro, a última, surpreendentemente tinha suporte apenas a comando de linha. Na versão 0.9 de Janeiro de 2004 começa a dar suporte preliminar ao CD, carregando apenas arquivos .ISO, e na versão 0.92 do mesmo mês começa a dar suporte à arquivos .CDI também de jogos de CD.

Project Tempest 0.1 e Project Tempest 0.95 (Menus)

Uma curiosidade. David Raingeard, primeiro criador do emulador Virtual Jaguar é quem ajudou com detalhes Ville no suporte à CD-ROM no Project Tempest. A curiosidade se deve ao fato do Virtual Jaguar nunca ter emulado CDs. Além das adições já citadas, o emulador também dava suporte à salvamentos automáticos no EEPROM, que é a memória de leitura do console, filtragem bilinear que faz os gráficos ficarem mais desfocados, limitação de quadros em 60 frames, colocando os jogos na velocidade correta e suporte à som de 44.100 Hz. Em Fevereiro de 2004 lança sua última versão, totalizando 17 versões lançadas. Project Tempest foi um dos primeiros emuladores a ter melhor jogabilidade do console. O único empecilho para sua execução na ocasião era que nas versões finais, pedia um processador de mais de 1 GHZ e de mais de 2 GHZ para emulação de som, com 128 MB de RAM e DirectX 9, configuração que só computadores mais avançados usavam. Apesar de suas benesses, tinha diversos problemas com sprites e de compatibilidade de jogos. Sobre a emulação do microprocessador 68K, Project Tempest usou o emulador Turbo68K de Bart Trzynadlowski, criador do emulador de MD, Genital no ano de 2000.

Virtual Jaguar (2003)

Virtual Jaguar

O emulador Virtual Jaguar é criado pelo francês David Raingeard por volta de Novembro de 2002. O projeto também tem a ajuda de James L. Hammons, o Shamus, que fica responsável por criar o código-fonte do emulador. Sua primeira versão é lançada em Junho de 2003 apenas como código fonte. Ela já havia sido testada, e estava apta para funcionar nos sistemas Linux, FreeBSD, BeOS e Windows graças à sua base construída em SDL. Ela também já tinha desenvolvido suporte à joystick e frameskip. Entre e Junho e Julho, cria duas versões privadas para teste e lança outras duas com apenas o código fonte. Nessas duas últimas 1.0.3 e 1.0.4 lançadas respectivamente em Junho e Julho, há a mudança do emulador 68k Starscream para Musashi na primeira, e na segunda há suporte à roms compactadas. Lembrando que nenhuma delas eram executáveis, mas traziam essas mudanças em seu código caso algum dia fossem. Após isso, David desiste do projeto e se dedicado ao portal Potato Emulation criado ao lado de Romain Tisserand em 2002 para divulgar e criar projetos de emulação desenvolvidos pelos dois.

Virtual Jaguar (WIP Version) (Supercross)

Após sua saída, Shamus fica a frente do projeto, com parceria com Niels Wagenaar, que o ajuda no port para Windows e cria o port Linux e Carwin Jones, o Caz, que trabalha no port para BeOS, mas acaba não o lançando. Shamus lança a primeira versão do emulador em Agosto de 2003 para Windows e Linux. A versão de lançamento já vinha com uma suporte à som e uma GUI, o que as anteriores ainda não disponibilizavam. Em seu início Virtual Jaguar já conseguia rodar jogos como Woldenstein 3D e Iron Soldier. Em Setembro de 2003 sai a segunda versão com suporte à resolução 320 x 240, suporte preliminar de mouse na GUI e núcleo DSP totalmente desenvolvido (o que é?). Em Outubro de 2003, surge o port para MacOS X por Adam Green. A versão seguinte sai em Agosto de 2004 com suporte OpenGL funcionando em resolução 640x480 e melhoras na GUI. Nessa versão se encerram os ports para Linux. De Agosto de 2005 à Setembro de 2006 planejaram a versão 1.1.0, e apesar de ter existido, nunca foi lançada. Em Maio de 2007, Shamus cria uma conta no site GitHub aonde coloca todas as versões do Virtual Jaguar para download.

Virtual Jaguar (WIP Version) (Native/Fight for Life!)

Quase sete anos depois, em Junho de 2011, o emulador volta a receber atualização, agora com melhorias de usabilidade e compatibilidade do núcleo do console, mudança de interface do usuário e a GUI para o formato QT, que é uma interface que permite maior integração de API's como OpenGL e integração com gráficos em 2D, imagens, fontes e textos. Em Outubro de 2011 sai mais uma versão. Em Janeiro de 2012, o emulador deixa de usar o emulador 68k Musashi para usar uma versão mais customizada do 68k UAE. Em Fevereiro de 2013 trazem uma nova versão com suporte à gamepad (e não à joystick) e a modo de tela cheia. É a partir dessa versão que se encerram os ports para Mac. As duas últimas versões saem em Outubro de 2014. Infelizmente o emulador nunca deu suporte à CD. Sobre ajudas ao emulador, além do antigo criador do emulador, David, que divulgava os avanços do Virtual Jaguar em seu portal, também foi ajudado por Aaron Giles com fontes do sistema CoJag usadas no MAME, um arcade baseado no Atari Jaguar e que usava o seu mesmo chipset. Junto com CoJag também veio o emulador Starscream de Neill Corlett, que depois é substituído pelo emulador Musashi de Karl Stenerud, e por fim pelo UAE, uma versão customizada de Starscream e Musashi.

Virtual Jaguar (Interface/Sobre/Controles/Menus/Infos)

Sam Lantinga também o ajudou com sua biblioteca multimídia SDL. Sobre ports, em Setembro de 2016, Lyubomyr Lisen porta o emulador para Android. Em Dezembro 2016, gameblabla cria um port do emulador para a super calculadora TI-Nspire CX, chamado Virtual Jaguard SDL Nspire. O mesmo emulader chegou a desenvolver na mesma data outro port do emulador sendo uma versão leve do mesmo, chamado Virtual Jaguar SDL, mas que nunca foi lançado. Em Janeiro de 2017 é lançado um port do emulador chamado Virtual Jaguar RX (RX adicionado ao nome em Novembro do mesmo ano) por Phillip Macon, que principalmente corrigia erros e modernizava estruturalmente o emulador. Foram lançadas seis versões ao todo até Agosto de 2019. O emulador era intitulado como versão 2.1.3, ou seja, como sendo uma continuação do projeto clássico que teve sua última versão intitulada como 2.1.2. Em 2021, esse port é continuado por Djipi, com algumas alterações de CPU e estruturais com apenas uma versão lançada em Maio de 2021. Uma versão do emulador também foi lançada para o portátil GamePark GP2X em 2005. Em 2014 começa a ser desenvolvido um port seu para o emulador multissistema, OpenEmu, chamado VirtualJaguar-Core, porém nunca foi lançado. Também em 2014 começa a fazer parte do emulador multissistema, LibRetro/RetroArch.

Jaggy (2003)

Em Julho de 2003 é lançado um protótipo do código fonte do emulador por Tom Walker, chamado Jaggy. Nunca foi lançada uma versão do emulador, porém, seu código fonte serviu para ajudar outros desenvolvedores. O emulador tem apoio da plataforma de programação DJGPP, da biblioteca Allegro, e do emulador do processador 68k, Starscream.

Tempest 2000 (2005)

Tempest 2000

O Jaguar Tempest 2000, Tempest 2000, ou simplesmente T2K, foi desenvolvido em 2005 por Dave Oldcorn (não confundir com os desenvolvedores de jogos David Oldcorn e D. Oldcorn). O primeiro lançamento é datado de início de 2005 para Windows. Às versão 0.01 à 0.04 nós não obtivemos data, porém nas versões 0.03, é adicionado suporte à joytick / joypad e na 0.04 captura de som.Uma das primeiras versões que encontramos data é a 0.05, de Setembro de 2005. Nela é acrescentado screenshot e modo de tela inteira. Em Setembro de 2006 é lançada a versão 0.06, como também são portadas as versões 0.04 e 0.05 respectivamente para Linux e MacOS. Depois de um hiato, lança a versão 0.06b em Fevereiro de 2007.

Tempest 2000 (Sobre/Menus)

Também há um port para o portátil GamePark GP2X em Agosto de 2007. O requisito mínimo do sistema é de 500MHz de processador, recomendado 1 GHz. O emulador do processador 68k é o Starscream de Neill Corlett, como também fora usada inicialmente no processamento do emulador Virtual Jaguar. O emulador também usa as bibliotecas libPNG para manipulação de imagens, e Zlib, para compressão de dados. O Tempest 2000 nunca deu suporte à CD-ROM. Outra curiosidade, alguns jogos rodavam com problemas, como Alien vs Predator e Doom. A última versão do emulador é uma melhoria na versão 0.06b, intitulada 0.06c, apenas para Windows, lançada em Novembro de 2008. Além disso o emulador tem várias opções de som e de CPU, além de suporte à save state.

Outros Emuladores

Houve também multi-emuladores que rodaram o Atari Jaguar, como o MAME a partir de Maio de 2003, porém não o console, e sim o arcade Atari Cojag Hadware, inspirado no console Jaguar. Na ocasião, ingressou no MAME com o jogo Area 51: Maximum Force Duo, graças a Aaron Giles. Já o Atari Jaguar console é emulado muitos anos depois no MAME em Setembro de 2015, começando com o jogo Air Cars. MAME tem versões para Windows, Linux, Pandora, Android e IOS. O emulador não rodava jogos de CD do console, apenas os jogos em cartucho.

Phoenix (Atari Jaguar/Wolfenstein 3D)

Jaguar também é muito conhecido por rodar no multi-emulador Phoenix, projeto original para 3DO. O emulador começa a suportar o Atari Jaguar a partir de Maio de 2017, alguns meses depois de também começar a emular Master System, Game Gear e ColecoVision. Como o MAME, apenas emulava cartuchos de Jaguar.

Para smartphones, houve emuladores próprios para Jaguar, como IrataJaguar em Junho de 2017 pelo projeto Phoenix para Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página