terça-feira, 10 de outubro de 2023

A História dos Emuladores de Neo Geo - Parte 3

Neo Geo CD Emulator (2001)

Neo Geo CD Emulator

Neo Geo CD Emulator foi um projeto desenvolvido em 2001 pelo japonês NJ. Sua primeira versão beta foi lançada em Setembro de 2001 para Windows. Apesar de ser um emulador Windows não tinha uma GUI própria, tendo que ser alterado por meio do arquivo .INI. O emulador tem snapshot, fullsceen, aumento de velocidade, frameskip, scanline, vsync, mas não há suporte à save states. Apesar de problemas de som com alguns jogos, com uma nota de 80% de funcionamento por seu criador, tinha uma boa jogabilidade, e é considerado um dos primeiros emuladores jogáveis de Neo Geo CD. Ele já dava suporte ao DirectX e a todos os sistemas Windows até o XP.

Neo Geo CD Emulator

Seu emulador usa emulação dos microprocessadores Raze Z80 de Richard Mitton e MC68k do emulador MAME, além da emulação de som do Yamaha-2610 e reprodução de som DirectSound feita por Iori para o emulador UOMAME32j, com o qual NJ também contribuia. A última versão lançada do emulador é datada de Dezembro de 2001. Em 2007, NJ começa a desenvolver emuladores de Capcom Play System e Neo Geo para PSP. Em Dezembro de 2013, lança o NJEMU, reunindo emuladores de CPS 1 e 2, e Neo Geo MVS e CD para PSP. O emulador para Neo Geo CD, conhecido como NCDZPSP, foi criado com base em seu antigo emulador Neo Geo CD Emulador. O desenvolvimento do NJEMU aconteceu até Janeiro de 2004 e também é executável no PS Vita. Até onde sabemos, Neo Geo CD Emulator não teve mais nenhum port.

NeoRaine (2007)

NeoRaine

NeoRaine foi criado por Emmanuel Anne em 2007 junto com o grupo Raine Team, criador do emulador de arcade, Raine, do qual fazia parte desde 2001, e o usando como base. Sua primeira versão é datada de Dezembro de 2007 para Windows, Linux e sistema UNIX. O projeto foi desenvolvido apenas para emular o console Neo Geo CD. Entre suas ferramentas, na parte de jogos suportava arquivos sonoros MP3, WAV e OGG e iso's no formato .CUE .ISO e .BIN, além de disponibilizar função de velocidade de animação, que simula um leitor de CD-ROM da velocidade 1x até 48x, como nas unidades física de leitura de CD. Na parte sonora, dava acesso à gravação de áudio em formato WAV, qualidade de áudio de 44.100 MHz e controle de volume de músicas e efeitos.

NeoRaine (Magical Drop 2)

Na parte de vídeo usava frameskip e formatos YUY2 e YV12, que trabalhavam a codificação final de imagem. Na parte de estratégias, dava possibilidade parcial de uso de cheats. Além disso, também tinha as opção de save state, snapshot, joypad, entre outras consideradas padrões. Além disso, como todo o console por mídia de CD necessitava da bios para funcionar. NeoRaine tinha base os emuladores dos microprocessadores Zilog Z80 e Motorola 6502 escritos por Neil Bradley e Motorola 68k por Neill Corlett, e o código de recompilação do microcontrolador 68705 por Richard Mitton. A última versão do emulador foi lançada em Junho de 2013, com 43 lançamentos ao todo.

NeoRaine (Menus)

Após seu término, ainda em 2013, se funde ao emulador raiz Raine, e agrega seus jogos à ele. O projeto Raine dava acesso à jogos de arcades das marcas Taito, Konami, Namco, Banpresto, Capcom, SNK, Williams, Cave, Data East, Gaelco, Hudson Soft, Irem, Kaneko, Midway, Mitchell Corporation, Psikyo, Sammy, Sega, Sunsoft e tantas outras. Sobre sua front-end, teve apenas duas. A primeira, em 2007, com fundo preto, menu central e barras superior e inferior na cor azul mais claro. E a segunda, em 2008, com mais opções no menu e barras superior e inferior nas cores azul escuro e azul médio. Raine tinha versões lançadas para Windows, MacOS X e MS-DOS, sendo a última versão para Mac em Outubro de 2015, DOS em Agosto de 2020 e Windows em Outubro de 2022.

NGAE (2012)

NGAE

O NGAE é mais uma variação MAME, e foi um dos últimos emuladores criados para Neo Geo. Criado por IsmaMj em Junho de 2012 para Windows, o emulador usava como base a versão 0.146 do MAME de Maio do mesmo ano, com diversos recursos do NeoRageX. Sua interface é o MAMEUI (evolução do antigo MAME32), que é a GUI do MAME. GUI (Graphical User Interface, que significa Interface Gráfica do Usuário) é uma maneira que facilita e dinamiza o acesso do usuário a diversas funcionalidades de um programa.

NGAE (Art of Fighting)

No caso do MAME, dá acesso a uma detalhada lista de roms, entre outros detalhes de emulação. NGAE disponibiliza versões Windows tanto 32 como 64 bits. O projeto disponibiliza as principais opções de emuladores, como suporte à joypad, snapshot, save state, além de suporte de gravação em AVI para vídeo, WAV para som e MNG para gifs, um diferencial para outros emuladores. Até Agosto de 2012, quando sai sua última versão, já tinha compatibilidade de 304 roms.

NGAE (Interface/Menus)

O projeto teve quatro versões em quase 2 meses de lançamentos. Chegou a ter um hack desenvolvido por MasterStiller em Março de 2013, como NGAEUI v1.3.3 (v0.146u1), com segunda versão em Maio de 2013, como NGAEUI v1.3.3 Fixed Hacks (v1.0u2). IsmaMj também desenvolveu outros emuladores, como o CaveUI de jogos da placa Cave e Unofficial MVS Emulator de Neo Geo para PSP, ambos em 2013. Em todos os projetos trabalhava com uma equipe que o ajudava no site neo-nebuwaks.

Outros Emuladores

Gengeo

Houveram outros projetos de emulação de Neo Geo, como o Emulation Project (conhecido como Virtual Neo Geo) de Maio de 1997 para MS-DOS que acabou nunca sendo lançado e o Official Neo Geo Emulator de 1997 para MS-DOS, que teve apenas duas versões lançadas e nenhuma executando jogos.

Apesar de ter seus emuladores próprios, a partir de 1998 com a chegada de alguns emuladores de Arcade e a popularização do MAME, Neo Geo se torna popular nos mesmos, fazendo assim se despopularizar seus emuladores próprios. Entre os emuladores multi-arcades e multissistemas que deram suporte ao Neo Geo, estão MAME em Dezembro de 1998, Calice e Nebula em Agosto de 2001, WinKawaks e Ace em Setembro de 2001, Final Burn em Novembro de 2003, Xe (rodando mais tarde também jogos de Neo Geo CD) em Novembro de 2004, RetroArch (pelo MAME 0.78 e NG CD em 2018 pelo Neo-CD Libretro) em Outubro de 2012, FinalBurn Neo em 2020 e Ares em 2021.

Além disso, também teve emuladores e ports para outros sistemas, como Gngeo para Linux e BeOS em 2003 e BeMAME port do MAME para BeOS em 2003. Para portáteis, tivemos Neo CD Redux para GameCube em 2007, NeoDS para Nintendo DS em 2008, GXgeo em 2009 e NeoCD-Wii (port do Neo CD Redux) em 2018 ambos para Nintendo Wii. E para smartphones, tivemos NEO.emu e NeoDroid para Android em 2011. Além do Neo CD SD Loader em 2000 para Neo Geo CD, instalado para rodar no everdrive do Neo Geo CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página