Atari Jaguar
Hardware Atari Jaguar
Seu sistema não contava com uma CPU central, mas sim uma GPU de 32bits chamada Tom e um processador de sinal digital também de 32 bits chamado Jerry (eles realmente gostavam do desenho animado de Hanna Barbera), além da CPU M68k que era usado como gerenciador do sistema. Seu som era estéreo e de 16 bits e dois DACs de conversão digital-analógica. A ideia de ser um sistema de 64 bits veio da junção de marketing dos dois processadores de 32 bits, o que não é verdade. O console foi de fato de 32 bits. Seus jogos inicialmente eram lançados em cartuchos.
Atari Jaguar CD
O Jaguar concorreu inicialmente com o Super Nintendo e Mega Drive. A arquitetura multi-chip, aliada a ferramentas ruins e bugs de hardware dificultaram a criação de jogos, que não teve mais do que 50 títulos lançados. Por conta disso suas vendas eram baixas, mesmo o console sendo vendido por metade do preço de mercado. Com a chegada do Sega Saturn e Playstation em 1994, suas vendas caíram ainda mais. Em 1995, lançam o add-on de suporte à CD-ROM, conhecido como Jaguar CD, na tentativa de criar jogos maiores e com melhor qualidade, mas nem isso salvou o console.
Jogos Atari Jaguar e Atari Jaguar CD
Apesar de sua não popularidade, teve bons títulos lançados, como Wolfenstein 3D, Rayman, Doom, Theme Park, Pitfall - The Mayan Adventure, Flashback, NBA Jam, Iron Soldier, Double Dragon V, Tempest 2000, Alien vs. Predator, Space Ace, Defender 2000, Cybermorph, Power Drive Rally, Atari Karts, Zool 2, Iron Soldier, Primal Rage, Raiden, Towers II, entre outros. O Jaguar foi descontinuado em 1997 com pouco mais de 150 mil cópias vendidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário