quinta-feira, 12 de outubro de 2023

A História do Sega CD/32X

Sega CD

Sega CD

O Sega CD (Mega CD no Japão) foi lançado em terras nipônicas em 1991. Produzido pela Sega em parceria com a JVC, importante produtora de videocassetes, fitas cassete e desenvolvia na ocasião um CD Player. O Sega CD veio para concorrer com a versão americana do PC Engine CD, o TurboGrafx-CD. Ele era colocado a baixo do modelo japonês e potencializava seu sistema.

Hardware Sega CD

Adicionava mais um processador MC68k com 12,5 MHz, junto com o de 7,6 MHz do console. Adicionava 75kb de RAM com 64kb do console. Um chip de vídeo Sega 315-5548 da ASIC com 64 cores, adicionando dimensão e rotação no estilo do Mode 7 do SNES e com gráficos de polígonos 3D, trabalhando junto com o DSP de vídeo de MD, o Sega 315‑5313. Para o áudio é adicionado um chip Ricoh RF5C164 e áudio digital moderno (de CD), adicionando mais 10 canais de áudio ao MD, que trabalhava com o Zilog Z80 e o Yamaha 2612. E por fim o drive de CD-ROM que era de 1x, acompanhado de da BIOS e de um software de CD Player. Sua acoplação com o MD trazia também benefício para o console, como uma qualidade melhor de som em seus jogos. O console rodava CD-ROMS comuns e no formato CD+G, rodando jogos e CDs musicais. Os jogos tinham som com qualidade digital moderna, cut scenes, e variavam entre ports do MD e produções próprias.

Prize Fighter, Night Trap e Rebel Assalt

Entre eles, jogos FMV (Full-Motion Video), que eram filmes jogados. Entre os jogos de sucesso exclusivos do console, temos Sonic CD, Dark Wizard, Lunar: The Silver Star, Heart of The Alien, Jurassic Park, The Terminator, entre outros. Já jogos em FMV, destacamos Night Trap, Tomcat Alley, Kamen Rider ZO, Dragon's Lair, Road Avanger, Power Rangers, Ground Zero Texas, Double Switch, e outros.

Jogos Sega CD

O console também teve muitos ports dos mais variados hardwares, como Mega Drive, SNES, Arcade e até PC, como Final Fight CD, Shining Force CD, The Amazing Spider-Man, Flashback, 3 Ninjas Kick Back, Batman Returns, Pitfall, Prince of Persia, Mortal Kombat, Road Rash, Samurai Shodown, Fatal Fury Special, Ecco The Dolphin, World Cup USA '94, Theme Park, entre tantos outros. Além disso, tivemos jogos de plataforma, como Earthworm Jim, The Smurfs, Demolition Man, Chuck Rock, Radical Rex, Devastator, Heart of The Alien, Hook. De RPG, como Popful Mail, Shining Force CD, Dungeon Explorer, Daihoushinden, Lunar: Eternal Blue, Dungeon Master II, Arslan Senki. De luta, como Eternal Champions, Brutal, Battle Fantasy (além dos já citados). De light gun shooter, como Lethal Enforcers I e II, Who Shot Johnny Rock?, Corpse Killer e Mad Dog I e II (a maioria de FMV). De esportes, como FIFA International Soccer, NHL Hockey '94, NFL Football, ESPN Baseball Tonight, NBA Jam. De corrida, como MegaRace, Racing Ages, Jaguar XJ220, Formula One World Championship, BC Racers. De shmup, como Star Wars, Thunderhawk, Loadstar, Soul Star, Star Blade, A/X-101 (nesse caso como jogos de aeronave em guerra, conhecidos como simuladores de combate aéreo). De Aventura, como The Secret of Monkey Island, Snatcher, Sherlock Holmes. E finalmente de anime, como Captain Tsubasa, Ranma 1/2, Cyborg 009, 3x3 Eyes.

Sega CD 2 e Genesis CDX

O console teve outros modelos, com o Sega CD 2 lançado em 1993, que colocava o console de CD ao lado do Mega Drive 2 (aqui chamado de MD 3) em vez de embaixo. Houve outras versões, como da Vircot e da Pioneer, mas destacamos o terceiro lançamento da Sega, o Genesis CDX apenas na Europa em 1994, que unia MD e Sega CD em um único aparelho pequeno e portátil. Com a concorrência, se intensificando em 1993 com Amiga CD32 e 3DO e em 1994 com o Saturn e PSX, o add-on é descontinuado em 1996 com 2,24 milhões de unidades vendidas ao todo.

32X

32X

O Sega 32X foi lançado nos EUA em 1994. Seu projeto original surgiu como Projeto Jupiter, que seria um novo modelo do Mega Drive com mais cores. Em seguida, resolvem criar um add-on ao MD, dando potencia ao console e lançando jogos próprios, tudo para não perderem consumidores. Esse novo projeto é batizado como Projeto Marte. Com o desenvolvimento do processador SH-2 de 32 bits (de 23 MHz) em parceria com a Hitachi para o futuro Sega Saturn (que seria de 28,6 MHz), a Sega usa dois deles para o 32X. Ambos os projetos estavam sendo projetados para se caso o Saturn não conseguisse ser lançado em 1994, para não terem um hiato de mais de três anos sem lançarem algum console. Conclusão que o add-on acabou sendo lançado um dia antes do Saturn, que foi lançado no Japão. Seu desenvolvimento apressado resultou em uma biblioteca de 40 jogos lançados e um não aproveitamento de hardware recém conhecido pela indústria de games.

Sega CD 32X

Seus pontos fortes foram o baixo preço, a paleta de cores, que chegava a 32 mil cores, superando todos os consoles de 16 bits da época, uma memória RAM e de vídeo, cada uma de 256kb, dois processadores matemáticos em cada CPU SH-2, um chip de som QSound PWM, usado em arcades, como CPS-2 e o chip de vídeo Sega 32X VDP, da linha de chips da Sega desde o SMS. Duas curiosidades. O MD trabalhando em conjunto com o 32X, potencializava as cores de seus jogos. Já o 32X junto com o Sega CD, trabalhava em conjunto com sua CPU 68k. Jogos de 32X também podia ser gravados em CD e rodados no Sega CD, se a mídia fosse compatível com o add-on. Seus jogos eram produzidos em cartuchos, diferente do antigo add-on do MD.

Jogos 32X

Entre os jogos produzidos para o console, temos Doom, After Burner, FIFA Soccer 96, Knukcles Chaotix, NBA Jam, Mortal Kombat 2, Night Trap, Primal Rage, Pitfall, Space Harrier, Virtua Racing, Virtua Fighter, Star Wars, NFL, WWE, Tempo, Spider-Man e Motocross Championship. O add-on teve 800 mil unidades vendidas, sendo que 665 mil delas no primeiro mês de lançamento. Isso se deve, primeiro pelo Saturn ainda não estar popularizado e segundo porque também era época de natal. As outras 135 mil unidades foram vendidas com muito esforço mesmo barateando o preço, no período de pouco mais de 1 ano até sua descontinuação em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página