quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A História do 3DO

3DO

O 3DO foi criado pela 3DO Company, uma sociedade feita por sete empresas para criar um modelo técnico de hardware e licencia-lo para quem quisesse montá-lo. O que foi o caso da Panasonic, primeira empresa a lançar o 3DO em 1993 nos EUA. Seu modelo era conhecido como FZ-1. O 3DO é considerado o primeiro console de 32 bits a ser lançado nos grandes mercados de games, como EUA e Japão, tendo sido o Amiga CD32 o primeiro a ser lançado, nesse caso na Europa. A parte técnica do 3DO, se constituía de uma CPU RISC ARM60 de 32 bits, um coprocessador matemática, dois GPUs de 16 bits de cores, com resolução de 640x480, memória RAM de 2mb, som estéreo de 16 bits de 44,1 Khz, um processador de som de sinal digital e um leitor de CD-ROM de 2x. O console teve um relativo sucesso nos EUA, mesmo vendido pelo triplo do preço de mercado para um console novo. Outro país em que ele teve boas vendas foram no Japão, Coreia do Sul e Rússia. Apesar disso, não conseguiu concorrer com os consoles de 16 bits, muito menos com os gigantes Saturn e PSX de 32 bits quando chegaram ao mercado em 1994. Apesar disso, teve ótimos lançamentos, como ports bem feitos e início de franquias que se popularizariam mais tarde em seus concorrentes.

Jogos 3DO

Entre eles temos Alone In The Dark, Bust-a-Move, Casper, Doom, Dragon's Lair, Flashback, Gex, Night Trap, Casper, Phoenix 3, Samurai Shodown, Super Street Fighter II Turbo, Theme Park, Wolfenstein 3D, entre outros. Além disso, tivemos jogos de corrida, como Crash 'n Burn, Quarentine (quorentin), Need For Speed, Road Rash, MegaRace, Autobahn Tokio. De jogos esporte, como Fifa International Soccer, Madden, PGA Tour Golf, ESPN Let's Play e Slam 'N Jam. De aventura, como Johnny Bazookatone, Captain Quazar, Out of This World, Casper, The Horde. De animê, como Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Doraemon e Shin-Chan. De puzzle, como Puzzle Bobble, Trip’d, Icebreaker, The Incredible Machine. De luta, como Primal Rage, Rise of the Robots, Way of the Warrior, The Eye of Typhoon, Ultraman Powered. De tiro com mira (ou em primeira pessoa), como Mad Dog I e II, Crime Patrol e Who Shot Johnny Rock?, também lançados pro Sega CD, além de Drug Wars e The Last Bounty Hunter, todos no famoso FMV, Full Motion Video, ou seja, jogos que interagem com filmes reais. De tiro, mas sem ser FMV, tivemos Jurassic Park Interactive, PO'ed, Demolition Man, e os já citados Wolfenstein 3D e Doom. De shmup, como Burning Soldier, Starblade, a série Shock Wave, Star Fighter, Armageddon e outros, todos no estilo nave de Guerra, semelhenate aos clássicos After Burner e Star Fox. E de RPG, como Battle Blues, Seal of the Pharaoh, Blue Forest Story, Lucienne's Quest, Slayer.

3DO Blaster

Em 1994, é lançado pela empresa o 3DO Blaster, uma placa de vídeo ISA (entrada antiga de PCs de placas de vídeo e som) que reproduzia o hardware original do console. Ela funciona em parceria com o CD-ROM do computador e era compatível com Windows 3.1. No PC, você também podia capturar a tela do jogo. Foi o único consegue que foi desenvolvido para funcionar dentro de um computador. A placa vinha com duas saídas VGA para monitores de PC e uma saída para o controle do 3DO. Apesar da inovação, ela é logo descontinuada. 

Panasonic 3DO, Gold Star 3DO e Sanyo 3DO

Em 1994, o console da Panasonic teve uma outra versão lançada com o preço mais barato, conhecia como FZ-10. Outras empresas lançaram o console ao redor do mundo, como foi o caso da Gold Star na Coreia do Sul em 1994 (com mais três versões lançadas posteriormente) e a Sanyo no Japão em 1995. No Japão é aonde teve mais lançamentos (Panasonic e Sanyo). Apesar de existir em vários países, nunca teve trava de regiões, inclusive ajudando na criação de homebrews para o hardware.

Samsung DMB-800

O console foi descontinuado em 1996, e em três anos de existência vendeu mais de 2 milhões de unidades. Após seu encerramento, a 3DO Company vendeu seu hardware, conhecido como Opera, para a Samsung em 1997, que o lança no mesmo ano com o nome de Samsung DMB-800, também servindo para reproduzir VCDs e rodar karaokes. O aparelho é descontinuado por volta de 1998/99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página