Gekko (1998)
Gekko
Gekko, ou NeoGekko por alguns, foi criado e lançado pelo sueco Johan Köhler, conhecido como Drac em Abril de 1998 para Windows, fazendo parte do grupo The Dead Serious Clan, que também criou o emulador de arcade, Shark!. O emulador rodava apenas o jogo NAM-1975, um dos primeiros títulos de estreia tanto do Neo Geo MVS, quanto do Neo Geo AES. Apesar de ser o único jogo que não trazia em seu início a tela de boot do sistema, era exigido no emulador a presença da bios para rodá-lo. Essa versão era bem primitiva.
Gekko
Não tinha som, nem suporte à joypad, mas rodava com a velocidade normal do Neo Geo em um Pentium 166. O emulador foi lançado como uma versão de pré-lançamento, divulgando a versão oficial que seria lançado dias à frente, mas por receber ameaças da SNK Corporation, proprietária da marca Neo Geo, esse lançamento nem chega a acontecer, o emulador é descontinuado, e a página é tirada do ar.
NeoGem (1998)
NeoGem
O Neogem foi lançado em Setembro de 1998 para modo DOS, criado por KR'Y e H'N, conhecidos como Arkaikos. O emulador executava apenas cartuchos (MVS e AES) de Neo Geo, mas tinha o intuito de posteriormente executar mídia da versão CD do console.
NeoGem (Nam-1975)
Em sua última versão em Março de 1999, o emulador já executava jogos como The King of Fighters 95, 97 e 98, Sengoku I e II, Samurai Shadown I, II e IV, Fatal Fury I, II e III, Real Bout I e II, Art of Fighting I e II, World Heroes I, II e Jet, Kizuna Encounter, e muitos outros, totalizando 72 jogos rodados, e 65 sem nenhum erro. Neogem contou com apoio de muita gente, como Neill Corlett pelo emulador do M68k, o Starscream, Neil Bardley pelo Multi-Z80, e a biblioteca de Shawn Hargreaves, a Allegro. Apesar do bom desempenho, nunca deu suporte à som.
NeoGemCD
Chegou a criar também em Setembro o NeoGemCD, executando a bios do Neo Geo CD, mas o projeto não saiu da primeira versão.
NeoDanji (1998)
NeoDanji
NeoDanji (algo como Somente Neo Geo), ou apenas Danji foi um emulador para MS-DOS criado em 1998, com primeiras versões em Outubro do mesmo ano. Não sabemos o nome de seu criador, mas sabe-se que tem origem sul-coreana. O emulador tinha o som em formato PCM, rodava alguns jogos e executava as roms de forma rápida, se comparando até ao NeoRage, famoso na época. O mesmo criador do emulador também criou um utilitário que convertia os roms para rodarem no mesmo. Elas eram convertidas do formato .rom para o formato .bin. A última atualização do emulador foi em Fevereiro de 1999. Em Janeiro de 1999, havia relatos de que seria lançado uma versão Windows do emulador chamada Danji-X, mas isso acabo nunca ocorrendo.
MAME (1998)
MAME32
Além dos emuladores tradicionais, houve um emulador multissistema que também foi um dos pioneiros da emulação do Neo Geo, o MAME. A partir de 21 de Dezembro de 1998 já dava suporte ao console em seu emulador. Era comum versões alternativas do MAME serem lançadas. Entre elas as mais comuns que os usuários usavam para jogar Neo Geo e todas lançadas para Windows, eram MAME32, criada em 1997. Unofficial MAME em Fevereiro de 1999, criada em cima da versão 0.35 Beta 3 do MAME.
BRMAME em Julho de 1999, criada em cima da versão 0.35 do MAME (pelo brasileiro Rafael Prado Rocchi). E EmuPlus (EMU+) em Dezembro de 1999, criada em cima da versão 0.36 Beta 13 do MAME. Além disso, houve versões do MAME criadas apenas para jogos de Neo Geo, como um emulador oficial de fato do console.
Elas eram NeoMAME em Janeiro de 1999, criado em cima da versão 0.35 Beta 1 do MAME, por Dave Haywood. A versão era para Windows, com versão para DOS sobre o nome de dNeoMAME. VR32MAME em Fevereiro de 1999, criada em cima da versão 0.35 Beta 3, por Daren (conhecido como Cloud), em versão Windows.
KBMAME de Fevereiro de 1999, criada em cima da versão 0.35 Beta 3 do MAME, por Deimos Zero, com versão DOS. E NeoCPS de Março de 2001, criado em cima da versão 0.37 Beta 13 do MAME, Por Toufou, com versões Windows e DOS.
Todos encerraram suas atualizações no mesmo ano de 1999, exceto o NeoCPS (que também rodava CPS-1 e 2) que teve lançamento até Setembro de 2001 e o NeoMAME que teve lançamento até Novembro de 2001. As novidades em cada MAME Neo Geo são possibilidades de rodar jogos pesados como KOF97 e 98 e Real Bout em um Pentium 1 200mhz com 32 de memória (computador mediano da época), como foi no VR32MAME.
Suporte a 16 bits de cor e mapeamento de teclado para jogos difíceis na versão KBMAME. Recursos melhorados, melhor velocidade e suporte a muitos jogos, como no NeoMAME. E Melhora nos gráficos e som, e suporte a mais games, como no NeoCPS.
DePAM (1999)
DePAM
O primeiro emulador de Neo Geo CD a ser desenvolvido chamava-se Depam, criado por Der Pepe. O emulador não dava suporte à cartuchos AES. Ele teve apenas uma versão, intitulada Alpha Teaser, lançada em Março de 1999, e nunca rodou nenhum jogo.
NeoCD (1999)
NeoCD
O projeto NeoCD (The KickAss NeoGeo CD Emulator) se iniciou em Agosto de 1999, pelo francês Fabrice Martinez, e lançado em Outubro do mesmo ano para MS-DOS, com segunda versão em Novembro. NeoCD foi o primeiro emulador de Neo Geo CD jogável. Chegou a rodar diversos jogos, como as franquias Fatal Fury, King of Fighters (até o 98), Metal Slug, Real Bout, Samurai Showdown, Super Sidekicks, Art of Fighting, e outros. Para rodar o The King of Fighters 99, que havia sido lançado há quase seis meses, Fabrice liberou um pacote para juntar ao emulador pra realizar esse tal feito em Dezembro de 1999. O emulador dava suporte à screensave (também conhecido como screenshot ou snapshot), joypad e trapaças (sendo compatível com o GameGenie do emulador NeoRage). Ele usava os emuladores dos processadores M68K de Mike Coates e Darren Olafson e de Z80 de Neil Bradley, e funcionava em um processador com 200Mhz de velocidade e com memória RAM de 16 MB.
NeoCD (The King of Fighters '97)
A última versão lançada do emulador foi em Dezembro de 1999, sendo três versões lançadas ao todo. Em sua versão final dava suporte à 56 jogos de um total de 95 lançados para o console. Em Novembro de 2000 ganha um port para BeOS que teve três versões até Março de 2001. Em 2001 surgiu uma bifurcação do NeoCD chamada NeoCD/SDL lançado em início de 2001 para Windows, sendo sua quinta versão a 0.1.7 de Agosto sua primeira versão conhecida. Criada por Fosters, ele era voltado para o biblioteca SDL, que possibilitava o port para vários sistemas diferentes. NeoCD/SDL dava suporte à dois joypads, aos filtros Super2X Sal e SuperEagle, resoluções 320x240 e 640x480, frameskip, snapshot (aqui chamado de screenshot) no formato .bmp, entre outros. Em Agosto de 2001 é lançado para BeOS por Caz Jones e em Agosto de 2003 é lançado para Linux pelo próprio Fosters.
O emulador tinha os emuladores Musashi68K de Karl Stenerud, Multi-Z80 de Neil Bradley e Yamaha2610 de Tatsuyuki Satoh. Sua última versão foi lançada em Maio de 2004. Essa bifurcação também ganhou ports e bifurcações. Em Março de 2004 ganha versão para Dreamcast por Ian Micheal e Quzar. Ian ficou responsável também por emulador o Atari 7800 no Dreamcast. Em Maio de 2004, é portado para Xbox por XPort como NeoCD/SDLx. Em Agosto de 2004 ganha port para PS2 por evilo. Em Fevereiro de 2005, mais um port para Dreamcast surge, o Neo4All, por Chui e Fox68k. Chui esteve envolvido em vários projetos de emulação para Mega Drive e PSX. Do Neo4All para Dreamcast surge o port para PSP em Julho de 2005 e a bifurcação AES4All lançada em Abril de 2007 que emulava jogos de Neo Geo AES e MVS no Dreamcast. Em 2020, começa a fazer parte do RetroArch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário