ZSNES (1997)
ZSNES Foi desenvolvido pelo ZSNES Team, formado pelos canadenses zsKnight e _Demo_, em 1997. Knight começa a programar o emulador na linguagem Pascal, e posteriormente em Assembler. Quando muda sua programação para ASM, é quando _Demo_ se integra ao projeto. Lembrando que essa foi a fase que o projeto ainda não era público, e teve várias versões de teste. Além do conhecimento de programação de Knight tinha desde a infância, _Demo_ também trazia sua bagagem de sua tentativa de criar um emulador próprio de SNES. O primeiro lançamento público do ZSNES acontece em Outubro de 1997 para MS-DOS. Em Setembro de 1998 integra a equipe, Pharos, que é considerado também um dos criadores do projeto. Em Setembro de 2000, Pharos sai e em Abril de 2001 entra Pagefault. O último a entrar no projeto é Nach, em Dezembro de 2004. Além dos integrantes fixos, ao longo do tempo colaboradores ajudaram no projeto, como TRAC e theoddone33 de Abril de 2001 à Dezembro de 2006, sendo os que mais colaboraram com o projeto, e ipher de Dezembro de 2004 à Dezembro de 2006, e ficando até o fim do projeto, grinvader ingressado em Dezembro de 2004 e Jonas Quinn e Deathlike ingressados em Dezembro de 2006.
ZSNES (F-Zero)
Byuu do projeto BSNES também ajuda em algumas ocasiões no emulador, como em Setembro de 2001 e em Dezembro de 2006. Em sua primeira versão conseguia rodar jogos com apenas 8Mb de memória RAM e com um processador 386, fazendo a concorrência ficar na desvantagem. Em Setembro de 2000 é lançada a versão ZSNES Win ou simplesmente ZSNESW, para Windows, se adequando ao cenário da emulação que já abandonava o uso dos emuladores em modo DOS. Em Maio de 2001, chegou a vez da versão para Linux. Em Dezembro de 2004, começa as versões para o sistema SDL, possibilidade port para variados sistemas. E finalmente em Dezembro de 2006, surgem ports para OpenBSD, MacOS X e Linux otimizada pra rodar no console Xbox. Esses foram os ports oficiais do emulador. Sua última versão é lançada em Janeiro de 2007, tanto para Windows, quanto para MS-DOS.
ZSNES v0.18
Sobre as atualizações do emulador, temos já em sua primeira versão suporte a SRAM, gráfico de 16 bits, com som digital de 16 bits, chip de som SPC700 e processador de som DSP, além de já suportar a maioria dos formatos de roms de SNES. O emulador também veio com suporte à joypad, e foi adicionando com o tempo suporte DirectX, DirectSound e DirectDraw. Em suas primeira versão também não tinha uma interface, sendo executado apenas por linha de comando. Em Novembro de 1997, adiciona modo VSync, uma GUI simples e som estéreo. No início a GUI funcionava em conjunto com comando de linha e aos poucos foi sendo emclementada e substitui completamente esse sistema. Já no ano de 1998, adicionam em Janeiro trapaças Action Replay, Gold Finger e Game Genie, snapshot nos formatos .pcx e .bmp, e em Fevereiro suporte a pistola Super Scope. Em Abril, começam a desenvolver o Super FX, lançando em Maio do mesmo ano, que dava suporte ao jogo Star Fox. Foram pioneiros nesse suporte.
Informações e ajudas do grupo Snes9x foram importantes na criação desse suporte. Também em Maio é adicionada uma tecla de avanço rápido e implementam suporte aos processadores MMX da Intel trazendo melhor processamento e maior velocidade para os jogos. Esse sistema com o tempo começa a ser implementado também nos filtros, no som e na resolução dos jogos do emulador. Em Setembro também são pioneiros em adicionar o chip DSP-1 do jogo Super Mario Kart, além de também implementarem suporte para gravação / reprodução de filmes no formato .ZMV (ZSNES Movie), além da criação de uma GUI inteiramente nova, como se tornou conhecida até o encerramento do projeto e a adição do mecanismo de som SPCPLAY com várias melhorias no som. Em Dezembro chegou a vez do suporte ao chip SA-1 do jogo Super Mario RPG. Também implementam patch .IPS, que possibilitava a execução de romhacks no emulador. Bastava renomear o arquivo .IPS com o nome de jogo ao qual ele alterava sem ter que modificar essa rom original.
Isso era um diferencial do ZSNES. Com o tempo foram aceitos também IPS’s compactados em ZIP. Em 1999, tivemos em Julho a implementação do motor gráfico 2xSaI e Super Eagle, e o suporte à roms .ZIP. Em Agosto a inclusão do arquivo cwsdpmi.exe com o arquivo ZSNES, arquivo esse necessário para rodar o emulador via DOS. Em Novembro a adição do modo TCP/IP para jogatinas online e a mudança do fundo da front-end de marrom para azul, como também salta a numeração do emulador de 0.963 para 0.985. E em Dezembro mais uma vez adicionando de forma inédita o chip S-DD1 do jogo Street Fighter Alpha 2. Em 2000, tivemos em Setembro a adição inédita do chip CX4, conhecido como C4 do jogo Mega Man X2 e a adição do suporte MultiTap. E em Novembro adicionado suporte à Save States no modo Netplay e adicionado suporte de retroceder para até 8 segundos apenas para a versão Windows. Em 2001, tivemos em Abril a adição dos chips SPC7110 do jogo Super Power League 4, com Dark Force como mentor principal e S-RTC do jogo Daikaijuu Monogatari II de John Weidman e Dark Force, sendo o segundo chip lançado primeiro no Snes9x em Janeiro de 2001.
Também em Abril é lançado o código fonte do emulador, e Matthew Kendora começa a ajudar no projeto, ficando até Julho de 2001. Matthew fica conhecido por retomar o Snes9x em 2002. Em Maio o chip OBC-1 do jogo Metal Combat: Falcon's Revenge é adicionado ao emulador, junto com formato .PNG para snapshot e save states para jogos do chip SA-1. Em Julho, um dos líderes do ZSNES, zsKnight, deixa o projeto por decorrência do falecimento de seu pai. Por conta disso, teve que trabalhar para sustentar a família, não sobrando mais tempo para o projeto. A versão v1.337 lançada em Setembro de 2001 foi dedicada à ele e sua família. Após isso o projeto praticamente termina, com mais sete atualizações de Junho de 2002 à Janeiro de 2007, com basicamente atualizações vindas de membros do Fórum Snes9x e do próprio Snes9x. Em Junho de 2002, é adicionado suporte ao arcade Nintendo Super System de 1991, e que rodava 12 jogos de SNES, como F-Zero, Robocop 3 e SMW. Também em Junho, alinha a numeração das versões MS-DOS e Windows, que eram diferentes por conta de terem se iniciado em épocas diferentes.
Esse alinhamento ocorre na versão 1.35. Em Dezembro de 2004 são adicionados os chips DSP-2 e ST010 dos jogos Dungeon Master e Exhaust Heat II do emulador Snes9x, que o trouxe primeiro em Julho de 2003, filtros gráficos HQ2X, HQ3X e HQ4X, compatibilidade da versão Windows com o Windows XP e suporte preliminar ao modo Sufami Turbo, que possibilitava a execução de jogos específicos, como Carranger e SD Gundam. Em Dezembro de 2006, são adicionados os chips DSP-3 e 4 dos jogos SD Gundam GX e Top Gear 3000 levados primeiro ao Snes9x em Julho de 2006, e o ST011 do jogo Hayazashi Nidan: Morita Shougi.
SourceForge e Tutorial ZSNES
Além disso agora pode ser convertido o formato ZMVs para os formatos de vídeo e som AVI e WAV e é removida as funções de Netplay do emulador. Ainda em Dezembro, também modifica novamente o fundo da front end, para um fundo animado em cinza escuro com flocos de neve caindo. Em seu último lançamento em Janeiro de 2007, o suporte a gravação de vídeo tem gravação direta em AVI adicionada, e altera o mesmo fundo da front, mudando apenas sua cor para violeta escura. O projeto também teve página no site de desenvolvimento de softwares, SourceForge, à partir de Fevereiro de 2001. Uma curiosidade. Em Dezembro de 2006, uma semana antes do lançamento da versão 1.50 do emulador, o brasileiro Filipe Antônio Marques Falcetta, cria um tutorial de como configurar o emulador, contando um pouco da história do projeto. A curiosidade é que são revelados pela primeira vez os nomes reais dos criadores do projeto, James Saito, o zsKnight, e _Demo_, o Jean-Francois Thibert. James foi da indústria dos jogos, lançando jogos principalmente para a Nintendo, nos consoles Wii e Wii U. Já Jean-Francois, desenvolve um software para TV, depois indo trabalhar para o Google.
Ao longo do tempo o projeto recebeu a ajuda de muitos influenciadores da cena, como por exemplo a ajuda de Gary Henderson do Snes9x com a descompressão de som junto com Steve Snake do emulador de MD, Kega. Outras pessoas de outros projetos de emulação também ajudaram o ZSNES, como Yoshi com sua documentação SNES, Sardu do Genecyst de MD, Lord Esnes do NLKE, o grupo Nerlaska de desenvolvimento de software games com informações de otimização, Neill Corlett com ajudas para o formato de romhacks .IPS e ajuda na melhoria do motor de som, entre outros.
Foram criadas diversas front-ends que davam suporte ao emulador, dezesseis ao todo. Sete delas foram lançadas exclusivamente para o emulador, ZSNES RearEnd em Abril de 1998, Nitrolic e Z-GUI em Maio de 1998, JPearce ZSNES Frontend em Novembro de 1998, UZI em Dezembro de 1998, Xero em Agosto de 2001 e ZFE (ZsnesFrontEnd) em Setembro de 2001. Muitas delas começaram no período de Janeiro à Julho de 1998, ocasião que o emulador tinha apenas uma front-end simples.
Sobre adições dessas front-ends, temos a Nitrolic, que trazia suporte ao mecanismo de som SPCPlay, e a Z-GUI, que trazia suporte à roms em formato .ZIP, algo que só ocorreu posteriormente no emulador. De 1998 à 2004 também foram criadas diversas front-ends que rodavam vários emuladores de SNES em conjunto com o ZSNES. Um fato curioso. Existiu um aplicativo chamado Z-Net I escrito por DarkAkuma em 2012, que servia como um servidor Netplay como o Kaillera, para se conectar à outros jogadores para jogatinas online. Nele você escolhia seu nome, o jogo e o executável do emulador.
ZsnexBox
Além dos ports oficiais já citados anteriormente, vários ports não oficiais surgiram ao longo do tempo, como para BeOS em 2004 (por Caz Jones), ZsnexBox para Xbox em 2006 (por Madmab), para MacOS X em 2009, Debian em 2010 em cima da versão de Linux, para Linux em 2011 com suporte à TCP/IP Daemon em cima da última versão que dava suporte à netplay, a 1.42, implementando servidores para jogatinas online, e para sistemas Machintosh em 2014 com suporte à netplay e para o sistema da IBM, OS/2, em 2016. Em relação à bifurcações, existiu o bZSNES lançado em 1 de Abril de 2011 por Byuu, criador do BSNES, como uma piada de dia da mentira.
bZSNES
O projeto foi apenas uma experiência de mesclar o ZSNES e seus recursos com a interface de usuário do BSNES. Ele também era compatível com romhacks feitos especialmente para rodarem no ZSNES. Seu único lançamento foi inspirada na versão 1.51 do ZSNES e foi lançado para Windows, MacOS X e Linux. Em 2018 e 2020, Nephil1m e Mudlord, cada um em seus respectivos projetos, tentaram criar bifurcações do bZSNES para LibRetro para rodarem no RetroArch, mas nenhuma chegou a ser concretizada. Em 2013, foi lançado o emulador ZMZ, que usa versões do Snes9x e BSNES como núcleo e a GUI do ZSNES e sua função de gravação de vídeos em ZMV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário