Virtual Super MagiCom (VSMC) (1994)
VSMC
Foi o primeiro emulador de Super Famicom lançado. Foi criado por Chris George, o The Brain, em 1992. O nome de seu emulador foi inspirado no dispositivo de ripagem de jogos, Super Magicom, como também seu formato de jogos, a extensão .SMC. A primeira versão do emulador surgiu ainda no mesmo ano para MS-DOS, intitulada como 0.65B. Acredito que ainda era uma versão alpha, pois o primeiro lançamento ao público foi em Setembro de 1994, ainda com uma versão não jogável. No início não tinha som e rodava apenas demos. As versões jogáveis e mais estáveis surgiram por volta de 1996. No início rodava apenas algumas demos, e com o tempo foi progredindo. Por volta de Outubro de 1996 começa a rodar jogos como Super Mario World, Cosmo Gangs, Mr. Do!, Wing Commander, e outros. Também contava com uma interface própria com suporte à joypad, ajuste de tela RGB, documentação do emulador, opções de emulação e suporte à patches e cheats. Para a execução do emulador exigia-se 500 KB de memória não usada pelo sistema, com recomendação de até 2 MB de memória livre para uma boa execução. Sem o mínimo o emulador simplesmente não era executado.
Até Dezembro de 1996 era gratuito se tornando pago a partir de Fevereiro de 1997. O valor era de 35$ dólares por cada cópia. A versão paga era gratuita até certo ponto, quando o jogo era encerrado. Na versão paga era tirada essa trava, porém a partir dessa versão o emulador acrescentava uma paleta amarela de oito cores, dando inclusive problema com texto de alguns jogos. Essa versão era conhecida como VSMC 97 e era para MS-DOS. Por ter se tornado um programa pago, deixou a cena da emulação, a emuscene, descontente. Três meses depois do lançamento pago, o emulador é hackeado e liberado gratuitamente por Ice Wizard. Chris largou a cena da emulação acusando a comunidade do hackeamento. O mesmo aconteceu na mesma época com Nobuaki Andou com seu emulador de NES, o Pasofami, mas nesse caso seu criador não largou a cena de emuladores, por ter conseguido um nicho shareware de seu produto no Japão.
VSMC
O último lançamento do emulador foi em Março de 1997, sendo duas versões pagas lançados ao todo. Nessa ocasião, já rodava jogos como That's Final Fantasy 3 & 5, Metroid, Super Metroid, Chrono Trigger, Super Mario All-Stars, F-Zero, International Superstar Soccer, entre outros. Uma curiosidade. Virtual Super MagiCom ficou conhecido por criar um depurador, ou seja, uma forma de simplificar a programação, que serviu em outros projetos de emulação de Super Nintendo, como o caso do NLKE. Apesar de seu legado, nunca deu suporte à som, prometendo esse desenvolvimento na ocasião de seu último lançamento. Um dos intuitos do projeto também foi desenvolver cheats para o console, e até mesmo possibilidade de criar hacks de jogos, o que acabou nunca ocorrendo. Chris também queria implementar essas ferramentas em projetos futuros de GB e NES. Uma informação. Exista um Chris George envolvido na criação de jogos desde o início dos anos de 2010, mas não se trata de The Brain.
Super Pasofami (1996)
Foi um emulador desenvolvido a partir do emulador Pasofami para NES criado em 1992 e lançado em 1993 por Nobuaki Andou. O Super Pasofami começa a ser desenvolvido por volta de Agosto de 1995 e lançado em início de 1996. Uma de suas primeiras versões foi a 1.1a de Março de 1996, seguida da 1.2a de Maio de 1996, ambas para Windows. Funcionava tanto em Windows 3.1 quanto Windows 95. Ela era conhecida como SPW (Super Pasofami for Windows). Inicialmente não tinha som e era muito instável. Também executava jogos de no máximo 8 MB de tamanho. Diferente do Pasofami, Super Pasofami era gratuito. Era um emulador bem completo. Desde o ano de seu lançamento, executava diversas extensões de jogos, como .SMC, .ROM, .SFC, .SPP, entre outras, além de arquivos compactados em formato .LZH e .ZIP. Sua interface vinha com opções de controle por joypad e teclado, além de vários tamanhos de resolução de tela, salvamento de screenshot em BMP e de som em MIDI. Além disso, disponibiliza várias opções técnicas de alteração de fundo, como também salvamento de sprites e paletas. Em 1996, concorria com o Virtual Super MagiCom, mas era considerado mais avançado que seu concorrente. Na versão 1.3a de Junho de 1996, já rodava 50% dos jogos do console e era executável a partir de um computador 386.
Super Pasofami (Créditos/Bomberman)
Na versão 1.7, lançada em Agosto de 1996, o emulador pedia no mínimo 16MB de memória e um processador de 90MhZ para seu melhor funcionamento. Em Dezembro de 1996, lança sua primeira versão com suporte à DirectX, como 1.0b, funcionando apenas de Windows 98 em diante. Com o tempo, foram sendo acrescentados vários jogos, mas os poucos que rodavam, rodavam acelerados e com vários outros problemas. A última versão do emulador é a 1.1a de Abril de 1997, e nela era possível executar jogos com 32MB de tamanho. Acredito que o Super Pasofami nunca deu suporte à som. Em Setembro de 2001, Nobuaki adiciona a emulação de Super Famicom à seu emulador de NES pago, Pasofami. A partir de Dezembro de 2000, Pasofami já havia se tornado um emulador multissistema, ao começar a emular Gameboy. O Pasofami também ficou conhecido por ripar roms de cartuchos de jogos por meio de um equipamento chamado Chameleon USB, extraindo roms de consoles de 8 e 16 bits da Nintendo e Sega, portáteis da Nintendo e MSX e PCE. Pasofami foi atualizado continuamente até Março de 2018. Em Maio de 2018, Nobuaki veio a falecer de câncer no estômago, mal que lutava desde Agosto de 2017. Após seu falecimento, seu filho Kouji Andou, encerrou o serviço do Pasofami, e deixou o website ativo em homenagem ao trabalho de seu pai.
Super Famicom Emulator (1996)
Por volta de Maio de 1996, chega ao conhecimento de todos um emulador chamado Super Famicom Emulator para MS-DOS, com versão 1.01 lançada, tendo sido lançado muito provavelmente por volta da data em questão. Foi criado pelo japonês M. Kami, mesmo criador do DirectX Famicom Emulator para Windows, mas aparentemente não teve grande evolução e não se ouviu mais falar nele.
Virtual Super Wild Card (VSWC) (1996)
foi criado por Ernesto Corvi em 1996 exclusivamente para Macintosh, com um código específico para a máquina, escrito por Richard Bannister. Seu nome foi inspirado no acessório de ripagem de jogos, Super Wild Card, lançado dois anos antes. VSWC (como é conhecido) é considerado pela maioria dos emuscene como o primeiro emulador Super Nintendo (SNES / SFC) funcional. Sua primeira versão beta é lançada em Outubro de 1996 para Macintosh e DOS. A parte de vídeo e otimizações gerais do programa era cuidada por Vince Vu. Vince e Eernesto também ficaram responsáveis pelas versões para MS-DOS. Era pedido um PC rápido, com monitor SVGA, placa de vídeo compatível com VESA e 8Mb de RAM, configuração avançada pra época.
VSWC (Super Castlevania IV)
Do lançamento em diante, o emulador foi apenas desenvolvido para MacOS com ajuda de Bannister. Posteriormente emula diversos jogos, como Super Mario World, Turtles IV, MS-Pacman e Super Off Road. Uma curiosidade. Seus jogos tinham a extensão .SWC, oriunda do acessório Super Wild Card. O criador do Virtual Super MagiCom, o The Brain, ajudou Ernesto em muitas dicas para seu emulador. O projeto é descontinuado em Abril de 1997 por falta de tempo por parte de Ernesto, com o lançamento da versão 0.0.8r3. Após isso, seu código-fonte completo é enviado para os criadores do projeto Snes97, mais tarde conhecido como Snes9x.
Nenhum comentário:
Postar um comentário