ESNES (1997)
ESNES
O projeto ESNES foi criado em Outubro de 1996 pelo espanhol Carlos A. Lozano, o Lord Esnes. Seu primeiro lançamento acontece em Março de 1997 para MS-DOS. Posteriormente ingressa no projeto Ishmair. A velocidade real do console é adquirida a partir de um Pentium 166MhZ com 8 Mb de RAM. O emulador tinha suporte à Joypad de 2, 4 e 6 botões, Game Genie, Pro Action Replay, screenshot, carregamento de roms em formato SMC, SFC, SWC, MGD II, GD3 e FIG (provavelmente o primeiro emulador que mais formatos de roms carregava).
Em Abril de 1997, Airds, mesmo criador das front-ends para KGen e GenEM de Mega Drive, cria o Esnes Loader, pois o Esnes funcionava por comando de linha. O front-end teve 7 versões, sendo a última lançada em Maio de 1997. Por volta de Abril/Maio de 1997 também teve outro front-end, o EmuLaucher, que também suportava o Magic Engine. O front-end foi atualizado até Outubro de 1997. Na ocasião ele também dava suporte à outros emuladores, como Snes9x, Magic Engine, GenEm, Virtual Gameboy e O2Em.
ESNES (Super Mario World)
Em Junho de 1997, Lord e Ishmair, com a ajuda de Gary Henderson do projeto Snes96, que havia naquele mês desenvolvido finalmente som para a emulação de SNES, ajuda o projeto para conseguir adaptar a emulação do SPC700, um coprocessador que coordena o som do SNES, no projeto ESNES. Após muito trabalho, o emulador é lançado em Agosto de 1997. Essa foi a última versão do emulador, com 14 lançamentos ao todo. Além de Gary, o projeto ESNES teve ajuda também de Jerremy Koot do Snes97, Ernesto Corvi do Virtual Super Wild Card, The Brain do Virtual Super MagiCom, além de Yoshi da cena SNES e do site de emuroms, Zophar. A última front-end que começa a dar suporte ao projeto é a SnesGUI, em Julho de 1998, que já existia desde Janeiro de 1997, e rodava vários outros projetos de SNES. ESNES foi considerado um dos melhores emuladores de sua geração.
NLKSNES (1997)
NLKSNES
O projeto NLKSNES (Nerlaska SNES), é mais um projeto da cena SNES na Espanha. Foi criado por Miguel Angel e Alberto de Hoyo do grupo Nerlaska em Março de 1997. O grupo Nerlaska, entre outros, desenvolveu programas para criarem cenários para videogames, com livraria gráfica e até um jogo próprio, e foram responsável pelo bom desempenho do emulador e por sua biblioteca multimídia própria, considerada por eles mais rápida que a Allegro. A proposta inicial era desenvolver um emulador para 486, computador comum na época, já que os outros emuladores eram desenvolvidos para computadores melhores. NLKSNES também estava na tentativa de desenvolver som para o SNES. Sua primeira versão é lançada em Julho de 1997 para MS-DOS.
NLKSNES (Muscle Bomber)
O projeto contou com a ajuda de Lord Esnes, que lança seu emulador no mês de início de projeto do NLKSNES, o que provavelmente foi o propulsor do projeto. Yoshi com a documentação, The Brain com seu depurador e Pocket com suporte diverso, também ajudaram, além de Trasher como testador. Em Setembro de 1997, lança sua 15ª e última versão e encerra o projeto. Nesse mês, Miguel se junta à Lord Esnes e Ishmair, que haviam também encerrado seus projetos há poucos, o ESNES, e decidem formar o projeto NLKE. Apesar de tentar rodar SNES em um 486, o máximo que conseguiu foi 70% de velocidade nesse computador.
NLKE (1998)
NLKE
O projeto NLKE, formado pelos criadores do ESNES, Lord Esnes e Ishmair, e do projeto NLKSNES, Miguel Angel, junto com Pyrgo, começa a existir em Setembro de 1997. Seu principal objetivo era fundir a velocidade e transparência do NLKSNES e o suporte à som e boa compatibilidade do NLKE. Separadamente os dois projetos já concorriam com os projetos Snes96 e Snes97, e agora juntos continuavam a concorrer com a evolução dos mesmos que era o projeto Snes9x. A sigla nada mais é que a junção de NLK de NLKSNES com o E de ESNES, formando NLKE. Os trabalhos começam em Outubro. Miguel constrói um novo motor gráfico, Ishmair corrige bugs no som e finaliza um mecanismo gráfico e Lord corrige bugs no emulador. Com a impossibilidade de acesso à internet por Ishmair em Janeiro de 1998, o status de som não foi concluído, e juntando isso, mais provas no colégio de Lord e Miguel, mais outros projetos que adentraram, atrasou o lançamento do emulador que aconteceu apenas em Maio de 1998 para MS-DOS.
O projeto tinha todo o avanço citado anteriormente no ESNES e no NLKSNES, inclusive o suporte aos formatos de roms do ESNES. Em sua segunda versão, em Julho de 1998, começam a dar suporte a som estéreo e aos 16 canais de som do console, além de uma front-end e modos scanlines. Na terceira versão de Dezembro de 1998, adicionam suporte ao DSP1, chip para rodar jogos como Super Mario Kart e outros, graças ao emulador ZSNES. Na quarta versão de Outubro de 1999, dá suporte à vários joypads, como os de SNES e N64, por exemplo, além de adição dos filtros Eagle e 2xSai. Sua última versão é lançada em Janeiro de 2000, e conta com suporte ao chip Super FX, de jogos como Star Fox e Doom, trazidos graças ao criadores do ZSNES. Também começaram a ter suporte os save states do emulador ZSNES, com seus formatos .zst, .zs0. O projeto teve ajuda do grupo Nerlaska, de Gary e Jerremy do Snes9x, Ernesto do Virtual Super Wild Card, de zsKnight e _Demo_ do ZSNES, além de Yoshi da cena SNES, das bibliotecas multimídia Allegro, de som Seal e de gráficos arcades Eagle, além dos modos scanlines do MAME e 2xSai de Derek Liauw Kie Fa, entre outros. Apesar de todo o seu desempenho, ZSNES o supera, se tornando mais rápido e compatível.
SNEeSe (1997)
SNEeSe
O Projeto SNEeSe foi desenvolvido por Lee Hammerton, o Savoury SnaX e Santeri Saarimaa, o Gridle, lançando sua primeira versão em Setembro de 1997 para MS-DOS, no mesmo mês de lançamento do Snes9x. Apesar de seu lançamento em 1997, consideram sua versão estável a 0.16f de Setembro de 1998. Lee foi o fundador do projeto e Gridle ficou responsável por melhorias na GUI e testes do emulador. Além da dupla, outros emuladers ajudaram no projeto, como a partir de Fevereiro de 1998 Charles Bilyue, o TRAC, como desenvolvedor e criador das portas DOS e Windows e também em 1998, Brad Martin, o Butcha como desenvolvedor da emulação de som do emulador junto com Lee. Suas primeiras versões lançadas em 1997 e inicio de 1998 muito provavelmente não tinham som. TRAC se torna o responsável pelo desenvolvimento do SNEeSe com Butcha cuidando da parte sonora a partir de meados de 1999.
SNEeSe (Interface)
TRAC ficou conhecido também por ajudar em 2001, 2002 e 2005 no projeto ZSNES e em 2002 no projeto Snes9x. Daniël Hörchner, o BDJH ingressa no projeto em 2003 e fica responsável pelas portas UNIX, Linux e BeOS. O último a ingressar no projeto é Nach em 2004, trazendo melhorias no código de carregamento das roms e suporte ao patch .IPS. Na época, Nach trabalhava nos projetos Snes9x e ZSNES e esteve por trás junto à outros da emulação dos principais chips de SNES, como DSP-1 e 2, C4, S-DD1 e ST010, tendo sido único responsável pelo add-on Sufami Turbo. Apesar disso, trouxe apenas o Sufami para o SNEeSe. Brad deixa o projeto em 2003, Daniel em 2004 e Nach em 2005, permanecendo apenas TRAC, que fica até o término do projeto. Outras pessoas também ajudaram no projeto, como grinvader, zones, e outros. Em seu início, o projeto teve ajuda de muitos dos principais desenvolvedores da emuscene de Super Nintendo, com as equipes do Snes9x e ZSNES principalmente.
SNEeSe (Pipe Dream)
Desde o início sempre liberou seu código fonte. Para a execução do emulador era recomendado inicialmente um processador mínimo de 486, com 4 à 8 MB de memória RAM. Em seu início, não tinha uma front-end, o que faz terceiro darem suporte ao emulador em suas front-ends, como foi o caso por volta de Março de 1998 da Universal StarLaunch, e a partir de Dezembro de 2000 da Offend. Em Junho de 1999, o emulador lança sua primeira front-end para MS-DOS, na versão 0.25b. Em Março de 2000, muda a skin da front-end. Em Setembro de 2000, começa a dar suporte à som. Em Abril de 2002, muda mais uma vez a skin da front-end. A partir de Junho de 2002, começa a ser pedido a configuração mínima de um 586, Pentium ou K6, com 6 à 10 MB de memória RAM. Em Março de 2003, lança sua primeira versão para Windows, que tem mais três versões depois dessa, todas lançadas em Agosto de 2006. A versão para Windows é conhecida como SNEeSeW, e vem com a mesma front-end usada até então na versão para MS-DOS.
Em Maio de 2003, ganha versões para UNIX/Linux e BeOS. O emulador não funciona nenhum dos chips extras, executando apenas o add-on Sufami Turbo. Sua GUI é simples, com uma única barra de menus. A lista de escolha de roms é por chave de diretório sem a possibilidade de escolher por letra inicial ou aceleração de escolha de roms em grandes listas. Também não tem cheats e nenhum outro artifício. Tem suporte à som de 16-bit estéreo, configuração de joypad, modo frameskip e de stretch. Sua última versão é lançada em Agosto de 2006, mudando mais uma vez a front-end de seu emulador, tanto na versão MS-DOS, quanto na versão Windows. Na versão MS-DOS, começa a exigir a execução à partir de um 586 ou posteriores. Uma curiosidade, Lee, fundador do projeto, levou o SNEeSe para o multi-emulador MESS em 2000, sendo responsável pelo início da emulação de SNES no emulador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário