SNEmul! (1997)
SNEmul!
SNEmul! foi desenvolvido a partir de 1997 por Archeide e v0x. Foi lançada em final de 1997 para MS-DOS, com uma de suas primeiras conhecidas versões lançada em Janeiro de 1998, a 0.4, junto com a versão 0.3, que estreava os ports para Linux, ainda nos lançamentos alpha. Em Fevereiro de 1998 lança sua primeira versão beta, a 0.4.5. Foi o primeiro emulador com suporte à língua francesa de SNES, além do suporte habitual ao inglês. Logo em seu início já dava suporte ao coprocessador de som SPC700. Em Março de 1998, a front-end, StarLaunch, começa a dar suporte ao emulador.
Sua última versão foi lançada em Agosto de 1999, e nela tinha incluso o suporte aos chips DSP-1 e Super FX, como suporte à pistola Super Scope. Na fase beta o projeto teve 18 versões ao todo lançadas. A A última versão pra Linux é lançada em Junho de 1999. O projeto teve ajuda de Yoshi, com documentação sobre o console, Lord Esnes com informações gerais, entre outros. Em 2006, o projeto retorna, agora com um port para o portátil Nintendo DS, com o nome de SNEmulDS, lançado em Setembro. Nessa ocasião, apenas Archeide participava do projeto. O emulador usava a CPU do emulador SnezziDS de SNES para NDS de bubble2k, que por sua vez era um port do Snezzi, um emulador de SNES para GBA.
SNEmulDS
Também usava o motor de som do programa PocketSPC de gladius, que levava o chip de som do SNES para o NDS através de cartucho de GBA que o portátil dava suporte, conhecido como slot 2. Com tudo isso, se tornou um emulador de completa reprodução do SNES em ambiente NDS. Para isso, bastava executar o arquivo SNEmulDS.nds, que tinha a extensão de uma rom de NDS. O emulador chegou a ser traduzido por interessados no projeto, inclusive para o português, por Claudio Neves. O projeto se encerrou em Outubro de 2007, com 6 versões lançadas. Uma atualização da última versão surgiu no mês seguinte, dando suporte a cartuchos conectados no slot 2, com adição de consumo de bateria e ocultação da GUI.
SNESGT (2001)
O SNESGT foi criado em 2001 pelos japoneses Gigo e Hii. Gigo já havia criado o emulador de NES, G-NES como também o player de som NSF, baseado na emulação do G-NES. Já Hii havia se notabilizado com criar o TGB, emulador de GB, GBC e GBA. O primeiro lançamento do SNESGT foi em Maio de 2001 para Windows. Ele exigia já desde seu início suporte à DirectX 5. O emulador tem uma emulação inicial rápida, com bom suporte à som e boa velocidade de emulação.
Dá suporte a save state, reset, pause, aceleração FPS, som com qualidade 48.000 Hz, filtros de vídeo, diversos tamanhos de resolução de tela, suporte à joypad e multitap e à todos os chips especiais do console. Também usa em execução quase a metade de memória RAM do PC usada no seu concorrente, o Snes9x. Além disso, ele também suporte o plug-in de filtro do NES, VirtuaNES2 e o plug-in de renderização do Kega Fusion de Mega Drive.
SNESGT Ver 0.14 (Em Inglês) (Interface/Menus/Isikoro Mario World)
SNESGT Ver 0.230 Beta 6 (Sobre/DBZ: Hyper Dimension)
SNESGT é considerado o melhor emulador para o add-on Satellaview, batendo inclusive o Snes9x e o ZSNES. Em Dezembro de 2003, começam a lançar suas versões também em inglês. Na ocasião também chegaram a lançar uma versão em chinês simplificado, traduzida por Tiansun. Em Fevereiro de 2004 foi a vez da versão em francês por Benjamin Siskoo, tradutor de emuladores e plug-ins para o site emu-france e de diversos emuladores de Sega Saturn. Em Julho de 2004, muda o ícone do emulador.
Em Fevereiro de 2005 chega a versão em italiano, por Vecna. No final de 2005, acharam melhor lançar plug-ins com as línguas para serem adicionados ao emulador. Nessa ocasião surge versões em chinês tradicional, alemão, espanhol e português, criadas respectivamente por Nhlay, Jezze, Javier Patiño e MallevsMaleficarvm. As únicas versões linguísticas que já vinham com o emuladores eram a japonesa e a inglesa. Em Junho de 2005, muda mais uma vez o ícone do emulador. Seu último lançamento é datado de Agosto de 2008.
Super Sleuth (2004)
O projeto do Super Sleuth (traduzido para Super Detetive) começou em Agosto de 1998 por Kris Bleakley, conhecido na ocasião como Overload. Na época o projeto ainda não tinha nome nem lançamentos, mas até o ano de 1999, os backups de código-fonte totalizavam 2.4 GB de tamanho. Em Outubro de 2002 lança o emulador de forma particular, apenas para desenvolvedores SNES, com o nome de Super Player Deluxe (SPX) para MS-DOS. Desde seu início, Super Sleuth já vinha com a proposta de futuramente emular jogos de NES, o que só ocorre quando se transforma em Kindred em 2013.
Em Fevereiro de 2003 ingressou no grupo que desenvolvia o Snes9x, no projeto Snes9x DSP, para desenvolver suporte a esses chips. No meio disso, em Abril de 2004, muda o nome de seu emulador privado Super Player Deluxe para Super Sleuth e começa a fazer diversas atualizações no mesmo até seu primeiro lançamento público em Outubro de 2004. Na ocasião também ajudava no projeto ZSNES. Em Dezembro de 2004 deixa os projetos Snes9x e ZSNES para se dedicar à seu emulador. Participa apenas mais uma vez do projeto ZSNES em 2006 até o lançamento em Dezembro de uma versão do emulador.
Super Sleuth (Super Chase H.Q.)
Na versão 1.04 de Setembro de 2005, troca o ícone do emulador. Super Sleuth teve 5 versões lançadas, sendo a última tido várias atualizações. Essas versões e atualizações foram lançada entre 2004 e 2006, 2008 e encerrando em Setembro de 2011. O emulador contava com reset, pause, save state, screenshot no formato png, inspeção de estado, com configurações de chips e processadores do console, transfer gamepak, ripando jogos pelo Super Wildcard e Game Doctor SF III, acessório de ripagem de jogos de cartuchos de SNES, salvamento de screenshot em BackupRAM, nos formato .SRM (padrão), .BBD (Super Wildcard) e .B01 (Game Doctor), configuração de diretórios de gamepak, save sate, screenshot e backupRAM, configuração de vídeo com brilho, contraste e cor, frameskip, de controle por joypad, teclado, mouse, nintendo scope, turbo file e super turbo file, vários tamanhos de janela, sistema de depuração em tempo real, suporte ao Satellaview e aos chips DSP-1 e 2, OBC-1, S-DD1 e SA-1, entre outros.
Apesar de tudo isso, Super Sleuth nunca teve som e sua compatibilidade de jogos não era muito boa. Em seu início era pedido como requisito mínimo para rodar o emulador um Pentium 800Mhz com 32Mb de memória RAM, e posteriormente pedia um Pentium 3 com os mesmos MHz e a mesma quantidade de memória RAM. O requisito recomendado sempre foi de um Pentium 4 com 1.4Ghz com 48MB de memória RAM.
Em Agosto de 2013, Kris criou o Kindred (significado sugestivo de Parente), a continuação do Super Sleuth, que reunia diversos consoles, como NES, SNES, GB, além de PC's como IBM PC AT e XT, Sega Master System e suporte sem som dos portáteis WonderSwan e WonderSwan Color. Também prometia suportar em versões futuras de Mega Drive, add-ons de SNES, como os ripadores Pro Fighter, Game Doctor e Super Wild Card (tendo esses últimos sido acessíveis no Super Sleuth), o flashcard Super UFO, os portáteis GBC e GBA e os PCs Commodore 64 e Commodore Amiga.
Kindred 1.05 (Interface/Menus/Saint Seiya: Ougon Densetsu)
Kindred 1.12 (Interface/Menus/Saint Seiya: Ougon Densetsu)
Na primeira versão do Kindred, a 1.05 de Agosto de 2013, criou um novo logo para o emulador, trocando pela última vez em Maio de 2015, na versão 1.07. O emulador tinha tudo o que o Super Sleuth tinha, e agora também com suporte à som e uma boa compatibilidade de jogos, além de botão de pause, screenshot em .BMP, teclas de atalhos para várias funções, muito mais tamanhos de tela, além de tamanhos de tela personalizados, o controle NTT Controller, interfaces gráficas em GDI, OpenGL, DirectDraw e Direct3D, áudio DirectSound em qualidade de CD, sistema NTSC e PAL, canais de som mono e estéreo, aceleração de jogo, e outros.
Kindred 1.05 (Ninja Gaiden)
Seu último lançamento foi em Novembro de 2019, com atualização até Dezembro de 2020. O emulador teve 8 versões, 9 atualizações, sendo 17 lançamentos ao todo. Numericamente é considerado a continuação do Super Sleuth.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário