SG-1000 e Sega Mark III
Sega Master System
Para seu lançamento nos EUA em 1986, construíram apenas uma carcaça diferente para o console e o rebatizaram de Master System. Suas únicas diferenças para o Sega Mark era a não possibilidade de rodar jogos de cartuchos e cartões de SG-1000, SG-1000 II e Sega Mark III (somente com adaptador para os jogos de cartucho apenas) e a falta de suporte ao som FM, o que na versão japonesa, lançada em 1987, não existiu, já que suportava todos os cartuchos e cartões dos consoles da Sega (inclusive os cartuchos de Master System americano) e vinha com suporte à som FM integrado ao console, sem a necessidade de um add-on. Era comum na época existir essa diferença de compatibilidade por conta da regionalidade de cada console, para não haver competição entre diferentes países na produções de jogos para um mesmo sistema.
Master System II e III (Boxes)
Apesar de sua superioridade de hardware em relação a seu concorrente Famicom, que tinha 1.79 MHz de CPU contra 3.58 MHz, 2kb de RAM e de vídeo contra 8kb de RAM e 16kb de vídeo e 48 cores totais e 25 simultâneas contra 64 cores totais e 32 simultâneas, nem na era Sega Mark III, nem na era Master System, superou o console da Nintendo em vendas. Apesar disso, fez muito sucesso na Europa e no Brasil, sendo lançados, respectivamente em 1987 e 1989. Em 1990, a Sega lança uma segunda versão do console nos EUA e Europa, chamada Master System II, uma versão compacta da aparelho, mais tarde lançada no Brasil como Master System III Compact. O Master System II no Brasil, lançado em 1991, era o mesmo Master System original, só que com preço menor e com Alex Kidd In Miracle World na memória.
Jogos Master System
Entre seus jogos, várias franquias de sucesso começaram no aparelho ou vieram dos arcades para ele, como de corrida, como Enduro Racer, Ayrton Senna's Super Monaco GP ii, Chase H.Q., OutRun, Hang-On e Road Rash. De puzzle, como Flash Point, Lemmings e Columns. De esporte, como FIFA, California Games, World Cup, Sega World Tournament Golf e a linha de jogos Great, como Golf, Baseball Masketball e outros. De ação/plataforma, como Action Fighter, Alex Kidd, Ghostbuster, Wonder Boy, Ninja Gaiden, Strider, Ghouls ‘n Ghosts, Golvellius, Asterix, Sonic Chaos, Kenseiden, Psycho Fox, Jurassic Park, Earthworm Jim e Sonic The Hedgehog. De beat em up, como Double Dragon, Altered Beast, Golden Axe, Black Belt, Streets of Rage e Renegade. De shmup/shoot em up, como Operation Wolf, After Burner, Space Harrier, Fantasy Zone, Power Strike, R-Type e Galaxian. De luta, como Virtua Fighter Animation e Mortal Kombat II. E de RPG, como Phantasy Star, Golden Axe Warrior e Dragon Crystal. Tambem houveram jogos de empresas, como Disney, como Mickey (Legend, Land e Castle of Illusion), Rei Leão, Pato Donald, Aladdin e Mogli. DC Comics, como The Flash e Batman Returns e Superman: The Man of Steel. Marvel, como Spider-Man vs. The Kingpin e Return of the Sinister Six, The Incredible Hulk e X-Men: Mojo World. E Warner, como Taz-Mania e Escape from Mars, Patolino (Daffy Duck In Hollywwod), Papa-Léguas e Coiote (Desert Speedtrap), Ligeirinho (Cheese Cat-Astrophe), Tom e Jerry (The Movie) e Os Flintstones. Jogos de anime também saíram, como Zillion, Borgman e Hokuto no Ken. Apesar de não ter havido concorrência direta com o Famicom, os dois consoles disputaram diversos ports, como Aladdin, Alien 3, Asterix, Back to the Future, Battletoads, Bubble Bobble, Juggle Book, Lion King, Operation Wolf, Pacman, Paperboy, Robocop 3, Strider, Terminator, Ninja Gaiden, Double Dragon, Jurassic Park e outros. Por fim, e não menos importantes, os jogos brasileiros, como Mônica no Castelo do Dragão, Chapolin x Drácula, Férias Frustradas do Pica-Pau, Castelo Rá-Tim-Bum, TV Colosso e outros.
Master System II e III (Consoles)
O console é descontinuado em 1989, porém, nos EUA continua até 1991 e na Europa até 1996. Já no Brasil é vendido até os dias de hoje, com jogos produzidos no país até o final da década de 1990. O país no qual o console fez mais sucesso foi sem dúvida o Brasil.
Lançamentos do Master System no Brasil:
Master System (1989)
Master System II (1991)
Master System 3D (1991)
Master System III Compact (1992/1993/1998)
Master System Super Compact (1993)
Master System Super Girl (1993)
Master System III Collection (2002)
Master System III Collection (2004)
Master System III Collection (2005)
Master System III Collection (2006)
Master System III Collection (2007)
Master System III (2008)
Master System III Evolution (2011)
Master System® Plug & Play (2018)
Master System® Portátil (2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário