Super Nintendo e Super Famicom
SNES Hardware
O console trabalhava com um processador central Ricoh 5A22 de 16 bit de 3,58 MHz (baseado no processador WDC 65C816 usado no computador Apple IIGS). Tinha dois GPUs de vídeo Ricoh de 16 bits, o 5C77-01 e o 5C78-03 de 2,56 MHz cada. Enquanto seu concorrente da Sega tinha 512 cores, o Super Nintendo atingia a marca de 32 mil cores. Também tinha a seu dispor 64kb de memória. Do 0 ao 7, existiam oito modos de vídeos disponíveis para os programadores de jogos, cada um com um tipo de camadas e cores diferentes. O mais inovador era o Mode 7, aonde a camada podia ser girada e dimensionada, transformando-a num plano de textura horizontal bidimensional. Outros consoles da época, como o Sega CD, desenvolveu seu próprio modo de fazê-lo. Jogos como Mario Kart e F-Zero trabalhavam com esse sistema. Seu som era coordenado por um coprocessador de 8 bits desenvolvido pela Sony chamado SPC700. Dentro dele havia um processador de sinal digital de 16 bits e 64kb de memória. Todo esse conjunto era chamado de Nintendo S-SMP. Ele trazia uma frequência de 24.000 MHz com oito canais estéreo de áudio. Esse sistema de som possibilitava que fossem colocadas músicas cantadas dentro do jogo, sendo o primeiro videogame da história a disponibilizar essa função. E por fim sua memória RAM era de 128kb, divida pela metade entre som e imagem.
Stellaview
O SNES tinha alguns acessórios interessantes, como o add-on Satellaview, lançado em 1995, que permitia acesso à rede, permitindo navegar por sites, ler revistas e ouvir músicas, além de download de jogos da Nintendo para o console, tudo isso partindo de um lobby animado, como um jogo online mais atual de RPG, aonde cada edifício representava cada serviço online citado. Ele necessitava de um cartucho para funcionar e a assinatura de um serviço por satélite. Muitos jogos disponíveis eram versões refeitas ou alteradas de jogos de NES ou jogos antigos de SNES, como também lançamentos. Ele vinha com 1mb de espaço de ROM e 512kb de RAM, podendo expandir sua rom para até 8MB com pacotes de memória externos ao estilo de uma memory card usada em consoles como NeoGeo AES e o que seria usado no futuro PSX. Também existia o Super Game Boy, que permitia encaixar cartuchos de GB para serem jogados no console, aprimorando sua paleta de cores e outros.
Chip Super FX e StarFox
Sobre os jogos de SNES, parou com o contrato de exclusividade na produção de jogos à partir de 1991, começando uma guerra entre MD e SNES em diversos ports de arcade e lançamentos para consoles. Além de seu super GPU, também começa a desenvolver chips especiais integrado ao cartucho dos jogos à partir de 1991, com o jogo Pilotwings, usando o famoso Mode 7. Também disponibilizava cálculos trigonométricos para linguagem 3D. Esse chip era chamado de DPS-1. Houve o DPS-2, 3 e 4, que adicionavam outras funções aos jogos. O mais famoso deles foi o Super FX, que vinha com 32kb de memória e renderizava polígonos 3D presente em jogos como Star Fox. Uma segunda versão dele foi lançada, permitindo o uso total de seu clock de 21 MHz, que era usado pela metade em sua primeira versão. A segunda versão estava em jogos como Doom e Yoshi Island. Os outros chips foram, CX4 de Megaman X2 e X3, SA-1 de Super Mario RPG, SDD-1 de SF Alpha 2, além do OBC-1, S-RTC, SPC7110, e a linha ST010, 011 e 018. Além dos chips, o console também tinha trava por região, tendo no SNES uma trava física que não permitia os cartuchos japoneses. Já no Super Famicom, o cartucho americano não encaixava, porque o espaço era pequeno pra ele.
Jogos SNES
Entre os títulos lançados para o console, temos os de anime, como 3x3 Eyes, Dragon Ball Z, Ranma ½, Ashita no Joe, Captain Tsubasa, Shin-Chan, Cyborg 009, Doraemon, Cyber Formula, JoJo's Bizarre Adventure, Zenki, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Mazinger Z, Gundam Wing, Yu Yu Hakusho e Sailor Moon. Ao lado do PC Engine e Sega Saturn, foi o que mais jogos de animê lançou nos anos de 1990. De Puzzle, como Yoshi’s Cookie, Kirby’s Adventure, Pieces, Troddlers, Tetris & Dr. Mario, Bust-a-Move, Lemmings, Puzzle Dama, Bomberman, Puyo Puyo, Sailor Moon, Tetris 2, Tetris Attack, Ranma ½ e Magical Drop. De plataforma, como Demon’s Crest, Metroid, Super Ghouls ‘n Ghosts, Donkey Kong Country, Super Mario World, ActRaiser, Castlevania, Kirby, Megaman e Earthworm Jim. De RPG, como Zelda, Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono Triger, Super Mario RPG, Breath of Fire, Terranigma, Lufia, Earthbound, Harvest Moon, Tales of Phantasia, Secret of Mana e Soul Blazer. De shmup, tivemos as franquias Darius, R-Type, Star Fox, Parodius, Thunder Force, Contra, além dos jogos Axelay, BioMetal, Thunder Spirits, Imperium, U.N. Squadron, Raiden, Aero Fighters e Smash TV. De beat ‘em up, como Final Fight, Tartarugas Ninja, Sailor Moon, Double Dragon, Power Rangers, Marvel Super Hero, Venom, Batman Forever, Undercover Cops, Sonic Blastman, Sunset Riders e Kamen Rider. De corrida, como F-Zero, Super Mario Kart, Rock'n Roll Racing, Top Gear, Super Off Road, Street Racer, Bike Mars From Mars, The Duel, Lamborghini American Callenge, Super Chase HQ, além de jogos de F1. De luta, as franquias SF II, KOF, Fatal Fury, Samurai Shodown, Art of Fighting, Mortal Kombat, além de ClayFighter, Killer Instinct, Power Rangers, Tartarugas Ninja, DBZ, Sailor Moon e Ranma ½. Da Disney, como Aladdin, Rei Leão, Toy Story, Mickey (como Mickey Mania e Magical Quest), Mogli, A Bela e a Fera e Timão e Pumba. Da Marvel, como Capitão América, Hulk, Wolverine, Spider-Man (como Spider-Man vs. X-Men e Venom) e Marvel Super Heróis. De esportes, como NBA Jam, Super Punch-Out, NHL, Intentional Superstar Soccer, Madden NFL, Super Tennis, WWF e Fifa Soccer. Da Warner Bros, como Pernalonga, Tiny Toons, Patolino, Taz-Mania e Looney Tunes. E por fim, Da DC, como Superman, Batman (como Returns e Forever) e Liga da Justiça. O SNES foi o console que mais jogos lançou até os anos de 1990, com mais de 1.700 lançamento, perdendo apenas para o PSX. Apesar da dificuldade em seu início de concorrer com o Mega Drive, pouco tempo depois o ultrapassa se tornando o console mais vendido da 4° geração com mais de 50 milhões de cópias por todo o mundo. O Super Nintendo é descontinuado em 1999.
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