quinta-feira, 7 de setembro de 2023

A História dos Emuladores de Mega Drive - Parte 6

PicoDrive (2004)

PicoDrive

O projeto PicoDrive pode se chamar de um salto para o futuro da emulação. O projeto foi criado por Dave em 2004 em cima de seu emulador 68k, o Cyclone 68k, que por sua vez foi criado no mesmo ano com o intuito de ajudar a emular hardwares dentro de dispositivos ARM, uma tecnologia nova contida em processadores, e que mais tarde se tornaria comum em smartphones, tablets e portáteis. Na ocasião, os ARMs funcionavam em Pocket’s PC’s, que eram celulares de tela grande da época. Um pouco antes, em 2003, Dave havia ganho um GP32 de seu amigo Craig, que sabia que ele gostava de escrever emuladores. E foi pra esse sistema que o Cyclone foi criado, e posteriormente PicoDrive, para testar seu emulador 68k. Um dos primeiros emuladores de terceiros a usarem seu Cyclone 68k foi o fGen32, port do emulador Genesis Plus também para o portátil GP32, em Julho de 2004. Dave era um apaixonado por Mega Drive, tendo criado em 1999 o emulador DGen para Windows, e em 2004 os projetos GenaDrive para XBOX e GigaDrive para o portátil GP32, portátil esse que era um fenômeno na época no quesito capacidade, portabilidade e armazenamento em um portátil. PicoDrive foi lançada em Abril de 2004, e teve quinze versões, sendo a última lançada em Setembro de 2005. Antes de seu término, surgiu uma bifurcação do emulador para SymbianOS por Neil Davis em Abril de 2005. Essa bifurcação foi atualizada até Junho de 2006, e teve várias atualizações tiradas de outra bifurcação chamada PicodriveN. Ainda em 2005, surgiu um port do emulador de Dave para UIQ, um sistema derivado do Symbian para smartphones da época, como Sony Ericsson e Motorola, mas por ter muitas falhas logo é descontinuado. E finalmente no final de 2005 surge o port para UIQ2 por Notaz chamado PicodriveN (pois o port de Neil já tinha o nome de PicoDrive), com lançamento no final do ano.

PicoDrive (Sega Top Ten)

Sua primeira versão divulgada é de Janeiro de 2006. Notaz já cuidava do Cyclone 68k de Dave desde mais ou menos Agosto de 2005, o que o fez até 2007. A bifurcação de Notaz se torna a mais importante de PicoDrive, sendo na prática a continuação direta do emulador de Dave. Na versão de Fevereiro de 2006 do PicodriveN, adiciona o emulador SN76489, um gerador de som programável e o chip de som YM2612, ambos do projeto MAME, além do emulador DrZ80 de Zilog Z80 de Reesy (que também contribuiu no início da versão de Notaz do Cyclone68k), emulador esse que também estava ligado à emulação de som, tendo o emulador à partir daí começado a dar suporte completo à som. Em seguida, Notaz adquire o portátil GP2X e cria um port para esse sistema, com primeira versão em Setembro de 2006. Essa versão começa a adotar o nome original do emulador, PicoDrive, já que o port de Neil (que usava esse nome) foi descontinuado. Em Novembro de 2006, cria um port para UIQ3. Em Agosto de 2007, libera seu código fonte e em Setembro de 2007 cria um port para o portátil Gizmondo. Em Novembro de 2007, começa a desenvolver o emulador também para o portátil PSP. A partir dessa versão, começa a dar suporte à Sega CD e 32X, graças ao código fonte do Gens liberado por seu criado em Maio do ano anterior. Essa versão tem um emulador próprio de 68K, chamado FAME/C criado por Chui, e que por sua vez é baseado no C68K de Stephane Dallongeville, criador do emulador Gens. Nessa versão, PicoDrive também teve um novo emulador Z80, chamado CZ80 criado por NJ e baseado em códigos também do criador do Gens. Ou seja, o emulador Gens foi muito importante para Notaz em seu port para PSP. Em Março de 2008, adiciona na versão GP2X suporte ao SVP (Sega Virtua Processor), para rodar o jogo Virtual Racing. É considerado o primeiro emulador de Mega Drive à rodar 100% esse dispositivo. Os créditos vão para Exophase e Rokas.

PicoDrive PSP

Em Maio de 2008, cria uma versão para Windows com lançamento único, com toda a parte de programação da versão de PSP, com front-end do GenaDrive de Dave e suporte ao Sega Pico. Ele era bem simples, com reset, load e quatro resoluções de tela (podendo ampliar livremente o tamanho da tela, sendo um dos poucos emuladores de SMD para Windows que permite esse tipo de alteração). Em Agosto de 2009, começa também a dar suporte ao portátil GP2X Wiz. Em Junho de 2010, lança seu último port, para o sistema Pandora. Não sabemos ao certo, mas parece que por volta de 2010, o emulador começa também a dar suporte à SMS. Em Agosto de 2013, muda a interface de usuário da versão de Pandora para a do emulador de PS1 para ARM, o PCSX ReARMed, também de autoria de Notaz, inclusive considerado um dos melhores emuladores de PS1 de todos os tempos. Suas últimas atualizações foram para PSP, Gizmondo e UIQ3 em Agosto de 2008, GP2X/Wix em Outubro de 2013 e Pandora em Outubro de 2017. Em Janeiro de 2019, lança sua última versão, sendo executável em diversos portáteis e smartphones. O PicoDrive de Notaz também ganhou ports de terceiros, como para RiscOS por Jeffrey Lee em Setembro de 2006, para Nintendo DS por ryanfb em Julho de 2008 e para PS2 por SP193 em Setembro de 2013 a partir da versão 1.51b de Agosto de 2008 do PicoDrive de PSP. Também teve uma bifurcação para iOS criada por ZodTTD, chamada genesis4iphone, também em 2008. Por volta de 2013/2014, começa a fazer parte do emulador RetroArch, emulando Mega, 32X e Sega CD. Posteriormente no emulador, emula apenas 32X, deixando as demais emulações para o Genesis Plus GX. Em 2013 também faz parte do multi-emulador OpenEmu para MacOS rodando 32X. Além das já citadas, houve outras pessoas que ajudaram no projeto de Notaz, como Charles MacDonald do Genesis Plus por informações de MD, Mark e Jean-Loup pela biblioteca multimídia Zlib, Peter van Sebille da ECompXL e seus vários projetos de código aberto Symbian, e a equipe de desenvolvimento do Symbian GCC Improvement Project, com várias ferramentas para o sistema Symbian e seus derivados. Algumas das pessoas que ajudaram Notaz no início do projeto estiveram mais adiante com ele na cena de PS1, como foi o caso de Exophase, que ajudou Notaz a criar o emulador PCSX ReARMed. Já ZodTTD e Chui, estiveram no projeto PSX4ALL em 2006.

Outros Emuladores

SegaEMU

Além dos emuladores citados, tivemos também outros projetos, como St0rm Sega Genesis Emulator (conhecido como SGE) para MS-DOS e Genux para Linux, ambos em 1998. 

Regen

A maioria deles emulava diversos sistemas da Sega juntos, como AGES (de MD e 32X) em 1997, RetroDrive (de MD e 32X) em 1998, SEGAEmu (de Sega 8 e 16 bits) em 1999, Mimic (de Sega 8 e 16 bits) em 2002, Regen (de Sega 8 e 16 Bits) em 2007 (com port para Linux em 2009), HazeMD (de MD, 32X e Sega CD, por Haze, do projeto MAME) em 2009 e MD.Emu (de Sega 8 e 16 Bits) para Android em 2012.

HazeMD

Houve também vários projetos que não chegaram ao fim, como o caso de EmulatorX, Moge, Triton (também de Sega CD e 32X) e W95 GenEMU. Também teve o projeto Kyoto, criado por Haruki Ikeda, que não foi lançado por conta de seu falecimento em uma acidente de carro.

Em versões para outros dispositivos, temos DrMD para GP32 (pelo criador do DrZ80, Reesy, e com núcleo e interface do Gigadrive de Dave) em 2004, jEnesisDS para Nintendo DS em 2008, Gensoid para Android em 2009 e NeoGensPlusGX para Xbox em 2015.

Dentro de emuladores multissistemas, funcionou no MESS em 1998, MAME em 2003, Xe (para Linux) e GuineaPig (para PalmOS) ambos em 2004, Final Burn Alpha em 2008 e Higan em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página