sábado, 16 de setembro de 2023

A História dos Emuladores de Super Nintendo - Parte 2

Snes96 / Snes97 / Snes9x (1996)

Snes96

O projeto Snes9x começou em 1996 pelo holandês Jerremy Koot. Uma de suas primeiras versões jogáveis foi lançada em Maio de 1996 ainda como protótipo, para Windows. Uma das últimas versões do emulador é lançada em Agosto de 1996. Nessa ocasião o emulador era shareware, e tinha limite de tempo de apenas 30 minutos. Após isso, Jerremy desanima do projeto e manda o código-fonte para Gary Henderson, que porta o emulador para os sistemas Linux e Sun Solaris e mantém a versão para Windows.

Snes96 (MS-DOS/Windows)

Isso muito provavelmente ocorre por volta de Setembro/Outubro de 1996. O emulador era gratuito. Gary corrige vários bugs e problemas de CPU do emulador, e com o tempo vai adicionando novos recursos e fazendo o código-fonte crescer. Até aonde temos informações, a versão para Windows do Snes96 foi mantida até Novembro de 1996.

Snes97 (MS-DOS)

Em 1997, Gary continua lançando versões do Snes96, quando Jerremy começa a ter novamente interesse em mexer com o desenvolvimento de um emulador de SNES, e cria o Snes97, usando ideias próprias e de Gary, porém não o código-fonte modificado pelo colega. Gary então consegue fazer parte da equipe do Snes97 e portar seu código-fonte para o projeto. Nessa época, leva atualizações ao emulador, como janelas de fundo, sprites, e outros, além de trabalhar junto com Jerremy na filtragem de som e cor. O salto da versão 96 para 97 foi grande, começando pela velocidade de emulação que foi de 25 para 75%. Era exigido um Pentium 133MhZ, com 16mb de RAM e placa gráfica de 2Mb com suporte à DirectX.

Snes97 (MS-DOS) (Megaman X)

Apesar de tudo, o emulador tinha problemas de compatibilidade e de velocidade. O Snes97 é lançado em Março de 1997 para Windows e de forma gratuita, e na época rodava apenas 25 jogos. O emulador é lançado com suporte à DirectX, uma inovação que ocorria na época na emuscene, e também para Windows NT, e despontava seus concorrentes Virtual SuperMagicom e ESNES, com performances como da animação do dirigível do Final Fantasy II, mostrando seu avanço. Chad Kitching fica responsável pelo port para MS-DOS, também em Março. Em Abril, Gary lança os ports para Solaris e Linux e o trio Michael Bytnar, Jeremy Shear e John Stiles lançam o port para MacOS (conhecido como MacSNES97).

Snes97 (MS-DOS) (Menus)

O projeto teve ao todo 9 pessoas envolvidas. Entre os jogos que rodava na ocasião, o autor decidiu destacar Final Fantasy 2/3/5, Super R-Type, Super Mario Allstars, Breath of Fire 1/2, Zelda 3, Super Offroad e Contra 3: Alien Wars. A última versão do emulador é datada de final de Abril de 1997, tendo uma existência de quase 2 meses. Em paralelo, Gary continuava cuidando do projeto Snes96 para Linux e Solaris, que em Março de 1997 ganhava sua quinta versão. Em Abril foi a vez da versão de MS-DOS, também de responsabilidade de Chad Kitching. Algo que ninguém imaginava é que Snes96 continua a ser desenvolvido após o término de Snes97! Gary de fato vestia a camisa do projeto, diferente de Jerremy que mais uma vez abandonava um projeto na cena.

Snes97 (Windows)

A última versão do emulador, a 0.72, foi lançada em Junho de 1997 para os três sistemas em questão, com dez lançamentos de Gary no total. A Versão 0.8 estava encaminhada, chegando até a vazar para o site Archaic Ruins em Julho, que o testou. Sua novidade era a tão esperada emulação de som que ainda não tinha sido desenvolvida para a emulação de SNES. Sua precisão estava em torno de 60 à 70%, e jogos como Donkey Kong Country 3, teve uma emulação sonora considerada ótima. Essa versão nunca foi lançada, pois Gary preferiu adicionar essa inovação à seu segundo projeto de SNES, que se tornaria um dos mais conhecidos de todos os tempos, o Snes9x.

Snes9x (MS-DOS)

Com o fim do Virtual Super Wild Card em Abril de 1997, seu código-fonte é enviado para o projeto SNES de Jerremy e Gary. Com isso, Gary junta toda a experiência anterior dos projetos Snes96 e 97, mais o código do VSWC e cria o Snes9x, lançado por volta de Setembro de 1997 para Windows. No lançamento, Gary também porta o emulador para Linux e Solaris.

Snes9x v0.20 (Windows) (Menus)

Snes9x v0.20 (Windows) (F-Zero)

Em Outubro de 1997, já estava na sexta versão, a 0.23, e já tinha versões para MacOS, por John Stiles e MS-DOS por Chad Kitching. Em Agosto de 1998, teve uma versão para OpenBSD em cima da versão 1.05. Outra versão para OpenBSD só surgiu em Maio de 2001 por Aaron, com última versão em Abril de 2020. Apesar de Jerremy ter ajudado a escrever o emulador, o projeto era apenas encabeçado por Gary. Logo em seu início, funde o emulador NLKSNES ao seu, emulador esse considerado no momento o mais rápido.

Snes9x (Menus)

Ishmair do projeto NLKSNES havia trabalhado junto com Gary na adaptação de som para o projeto ESNES de Lord Esnes em Junho e Julho de 1997, então houve uma retribuição do NLKSNES ao Snes9x. Snex9x contava com som estéreo digital, suporte a joypad (inicialmente no Linux e DOS), carregamento de roms compactadas e Pro Action Replay e Game Genie. O emulador funcionava facilmente em um Pentium 100MhZ. 

Snes9x (Super Bomberman 2)

Um fato curioso é que, apesar do Snes97 ter sido acrescentado ao projeto, o txt do Snes9x cita o início do desenvolvimento do projeto a partir do Snes96 de Gary, indo logo em seguida para o Snes9x. Apesar de existir uma versão para Windows, a maioria dos usuários, por questões de desempenho de hardware, preferiam as versões DOS.

Matt's SNES9X Front End e Syd9X

Por conta da linguagem de linha de comando não ser muito fácil para a maioria deles, os mesmos recorriam à front-ends. Foi aí que surgiram diversas delas. O período de meados à final de 1998 foi o mais intenso dessas front-ends. Algumas até rodavam mais de 1 emulador de SNES, para garantir a compatibilidade, que era baixa na época, na hora de jogar. O emulador teve suporte de 14 front-ends ao todo. Destacamos aquelas feitas exclusivamente para o emulador, como SNES9X Front End em Agosto de 1997 para Windows, Syd9X em Junho de 1998 para MS-DOS, TeleKawaru's Snes9x Front End em Setembro de 1998 para MS-DOS, Snes9express em Janeiro de 1999 para Linux, CoMeT por volta de início de 1999 para MS-DOS, e KSnes9x em Janeiro de 2000 para Linux. Com o tempo, a versão Windows foi se tornando popular, apesar das versões DOS terem seguido até o final do projeto, junto com todas as outras.

TeleKawaru's Snes9x Front End

TeleKawaru's Snes9x Front End (Tom & Jerry)

Entre as atualizações do projeto, temos em 1998 várias correções no chip sonoro SPC700, emulação preliminar em Junho do chip Super FX de jogos como Star Fox, trazido um mês antes pelo emulador ZSNES, código do chip DSP-1, de jogos como Super Mario Kart, por _Demo_ do ZSNES em Julho, acrescentando posteriormente em seu emulador em Setembro, suporte a TV-Mode para DOS e UNIX com ajuda do código baseado no trabalho de John Stiles, NetPlay, permitindo até 5 maquinas jogarem ao mesmo tempo no Linux e DOS, mouse SNES, Super Scope e suporte fixo para joypad de PC padrão de 4, 6 e 8 botões.

CoMeT

Em junho de 1998, altera a numeração do emulador de 0.3 para 0.96, muito provavelmente para não atrelar o projeto ao de um emulador em desenvolvimento inicial. Sobre sua versão para Windows, começa a ser carregada em tela cheia, e tem algumas alterações de skin na parte de configuração de controles, adição de display mode com mudanças de resoluções, além do modo General Options, com alterações em scanlines, transparência, frame-rate e FPS de vídeo. Também deixa opção de alteração de som para 8 e 16 bits em mono e stereo, e com até 44.000hz de qualidade, além de alteração de idiomas.

Snes9express

KSnes9x

Em 1999, começa a dar suporte NetPlay para Windows, Suporte de vídeo 3DFX para Linux, implementa o chip SA-1 em Julho, de jogos como Mario RPG e Dragon Ball Z: Hyper Dimension, trazido do ZSNES, que o acrescentou em Dez/98 em seu emulador, novo código do Super FX do ZSNES, salvamento automático S-RAM após 30 segundo, assegurando save state automático no formato .srm e suporte à Direct3D para Windows. Sobre sua versão para Windows, em início de 1999 volta a ser carregado em modo janela, com, entre outros, adição do modo stretch, para esticar a imagem do jogo.

Snes9x v1.29 e v1.33

Em 2000, adiciona cheat code no mesmo formato usado no ZSNES, reescrito código DirectX, 3D e 3DFX e adicionado em Novembro o código do CX4, conhecido apenas como C4, de jogos como Megaman X2 e X3, oriundo do ZSNES que o lança em Setembro. Em sua versão Windows, adiciona por volta de final de 1999, início de 2000, o modo emulator settings, que é atualizado ao longo do ano de 2000 e 2001, além de adicionar em Janeiro de 2000, modos cheat e debug, e em setembro de 2000, o modo netplay. Em 2001, adiciona save states no formato do ZSNES, incluindo suporte de patch IPS com base no código de Neill Corlett, que aplicam modificações em roms, adiciona código do chip S-RTC de John Widman e Darkforce para rodar o jogo Dai Kaijuu Monotarari II em Janeiro do mesmo ano, sendo o primeiro emulador a trazê-lo, Super2xSaI e o novo software de filtragem bi-linear e atualiza os códigos mais recente do Super FX e DSP-1 do ZSNES. Uma das últimas atualizações do emulador foi em Setembro de 2001, emulando o chip S-DD1 do jogo Street Fighter 2 Alpha, oriundo do ZSNES que já o usava desde Dezembro de 1999. A última versão do emulador é lançada em Setembro de 2001, com adição na versão Windows de modo de opção de som. Foram 52 versões lançadas ao longo de 5 anos de projeto. A partir da última versão lançam também port para MacOS X. O emulador também teve versões para BeOS, lançadas em Setembro de 1999, por Trent Trautman, Outubro de 2000, por Jon Fehr e Julho de 2001, Por Caz Jones.

Um ano depois, um grupo encabeçado por Matthew Kendora, ao lado de TRAC, Anomie, The Dumper, Lantus, Frank Yang, CaitSith2 e até os cridores do ZSNES criam as versões 1.39mk (abreviação do nome do líder) para Windows, sendo 5 versões ao todo de Setembro à Outubro de 2002. Nelas eram inclusas várias atualizações, correções e adições, como suporte a SPC7110 com base nos documentos de Dark Force, de jogos como Tengai Makyou Zero, com ajuda também de zsKnight do ZSNES e outros, adiciona o super SSD-1 de SFA2 do ZSNES e carregamento correto de muitos jogos japoneses.

Snes9x v1.39

Após isso, os criadores originais do Snes9x agruparam todas as correções e lançaram a versão 1.39a em Novembro de 2002. Ela é portada para todos os sistemas habituais, com exceção da versão Windows dessa vez portada por James Powell. Jerremy ainda faz mais algumas atualizações no site, relacionadas à servidor, até Janeiro de 2003, mas passa o site para Funkyass em Julho de 2003, que cuida do mesmo até Julho de 2006, com atualizações de continuações de terceiros do projeto. O desenvolvimento do Snes9x continua pela mesma equipe de Matthew Kendora, com adendo de Overload, Nach, Zones, Neviksti, Peter Bortas e o próprio Funkyass, mas não mais com as iniciais mk na numeração das versões. Apesar disso o mais atuante no projeto é novamente Matthew.

Snes9x v1.40

O grupo lança então a versão 1.40 em Julho de 2003. Nessa altura, já se reuniam no Forum Snes9x. As atualizações das versões lançadas em 2003 incluem adição dos chips DSP-2 de jogos como Dungeon Master e OBC-1 do jogo Metal Combat: Falcon's Revenge, na versão de Julho de 2003, sendo o emulador pioneiro a trazê-los, como talvez o chip Seta010 também na mesma versão, adições de botões turbo, suporte para captura de tela e filtros de renderização de 8 bits, além de alterações no modo display e no modo de som.

Snes9x v1.42

Na versão 1.42 de Dezembro de 2003, altera a skin do input config de configuração de controles. Em 2004 também ingressa no grupo Joel Yliluoma. A última versão que esse grupo comando é a 1.43, lançada em Julho de 2004. Nessa versão é adicionado suporte de gravação de filmes e em formato AVI, além do aprimoramento dos chips Seta e desativação do modo NetPlay. Da versão 1.40 à 1.42 tiveram versões para Windows, Linux e Solaris. A partir da versão 1.43, todas as versões foram lançadas para Windows, Linux e MacOS X. A versão 1.41 também ganhou port para BeOS por Caz Jones, que era de fora do projeto, lançada em Março de 2003 como BeS9x. Em 2006, após dois anos sem lançamento, Peter Bortas, Zones, Nach e Anomie se reúnem para lançarem uma nova versão. Zones e Anomie são os mais atuantes no projeto. Nessa ocasião também ingressa John Weidman, antigo colaborador do projeto de Gary e Jerremy. A única versão lançada é 1.5, em Julho de 2006. Essa foi a única versão que não foi lançada pra Windows, sendo lançada apenas para MacOS e Linux. A partir dessa versão começam a ser lançadas versões 64 bits para Linux otimizadas para AMD64 por John Weidman. Entre outras novidades nessa versão é adicionada a emulação parcial do Satellaview e dos chips DSP-3 de SD Gundam GX e DSP-4 de Top Gear 3000, trazidos exclusivamente pelo emulador.

Snes9x v1.51

Em Abril de 2007, a versão 1.51 é lançada, novamente pelo trio Anomie, Zones e Nach ao lado de Nitsuja, DeHackEd, Jonas Quinn e Byuu, esse último já desenvolvia seu próprio emulador desde 2004, o BSNES. O mais atuante nessa ocasião é Nitsuja. Nessa versão é adicionado save state de jogos dos chips DSP-1, Super FX e C4, diversos filtros de vídeo como EPX, HQ2X e outros, o Netplay é trazido de volta, é adicionado o acessório Sufami Turbo, que rodava jogos como SD Gundam: Generations, Carranger e Sailor Moon Fuwa Fuwa, começa a ter um logo na barra da front-end, além da atualização do modo emulator. Em 2009, o projeto é retomado por Byuu, Zones e Jonas Quinn, retorna neviksti, e ingressa BearOso e OV2.

Snes9x v1.52

Quase três anos sem nova versão, lançam a versão 1.52 em Janeiro de 2010. Lançam 14 versões ao todo, tendo sido os que mais tempo cuidaram do projeto, 10 anos de dedicação. Os integrantes em questão saem com o tempo. Zones Em Abril de 2011, Byuu em Novembro de 2017 e Jonas em Junho de 2018. Também tivemos a permanência de Gocha de Abril de 2011 à Outubro de 2016, qwertymodo de Novembro de 2017 à Junho de 2018 e kps501 de Junho à Novembro de 2018. A maior parte das versões ficaram ao cargo da dupla Bear e OV2. Entre 2012 e 2015 não há nenhum lançamento. Em Outubro de 2016 foi portado por themaister e OV2 para o LibRetro, e começou a fazer parte do RetroArch. A última versão do emulador é lançada em Abril de 2019. Nesse período, temos atualizações importantes, como na versão 1.52 de Janeiro de 2010, com adição de suporte à Direct3D e XAudio 2, mesclagem do código de emulação do chip SPC7110 do emulador BSNES, adição de suporte a save state para os jogos dos chips DSP-2, DSP-4, ST-010 e OBC-1, e alteração do modo de opção de som. Além disso, a estrutura dos savestates dessa versão não dá mais suporte aos save states anteriores a ela.

Snes9x v1.53 e v1.54

Na versão 1.53 de Abril de 2011, começam a ser lançadas as versão 64bits para Windows, além da divisão do menu options em menu emulation e menu vídeo, e ampliação dos modos display e emulator. Na versão 1.54 de Outubro de 2016, é liberado o port para o LibRetro/RetroArch, e mais uma vez o menu emulator é alterado. Também foi adicionado suporte a detecção de mudanças na configuração dos joypads, facilitando à troca dos mesmos. Na versão 1.55 de Novembro de 2017, o chip MSU-1 desenvolvido por Byuu para o BSNES começa a fazer parte do Snes9x. Esse chip carrega jogos do chamado SNES CD, jogos modificados por fãs com sprites melhores, cuts scenes e trilha sonora em qualidade de CD. Também é adicionado suporte ao BS-X Satellaview, o cartucho que dava mais memória ao SNES, além de diversos dados para a execução do acessório.

Snes9x v1.56

Na versão 1.56, o ícone do emulador é mudado, e o menu de som recebe mais uma alteração. E por fim, na versão 1.60 de Abril de 2019, é adicionado sinalizadores que habilitam placas NVIDIA automaticamente a executarem jogos em tela cheia com o recurso de OpenGL. Além de todas as adições, o emulador também rodava o arcade Nintendo Super System de 1991, muito provavelmente trazido do emulador ZSNES.

Além das alterações feitas pelo Forum Snes9x, o emulador também teve outras versões alteradas, como Snes9xGL lançado em 2000 em cima da versão 1.29 também de 2000, adicionando suporte a OpenGL em vez de Glide para filtragem bilinear em modo tela cheia. Esse suporte só veio posteriormente ao projeto original. A parte ruim dessa versão é que não tinha suporte à uma front-end, o que exigia você arrastar o jogo e soltar em cima do executável, além de não poder fazer alteração alguma na filtragem de imagem. Snes9xPP SE desenvolvido entre 2002 e 2004 e lançado em 2003, muito provavelmente em cima das versões 1.39 de Matthew Kendora de 2001. Ele trazia o filtro HQ2X adicionado apenas em 2007 ao projeto original. Era recomendado processadores de 1.5GhZ e tinham versões otimizadas para processadores AMD e Intel. Snes9x Custom desenvolvido em 2003 para MacOS e MacOS X em cima da versão de mesmo ano, 1.42, era escrito em C++ e trabalhava em cima da versão para Mac do emulador. Geiger's Snes9x Debugger criado e mantido entre 2003 e 2010 em cima das versões 1.43 à 1.51 lançadas respectivamente de 2003 à 2007. Seus recursos eram voltados para o romhacking, as modificações de roms, com depurador, editor, engenharia reversa, mapeamentos, e tudo mais o que tem direito. Snes9k desenvolvido entre os anos de 2004 e 2005 em cima da versão 1.42 de 2003, e que trazia suporte à jogatinas no servidor online Kaillera. Foi uma versão bastante popular na época. Snes9X Direct3D lançado em 2009 em cima da versão 1.51 de 2007. Ele dava suporte ao Direct3D9 no lugar do DirectDraw, algo que só ocorreu na versão de 2010 do emulador original. Também trazia filtro bi-linear. F-Zero VS desenvolvido também em 2009 e em cima da versão 1.51 de 2007, alterando o emulador para multijogadores para o jogo F-Zero, inclusive online. Snes9x ReRecording de 2009 à 2019, tendo usado a versão 1.43 de 2004 em diante para suas modificações. Como o próprio nome diz, ele adiciona suporte de regravação para capturar em vídeo suas jogatinas. Há uma séries de recursos de gravação de vídeo no emulador. Essas versões RR, eram comuns na alteração de emuladores famosos e de consoles conhecidos. O emulador foi desenvolvido por Gocha, que trabalhou nas versões 1.53 e 1.54 de 2011 e 2016 no projeto original. E o último, RASnes9x é desenvolvido entre 2013 à 2019 em cima da versão 1.53 em 2011 até a versão 1.60 de 2019. Ele dá a possibilidade de pontos de conquistas nos jogos. Snes9x também serviu de inspiração para a criação de outros emuladores para o console, como o SNEShout em 1999, que entre outros rodava jogos japoneses através da ferramenta ViaVoice da IBM, além do mapeamento de vozes de SF2 e Puyo Puyo 2. Além do SnesMe! muito provavelmente lançado na década de 1990.

Já ports para outros sistemas, temos SNES 9x Alpha para Nintendo 64 em 1998, Super Famicast para Dreamcast e WarpSNES para Amiga e ngine-SNES9x para Dreamcast em 2000, Sintendo para Dreamcast em 2001, DreamSnes para Dreamcast, Snes9x X (portado pelo famoso Hikaru) para Xbox e OpenSnes9xGP para Gamepark 32 ambos em 2003, SNES-Station para PS2 e SNES9x GX para Gamecube e Wii em 2004, SNES9XBox (portado por XPort) para Xbox em 2006, Snes9x Euphoria e s9xTYLmecm e Snes9x PSP ambos para PSP em 2009 e Snes9x EX para Android e iOS em 2011 e Linux em 2013, funcionando também em dispositivos como DragonBox Pyra. Além de fazer parte do RetroArch em 2016 (que também roda nos sistemas PS Vita, PS3, Switch e N3D), também fez parte de outros emuladores multissistema, como OpenEmu para Mac em 2013, BizHawk em 2017, entre outros. Também fez parte do multi-emulador Nintendo, Little John New Generation, que originalmente era apenas de NES (e chamado apenas de Little John), e em 2000 acrescenta emulação SNES com o Snes9x. Snes9x é considerado um dos emuladores mais rápidos que existe, passando até o inovador BSNES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página