DGen foi criado em 1998 por Dave, conhecido na cena emu como criador do Final Burn, Dega e PicoDrive, além de outros emuladores. Sua primeira versão teria sido criado ainda em 1998 para MS-DOS, mas não sabemos se foi lançada à público. Sua primeira versão é datada de Maio de 1999 para Windows. Logo em seu início, já vem com suporte à som estéreo, emulação do chip YM2612 com seus seis canais de som e dos processadores 68k, por StarScream e Z80 por Multi-Z80. Ainda em Maio teve algumas versões com atualizações importantes, como a 1.03, que libera seu código fonte, o que acaba fazendo também nas versões de Maio, Julho e Agosto de 1999. A versão 1.04, trazendo suporte a MS-DOS. A versão 1.05, quando começa a dar suporte a DirectInput. E a versão 1.06, que adiciona outro processador 68k, o Musashi, que era mais lento que o StarScream, porém mais preciso. Os dois estavam disponíveis para uso. Em Junho de 1999 começa a dar suporte ao chip PSG e a jogos em formato Zip. Para um bom desempenho do emulador era recomendado o uso de pelo menos um processador Pentium III. Em Janeiro de 2000, Dave lança sua última versão e abandona o projeto para se dedicar ao Final Burn. Nessa versão muda o emulador Z80 para o de Richard Mitton, no lugar do de Neil Bradley, corrigindo a música fora do tempo em alguns jogos. Dave lançou 21 versões ao todo, fora a versão beta. Além das funções já citadas, o emulador também dava suporte à save state, mudança de região, velocidade de imagem de 50 até 70hz, pause, reset, joypad, Game Genie, tela cheia, buffer triplo de imagem, opções de camada, som de até 16bits, potência de até 44.100hz de som, opção de alteração de latência (trazendo maior precisão de som) e suporte à gravação de som no formato .GYM, que é o formato de som original do Mega Drive, semelhante ao NSF do NES (esse formato se inicia no emulador Genecyst, e em futuros emuladores é substituído pelo formato .VGM).
DGen
Apesar de todas essas opções, o emulador tinha alguns bugs de tela com alguns jogos, com problemas em paralaxes, fundo e sprites. Em relação as colaborações com o projeto, tivemos Neill Corlett com seu 68k, Neil Bradley com seu Z80, Tatsuyuki Satoh pelo seu YM2612, Steve Snake do Kgen98 pelo código de DirectInput, Alex Townsend pelo suporte à roms em formato ZIP, Karl Stenerud por seu emulador Sharp 68K, John Stiles, portador dos emuladores MasterGear, iNes e ColEm para Macintosh por seu renderizador de linha de comando e Flavio Morsoletto por grandes informações sobre o console. Além disso, Richard Bannister e Joe Groff também ajudaram no projeto desenvolvendo o suporte SRAM no emulador. Joe também foi um dos responsáveis por codificar o som do DGen. Sobre seus ports, por volta de Maio de 1999, é portado para MacOS por Richard Bannister. Uma curiosidade com o port para MacOS. Foi o primeiro emulador de Macintosh a emular o chip sonoro de Mega, o YM2612, o que possibilitava a maioria dos jogos rodarem com seu som completo. O port saiu para MacOS 8.1 e posteriores, como o 9. John Stiles adiciona Raster Effects e Gil Peterson adiciona o suporte SRAM à versão de Bannister. Em Dezembro de 2000, Bannister descontinua o port, deixando em seu lugar o Generator. Em Fevereiro de 2000, Caz do site BeEmulated, cria um port para BeOS. Em Dezembro de 2000, tubooboo do site Ngine, chegou a cogitar um port do emulador para Dreamcast, mas o projeto não foi adiante.
DGen/SDL (Linux)
Além de todos esses ports, houve um em especial que acabou se tornando a continuação do DGen após seu término, estou falando do DGen/SDL, portado para Linux em Junho de 1999 por Joe Groff, criado em cima da versão 1.12 do emulador original. A versão SDL possibilitava criar ports do emulador para vários sistemas operacionais, como sistema UNIX, BeOS e BSD. Phil K. Hornung o ajuda no projeto, com adição de filtros, suporte à joypad, entre outros. O projeto também deu suporte a Game Genie, roms compactadas e outras adições. No mesmo mês de criação, em Junho de 1999, ganha um port para BeOS por Andrew Bazar. Facilitou mais para Andrew criar um port dessa versão do que da versão Windows de Dave. Em Junho de 2000, ganha outro port para BeOS por David do site smaug.co.uk, pois não se tinha uma versão mais atualizada para o sistema. Andrew voltou a atualizar sua versão posteriormente. Além disso, DGen/SDL teve ajuda de vários outros influenciadores do meio, como Steve Snake, criador do KGen98. Em Julho de 2001, Joe e Phil abandonam o projeto, lançando sua última versão do emulador, totalizando 11 versões lançadas. Também a última versão para BeOS de Andrew sai nesse mês. O DGen/SDL é portado para XBox por XPort em Julho de 2002 como DGenX e para PSP por Syn-Z em Junho de 2005. Em 2008, Bertrand Janin, o Tamentis, tentou ressuscitar o projeto, colocando no ar em seu site no SourceForge, um site para desenvolvedores de código aberto, a última versão do emulador feita por Joe e Phil, na tentativa de ter algum tipo de cooperação, mas não obteve sucesso, lançando apenas uma versão do emulador em Agosto de 2008. Bertrand junto com Inkscape ficaram responsáveis pela criação do primeiro logo do emulador em Maio de 2008.
Em 2011, o emulador mais uma vez foi ressuscitado, agora por Zamaz, lançando nove versões do emulador de Setembro de 2011 à Julho de 2014. A partir de Outubro de 2011, Zamaz também começa a lançar versões para Windows. Essa versão não tinha uma interface, exigindo que a rom fosse arrastada para cima do executável do emulador para ser rodada (acredito que isso existia desde a primeira versão de Joe em 1999). Em relação à versão anterior de Tamentis lançada em 2008, Zamaz adicionou filtros de vídeo, seleção automática de região, um depurador 68k (o Cyclone 68k, de autoria de Dave, criado posteriormente ao término do DGen original), suporte à OpenGL, e diversas outras atualizações e melhorias. Desde 2014 o emulador não teve mais nenhuma versão lançada.
Venha conhecer a história do DGen em vídeo no nosso canal no YouTube.
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