segunda-feira, 4 de setembro de 2023

A História dos Emuladores de Mega Drive - Parte 5

Genital (2000)

Genital

Genital foi desenvolvido por Bart Trzynadlowski a partir de final de Janeiro de 2000 e lançado em Abril de 2000 para MS-DOS. O emulador não tinha front-end, sendo executado por linha de comando. Apesar disso, tinha várias funções e todas acessadas por atalho do teclado na tela de jogo. Na primeira versão emulava apenas o processador central 68k e rodava jogos em formado .BIN e .SMD, além de suporte à mudança de região de jogo, reset, VSync e frameskip. Na segunda versão, também em Abril, adicionou o emulador 68k de Neill Corlett e o Z80 de Richard Mitton, mas sem suporte à som, além de alterações de sprites e carregamento de save state do Genecyst. O port para Windows surge no mesmo mês, em cima da segunda versão, com o nome de Genital32, pela Atani Software, a mesma que fez a versão Windows do emulador Generator para Mega Drive. Na terceira versão, em Maio de 2000, adiciona duas resoluções de tela, ativação da emulação Z80 e acesso ao depurador. Na quarta versão, em Dezembro de 2000, Genital começa a dar suporte preliminar à Sega CD e 32X, além de suporte a roms de extensão .GEN, função de imagem pretro-e-branco e save state no formato GNS (Genital Save States), exclusivo do emulador.

Genital (Sonic The Hedgehog 2)

A partir dessa versão também começa a ser usado o emulador 68k de Bart, chamado Genital68k, que tem seu nome modificado em Junho de 2001 para Turbo68k. Na quinta versão, em Fevereiro de 2001, adiciona o modo janela. Várias pessoas ajudaram com informações técnicas o projeto, como Dave do DGen, Charles MacDonald do SMS Plus de Master System, Steve Snake do KGen, Joe Groff do DGen/SDL, Atani, da Atani Software, que foi responsável pelo port para Windows, Nyef do Darcnes e Delta do Pretendo, ambos de NES, e Christian Schiller do site Eidolon's Inn. O emulador tem melhor desempenho em computadores Pentium 1 com 180Mhz de velocidade e 8mb de memória RAM. Apesar de todo o bom desempenho do emulador, nunca teve suporte à som, sendo um dos poucos emuladores de Mega com esse déficit. Sua última versão é datada de Abril de 2001, com um total de seis versões lançadas. Em 2011, Bart ficou conhecido pelo emulador Supermodel do arcade Sega Model 3.

Genesis Plus (2002)

Genesis Plus (MS-DOS)

Genesis Plus foi um projeto que Charles MacDonald começou por volta de 1999/2000. Em 2002, já tinha o emulador pronto, mas quem o acabou lançando primeiro foi Richard Bannister para o sistema MacOS em Outubro de 2002. Algo bem inesperado de acontecer. O lançamento oficial do emulador foi em Maio de 2003 para MS-DOS e Windows/SDL, ou seja, essa última versão já aberta para ports para outros sistemas. O projeto teve apenas duas versões lançadas, encerrando em Junho de 2003. A versão para Mac foi atualizada até 2008, retornando em 2018 e tendo última atualização em Novembro de 2022. Genesis Plus basicamente emula todos os canais de som, e suporta extensões de jogos .BIN e .SMD, inclusive compactadas. Também dá suporte a VSync, frameskip, reset, joypad, resolução de tela, especificação de drive de vídeo e som, profundidade da cor, scanlines, taxa de som de até 44.100hz, entre outros. Apesar de todas essas funções e do emulador ser ‘vendido’ como de alta precisão com os jogos e desempenho muito parecido com o do hardware original do console, há diversos problemas em sua execução.

Genesis Plus (MS-DOS) (Alien 3)

A começar pela versão Windows que não carrega som, nem joypad, e é executada basicamente nos Windows XP e Vista, não conseguindo ser carregada em outros sistemas. Já a versão DOS é facilmente executável, tem boa jogabilidade, cor, sem bugs de imagem e roda joypad e som (se executá-lo pelo DOS-BOX não conseguirá acessar seu som), porém tem uma certa aceleração (provavelmente para rodar melhor em computadores menos potentes), não executa jogos em NTSC, rodando apenas jogos lançados na Europa, Austrália e parte da Ásia, conhecidos como jogos em formato Pal/Secam, e tendo bugs que se alteram no direcional do controle. Todas essas falhas devem ter permanecido de certa forma por conta do emulador ter tido um curto desenvolvimento. Em relação ao apoio de influenciadores da cena, o projeto teve bastante otimismo e foi apoiado por Omar Cornut do projeto Message de Master System, Christian Schiller dono do site Eidolon's Inn, considerado na época o melhor site sobre Sega e Chris MacDonald, irmão de Charles, e criador de FAQ’s conhecidas nos meios gamers (Chris faleceu em 2014).

Genesis Plus (Windows)

Richard Bannister, criador do port para Mac, também ajudou com correções de código e sugestões para o projeto, além de Bart Trzynadlowski do Genital, Steve Snake do Fusion, James Ponder do Generator, Sardu do Genecyst, entre outros. A equipe do emulador MAME também foi importante no projeto. É dela os emuladores Z80 e 68K usados no Genesis Plus, como também o código de emulação dos chips PSG e YM2612 de som do Mega Drive. E por fim a equipe do segadev. O emulador também ganha outros ports. O primeira para Sega Dreamcast em 2003 por BlackAura chamado Genesis Plus DC, que tem emulação quase na velocidade total do console, superando até o emulador original da Sega para Mega Drive lançado para o Dreamcast, o Sega Smash Pack Vol. 1 em 2001. Até os dias de hoje nenhum outro emulador de SMD superou Genesis Plus DC no Dreamcast. Em Dezembro de 2003, Genesis Plus ganha um port/modificação para o portátil GP32 chamado fGen32, por rlyeh e Robster. Em 2004, ganha outro port para Dreamcast, o Genesis Plus SDL para o sistema SDL, por Ian Micheal, que usou partes do emulador de BlackAura. No mesmo ano, ganha uma versão para GameCube, chamada GCN GenesisPlus!

Genesis Plus GX (NGC/Wii)

Em 2005, surge o mais importante dos ports do emulador, o Genesis Plus GX criado por eke-eke para Nintendo GameCube. Apesar de ter nascido do Genesis Plus, também emula Master System, Game Gear, SG-1000, Sega CD e Sega Pico.

Genesis Plus GX (SMD/Sega CD/SMS/GG)

Genesis Plus GX também foi portado para Windows em 2007 e Nintendo Wii em 2008 por eke-eke, em 2010 para PS3 por Mr. Anonymous e em 2016 por Reesy para PS Vita. Genesis Plus GX também rodou nos multi-emuladores OpenEmu em 2009, RetroArch em 2013 e Bizhawk em 2015. O terceiro e último port do Genesis Plus de Charles foi para Pocket PC em 2006 por n0p.

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