Calice (2001)
Calice
O emulador Calice foi lançado em Janeiro de 2001 para MS-DOS pelo francês David Raingeard. O emulador vinha com a proposta de emular as placas CPS1 e 2. Só em Janeiro lançou cinco versões do emulador. Em Março lançam sua primeira versão para Windows, conhecida como Calice32, descontinuando a versão para DOS também no mesmo mês. Junto com Final Burn e MAME foi um dos primeiros emuladores a dar suporte à CPS-2, chegando no emulador em Abril de 2000.
Calice (Interface)
Em Junho começa a rodar jogos das placas Capcom Sony ZN-1 e Capcom Sony ZN-2, em Agosto as placas Sega System 16 e Sega System 18, e Neo Geo MVS, e em Janeiro de 2002 a placa Gaelco System 1. Em Outubro de 2002 lançam sua última versão, com atualização do jogo Mighty Pang! Em Abril de 2003. O emulador rodou ao todo 350 jogos. O projeto também usou o emulador 68k de Neill Corlett. Sobre seu logo no executável, adiciona em Maio de 2001 e modifica em Agosto de 2001.
Nebula (2001)
Nebula (Interface)
Nebula foi criado em 2001 pelo conhecido criador de emuladores ElSemi, responsável por CPS-3 Emulator, Nebula Model 2, Sega Model 2 Emulator, e outros. O projeto vem com a proposta de emular jogos CPS-2, a sensação daquele momento, como também CPS-1. Seu primeiro lançamento é datado de Março de 2001 para Windows. Sua interface lembrava um pouco a do NeoRageX, depois se assemelhando mais ao emulador WinKawaks. Também vinha com a ferramenta Convert para converter save states do Final Burn.
Em Agosto de 2001 começa a dar suporte ao Neo Geo MVS, adicionando em Novembro de 2001, suporte ao Neo Geo CD, em Março de 2002 a placa japonesa Konami Xexex (de jogos como Bucky O'Hare e Wild West C.O.W. (no Brasil, Os Valentes Cowboys de Moo Mesa), e em Maio de 2002 a placa taiwanesa PGM (de sequências como Knights of Valour). Sobre a placa PGM há uma curiosidade. ElSemi adiciona na versão 0.60 do MAME de 1 de Maio de 2002 o suporte a placa PGM com o jogo Oriental Legend. No dia seguinte lança seu emulador também com suporte à placa. Então podemos dizer que o protagonismo é do projeto Nebula. O último lançamento do emulador foi em Fevereiro de 2007. O emulador rodou ao todo 470 jogos, entre versões originais, clones e de outras nacionalidades.
Ace (2001)
Ace (Interface)
Another Capcom Play System Emulator, que significa Outro Emulador de CPS (criativo, não? kkkk) foi criado por Rollback Segment, o Friol em 2001 com a proposta de emular CPS-1 e 2, semelhante a proposta do emulador Calice. Diferente de seu concorrente, já nascia com código aberto para poder conseguir mais ajuda de interessados no assunto. Seu primeiro lançamento acontece em Maio de 2001 para Windows, rodando apenas o jogo Final Fight. Na versão seguinte, em Julho de 2001, adiciona suporta a CPS-2, com jogos como Street Fighter 2, Super Puzzle Fighter e Megaman. Friol se orgulhava de falar que era um dos emuladores mais rápidos de CPS-2, comparando o loading dos jogos. Nessa comparação usava os tempos do MAME, Nebula, Calice, Kawaks e Final Burn, perdendo apenas para o último, por 1 à 2 segundos de demora.
Ace
Em Agosto de 2001 já tinha a ideia de se tornar um emulador multi-arcade. Em Setembro de 2001 dá suporte a Sega System 16, Sega System 18 e Neo Geo MVS. Por volta de Agosto/Setembro de 2001, dá uma modificada na front-end, adicionando menu de seleção de roms, muda e refina sua fonte de letra, entre outros. Apesar de sua front-end ser funcional, com renderizadores de vídeo, reset, pause e save state, também sofria com alguns bugs. Seu último lançamento acontece em Fevereiro de 2002. O projeto é descontinuado em Julho de 2002, durando menos de um ano. O motivo foi um problema no disco rígido que o fez perder o código fonte mais recente e seu interesse em continuar. O emulador rodou 85 jogos ao todo.
Viva Nonno (2002)
Viva Nonno
O projeto Viva Nonno foi criado por EOF em 2002 para emular jogos da placa Namco System 22. Seu primeiro lançamento ocorre em Julho do mesmo ano para Windows. O primeiro jogo a ser lançado é o Ridge Racer 2 (Japan-A). Em Agosto começa a dar suporte Ridge Racer 2 (Japan-B) e Rave Racer 1 (Japan-A e World-B). A versão Rave Racer 1 (Japan-B) e o jogo Ridge Racer 1 (Japan-A), que constam na lista de jogos do emulador nunca foram suportados. Os requisitos do sistema eram de um processador de 1GhZ, com 32 de memória RAM, e uma placa gráfica GeForce VGA, além do DirectX. Eles usavam a tecnologia High Level de simulação de vídeo em alto qualidade.
Viva Nonno (Interface)
A última versão do emulador sai em Janeiro de 2003. A versão 22.0.4 que prometeram lançar acabo nunca saindo. MAME começa a dar suporta a placa após o fim de Viva Nonno, em Julho de 2003 com Cyber Commando. Ridge Racer, que nunca conseguiu rodar no Viva, é suportado pelo MAME apenas em Maio de 2005. MAME consegue rodar sete dos nove jogos da placa, tendo dado suporte ao último, Ace Driver: Victory Lap, apenas em Outubro de 2018.
Nebula Model 2 / Model 2 Emulator (2003)
Model 2 Emulator
O Model 2 Emulator se inicia no ano de 2002 por ElSemi ainda com o nome de Nebula M2, ou Nebula Model 2. Nada mais era que a interface do emulador de CPS-1 e 2, Nebula usada para carregar o núcleo da Sega Model 2. Seus primeiros arquivos de teste saem em Outubro e Novembro de 2002, e o emulador é parcialmente lançado em Dezembro de 2002. Seu lançamento oficial ocorre em Março de 2003 para Windows. Em Julho têm mais uma versão, e em Novembro mais duas, sendo a última, a versão 0.9b, já com 21 jogos das Model's 2B e 2C, que eram as únicas placas Model 2 que o projeto suportava. A Sega Model originalmente é divida em três versões, 2A, 2B e 2C, tendo alguns jogos lançados em mais de uma versão da placa, como Dead or Alive e Dynamite Cop. A recomendação mínima para executar o emulador era de um Pentium III ou Athlon de 1GhZ cada, com placa gráfica 3D, 128MB de RAM e DirectX7. Já as recomendações mínimas eram de um Athlon XP de 2 GhZ, 512MB de RAM, e VooDoo (em final de 2002) ou GeForce4 (em final de 2003), o que eram mega PC’s para a época. Para a construção do projeto, ElSemi contou com a ajuda de alguns colegas do meio, como Sarayan e Farfetch'd do projeto Modeler, da Sega Model 1, por informações, Richard Mitton pelo emulador do processador Intel i960 da placa, além de jogos ripados por ShinobiZ do System 16 Emulator, e testes de seus betas, como SMF do emulador ZiNc, e Haze dos emuladores Raine e Modeler, entre outros.
Model 2 Emulator
Em Julho de 2004, muda o nome do emulador para Model 2 Emulator e lança sua primeira versão alpha com uma nova GUI escrita do zero. Esse novo recomeço, inclui também a emulação da Model 2A. Em Outubro de 2004, ElSemi junto a Richter Belmont do projeto Modeler e ZiNc, adicionam ao MAME suporte a placa Sega Model 2. Dois anos depois volta a atualizar o emulador em Agosto de 2006. Em Fevereiro de 2007, lança uma atualização da versão 0.3 de Agosto de 2006 com a função Multi-Core CPU's, que nada mais é que uma permissão para o emulador usar os dois núcleos de processadores Dual Core e Core Duo em paralelo para melhor desempenho. O projeto tem atualizações e versões lançadas até Dezembro de 2010. Após um hiato de três anos, faz a última atualização no projeto, lançando a versão 1.1 em Janeiro de 2014.
Model 2 Emulator (Interface)
Em sua última versão, dava suporte a 66 jogos, entre oficiais, clones e de outras regiões. Apenas quatro jogos da placa não deu suporte Air Walkers, Dynamite Baseball (a versão 97 deu suporte), Power Sled, e The House of the Dead. Esses jogos nunca foram suportados em nenhum emulador, com exceção de Dynamite Baseball que começou a ter suporte a partir de Junho de 2011. O emulador teve 9 versões como M2 Emulator, e 4 como Nebula M2, totalizando 13 versões, sem as versões de teste incluídas.
CPS-3 Emulator (2007)
CPS-3 Emulator (Interface)
O CPS-3 Emulator, primeiro emulador da placa da Sega, foi lançado em Julho de 2007 para Windows por ElSemi, criador dos emuladores Nebula e Model 2. Antes do lançamento, chegou a fazer três versões de teste, todas em Junho. Esse projeto começou em início de 2004. Na ocasião até postaram em um site sobre o projeto, mas ElSemi ainda não o tinha lançado oficialmente, como também havia parado seu progresso. CPS-3 Emulator foi o primeiro emulador a rodar a placa. O emulador rodou os seis jogos lançados pra placa logo no primeiro lançamento.
CPS-3 Emulator
Dois dias após o lançamento do emulador, leva seu emulador para o MAME, com suporte a todos os seis jogos do arcade. Na segunda e última versão lançada em Agosto de 2007, adiciona duas versões alternativas de JoJo’s Venture e SFIII 3rd Strike, e algumas outras correções e adições. Também em Agosto, porta o emulador para o console Xbox, com o nome de CPX3. A partir de Fevereiro de 2008 os jogos de CPS-3 também começam a rodar no emulador Final Burn Alpha. ElSemi faz mais duas correções em Março e Abril de 2008 no emulador, e nunca mais o atualiza.
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