sábado, 11 de março de 2023

A História dos Emuladores Multi-Consoles - Parte 2

BSNES / Higan / Ares (2004)

BSNES

BSNES (Interface)

BSNES foi lançado em Outubro de 2004 para Windows por Byuu/Near. Em Outubro de 2005, é portado para MacOS X por Richard Bannister e mantido até Maio de 2021. O diferencial desse emulador para os demais é a sua precisão na emulação, que exige máquinas mais robustas para sua execução. Também tem 100% de compatibilidade de jogos. Outro diferencial é a execução de jogos do chip MSU-1, um chip virtual para roms modificadas de Super Nintendo criado pelo próprio Byuu, e desenvolvido entre 2000 e 2007, que possibilita a leitura de um fluxo grande de informações com armazenamento de 4 Gb, além de músicas de qualidade CD, e vídeos em full-motion. Praticamente um Sega CD versão Super Nintendo. Alguns everdrivers conseguem emular esse chip e fazer esses jogos modificados rodarem no próprio console. Em Agosto de 2006 já dava suporte aos chips SA-1, Super FX, SPC7110, DSP-3, DSP-4, ST-010, ST-011 e ST-018, como aos periféricos Super Game Boy, Sufami Turbo e Satellaview. Em paralelo à isso, em 2010, desenvolve uma campanha de arrecadação para descompactar coprocessadores de cartuchos de SNES para extrair seu firmware (instruções de hardware), e assim tornou o BSNES o primeiro emulador á ter 100% de compatibilidade com jogos. Uma curiosidade. O código do emulador de som que desenvolveu para o BSNES, o NEC uPD7720, foi usado pela equipe do falecido Stephen Hawkins para produzir uma versão mais portátil do programa de voz que usava. Voltando ao BSNES, em Janeiro de 2011, começa a ser lançadas versões em 64-bit. Em Outubro de 2011, começa a dar suporte ao Game Boy e ao NES. Após isso, adicionam suporte ao GBC em Novembro de 2011, GBA em Abril e 2012 e NDS em Agosto de 2012.

Higan

Higan (Interface)

Em Janeiro de 2013, o emulador muda de nome para Higan, sendo a última versão como BSNES laçada em Agosto de 2012. Essa versão vem sem o suporte à NDS, mantendo todas os outros sistemas do BSNES. Com o tempo, vários sistemas foram sendo incluídos. Entre eles, WonderSwan e WonderSwan Color em Abril de 2016, Master System, Game Gear, Mega Drive e PC Engine em Janeiro de 2017, SuperGrafx em Junho de 2017 e Pocket Challenge V2 em Abril de 2018. Em Maio de 2018, surge a ideia de ressucitar o projeto original do BNES, que o recupera a partir do estágio de 2009 quando rodava apenas SNES. A equipe começa a se chamar BSNES Team. A partir daí o BSNES começa a dar suporte também ao emulador de Lior Halphon, o Sameboy, que é conhecido como o mais preciso na emulação de GB e GBC.

Higan v115

Higan v115 (Interface)

O novo projeto do BSNES tem partes de um projeto de emulação experimental de Byuu chamado csnes. Dentro desse novo BSNES, também desenvolve uma forma de melhoria de renderização de vídeo. Isso fez com que DerKoun, programador, conseguisse mexer na qualidade de pixels, conseguindo fazer um jogo de resolução de 256x240 ser aumentada até 3840x2160, conseguindo transformar os jogos em HD. Disso nasceu a bifurcação do BSNES, chamada BSNES-HD criada em Maio de 2019 para Windows e MacOS, e em Junho para Linux. Ao mesmo tempo, Byuu e o Higan Team continuam o desenvolvimento do Higan. Alguns membros trabalham na equipe dos dois emuladores, como é o caso de Screwtapello. Em 2019 em diante, Higan tem novas adições, como FDS em Novembro de 2019 e ColecoVision, SG-1000, SC-3000, MSX, MSX2, Neo Geo Pocket, Neo Geo Pocket Color, Sega CD e SwanCrystal em Dezembro de 2019. Também em Dezembro, modifica sua front-end, deixando na parte inferior da mesma a seleção de consoles e portáteis.

Higan (GBA)

Higan (SNES)

Em Fevereiro de 2020, lança o Byuu, uma bifurcação do Higan, com a intenção de adicionar outros sistemas, como PSX e N64, que não são possíveis de serem rodados no Higan, por conta de seu modelo de emulação de ciclo contínuo. Ele vinha com a proposta de ter a precisão do Higan e a facilidade de uso do BSNES. Os emuladores eram os mesmos, com exceção do SC-3000 e SwanCrystal, que eram exclusivos do Higan. Byuu é atualizado até Março de 2020. Também em Março, BSNES e Higan tem sua última atualização feita por Byuu, sendo cuidados daí por diante pelas equipes BSNES Team e Higan Team. Essa última versão do Higan vem também com ports para MacOS, Linux e FreeBSD.

Ares

Ares (Interface)

Ainda em Março, começa seu mais novo projeto, o Ares, nome inspirada no personagem do jogo Lunar: The Silver Star, sendo ele uma continuação do trabalho do projeto Byuu, e automaticamente um continuação direta do Higan. O intuito principal do projeto era emular PC Engine CD e Nintendo 64. Em Maio anuncia de fato o projeto. De Março à Junho, Ares tem quatro lançamentos apenas como código fonte. É lançado em Junho, com suporte à PC Engine CD. O projeto foi lançado até Julho de 2020, tendo de Agosto de 2020 em diante sido desenvolvido de forma privada. Em Fevereiro de 2021, volta a lançar novas versões do emulador, e a partir dessa versão com suporte à PSX. Lança versões até Maio de 2021. No dia 27 de Junho de 2021, Near foi encontrado morto em sua casa, vítima de suicídio. Desde 2020 sofria assédios na internet e isso começou a deixa-lo doente até cuminar nessa tragédia. As últimas versões lançadas de seus emuladores foram Março de 2020 de BSNES e Higan e Maio de 2021 de Ares. De Outubro de 2020 à Outubro de 2021, foi criado uma atualização do BSNES, chamada BSNES Nightly. Mas não foi atualizada por Byuu, e sim pela equipe do projeto, a BSNES Team. O mesmo aconteceu com o Higan, com atualizações de Novembro de 2020 à Agosto de 2021, com o nome de Higan Nightly, e atualizado pela Higan Team. No lançamento de ambas, são lançadas versões tanto para Windows, quanto para MacOS e Ubuntu.

Ares (NES)

Ares (32X)

Após sua morte, Ares retorna em Julho de 2021, com Screwtapello no comando, que fazia parte das equipes atuais do BSNES e Higan. Ele não deixava seu nome nos créditos, e sim da Ares Team. O projeto se torna a continuação do legado de Byuu. Essa versão de Julho vem com o executável nomeado de Lucia, não sabemos ao certo porque. Talvez alguma homenagem à Byuu com o nome de uma personagem ou pessoa importante de sua vida (apenas uma especulação minha). O nome Lúcia volta em outras versões. Ora no nome do executável, ora no título do emulador. Em Fevereiro de 2021, o emulador começa a dar suporte à PSX. Em Julho de 2021, começa a dar suporte ao Nintendo 64 (graças ao renderizador gráfico ParaLLEl-RDP de The Mainster do projeto RetroArch), 32X, Neo Geo MVS e AES. O fato curioso sobre o The Mainster é que seu emulador RetroArch foi inspirado no BSNES de Byuu. O mesmo também deixou uma nota em seu site LibRetro.com sobre a morte do colega. A adição de seu renderizador gráfico portado especialmente para a emulação de N64 no Ares que é a continuação do trabalho e legado de Byuu traz muito significado. Pra mim um agradecimento e realização de um dos últimos desejos de Byuu que era emular esse console.

Ares (PSX)

Ares (WonderSwan)

Ainda em Julho, o inglês Luke Usher entra no projeto e se torna fixo em Agosto no lugar de Screwtapello. Screwtapello deixa definitivamente o projeto em Setembro. Em Novembro é a vez da americana Stephanie Gawroriski à fazer parte da equipe. Em Março de 2022, o projeto ganha site próprio. Em Junho de 2022, começa também a ver versões para MacOS. Ares é desenvolvido até os dias de hoje. BSNES influenciou a criação do emulador RetroArch em 2010. Inclusive posteriormente vários ports surgiram para o multi-emulador inspirados no núcleo BSNES, como Beetle BSNES em 2012 (port do BSNES de Mednafen) e BSNES2014 em 2013. Em 2010, o BSNES começa a fazer parte do multi-emulador Mednafen. Em 2012, é a vez de integrar o multi-emulador BizHawk. As primeiras versões do BSNES usadas nesses multi-emuladores, foram a 0.58 no Mednafen e a 0.87 no BizHawk. Também houve uma bifurcação do Higan feita por Rex-USR por volta de Junho de 2017 chamada nSide. E sobre Byuu ou Near, ele também foi conhecido na emuscene por ter traduzido o jogo Dragon Quest V do japonês para o inglês em 2001. Ele está na cena da emulação ajudando a programação de emuladores de Super Nintendo desde 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página