Xe (2004)
Xe
O emulador Xe nasceu em 2004 com a proposta de ser um multi-emulador, rodando consoles e portáteis. Criado por Jimmy, sua primeira versão é lançada em Novembro de 2004 para Linux, já contando com os sistemas SG-1000, NES, Master System, PC Engine, Turbo Grafx 16, Mega Drive, SNES, Neo Geo, Game Boy, Game Boy Color, Game Gear, Neo Geo Pocket, Neo Geo Pocket Color, Wonder Swan e Wonder Swan Color. Nas versões seguintes, vai adicionando novos consoles, como PC Engine CD e Turbo Grafx 16 CD em 03/05, Sega CD em 05/05, Neo Geo CD em 08/05, Super Grafx em 09/05, Famicom Disk System em 07/06, CPS Changer em 11/06, FM Towns Marty em 04/08, e PC-FX e Game Boy Advance em 08/08. A versão para Windows só sai em 01/05. Inicialmente a versão Windows custava 35 dólares, com versão demo gratuita. Em meados de 2006 é lançada também uma versão full gratuita de Windows.
Xe (Interface)
Tiveram versões pra outros sistemas, como PowerPC 64 em 10/07 e Linux 64 bits em 12/07. O projeto teve ajuda de pessoas importantes, como os grupos MAME e MESS com informações sobre diversos chips, além de Charles MacDonald, por obter informações sobre os sistemas de PC-Engine e Sega Master System/Game Gear e Mega Drive, já que havia desenvolvido emuladores para os consoles em questão. Sua última versão é lançada em Abril de 2009. O projeto emulou 24 sistemas ao todo. Em Julho de 2009, Jimmy tinha proposta de acrescentar a emulação do N64 ao projeto, liberando até screenshots dessa evolução, mas isso acabou nunca se concretizando.
Mednafen (2005)
Mednafen (MedLaunch)
Mednafen, foi criado em Agosto de 2005 como um emulador de NES chamado Nintencer por Ryphecha. Era um sistema que rodava em CPU simples e sem recursos especiais de vídeo. Foram lançadas três versões do emulador em Agosto, até que Ryphecha resolve transformá-lo em um multi-emulador, lançando sua primeira versão em Setembro com o nome de Medafen, que significa My Emulator Doesn't Need A Frickin' Excellent Name, que significa "meu emulador não precisa de um excelente nome". Criativo, não? Kkkkkk. Pelo menos é original. :p Com isso, junta uma equipe que o ajuda, intutilada Mednafen Team. Sua primeira versão sai para Windows e Linux. Em seu lançamento já emulava os sistemas Atari Lynx, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, NES, Famicom Disk System, PC Engine, Turbo Grafx 16, Super Grafx, e PC-FX. A proposta do emulador é muito semelhante ao do MESS, sendo um multi-emulador de consoles e portáteis e funcionando por linha de comando. Ele é feito em SDL, ou seja, possível rodar em qualquer sistema operacional, e com todos os recursos padrões de um bom emulador, screensave, save state, configuração múltipla de joypads, entre outros. Outro diferencial é a execução gráfica por OpenGL, que são plug-ins/API's que simulam hardware gráficos para cada sistema de acordo com o hardware/software padrão de vídeo de cada usuário. Nessa ocasião, os emuladores já começam a usar o OpenGL até em consoles que facilmente se emulava os chips de som, trazendo com a simulação melhorias substanciais para os gráficos.
A adição dos emuladores ao Mednafen são a seguinte: Em 2005 GB, GBC e GBA pelo VisualBoy Advance, NES pelos iNes e FCE Ultra (nos quais seu emulador de NES já havia se inspirado), Atari Lynx pelo Handy, e PC Engine e os outros FX da NEC com emulação original. Em 2007, é adicionado WonderSwan e WonderSwan Color baseado no Cygne, e Master System e Game Gear baseado no SMS Plus. Já em 2009 temos o Mega Drive baseado no Genesis Plus, com som do Gens, e código do Genesis Plus pra GameCube/Wii (o Genesis Plus GX). Em 2010 é incluso o Virtual Boy com emulação emulação original, e SNES emulado por BSNES. Em 2011 desenvolvem um emulador próprio para o PSX, que é portado em 2016 para o RetroArch como Beetle-PSX. Em 2012, começa a emular o PC Engine CD baseado no emulador japonês PC2E. E em 2016 emulam o Sega Saturn através do emulador MedSat, desenvolvido exclusivamente para o multi-emulador por Paul Met, que conta também com uma GUI própria para o console.
Falando em GUI/Interfaces, o emulador contou com lançamentos para os mais diversos sistemas, como para Windows, como MedGui Reborn em Junho de 2009, Mednaffe em Agosto de 2010 (tendo também versão para Linux), Mednafen GUI em Novembro de 2010, QMednafen em Junho de 2014, MedAdvCFG em Junho de 2016 e MedLaunch em Outubro de 2016. Para Linux, como Gelide em Dezembro de 2008, Zednafen em Julho de 2011 e Mednafen Front End (MFE) em Novembro de 2011. Para MacOS X, como NekoLauncher Mednafen em Setembro de 2016. E para Java, como JMednafen em Agosto de 2008. A última atualização do Mednafen foi em Abril de 2021. O emulador também roda nos sistemas Free, Net e Open BSD, e Risc OS, além dos consoles PS3 e Nintendo Wii. O emulador também teve bifurcação, como a Mernafen Re-Recording em Abril de 2009. Se trata de uma versão para gravar vídeos no emulador, um tipo de bifurcação comum com outros emuladores. Sua última versão é lançada em Julho de 2009.
Bee (2009)
Bee
Bee (Interface)
Bee (abelha) foi um emulador construído pelo grupo The Beehive (a colmeia) a partir de 2007. Seu primeiro lançamento foi em Junho de 2009 para Windows, Linux e MacOS X. Ele suportou os sistemas de segunda e terceira geração Atari 2600, ColecoVision, SG-1000 e Master System, todos com o mesmo microprocessador Zilog Z80, com exceção do Atari que usava o Motorola 6502, todos já muito bem documentados e emulados na ocasião. Ele não era de domínio público, nem código aberto e tinha uma precisão de emulação que exigia-se ter um bom PC na época para rodá-lo.
Sobre sua interface, era um dos emuladores multissistemas mais completos da época, trazendo um resumo de cada console com imagem dos mesmos, configuração de controles, com a skin dos controles de cada console, save state, filtros de vídeo, aceleração OpenGL, configuração 3D, fullscreen, várias resoluções de janela, configuração de buffer, volume e taxas de amostras de som, carregamento de arquivos zip, seleção de saída de vídeo entre PAL, NTSC e SECAM, além de gravação de vídeo e snapshot, entre outros. Sua última versão sai em Março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário