Activision's Atari 2600 Action Pack (1995)
Activision's Atari 2600 Action Pack (Capa e Contracapa)
Foi uma coletânea que começou a ser desenvolvida em Junho de 1994 por Michael Livesay para a Activision, para emular jogos de Atari 2600. Mike trabalhava na LTI Gray Matter desde seu início, em 1992, uma divisão de sua empresa de jogos chamada Livesay Technologies Incorporated, que por sua vez foi criada em 1986. Mike estava no mundo dos jogos desde 1980, estando por trás de vários títulos para computadores. Posteriormente, também trabalha com jogos para consoles. A Action Pack é considerada a primeira emulação funcional de um console caseiro. A coletânea é lançada por volta de Março de 1995 para Windows 3.1. Houve duas versões dessa coletânea lançadas para Windows 3.1, depois relançadas em CD-ROM com melhorias para Windows 95, e por fim relançadas para Windows 3.1, 95 e Macintosh. Já a terceira coletânea foi lançada apenas para Windows 3.1 e 95. Todas lançadas no ano de 1995.
Activision's Atari 2600 Action Pack 2 e 3 (Capa e Contracapa)
As coletâneas foram divididas em quinze jogos na primeira edição, contendo títulos como Boxing, Crackpots, Freeway, Hero, Pitfall e River Raid, quinze na segunda edição, com títulos como Enduro, Keystone, Ice Hockey e River Raid II, e onze na terceira edição, com títulos como Breakout, Combat e Night Driver. O emulador contava com pause, reset, alteração de dificuldade, controle por teclado e joypad, som e volume PCM e FM e outros. Apenas os Pack’s 1 e 3 disponibilizavam regulagem de som, com opções de desabilitado, mais rápido e mais preciso. O emulador também tinha o modo Mom, que simulava a voz de uma mãe chamando o filho. Algo para não deixar a criança jogar por tanto tempo. Você podia regular entre raramente (chamando a cada 10 minutos) e constantemente (chamando a cada 30 segundos). Além disso, disponibilizava resumo do jogo, como jogar, dicas, pontuações e a história de criação de cada jogo. O emulador foi desenvolvido com dois emuladores internos, o emulador de 6507, que é uma versão mais barata do processador central 6502, e um emulador de som com base na biblioteca sonora TIA. Para uso do emulador era recomendado um computador com processador 486. Recomendava-se também uma placa sonora Pro Audio Spectrum 16 com os drivers de som mais recentes.
O emulador do Action Pack não permitia carregamento de roms externas, apenas as que vinham com o CD. Porém, terceiros criaram o Action Pack Plugin Hack, que permitia a execução de outras roms no emulador. Esse programa era compatível apenas com a versão Mac do emulador. Em 1995, a Activision também desenvolveu uma coletânea de jogos de Commodore 64 para Windows. Em 1996, relançam todas as coletâneas de Atari e Commodore 64 em um único CD para Windows. Mike volta a participar de uma coletânea de Atari, agora não só como programador do emulador, mas também como gerenciador do projeto, em A Collection of Activision Classic Games for the Atari 2600 (ou seja, coleção de jogos clássicos da Activision para A26), dessa vez lançada para PSX em 1998, com trinta jogos ao todo. A coletânea vinha com uma intro mostrando os jogos que disponibilizava. Na tela de escolha, tinha uma interface bem interativa, com os jogos do lado direito como em um suporte de mesa para cartuchos, a TV ao lado esquerdo mostrando demonstrações dos mesmos e em cima da televisão o console que tinha a fita modificada cada vez que você trocava de jogo.
A última participação de Mike na empresa é no lançamento de A Collection of Classic Games From The Intellivision para PSX em Setembro de 1999, aonde também atua na construção de seu emulador. Na época já existia o sucesso do Intellivision Packs lançado em 1997 pela Intellivision Productions, por tanto esse emulador de Mike não apareceu em outros lançamentos. A Activision lança mais uma coletânea de Atari 2600, a Activision Anthology, em Novembro de 2002 para o PS2, mas já sem a presença de Mike. Essa versão é semelhante à de PSX, só que com mais coisas na mesa ao lado da TV e porta-jogos, como rádio, joystick, revista da Activision com o nome dos programadores da coletânea, bebida enlatada, telefone de discar e o videogame na frente da TV. Um outro diferencial é a trilha sonora pop/rock anos 80 que acompanha os jogos. Tudo isso tenta te deixar inserido na época de vida do console.
Fora do projeto de emulação do Atari 2600, Mike está no mundo dos jogos desde 1980, produzindo jogos para PCs, como para Apple II, como Miner 2049er (1982), Ming' Challenge (1982), The Heist (1983), Miner 2049er II (1984), Bruce Lee (1984), e outros. Miner 1 e 2 e The Heist foram criados pela empresa de Mike, a Livesay Computer Games, criada em 1982. Por volta de 1986, cria a Livesay Technologies Incorporated, trazendo jogos como Security Alert (1990) para Commodore 64, Sid Meier's Civilization II (1999) e Gex 3: Deep Cover Gecko (1999) para PSX, entre outros. Em Janeiro de 1992, é criada uma divisão da empresa, chamada LTI Gray Matter, e é por ela que Mike cria o emulador de Atari 2600. É a empresa que também cuida das coletâneas A Collection of Classic Games de Atari e Intellivision citadas aqui anteriormente, nos anos de 98 e 99, e a produção de jogos próprios, como Gex: Enter The Gecko (1999) para PSX, além de jogos com a presença de Mike, como Tony Hawks Pro Skater 2 (2000) para PSX, aonde atua na produção/programação/engenharia, e os jogos Tony Hawk's Pro Skater 2 (2000) e Spider-Man (2000) para PSX, Spider-Man (2002) para PS2, X2: Wolverine's Revenge (2003) para PS2, aonde Mike participa da programação/engenharia, dentre outros. O último jogo lançado pela empresa foi Mercenaries 2: World in Flames (2008) para PS3.
Venha conhecer a história do Action Pack em vídeo no nosso canal no YouTube.
X2600 / Virtual 2600 (1996)
Virtual 2600
Começa a existir no início de 1996, por Alex Hornby enquanto ainda estava na Universidade de Warwick. Alex teve a ajuda de Dan Boris para a criação do projeto. Dan acaba lançando primeiro o projeto em versão MS-DOS com o nome de Virtual VCS, durando apenas 2 meses, de Junho à Julho de 1996. O primeiro lançamento do X2600 ainda como beta ocorreu em Agosto de 1996 para Linux. No início se chamava X2600, trocando o nome para Virtual 2600 no segundo beta, também em Agosto. Em Dezembro de 1996, adiciona ao emulador a biblioteca sonora TIA. Em Fevereiro de 1997, é lançada a versão para Amiga, portada por Matthew Stroup. Seu lançamento oficial, podemos assim dizer, ocorre de fato apenas em Março de 1997 para UNIX, com um port para SVGAlib, que faz o emulador funcionar em Linux e FreeBSD.
Virtual 2600 (Okie Dokie)
A versão MS-DOS é portada em Março de 1997 por Dan Boris e também lançada junto com a versão oficial do emulador na mesma data em questão. Em Abril de 1997, sai a versão para RiscOS por Ian Molton. Versões para MacOS e BeOS chegaram a ser iniciadas respectivamente por Rob e Triquet Benoit, mas nunca foram lançadas. Virtual 2600 nasceu com código aberto. Era um projeto que ainda estava em fase de aprimoramento. Na versão de Março de 1998, muito provavelmente começa a dar suporte à som. Ele exigia salto de quadros por segundos caso fosse executado com som, do contrário poderia ser executado sem esse salto. Em Abril de 1998 lança sua última versão, quando encerra o projeto por falta de tempo.
Virtual VCS (1996)
Virtual VCS
Foi lançado em Junho de 1996, com versão estável em Julho do mesmo ano por Daniel Boris, conhecido apenas como Dan Boris. Foi o primeiro emulador gratuito modo DOS de Atari. O projeto foi um port do emulador X2600 de Alex Hornby, mais tarde chamado de Virtual 2600. Foi o primeiro projeto de emulação que Dan se envolveu, e como seu projeto fonte, também era de código aberto. O emulador corrigiu vários problemas de seu antecessor.
Uma curiosidade, ele rodava roms que eram executadas no Activision Action Pack. Apesar das inovações, era um emulador bastante lento e não tinha som. O emulador é descontinuado meses depois, por conta da chegada de emuladores melhores que os dele, tendo sido sua última versão em Julho de 1996, totalizando quatro lançamentos ao todo. Em 2003 é ressuscitado por Fabrizio Zavagli, e portado para o portátil GamePark GP32, como VCS32.
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