domingo, 26 de março de 2023

A História dos Emuladores de Atari 2600 - Parte 2

Stella (1996)


O projeto Stella foi criado por Bradford W. Mott no final de 1995, ao lado de Aaron Giles, Seunghee Lee, Jeff Miller e Darrell Spice Jr. Seu nome é inspirado no codinome que o projeto criador do Atari VCS (mais tarde conhecido como Atari 2600) adotou em seu início. O emulador também ficou conhecido como An Atari 2600 VCS Emulator (traduzido como Um Emulador de Atari 2600 VCS). Seu primeiro lançamento foi em 4 de Maio de 1996, com o nome de Stella 96, apenas para Linux e sem rodar nenhum jogo. Sua segunda versão, lançada em Junho de 1996, foi apenas para MS-DOS portada por Keith Wilkins e já executando jogos. A terceira versão, lançada em Julho de 1996, além de vir com as versões Linux e MS-DOS, vinha também com as versões de UNIX/X11 de Bradford, de Windows de Jeff Miller e de MacOS de Aaron Giles. Esse foi um padrão de lançamentos que se seguiu até Fevereiro de 1997. Na terceira versão também, dava suporte à alguns jogos por meio do mouse. À partir de Setembro de 1996, em sua quarta versão, o emulador começa a se chamar apenas Stella.


Na quinta versão do emulador em Novembro de 1996, começa a dar suporte à som, adicionando o emulador de som TIASound de Ron Fries. Nessa versão, também começa a dar suporte ao sistema OS/2 por Darrell Spice Jr., lançado também simultaneamente até Fevereiro de 1997, quando é lançada a sexta versão do emulador. Em Janeiro de 1997, Jim Pragit, de fora do projeto, lança a primeira front-end para o Stella, chamada Game Menu para MS-DOS. Essa era uma conhecida front-end que dava suporte à diversos emuladores modo DOS da época. Ela era disponibilizada no site do Stella para download. Game Menu foi atualizada até Janeiro de 1998. No mês seguinte, sai a sexta versão do Stella, adicionando o modo VSync, que sincroniza os frames de vídeo. Em Março de 1997, chega a segunda front-end criada para o Stella, chamada FEFA (Front End For ATARI), agora para Windows, criada por Israel Geron, também de fora do projeto. Ela também funcionava com o emulador PC Atari Emulator. Ela é descontinuado em Julho de 2004. A versão de DOS do Stella é cuidada por Brandford à partir de Junho de 1997, com a falta de tempo por parte de Keith para tal. No mesmo mês, lança sua sétima versão, aonde adiciona dois emuladores 6507 (versão alternativa do 6502) para funções diferentes, o cartucho de expansão Supercharger e suporte à pause para as versões DOS e UNIX. Nessa fase também já dava suporte à reset, e as opções Color TV, adicionando na tela do PC as cores vistas em uma TV e Black And White, para seu jogo ficar preto e branco também com os aspectos que eram vistos em uma televisão. Em Março de 1998, a versão de Windows de Jeff se transforma em StellaX, rodando em várias versões Windows e com front-end própria.


Depois do hiato de um ano sem lançamento, Brandford lança a primeira versão beta do Stella em Julho de 1998, a 1.0b1. Nessa versão, começa a dar suporte à joypads e outros tipos de controles, à nova emulação da CPU M6502 e à paletas nos formatos NTSC e PAL. À partir de Outubro de 1998, os lançamentos acontecem simultaneamente para DOS, Linux e UNIX. Nesse mês lança a versão 1.0, com suporte às resoluções 320x200 e 320x240 para a versão de MS-DOS. Em Fevereiro de 1999, sai a versão 1.1 do emulador. Em Setembro de 1999, John Stiles cria outro port para MacOS, especialmente para PowerMac’s, ficando no lugar do de Aaron. Em Novembro de 1999, é lançada sua último front-end, o KStella, desenvolvida por Stephen Anthony para Linux e com atualização até Agosto de 2004. Em Julho de 2001, John começa também a dar suporte à MacOS X em seu port para Mac. A versão de Windows, StellaX, encerra seus lançamentos em Maio de 2000, lançando o menu options, com opção de caminho de rom, usar remo pelo mouse e modo de alto seleção de resolução de vídeo.


Em Abril de 2002, após três anos sem atualizações no projeto original, Stephen Anthony da front-end KStella de Linux, entra no lugar de Bradford como líder do projeto, e lança a versão 1.2 do emulador. Nessa versão, cria um port do emulador para SDL. Acredito que nessa fase é que as versões Linux começam a ter o KStella como front-end padrão. Nesse mês também migra a página e o projeto para o site de desenvolvimento, Source Forge. Em Maio de 2002, Stephen começa também a cuidar da versão para Windows, lançando o Cyberstella. O emulador vinha com uma front-end totalmente nova. Em Fevereiro de 2003, acabam os lançamentos para MS-DOS e UNIX. Em Julho de 2004, Stephen cria outra versão para Windows, usando a front-end do StellaX de Jeff. A partir dessa data, os lançamentos do emulador começam a ser feitos simultaneamente para Linux, Windows e MacOS X, sendo esse última criado por Mark Grebe. A versão UNIX é fundida na versão Linux à partir dessa versão. As adições dessa versão são escolha de drive OpenGL (mais tarde fazendo parte do modo renderizador), aumento de volume, snapshot, save state, modo colorido/preto e branco, modo de dificulte de jogos, entre outros. Em Outubro de 2005, o Stella para de usar os front-ends StellaX e KStella e cria um front-end padronizado para as versões Linux, MacOS X e Windows.


Já sobre suas atualizações, de 2006 em diante, dá suporte à opções de vídeo, como renderização por meio de Direct3D, OpenGL e OpenGLES, zoom de tela, fullscreen, opção de mudança de paletas de cores para do emulador Z26, TV Effects, com mudança de textura e ruídos, se assemelhando à tela da TV e customização de paletas, com alteração em contraste, gamma, brilho e saturação. De som, como mudanças de frequência de saída e do som original do console, alteração de hz, qualidade e fragmentos e alteração de dispositivos de áudio. De emulação, como velocidade de emulação, turbo mode, fast SuperCharger load, VSync e depurador. De jogo, como informações do cartucho, alterações de tipo de cartucho, entre som stereo e mono, de tipo de cor de TV, de dificuldade de jogo, de tipo de controlador de jogo e de formato de tela (ex NTSC). Além de cheat mode, menu próprio para os snapshots (os instantâneos), com várias opções para a função, alteração de caminhos para save state, cheats, paletas, roms e snapshots, save state, configuração de diversos controles, alteração do TIA, com opção de chips específicos para determinados jogos e customização de um chip próprio. Entre muitas outras funções.


Sobre sua front-end, passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Destaco as principais, como tamanho da janela e a expansão de menus à partir de então em Janeiro de 2007. Mudança das cores preto e verde para bege, bege claro e laranja escuro em Agosto de 2007, se tornando as cores padrões até os dias de hoje. Diminuição da janela e fonte menor e sem negrito em Março de 2008. Aumento da fonte das letras e busca de rom na tela principal em Janeiro de 2009. Modificações na aparência do menu options em Dezembro de 2018. Negrito retornando às letras em Março de 2020. Aumento da tela com opção lateral para snapshots e informações de roms em Janeiro de 2021. E botões inferiores passando a se agruparem em um único botão no alto da front em Junho de 2022. Basicamente a front-end permanece a mesma por 12 anos, entre 03/08 à 11/20. A front também começou a receber mudança de interface, com modo GP2X em 01/07, modo Clássico, Padrão e Light em 12/18 e modo Dark em 10/20. Há também algumas datas do projeto que são importantes de se destacar, como Maio de 2008, com a adição do sintetizador de voz e música AtariVox. Janeiro de 2009, com suporte às versões de 64bits do emulador. Julho de 2017, quando o site do projeto migra do SourceForge para o Github. E Fevereiro de 2018, quando começa a emular o console Atari 7800. Várias outros influenciadores ajudaram ao longo do tempo o projeto, como Ron Fries, com sua biblioteca TIASound, Dan Boris, criador do Virtual Super System de Atari 5200, com informações técnicas sobre o cartucho de expansão Supercharger, entre outros.


O emulador acabou se tornando o mais famoso a emular o Atari 2600, o que o fez ganhar muitos outros ports, como para os computadores Atari Falcon, Atari ST, Atari TT e Amiga, os sistemas Linux, Android e Windows Phone, além de consoles como Xbox, Dreamcast, PS2, PS3 e Nintendo Wii e portáteis como PSP, Nintendo DS e GP2X. Atualmente Stephen cuida do projeto junto com Christian Speckner e Thomas Jentzsch, que compõem o atual Stella Team. A última versão do emulador saiu em Junho de 2022. Em 2014 começa a fazer parte do multi-emulador OpenEmu, que rodava diversos consoles da Sega, Nintendo, Atari e NEC para MacOS. Stella é lançado simultaneamente há 26 anos, com um total de aproximadamente 108 versões lançadas, sendo um dos emuladores há mais tempo sendo desenvolvido e com uma das maiores quantidades de versões lançadas para um emulador de console. Se quiser saber mais detalhes sobre atualizações do emulador e front-end e suas datas, acesse livesaleatorias.blogspot.com.

- Ao longo dos anos, o emulador sofre diversas mudanças, começando por Dezembro de 2006, quando adiciona a opção múltiplos snapshots.

- Em Janeiro de 2007, tem a primeira grande atualização de sua front-end e do emulador em si, aumentando o tamanho da front e expande seus menu, com o modo vídeo, com opção de zoom de tela, fullscreen, VSync e paletas de cores como do emulador Z26, por exemplo, além de trazer de volta a opção de drive (aqui chamada de renderizador) com opção de OpenGL, modo de som, com controle de HZ de frequência de saída e de frequência do TIA (som original do console, além de tamanho de fragmento (mais tarde chamado de amostra), modo input, com save state e configuração de diversos controles, modo IU, com opção de mudança no tamanho da janela da front-end e alteração de interface para a do GP2X, agrupa as funções caminho de rom e snapshots em um único modo, o modo arquivos e instantâneos, o modo ajuda com teclas de atalho, além dos modos cheat mode e propriedade de jogo, entre outros.

- Em Agosto de 2007, muda a front-end das cores preto e verde para bege, bege claro e laranja escuro, além de adicionar o modo configuração de arquivos, o antigo arquivos e instantâneos, com os caminhos para save state, cheats, paletas, roms, snapshots e outros.

- Em Março de 2008, diminui o tamanho da front-end, tira o negrito da fonte e habilita o modo propriedade de jogo, inativo até então, mostrando informações do cartucho, com alteração de tipo de cartucho, entre som stereo ou mono, tipo de cor de TV, dificuldade de jogo, tipo de controlador de jogo, formato de tela (ex NTSC) entre outros.

- Em Maio de 2008, adiciona suporte ao sintetizador de voz e música AtariVox.

- Em Janeiro de 2009, aumenta a fonte de suas letras e adiciona a opção de filtro de rom, para encontrar os roms na tela principal com mais facilidade, além de começar a dar suporte às versões de 64bits do emulador.

- Em Junho de 2009, adicionar o modo TV Effects, com textura, ruídos e outras opções para se assemelhar à uma tela de uma TV clássica. Em Dezembro de 2011, o modo configuração de arquivos muda de nome para modo configuração de caminhos.

- Em Fevereiro de 2013, deixa apenas o controle de HZ de som padrão, o de saída.

- Em Junho de 2013, cria um menu próprio para os snapshots (os instantâneos), com várias opções para a função.

- Em Julho de 2014, adicionada os renderizadores Direct3D e OpenGLES 1 e 2.

- Em Julho de 2017, o site do projeto migra do SourceForge para o Github.

- De 2018 em diante, o emulador volta a ter diversas adições em suas atualizações, começando por Fevereiro de 2018, emulando o Atari 7800, a criação do modo desenvolvedor, com opção de carregamento de rom e CPU, mudança de console (entre 26k/78k), alteração de vídeo em efeitos e cor, opção maquina do tempo com mudanças em frames e outros e modo de depuração.

- Em Junho de 2018, os lançamentos para MacOS X são substituídos pelos de MacOS.

- Em Dezembro de 2018, a mudança foi principalmente no campo da estética, mudando o modo IU para modo de interface de usuário, e adicionando alteração de tema entre clássico (o antigo preto e verde de 2005), o padrão (usado desde 2007) e o preto e branca (chamado de light), além de modificações na aparência do menu options, mudando a seleção de rom na página inicial de verde para vermelha e adição de qualidade de reamostragem no menu de som.

- Em Março de 2020, muda a fonte da lista de roms para negrito, adiciona a opção de alteração do TIA (vídeo do console) no modo desenvolvedor, com opção de chips específicos para determinados jogos e customização de um chip próprio.

- Em Abril de 2020, o modo de configuração de caminhos deixa de existir e a alteração de caminho de rom passa para o modo interface de usuário.

- Em Junho de 2020, juntam o modo vídeo e áudio, e adicionam nele customização de paletas, com alteração em contraste, gamma, brilho, saturação e outros, além de criarem o modo emulação, com as opções velocidade de emulação, VSync, turbo mode, fast SuperCharger load, entre outros.

- Em Outubro de 2020, cria o tema dark (cinza e preto) para front-end no modo interface de usuário e adiciona a opção de alteração de dispositivo de áudio.

- Em Janeiro de 2021, expandem o tamanho da front-end, deixando opção no lado direito para exibição de snapshot e informações técnicas da rom.

- E finalmente em Junho de 2022, agrupa todos os antigos botões inferiores da front em um único botão de options no canto superior esquerdo, além de adicionar o renderizador Direct3D11, entre outros.


Venha conhecer a história do Stella em vídeo no nosso canal no YouTube.

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