quarta-feira, 8 de março de 2023

A História dos Emuladores Multi-Consoles - Parte 1

MESS (1998)

MESS (MS-DOS e Windows)

O MESS, Multi Emulator Super System, falado anteriormente na parte sobre Arcades, é criado por Richard Bannister ao lado de Brad Oliver e a equipe MESS Team em 1998, com lançamento em Março de 1998 para MS-DOS. Sua proposta era emular computadores, consoles e portáteis, sendo o primeiro grande emulador a vir com essa proposta. Bannister e Oliver faziam parte do projeto xNES de Nintendinho desde 1997, e a partir disso surge a ideia de um emulador multissistema. Para isso, usam alguns elementos do código fonte do MAME. O primeiro sistema a ser emulado no MESS foi o próprio NES, que nasce do antigo código do Xnes. Richard também já era um nome conhecido por portar emuladores para MacOS, como de Gameboy, Mega Drive, Nes, e outros, e foi com esse conhecimento que deu suporte a tantos hardwares. Após mais de um ano sem lançar nenhuma versão, retorna em Outubro de 1999 com uma versão completamente reformulada, e usando completamente o código fonte do MAME. Desde essa versão fazia lançamentos simultâneos ao MAME usando a mesma numeração de versão do emulador de código fonte raiz. Várias cooperação aconteceram entre os dois projetos, fazendo-os ir se aproximando ao longo dos anos. Em Abril de 2000 lançam finalmente a versão para Windows. A partir de Janeiro de 2002, ganha uma interface, anteriormente funcionando apenas por comando de linha, pelas mãos de Michael Soderstorm e Christopher Kirmse, que se inspiraram em outra de suas criações, o MAME32. Em Dezembro de 2007, o MAME32 se transforma em MAMEUI e também ganha versão para MESS, chamada de MESSUI. A parceria entre emulador e GUI continua até Maio de 2015, quando o MESS se funde com o MAME e o projeto se encerra. Apesar disso, o MESSUI continua lançando versões do MESS usando as atualizações feitas no projeto MAME. Sobre os sistemas que rodam no emulador, logo em seu primeiro ano de vida já trazia suporte aos sistemas Mega Drive, NES, ColecoVision, Atari 5200, Master System, Game Gear, e Vectrex, e alguns computadores como Apple Series e Atari 800. Nos anos seguintes temos a adição do PC Engine, Atari 7800, e diversos computadores como Commodore Amiga e Apple II em 1999. O portátil Gameboy, seguido de CPS Changer e ZX Spectrum 48K em 2000. Atari 2600, TurboGrafx 16/PC Engine, uma terceira variante do NES, e a 13ª variante do ZX Spectrum em 2001. Atari Lynx I e II, MSX 1 e 2, Arcadia 2001 e SNES em 2002. Gameboy Color, Pocket, e Super Gameboy, PSX, Odyssey, Intellivision e Sega Mark III em 2004. Atari Jaguar em 2006. N64, 3DO, Sega Saturn, SC-3000, SuperGrafx, e WonderSwan e WonderSwan Color em 2007. E Dreamcast e SG-1000 1 e 2 em 2008. Um de seus diferenciais foi ser o primeiro emulador multissistemas a emular jogos da quinta e sexta geração. Em 2002, quatro anos após seu lançamento, já suportava 239 sistemas, sendo a maioria deles computadores. Entre pessoas ilustres que contribuíram para o projeto, temos Dan Boris, Ernesto Corvi e Charles MacDonald, respectivamente criadores de emuladores de Atari 2600, SNES, e Sega 8 e 16 bits, entre muitos outros. Além de MS-DOS e Windows, o projeto também teve ports para MacOS, Unix, sistemas ARM, AmigaOS, RiscOS, Solaris, entre outros.

Darcnes (1998)

Darcnes

Darcnes foi criado em 1998 por Alastair Bridgewater, o Nyef. Sua primeira versão é datada de Dezembro de 1998 para Linux, com base na documentação do NES, o Nes.Doc, e no emulador de 6502, ambos de Marat Fayzullin, e na documentação do NES chamada de Nestech.txt de Jeremy Chadwick, o Yoshi. Logo em seu lançamento, Alastair deixava claro que o emulador seria multissistema, cogitando lançar em seguida suporte aos consoles PC-Engine e Master System. De 1999 em diante, o emulador começa a dar suporte ao sistemas Game Gear, PC Engine/TurboGrafix 16, Master System, ColecoVision, SG-1000, o PC Apple II, PC Engine CD (apenas no sistema UNIX), Famicom Disk System, SC 3000 e o PC MSX, adicionados respectivamente em Janeiro, Março, Maio, Junho e Novembro de 1999, Janeiro, Fevereiro e Junho de 2000, e Março de 2001 (os dois últimos sistemas citados, SC e MSX, são lançados nessa mesma versão de Março de 2001). Sua versão DOS (a mais conhecida), rodava em comando de linha, apenas com funções adicionais de controle de volume e frameskip. Tinha suporte à controle tanto por teclado, quanto por joystick. Os jogos, especificamente de NES, SMS e GG tinham bom desempenho, sem bugs e com ótimo som. PC Engine rodava bem, porém sem som e ColecoVision e FDS não funcionavam. Já sua versão para Windows era bem simples, com menu apenas de carregamento de roms sem nenhuma outra função adicional. Seu controle era apenas por teclado. Já o desempenho dos jogos eram bons em NES, SMS, GG e SG-1000, porém no GG e SG-1000 não funcionavam os botões. No PC Engine, além de não funcionarem os botões, a emulação também era muita acelerada. E ColecoVision e FDS também não funcionavam (pelo menos nos testes que realizei). Era também mais um projeto protótipo com um grande futuro pela frente.

SG-1000 e Master System

NES e PC Engine

Gamegear

Além da versão para UNIX, Darcnes foi portado também para vários outros sistemas operacionais, como MS-DOS em Janeiro de 1999, Amiga em Março de 1999, BeOS em Junho de 1999, Linux em Agosto de 1999, Windows em Janeiro de 2000 e NetBSD em Abril de 2001. Alguns dos responsáveis pelos ports são pessoas famosas do meio, como AmiDog, que portou para o Amiga emuladores como Handy, Frodo, MAME, MESS e FPSE, Abazan que portou para o BeOS jogos do DOS e ZX Spectrum, e o emulador Dgen, o brasileiro Rafael Rigues, o Sephiroth, que trabalhou em empresas que falavam de Linux, como a Conectiva e a Revista do Linux, com os ports do emulador pra DOS e Linux, e os próprios criadores do sistema japonês NetBSD, além de Vector com a versão para Windows. Alastair também faz dois ports oficiais, para Windows em Janeiro de 2000 e para BeOS em Maio de 2000. A última versão do emulador é lançada em 1 de Abril de 2001, no mesmo dia do port para NetBSD, mencionado anteriormente.

MAME (2003)

MAME

O emulador MAME, Multi Arcade Machine Emulator, anteriormente abordado no Lives Aleatórias, se iniciou em Fevereiro de 1997 por Nicola Salmoria unindo projetos de emulação anteriores de seu criador. O emulador é lançado para MS-DOS em seu início, e em Maio de 2001 para Windows. Nele funcionam as principais arcades lançadas nos anos de 1980, 1990 e 2000, como placas da Sega, Nintendo, Taito, Konami, SNK, Atari, Williams, Irem, Data East, Namco, Kaneko, entre tantas outras, mas é só a partir de 2003 que começa a adicionar consoles caseiros ao projeto. Inicialmente chegam Atari Jaguar e PS1 (por meio do Arcade Capcom Sony ZN-1), Mega Drive, Game Gear e Master System (por meio do Arcade MegaTech vindo do MESS), Sega Saturn (pela do Arcade Sega Titan) e Super Nintendo (por meio do Arcade Nintendo Super System também vindo do MESS). A partir de 2004 começam a emular o Nes. Em 2005 o N64 (pela placa Seta Aleck64). Em 2006, PC Engine/TurboGrafx16. Em 2007, Atari 2600 (com emulador melhor que o Stella em alguns casos) e Dreamcast. Em 2009, 32X. Em 2013, PC Engine CD. Em 2014 Gameboy e Gameboy Color. Em 2015, Sega CD e Xbox. Em 2016, Game Boy Advance, SG-1000 e Virtual Boy. E em 2017, PC-FX. Entre outros. Alguns sistemas nunca funcionaram bem no MAME, o que é o caso do Sega CD, 32X, Playstation, N64, Dreamcast e Atari Jaguar. Entre outros. Muitos deles vieram por conta de arcades semelhantes aos hardwares de consoles, como foi o caso do PS1, Mega, SNES, N64, Master, Game Gear, Saturn, e outros. Em 2015, o MAME se funde formalmente com o MESS, com o qual já era parceiro nos últimos anos, adquirindo toda sua biblioteca de programação. Nos tempos atuais roda mais de 8000 jogos, em um total de 10000 jogos listados (alguns deles ainda não rodam). O emulador foi o que mais ganhou bifurcações, mais de 70! Muitas delas para emulações específicas, como de Neo Geo ou CPS2, por exemplo. Também funciona em diversos sistemas operacionais, como MacOS e MacOS X, Symbian, QNX, BeOS, Linux, Android, iOS, além de computadores como Amiga, IBM PC, consoles como Xbox, Dreamcast, PS2, Nintendo Wii, portáteis como GP2X, PSP, entre muitos e muitos outros. Seu último lançamento foi em Outubro de 2024.

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