segunda-feira, 20 de março de 2023

A História do Atari 2600

Box e Hardware Video Computer System (Atari 2600)

A empresa Atari foi fundada em 1972, ingressando no mesmo ano nos arcades. Seu primeiro jogo foi o famoso Pong, inspirado no jogo de ping-pong do console Odyssey 100, se tornando uma expressão para se referir à jogos de primeira geração feitos para arcades e consoles domésticos. O Atari 2600 começa a ser desenvolvido três anos depois, em 1975, pelo nome de Stella. Foi lançado em 1977 como Atari VCS (Video Computer System), para competir com seu concorrente, o VES (Video Entertainment System), primeiro console de segunda geração, mais tarde conhecido como Fairchild Channel F. Seu boom de vendas foi no Natal de 1979, quando foi o presente mais comprado nos EUA. Em 1976, antes do VCS ser lançado, a Atari é vendida para a Warner Communications, herdeira das produções de cinema e TV da Warner Bros. Seu hardware tinha uma CPU MOS 6507 de 1.19 MHz, uma versão barata da 6502 usada em computadores Commodore, Apple e até da Atari, e mais tarde usada no Famicom. O chip de som (lançado exclusivamente pela empresa para o console) era o Television Interface Adapter, conhecido como TIA (foi baseada nele a biblioteca de emulação de áudio TIASound, criada por Ron Fries, que ajudou diversos emuladores de consoles da Atari). O TIA também era usado para vídeo, os convertendo para um sinal de televisão, com suporte à 128 cores, e simultaneamente 16. E por fim, tinha 128 bytes de memória RAM.

Box Atari 2600

Em 1982, reinava no mercado americano, tendo ultrapassado seus concorrentes Intellivision e ColecoVision. Também em 1982, com o lançamento do Atari 5200, e também de segunda geração, o Atari VCS passa a se chamar de Atari 2600, para uma padronização de nomenclaturas. O excesso de jogos, aliado à clones e jogos mal feitos, principalmente produzidos em grande quantidade, como foi o caso do jogo ET, levou ao famoso crash dos videogames de 1983, conhecido no Japão como o choque Atari, pelo principal responsável disso ter sido o console da empresa. O mercado só volta ao normal em 1985, com uma nova versão do Famicom lançada no Japão e no ano seguinte nos EUA. Em 1984, a Warner vende a Atari, nascendo a Atari Corporation, continuando seu trabalho no mundo dos consoles, portáteis, arcades e computadores. O console teve, talvez, os jogos mais populares do mundo, ou pelo menos do ocidente, que até hoje são lembrados, continuados ou clonados, que vieram de versões arcades e de outros consoles, como ColecoVision e Intellivision.

Jogos Atari 2600

Entre eles temos os de shmup, como Space Invaders, Asteroids, Megamania, River Raid, Atlantis, Crackpots, Defender, Demon Attack, Moon Patrol, Battlezone, Galaxian, Chopper Command, Sequest, Missile Command, Spider Fighter, Air-Sea Battle, Phoenix e Combat. De plataforma clássica, como Mario Bros, Donkey Kong, Popeye e Joust. De plataforma, como Pitfall!, H.E.R.O., Jungle Hunt, Keystone Kapers, Spider-Man, Smurfs, Halloween, Snoopy, Superman e Sneak’N Peek (o famoso Esconde-Esconde). De aventura/missão em um mesmo ambiente, como Frostbite, Frogger, Freeway, Pressure Cooker e Custer's Revenge. De esportes, como California Games, Ice Hockey, Boxing, Tennis e Fishing Derby. De corrida, como Enduro, Motocross, Grand Prix e Pole Position. De maze, como Pac-Man, Ms. Pac-Man e Dig Dug. E de puzzle, como, Breakout e Q*bert. Os principais jogos eram shmups, os famosos jogos de navinha, seguidos de jogos de aventura, corrida e esportes. O console teve mais de 500 jogos lançados, perdendo na época apenas para o Famicom. O Atari 2600 é descontinuado em 1992, totalizando 27,64 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Se quiser, confira nossa matéria em vídeo no nosso canal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página