terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

A História dos Emuladores de Arcade - Parte 6

Impact / S11Emu / ZiNc (2000)

Impact

O emulador Impact começou a ser criado por volta de Março/Abril de 1999, quando Marcin Dudar, o Duddie e Tratax, o DynaChicken, abandonaram o projeto PSEmu Pro de PSX. O Impact vai exatamente nessa linha, emulando os arcades Capcom Sony ZN-1 e ZN-2, que rodavam jogos como Street Fighter EX 1 e 2, Battle Arena Toshinden 2, Rival Schools, e outros, e Taito FX1-A, que rodava jogos como Psychic Force, e outros, ambos baseados no console PSX. Inicialmente se chamava The Impact, e em sua estreia mudou o nome para Impact. Acreditamos que a origem de seu nome se deve ao jogo de luta da FX1, Fighters' Impact. Seu primeiro lançamento se dá em Janeiro de 2000 para Windows. Na primeira versão rodava apenas jogos feitos de 1997 para traz, e com apenas um plug-in de vídeo OpenGL incluído, chamado Glide Renderer e criado pela dupla Duddie e Tratax especialmente para o projeto.

Com o tempo foi adicionando mais jogos recentes e incluindo mais plug-ins. Falando nisso, os plug-ins de Pete e Lewpy, respectivamente de OpenGL e Glide que rodavam no PSEmu, também funcionavam no Impact. Só precisava renomear o arquivo .dll do plug-in para renderer.ipc e rodar o programa. Esses plug-ins funcionavam melhor do que os que já vinham com o programa. A configuração ideal para rodar o Impact era de um Pentium II 450MhZ, com 128 de memória RAM, e placa de vídeo 3D. Um computador de médio a avançado para a época. Também em Janeiro, lança um patch para rodar o emulador em Windows 2000 e NT (conseguindo depois também rodá-lo com o mesmo patch em Windows XP e posteriores). A partir de Março de 2000, começa a fazer parte do projeto Emuhype, criado por iViLDeD, que já ajudava no projeto em 1999. Impact foi muito provavelmente o primeiro emulador de jogos arcade em 3D. Não passou do primeiro lançamento e logo o projeto foi abandonado. Chegou a rodar 12 jogos ao todo.

S11Emu Front End

S11 Emulator

Após isso Dudar fica um tempo em hiato, e retorna em final de 2001 com o emulador S11Emu, o System 11 Emulator, baseado na placa Namco System 11, também baseada no PSX. Seu plano também era emular as placas Namco System 10 e 12, mas não existiam roms dumpadas na época desses sistemas. Nessa ocasião assinava como The D. Seu primeiro lançamento acontece em Dezembro de 2001 para Windows, como versão 0.2 Alpha. Como o Impact, foi mais um emulador de lançamento único. O emulador chegou a rodar 8 jogos. Ele também funcionava a base de renderizadores e plug-ins. No mesmo mês, Aldo Vargas, criador de patches para VGS de PSX, cria uma front-end para o emulador, chamada S11Emu Front End.

ZiNc GUI e Zinc Front End

ZiNc

Na ocasião, Duddie se dedica à um novo emulador (novamente ao lado de Tratax) chamado ZiNc, que desenvolviam desde Janeiro de 2001, e que une os projetos Impact e S11Emu, rodando as placas ZN-1, ZN-2, FX1-A, FX1-B e System 11. Seu nome é uma fusão de ZN das placas emuladas com o ZN que simboliza o elemento químico Zinco na tabela periódica, em inglês Zinc, se chamando ZiNc e se escrevendo com o Z e o N maiúsculos. Nessa ocasião, Dudar assinava com o nome de The Author. O emulador é lançado em Março de 2002 como versão 0.5 para Windows e Linux. No mês seguinte, adicionam as placas Raizing PS, Atlus PS, Konami GV, Namco System 12 e Tecmo TPS. Posteriormente também adiciona a Video System PSX. Igual o S11Emu, ele só funcionava com uma GUI/interfaces baixada a parte, igual emuladores como MAME e MESS usam. Nesse caso, usa as front-ends Zinc Front-End de Aldo Vargas, criada em Março de 2002, e FeZinc de Christian Hackbart e ZiNcGUI de dafreak's Software, ambas criadas em Abril de 2002. A primeira é inspirada no MAME32, com lista de jogos com imagens ao lado, e a segunda traz opção de alteração da maioria das configurações, além de suporte à joypad, auto-fire e Kaillera. Os plug-ins de áudio e vídeo eram todos de Pete Bernert, conhecido no cenário PSX e N64 por isso, e Lewpy nos plug-ins de vídeo, além da ajuda de Cap e do grupo do emulador de Namco System 32, VivaNonno, com a parte sonora das placas Namco.

Em Abril, Dudar e Tratax deixam o projeto saindo para criarem o emulador de GameCube, GCEMU (GameCube Emulator), e o projeto fica em hiato. Na época, o grupo Emuhype, se dedicava à vários plug-ins e um player de músicas, e só retomam o projeto em Outubro de 2004, dois anos e seis meses depois. Quem encabeça o projeto são Richter Belmont (criador do Modeler no projeto Emuhype), e SMF, que também faziam parte do projeto MAME na ocasião. Após isso lançam mais três versões, e encerram o projeto em Janeiro de 2005. Já o grupo Emuhype encerra em Fevereiro de 2006. Na ocasião, Belmont fala de um modo de execução de PSX no ZiNc, porque no fundo ele era a evolução do PSEmu, mas deu a entender que tinha colocado suporte ao console ao ZiNc, ou que queria colocar. Também comenta sobre uma nova versão do ZiNc com código aberto, e que mesmo a lançando iria continuar o projeto. Nenhuma das duas coisas ocorreram. O conhecimento que adquiriram com placas emuladas no ZiNc, Belmont e SMF levaram para o MAME desenvolvendo-o e melhorando ainda mais a emulação das mesmas. Além dos projetos citados, o grupo também criou os plug-ins OpenGL Renderer e D3D Renderer (com lançamento único) e Glide Renderer, todos em Janeiro de 2000 para o Impact. Glide foi desenvolvido até Agosto de 2005, funcionando também no S11Emu e ZiNc.

Também houve plug-ins próprios para o ZiNc, como o ZiNc OpenGL D3D, atualizado de Dezembro de 2002 à Junho de 2004, tanto para as versões Windows, quanto Linux do ZiNc, ZiNc Jamma Keyboard de Abril de 2002 à Novembro de 2004, somente para Windows e MesaGL Renderer com lançamento único em Maio de 2002 apenas para Linux. Todos esses plug-ins foram criados pela dupla Duddie e Tratax, com exceção do MesaGL criado por Richter Belmont. E por fim, criaram o player M1, em 3 de Outubro de 2001 para Windows, rodando inicialmente músicas das placas Sega Model 1 e 2, e com o tempo ampliando para diversas placas, chegando à seu final, em Janeiro de 2008, no número de 1.400 jogos suportados. O player foi criado pela dupla Richter Belmont e Phil Bennett, e atualizado até Novembro de 2007, mesmo depois do fim do Emuhype. Em Janeiro de 2008 teve sua última atualização por um terceiro chamado Tommy Tallarico. Dois dias depois do lançamento do M1, chega o Konami GX Player, conhecido como GXP, um player que executava música de nove jogos da placa de arcade em questão. Também foi criado por Richter Belmont, mas teve apenas um lançamento.

Sega System C2 Emulator (2000)

Sega System C2 Emulator (MS-DOS)

Tudo começou com David Haywood, o Haze, conhecido em 1999 pelo port do MAME, NeoMAME, focado na emulação da SNK Neo Geo MVS. David começa a desenvolver em Maio de 2000 a emulação para a placa Sega System C-2, até então inédita. Em seguida, passa todo o desenvolvimento e informação de hardware para Charles MacDonald que já tinha conhecimento sobre o hardware do Mega Drive, do qual a System C-2 era baseada. Chegou inclusive naquele ano a criar a documentação do hardware do console chamada Sega Genesis VDP Documentation. Em Agosto de 2000, Charles lança o emulador para MS-DOS, chamado Sega System C2 Emulator. Charles já era conhecido pela criação dos emulados SMS Plus de Master System e Game Gear em 1999, e System 16 Emulator em 2000, emulando apenas o jogo Shinobi da placa System 16 da Sega. David sempre ajudou no projeto, porém em Setembro ingressa no projeto MAME, o que tira um pouco de seu tempo. Em Setembro é lançada a segunda versão do emulador, que também ganha um port para Windows pelo belgo Pascal Bosquet, o NeoZeed, rodando obrigatoriamente com o auxílio do DirectX 5. Pascal era conhecido na época pelo seu emulador multi-sega Past-o-Rama, de SG-1000, Master e Game Gear.

Sega System C2 Emulator (Windows)

O projeto encerrou em Novembro de 2000 com lançamento de sua última versão. O emulador rodou 12 títulos da placa, sendo 17 jogos ao todo. Ficaram de fora apenas 5 títulos. Todos os jogos da placa a partir de Novembro de 2000 tiveram suporte no MAME. Mesmo após o suporte do MAME, o Sega System C2 Emulator rodou por algum tempo os jogos da placa com melhor desempenho que o MAME. Após isso seus contribuidores e criadores seguiram caminho no mundo da emulação. Em 2002, Charles cria o emulador de Mega Drive, Genesis Plus, materializando todo seu conhecimento sobre o console. Também fica responsável por outros emuladores, como TGEmu de TurboGrafx-16 e PC-Engine em 2001, Sega System 24 Emulator da placa de mesmo nome em 2003, além de contribuições ao multi-emulador MESS a partir de 2000. Já David trabalha no projeto MAME até os dias atuais (2021), e contribuiu com o projeto Modeler em 2001, e Raine de 2001 à 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nomes da Emulação - Parte 10

Ste phane Dallongeville Stephane Dallongeville é um importante nome da emulação da Sega. Stéphan nasceu na cidade de Amiens, França, em 1979...

Total de visualizações de página