quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 21

Matt Conte


Matthew P. Conte, ou Matt Conte (conhecido como Shady) nasceu na Itália em 1977. Cursou a escola naval, aonde aprendeu engenharia, e consecutivamente programação em C. Foi nessa época que começou a se interessar em programação. No mundo da emulação, começa por volta de 1994. Esteve participando de vários projetos da época.

NEStoFAM

Por volta de início de 1997, cria um utilitário chamado NEStoFAM, feito exclusivamente para o emulador de NES, Famicom (conhecido como Famicom.exe), que transformava o formato padrão de jogos de NES no formato lido pelo emulador.

cajoNES

Em meados de 1997, lança o CajoNES, a continuação do NEStoFAM, agora abrangendo os formatos PRG/CHR executados no emulador Pasofami. Sua última versão sai em início de 1998, no mesmo mês em que lança o Nofrendo, emulador de NES para MS-DOS. Em final de 1997, Matt ajudava nos projetos XGS de Apple II e PCAE de Atari 2600, foi quando resolveu criar seu próprio emulador. O emulador foi criado em parceria com a DripWare Software, e seu diferencial foi o emulador APU (processador de som) contido nele.

Nofrendo (NES)

Além disso, o emulador tinha boas paletas (tendo a opção de escolher entre duas), boa velocidade e compatibilidade, e rodavam em PCs lentos da época, como Pentium 1. Seu projeto sempre foi visado em precisão, para que fosse o mais fiel possível ao console original. Nofrendo encerra em final do ano de 2000. Em início de 2001, é lançada uma pré-versão para Linux e portada por Neil Stevens, conhecida como Nofrendo SDL, mas não teve continuidade. Seu emulador de APU foi usado pelos projetos MAME em 1999 e MESS em 2000, Nester e UONester de NES em 2001, Little John GP32 em 2003, entre outros.

Nosefart (NSF/NES Player)

Depois de Nofrendo, criou o player Nosefart, para arquivos originais de música do NES, os NSF (Nintendo Entertainment System Sound Format) em início/meados de 1999 para MS-DOS, também o criado na mesma data como plugin para o player Winamp (famoso na época). Ele usava o emulador de som contido no Nofrendo. É descontinuado em meados de 2000 e continuado por Matthew Strait em 2004, que também lança as versões em questão e cria em 2004 versão para Linux, seguindo a portabilidade permitida descrita no código fonte do software. Falando nisso, todos os software de Matt eram de código aberto.

MAME/MESS NES APU Core, libsnss, Standardized NES Save State e thinlibe

Por volta de 1999, é criada a ideia do Standardized NES Save State (stenderdaizd) (Estado de Salvamento de NES Padronizado), conhecido como SNSS. Como o próprio nome diz, buscava padronizar o save state nos emuladores NES, que eram muito diversos. Isso dentro do wiki nesdev e encabeçado por David de Regt, o Akilla (criador do emulador de NES, NESEM). Por volta de início de 2000, Matt, junto com Neal Tew e Darren Ranalli (esse último criador do Nester, de NES), desenvolvem o formato. Meses depois, se junta ao grupo, Mike Melanson (melansan) (criador do TuxNES para Linux). Ele prometia confiável registro de informações de CPU e PPU, entre outros. Além disso, tinha uma biblioteca própria de gravação e leitura chamada LibSNSS, com programa de testes inclusive, para auxiliar os desenvolvedores de emuladores na inclusão desse formato. O formato .SNSS esteve nos emuladores LoopyNES em 1999, Nester, NesterJ e NESten em 2000, Liss NES em 2002, entre outros. Apesar da aderência e de uma intensa campanha, o formato não emplacou como padrão para os arquivos save state da cena.

Websites Nofrendo, Nosefart, SourceForge, Matt Conte (Nosefart e SNSS Repository) e Baisoku

Em início de 2001, lança o emulador Nes6502 (conhecido como the fast 6502 core) da CPU do NES. Alguns emuladores o usaram, como Squeem, RockNES e Nester à partir de 2001. Na mesma época, lança a biblioteca ThinLib para a plataforma de desenvolvimento de software DJGPP, compatível com PCs Intel e o sistema MS-DOS, com o objetivo de melhorias em framebufer, som, teclado, joystick e mouse. A biblioteca foi desenvolvida até meados de 2002.

Shatbox (NES)

Em meados de 2002 também, criou mais um emulador de NES, o Shatbox, para MS-DOS e Windows. Foi feito em SDL, ou seja, em uma biblioteca própria para ser portado para outros sistemas. Também foi de código aberto. O projeto nasceu e morreu no mesmo mês.

 Image Utility e XGS (Apple II) e PCAE (Atari 2600)

Sobre ajudas que forneceu à projetos, temos XGS de Apple II com sugestões, construção do arquivo FAQ (perguntas e respostas) do emulador, e o aplicativo de imagem Image Utility para as versões DOS e XfreeOS/2 do emulador, e PCAE com hospedagem de sua página, ajuda em testes beta e compartilhamento de informações e ferramentas, ambos em 1997, z26 de Atari 2600 e LoopyNES, FCE Ultra e Jnes de NES em 1999, tendo pro FCE Ultra ajudado com informação de som, e para o Jnes ajudado com a documentação NesDev, entre outros. Em 1998, mencionou que planejava criar emuladores para Atari 2600, ColecoVision e os computadores Atari 800XL e Apple II, mas nenhum deles saíram do papel. Após o ano de 2002, Matt Conte não se envolve mais com o mundo da emulação.

TLSF e GitHub

Fora do mundo da emulação, criou em 2006, uma bifurcação do TLSF, um sistema de alocação de memória para sistemas embarcados (celulares, sistemas automotivos, inteligentes), para seu melhor desempenho. Ele desenvolve esse projeto para o ajudar na criação de jogos na empresa em que trabalhava, a Vicarious Visions. O projeto foi colocado em seu site oficial, o baisoku.org, sendo essa a última atualização do site. Em 2016, o projeto também é colocado em seu GitHub, criado em 2015. Em 2016, muda o endereço de seu site para confusionattack.com, mas sem nenhuma atualização no mesmo. Em 2018, chega a criar uma bifurcação do Zpng, um programa de compressão de imagens PNG sem perda da qualidade, mas nunca lança nada sobre.

Xaverian Brothers High School e Academia Naval dos Estados Unidos

Em sua vida profissional, ingressou no ensino médio em 1990, na escola Xaverian Brothers High School, em Westwood, Massachusetts, ficando até 1994. No mesmo ano, muda-se para Annapolis, Maryland, e entra para a Academia Naval dos Estados Unidos, aonde cursa até 1996, engenharia de sistemas. Em 1997, estuda ciência da computação no Instituto Politécnico Rensselaer, em Troy, Nova York, completando seu curso em 1999. No mesmo ano, ingressa na empresa Vicarious Visions, também em Troy, Nova York, como engenheiro de software principal. Posteriormente, a empresa se muda para Albany, cidade vizinha. Matt, trabalhou, entre outros no projeto Alchemy em 2003, um motor para a criação de jogos que disponibilizava aplicativos 3D. O projeto foi criado pela Intrinsic Graphics em 2002, e comprado pela Vicarious em 2003. Esse motor, esteve presente em jogos das franquias Tony Hawks, Crash Bandicoot, Spider-Man, X-Men Legends, Transformers, Marvel Ultimate Alliance, entre outros, além de nas primeiras versões do Google Earth.

Vicarious Visions e Meta

Além de atuar no projeto Alchemy, também ficou responsável por diversos jogos lançados pela empresa, atuando como programador, líder programador, arquitetura de software (usando o Alchemy), engenheiro, engenheiro de plataforma, de construção e suporte, líder de excelência em engenharia, entre outros. Ajudou a produzir jogos para GBC, como Vilitante 8, Spider-Man, GBA, como Tony Hawk's 2, Procurando Nemo, Irmão Urso, Crash Nitro Kart, Windows, como Terminus, NDS como Spider-Man 2, PSP, como X-Men: Legends II, Wii e PS2, como Spider-Man 3, PS3, como Madagascar 2, Xbox 360, como Marvel Ultimate Alliance 2, Wii U, como Skylanders Giants, PS4, como Skylanders: Imaginators, entre outros. Matt, teve outras contribuições importantes na empresa.

Brother Bear, Finding Nemo e Tony Hawks 2 (GBA) e Crash Bandicoot N-Same Trilogy (PS4)

Foi responsável por criar um código assembly de baixo nível, foi pioneiro na renderização 3D de jogos de GBA, manteve uma biblioteca de tecnologia usada como base para muitos projetos para portáteis, foi um grande contribuidor para tecnologia principal usada em títulos famosos para a Activision, manteve o mecanismo de jogos de 2 milhões de linhas de código (2M LOC) para a criação de jogos grandes que usam grande base de código, o que incluía a maioria dos títulos da Vicarious, e usado como base para ferramentas personalizadas por uma década pela empresa, e por fim, desenvolveu o TLSF para melhor gerenciamento de memória e baixa fragmentação em jogos, sendo usado em motores gráficos como Unreal Engine e middleware (comunica várias partes dentro do jogo) como Audiokinetic Wwise. Sua empresa, foi adquirida pela Activision em 2005 e se funde com a Blizzard Entertainment (empresa irmã da Activision) em 2021, se tornando Blizzard Albany. Em 2006, se muda para a filial da empresa em São Francisco, Califórnia. Matt esteve na empresa até 2016, quando vai pra Meta, em Menlo Park, São Francisco, Califórnia, como chefe de engenharia de relações com desenvolvedores.

Madagascar 2 e Spuder-Man (PS2), Mario Kart Live (Swith) e Ultimate Alliance 2 (Xbox 360)

Na empresa, atua no Meta Quest, óculos de realidade virtual 3D imersivo, usado para a área educacional, jogar, fazer exercícios e treinamentos empresariais. Também participou da portabilidade de alguns jogos para a plataforma, como Wilson’s Heart e Landfall em 2017, Red Matter em 2019 e Rez Infinity em 2020. Em 2021, a empresa se mudou para Burlingame, Califórnia. Em 2023, se torna chefe de engenharia de relações com desenvolvedores. Paralelo à seu trabalho na Meta, também ajudou no desenvolvimento de alguns jogos em outras empresas, como Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy para PS4 na Naughty Dog em 2017 e Metro: Exodus em 2019 para Xbox One na 4A Games Limited com seu TLSF, um sistema de alocação de memória para melhor desempenho do hardware. Em 2020, participa de alguns jogos da Velan Studios, empresa fundada pelos criadores da Vicarious Visions que haviam deixado a mesma em 2016, como Mario Kart Live: Home Circuit para Nintendo Switch em 2020 (participando da área técnica do motor de criação de jogos da empresa, o Viper Engine), e Knockout City para Windows em 2021 e Hot Wheels: Rift Rally para PS5 em 2023, ambos usando seu TLSF. Por fim, também participou de Penny's Big Breakaway para Nintendo Swith em 2024, atuando em um software de código aberto para a empresa Evening Star. Matt está na Meta até os dias de hoje. Em sua vida pessoal, é casado com Jenni Braughton desde 2012.

Programas:
NEStoFAM (1997), CajoNES (1997), Nosefart (1999), TLSF (2006)

Emuladores:
Nofrendo (1998), NES APU (1998), Nes6502 (2001), Shatbox (2002)

Extensões:
Standardized NES Save State (SNSS) (2000)

Bibliotecas:
LibSNSS (2000), ThinLib (2001)

Jogos:
Game Boy Color: Vigilante 8 (1999), Polaris SnoCross (2000), Spider-Man (2000)
Game Boy Advance: Barbie: Magic Genie Adventure (2000), Tony Hawk's Pro Skater 2 (2001), Disney•Pixar Finding Nemo (2003), Disney's Brother Bear (2003), Crash Nitro Kart (2003)
Windows: Terminus (2000), Madagascar: Escape 2 Africa (2008), Knockout City (2021)
NDS: Spider-Man 2 (2004)
PSP: Spider-Man 2 (2005), X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse (2005)
Wii: Spider-Man 3 (2007)
PS2: Spider-Man 3 (2007), Madagascar: Escape 2 Africa (2008)
PS3: Madagascar: Escape 2 Africa (2008)
Xbox 360: Madagascar: Escape 2 Africa (2008), Marvel Ultimate Alliance 2 (2009), Skylanders: Spyro's Adventure (2011), Skylanders: Swap Force (2013), 
Wii U: Skylanders Giants (2012), Skylanders: SuperChargers (2015)
PS4: Skylanders: Imaginators (2016), Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy (2017), Metro: Exodus (2019)
Nintendo Switch: Mario Kart Live: Home Circuit (2020), Penny's Big Breakaway (2024)
Meta Quest: Wilson's Heart (2017), Landfall (2017), Red Matter (2019), Rez Infinite (2020)
PS5: Hot Wheels: Rift Rally (2023)

Motores Gráficos:
Alchemy (2003), Motor de 2M LOC (2006), Viper Engine (2020)

Jeff Mitchell


Jeff Mitchell, o Skeezix, nasceu no Canadá e foi um conhecido contribuinte de projetos de emuladores de arcade e portador de emuladores para PalmOS. Seu início no mundo da emulação foi no ano de 1996, quando criou o emulador Xcade de arcade para o sistema UNIX, rodando em Linux e NetBSD. 

Xcade (UNIX)

Ele é considerado um dos primeiros emuladores de arcade para os sistemas UNIX. O emulador rodava 28 jogos, entre eles Donkey Kong, Mario Bros, Crush Roller, Pac-Man e Spacade Invaders, rodando jogos entre 1978 à 1983. O emulador teve versões para o MS-DOS e X11 em 1997.

Retrocade

Em meados de 1997, Neil Bradley o chama para participar do projeto Retrocade, também de arcade, para MS-DOS. Jeff cria as portas UNIX e SVGAlib, possibilitando rodar em Linux e FreeBSD. Também reescreve alguns núcleos do emulador, porta os jogos de Cinematronics, entre outras ajudas. Nesse período, cria em seu site pessoal a página "Desenvolvimento e história da emulação", aonde, entre outros, coloca pra download diversos emuladores clássicos de arcade, entre outros. Ainda em 1997, cria para UNIX/X11 o port do emulador Magnetic, que trazia jogos lançados pela Magnetic Scrolls para PCs antigos, como Atari ST e Amiga. Eles eram jogos de aventura por texto, como um RPG ou uma fanfic.

xNES (UNIX) e Handy (UNIX)

MESS (UNIX)

No final de 1997, é chamado mais uma vez para trabalhar com o sistema UNIX, agora portando o emulador de NES, xNes. Chegou também a iniciar um port para X11. Nenhuma das duas versões chegaram a ser lançadas. No projeto, trabalhou ao lado de Richard Bannister (que já atuava no Retrocade) e Brad Oliver, que em 1998, o chamam para fazer parte da equipe fundadora do emulador MESS. A explicação para não terem saído as versões de xNes para UNIX/X11 foi que o projeto MESS, que emulava NES, já trazia ports para vários sistemas, inclusive UNIX, que também foi portado por Mitchell. Em 1998, também criava um port de Handy de Atari Lynx para UNIX, mas nunca foi lançado. 

Docs: Magnetic Scrolls (X11), Cinematronics (MAME), LibPND (Pandora), Compo4All, Zikzak e ZixBurner

Em 1999, ingressa no projeto MAME, ajudando a integrar o Cinematronics CPU de Zonn Moore, com quem trabalhou no Retrocade, igual Neil Bradley. Essa CPU é integrada em 2003 também ao projeto MESS. Ao lado deles também, foi responsável por adicionar ao MAME os jogos Armor Attack, Boxing Bugs, Demon, Rip Off, Solar Quest, Space Wars, Speed Freak, Star Castle, Star Hawk, Sundance, Tailgunner, Vectorbeam, War of the Worlds e Warrior.

Shadow Plan! 3.0 e 4.0 e Shadow Desktop

Websites Shadow Plan!, Codejedi, Codejunkie, SourceForge e GitHub

Em final de 2000, cria o Shadow Plan, um gerenciador de tarefa para o sistema PalmOS de aparelhos portáteis. Abre no início de 2001 o site CodeJedi, especialmente para o projeto. Depois lança a versão para sistemas operacionais de computadores chamada Shadow Deskop, lançando para Windows em final de 2001 e MacOS X e Linux em meados de 2003. O site CodeJedi se torna um site de ports de emuladores para PalmOS e outros portáteis.

XCade (PalmOS)

CaSTaway (PalmOS) e Columbo (PalmOS)

Entre os projetos que portou, estão XCade para PalmOS em 2002 (sendo o primeiro emulador de arcade para o sistema) e Zodiac e GP32 em 2003. CaSTaway de Atari ST para GP32 como CaSTaway GP e PalmOS em 2003 e Zodiac e PSP em 2005. Columbo, port do ColEm de ColecoVision para PalmOS e Zodiac em 2004. GuineaPig, emulador de MD, SMS, GG e PCE portado para PalmOS em 2004. E Frodo de Commodore 64, como FrodoZ para Zodiac, com ajuda de Paul Colclough's (Squid/Squidge). Em 2004, libera o PalmOS/Zodiac Dev com informações para ports para esses sistemas.

GuineaPig (PalmOS)

Kronos (Magnetic Scrolls)

Além de ports para emuladores, também criou ports de jogos. O primeiro foi na verdade uma criação dele, Ompac em 1998, clone de Asteroids para X11 e que estava sendo planejado um port para MS-DOS. Em seguida vem Kronos em 2003, que era um aplicativo para rodar no PalmOS jogos da empresa Magnetic Scrolls.

Beats of Rage e Castlevania - Symphony of Destruction (BOR) (PalmOS)

ZQuake (PalmOS) e Battle Jewels (PSP)

Jeff já havia feito um port desse jogo em 1997 para UNIX. Também surge Beats of Rage, jogo para MS-DOS inspirado nos beat'em ups clássicos, portado para PalmOS e Zodiac 2004. Quake, jogo de PC de primeira pessoa para Zodiac e PalmOS com o nome de ZQuake em 2004. E finalmente Battle Jewels, jogo criado por Jeff no estilo puzzle inspirado em Bejeweled para PSP em 2007.

ZGrab (Printscreen: Tapwave Zodiac e Dreamway) e Grove Online (BBS Server)

Zot! (Game Engine) (Windows e Linux)

Várias ferramentas também foram desenvolvidas por Jeff, como ZGrab, ferramenta de captura de tela para PalmOS em 2003. E Zot! uma ferramenta de desenvolvimento de softwares de jogos eficiente e moderna, para Windows, MacOS X, GP32, PalmOS, Zodiac, BSD UNIX e Linux em 2004. E por fim, ressuscita em 2004 o Grove Online, um antigo servidor de BBS (servidores locais famosos nos anos de 1980, antes da internet chegar) para fãs do Atari ST. Após o lançamento do CaSTaway para o PSP em final de 2007, não atualiza mais seu site (que sai do ar por volta de de Abril de 2022). Em 2008, cria ao lado de Vimacs a LibPND, uma biblioteca para a criação de softwares para a plataforma Pandora.


FrodoZ (PalmOS)

Em 2013, chegou a planejar dois ports de jogos, The King of Fighters para PalmOS e Descent para PocketPC, mas nunca desenvolvidos. Jeff criou outros projetos, já na plataforma GitHub, na qual ingressa em 2010, como Manticore em 2013, um jogo de puzzle baseado em empurrar blocos, projetado para GP32, GP2X e PalmOS, mas nunca lançado. Zikzak em 2013, programa para construir um PC retrô do zero sem usar chips modernos. ZixBurner em 2013, um programador EEPROM, de memórias somente leitura. Compo4All em 2014, criando um sistema de pontuação através de um servidor para disputa de jogos de arcade e indie por meio de PCs e Smartphones.

Emacs Attacks (2021)

O jogo de guerra Emacs Attacks em 2021 (acredito que para Linux), no estilo Bang! Bang! de Windows de 1990. E iSearch Out of Order em 2024, que adiciona ao editor de texto Emacs, a função de busca por múltiplas palavras. Fora do mundo da emulação, é artista gráfico de alguns jornais de Toronto, Canadá, cria softwares para a empresa America Online, além de técnico de apoio de bandas musicais em turnês. 

Ikasan

Em 2009, cria um projeto em grupo chamado Ikasan Enterprise Integration Platform (IkasanEIP), com a função de fornecer integração entre várias área de uma empresa, como sistema financeiro, vendas, estoque, etc..., tudo em tempo real. Para isso, lança no mesmo ano o software Ikasan no formato Java. O projeto foi postado eu sua conta no SourceForge, criada em 2008. Jeff até hoje desenvolve softwares como hobbie e é considerado um dos poucos emuladers que foi ativo nas duas fases da emulação, a dos PCs e sistemas de computador e a dos portáteis.

Emuladores (Windows/UNIX):
Xcade (UNIX) (1996), Retrocade (1997), Magnetic (UNIX) (1997), MESS (1998)

Emuladores (PalmOS):
XCade (2002), CaSTaway GP (2003), Columbo (2004), GuineaPig (2004), FrodoZ (Zodiac) (2004)

Jogos:
Kronos (UNIX) (1997), Ompac (X11) (1998), Kronos (PalmOS) (2003), Beats of Rage (PalmOS) (2004), Quake (PalmOS) (2004), Battle Jewels (PSP) (2007), Emacs Attacks (2021)

Programas:
Shadow Plan (PalmOS) (2000), Shadow Deskop (2001), ZGrab (2003), Zot! (2004), Zikzak (2013), ZixBurner (2013), Compo4All (2014)

Bibliotecas:
LibPND (2008)

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