quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 18

Nobuaki Andou

Pasofami

O japonês Nobuaki Andou foi outro lendário criador de emuladores. Foi um dos primeiros criadores de emuladores de consoles do mundo, tendo criado em 1993 o emulador de NES, Pasofami. Era um emulador com problema em sprites, na qualidade de som, o reproduzindo em uma versão MIDI e era pago. Isso gerou um problema, pois, a cena da emulação era vista como algo não rentável. Um tempo depois, por conta disso, o emulador é hackeado e distribuído publicamente.

Pasofami and Super Pasofami Documentation

Talvez isso tenha ajudado (não sabemos) outros emuladores que surgiram na sequência. A verdade é que após isso, Nobuaki começou a colocar malwares no executável para causar males ao computador de não japoneses que acessassem o emulador, aos quais caiam a maior suspeita dos hackeamentos. Isso aconteceu apenas por um período. O emulador teve versões para MS-DOS e FM Towns, esse segundo um PC japonês. Posteriormente tem versões para Windows 3.1, 95 e 98.

Os mascotes da marca: Paso-Kun e Fami-Chan

Website

Pasofami tinha algumas curiosidades. Ele tinha um formato de roms diferenciado, dividido em duas partes, na maioria das vezes nos formatos .PRG e .CHR. Esses são os primeiros formatos de roms de NES formados, depois substituídos pelo formato .NES do emulador iNes de Marat Fayzullin. Outra curiosidade eram as músicas poderem ser salvas no formato MID, na época em que as mesmas eram reproduzidas dessa maneira, depois reproduzidas de forma original como no console real.

Apps: AVI Output Settings, Sound Volume Level Meter, NSF File (Nes Sound File) Automatic Creation, Cassette ROM Extraction/Cassette RAM Writing/Disk Reading, MP3 Output Settings e NSF Player

Também tinha seu próprio formato de cheat, o .XTM. A partir de 2000, começa a adicionar consoles, como Gameboy e em 2001, Super Nintendo. Em 2002, começa a dar suporte à um ripador de jogos chamado Chameleon, que era ligado via USB. No início ripava apenas jogos de NES, mas em 2003 já ripava jogos de diversos consoles e portáteis da Sega, Nintendo, Bandai, SNK, NEC e até alguns PCs MSX.

Pasodisk and Chameleon USB

Em 2002 também teve um sistema chamado Pasodisk, para ripar jogos de Famicom Disk System. Entre 1999 e 2000, teve um player de arquivos NSF, que eram arquivos originais de som da Nintendo. Em 2005, deu um boom nesse player e possibilitou que os arquivos NSF fossem salvos em .WAV, .MP3 e .MID. Em 2002, teve outro player para reproduzir músicas não NSF em salva-las em formatos .WAV, .MP3 e .MID.

Super Pasofami

Outro projeto de Nobuaki foi o Super Pasofami, criado em 1996 para Super Nintendo, sendo desenvolvido a partir do Pasofami de NES. Teve apenas versões para Windows, e em meados de 1996 prometia rodar 50% dos jogos de SNES em um 386. Apesar disso, a maioria dos jogos rodavam de forma acelerada e muito provavelmente sem som. O projeto termina no início de 1997 e se funde em 2001 com o Pasofami de NES. Nobuaki faleceu em Maio de 2018 de câncer no estômago.

Janne Korpela


Janne Korpela nasceu na em Järna, Överjärna, na Suécia e vive em Södertälje, Estocolmo, Suécia. Cursou o ensino médio na escola de Täljegymnasiet em Södertälje. Seu início na emulação começa em 1997. Na ocasião, criou três emuladores, para os jogos de arcade Tutankham, Yer Ar Kung-Fu e Ikari Warriors. Na época esses jogos ainda não eram emulados. Os dois primeiros jogos precisavam da emulação da CPU 6809, que ainda não existia, e Korpela a criou, em Junho do mesmo ano. Em Agosto, seu amigo, Anders Nilsson, também sueco, pediu o processador 6809 de Korpela para seu jogo de arcade Son Son.

Yie Ar Kung-Fu, Tutankham e Ikari Warriors

Sites de Emuladores e NeoRage

Após isso, começaram a trabalhar em dupla. Nessa fase, Korpela começa a cuidar também do emulador de Nilsson. Ainda em 1997, Korpela e Nilsson começam a trabalhar em um multi-emulador chamado Rage, que iria emular jogos da SNK, Capcom e Irem. O lançam no início de 1998. O projeto rodou 21 jogos ao todo. Poucos meses depois, mudam o projeto de nome para NeoRage (Neo de Neo Geo), emulando apenas jogos da SNK. O projeto chegou a rodar 74 jogos da SNK.

Rage e NeoRage

NeoRageX

E por fim, em 1999, mudam mais uma vez de nome para NeoRageX (o X, por ter sido lançado para Windows e ter suporte ao DirectX), rodando em seu final 130 jogos da SNK. O projeto acaba ainda em 1999, mas recebe diversas modificações e bifurcações por terceiros até o ano de 2009. Sobre sua vida profissional, em 1997, estava na Congenial Data, empresa desenvolvedora de softwares ágeis. Nela, acredito que Janne trabalhava com Microsoft SQL.

Congenial Data AB

Synergenix e Polarbit

No mesmo ano em que acaba o projeto NeoRageX, em 1999, Janne Korpela e Anders Nilsson, criam a empresa Synergenix Interactive, criadora de jogos para celulares nos sistemas J2ME e Symbian. Também criam um sistema próprio de criação de jogos, o Mophun. Na empresa, Janne atuava como desenvolvedor de motores e Nilsson como diretor de tecnologia. Em 2000, a empresa é comprada pela Red Jade, tendo em 2001 revertido o processo, e comparado a Red Jade, voltando com seu nome original.

V-Rally 2, Synergenix Rally e Carmageddon

Entre os jogos lançados pela empresa estão Sinergenix Rally (2002), V-Rally 2 (2003) e Carmageddon (2005). Em Fevereiro de 2005, a empresa se funde com a Kayak Interactive, se tornando uma subsidiária da marca. Em Março de 2005, Janne e Nilsson, ao lado de Anders Norlander (arquiteto da Synergenix) e Mitri Bautista-Wiberg (gerente de relações com desenvolvedores), criam a Polarbit, uma empresa de criação de jogos em 3D para sistemas móveis e portáteis, com o uso da tecnologia middleware Fuse, que cria softwares intermediários entre o hardware e o jogo, para melhores gráficos ou som, entre outras funções.

Crash Bandicoot Nitro Kart 1, 2 e 3D

Nesse caso usam a tecnologia middleware high-end, que traz um desempenho de alta qualidade. Janne, desenvolvia o papel de programador sênior, levando consigo a experiência com Microsoft SQL, e com os sistemas PS3, Xbox e Xbox360, somando no projeto. A empresa desenvolveu diversos jogos originais, como Iron Sight (2009), Armageddon Squadron (2009), Reckless Racing (2010), Wave Blazer (2010), ToonWarz (2010), e as franquias Ranging Thunder (2006) e Tank Riders (2011), em entre outros.

Fifa 10 e Raging Thunder

Indy 500 Racing 3D

Já jogos criados para terceiros, temos SSX: Out of Bounds (2005), Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2008), Spore Origins (2008) e Toki Tori (2008), FIFA 10 (2009), Crash Bandicoot Nitro Kart 2 (2010) e Indy 500 Racing 3D (2010). A empresa, lançou jogos para os mais variados sistemas, iPad, iPhone, Android, Symbian, Windows Phone, NDS, Zeebo, J2ME, N-Gage, Gizmondo, PalmOS, Brew, BlackBerry, Baba, WebOS, além dos sistemas Windows e Macintosh.

Wave Blazer

Toon Warz

Tank Riders

Janne, foi responsável pelo desenvolvimento de alguns jogos, Wave Blazer (2010), ToonWarz (2010), entre outros. O último jogo lançado pela empresa foi Tank Riders 3 (2016). Um curiosidade para os fãs de jogos do Brasil. A Polarbit, fechou uma parceria entre 2009 e 2010 com o portátil Zeebo, da empresa brasileira de mesmo nome. A curiosidade, é que a empresa Zeebo, que cuidava do marketing e jogos brasileiros do portátil, tinha uma parceria com a Tectoy, famosa empresa por trazer o Mega Drive, Master System, SegaCD, Game Gear, Sega Saturn e Sega Dreamcast para o Brasil. Na parceria, a Tectoy fornecia a fabricação do portátil e sua distribuição no Brasil. Os fãs da Tectoy que tiveram o Zeebo, jogaram vários jogos produzidos pela Polarbit, como Crash Bandicoot Nitro Kart 3D, Armageddon Squadron, Iron Sight), Raging Thunder II, e Reckless Racing. Na vida pessoal, Janne é casado com Anna Korpela desde 1993, com quem tem dois filhos, Emma Korpela e Alex Korpela.

Emuladores:
Ikari Warriors Arcade Machine Emulator (1997), 6809 (1997), Tutankham Arcade Machine Emulator (1997), Yer Ar Kung-Fu Arcade Machine Emulator (1997), Rage (1998), NeoRage (1998), NeoRageX (1999)

Synergenix Interactive:
Morphun: Q*bert (2002), Xfinity (2002), Synergenix Rally (2002), V-Rally 2 (2003), Colin McRae Rally 04 (2004)
J2ME: Colin McRae Rally 04 (2004), Carmageddon (2005), Pixudoku (2005)
Symbian: Worms World Party (2006)
N-Gage: Worms World Party (2005)

Polarbit:
Symbian: Raging Thunder (2006), Global Race: Raging Thunder (2007), SSX: Out of Bounds (2008), Spore Origins (2009), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2010), Raging Thunder II (2010)
Windows Mobile: Raging Thunder (2006), Spore Origins (2009)
PalmOS: Raging Thunder (2006)
iPhone: Raging Thunder (2008), Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2008), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2009), Krazy Kart Racing (2009), FIFA 10 (2009), Zeebo Family Pack (2010), Raging Thunder II (2010), Crash Bandicoot Nitro Kart 2 (2010), Long John Silver (2010), Cannonball (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Formula 0.01 (2010), Reckless Getaway (2011), Tank Riders (2011), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
N-Gage: Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2008), Spore Origins (2009)
Zeebo: Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2009), Armageddon Squadron (2010), Iron Sight (2010), Raging Thunder II (2010), Reckless Racing (2010)
Android: Raging Thunder (2009), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2009), Zeebo Family Pack (2010), FIFA 10 (2010), Raging Thunder II (2010), Long John Silver (2010), Cannonball (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Reckless Racing (2010), Formula 0.01 (2010), Chess: Battle of the Elements (2011), Toki Tori (2011), Krazy Kart Racing (2011), Tank Riders (2012), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Reckless Getaway (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
Bada: Raging Thunder II (2010), Armageddon Squadron (2011), Iron Sight (2011), Zeebo Family Pack (2011)
iPad: Zeebo Family Pack (2010), Raging Thunder II (2010), Long John Silver (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Formula 0.01 (2010), Chess: Battle of the Elements (2011), Reckless Getaway (2011), Tank Riders (2011), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
webOS: FIFA 10 (2010), Raging Thunder II (2010)
Macintosh: Raging Thunder II (2011), Reckless Racing (2011), Tank Riders (2011)
BlackBerry: Chess: Battle of the Elements (2011), Tank Riders (2011)
Browser: Tank Riders (2013)

Anders Nilsson

NeoRageX

Anders Nilsson, de origem Sueca, começa na emulação em 1997 com seu emulador do jogo de arcade Son Son. Na ocasião, pediu ajuda de Janne Korpela para usar seu processador 6809, criado para seus emuladores, na emulação de Son Son.

SonSon Emulator and Ikari Warriors Emulator

Nessa época que começam a trabalhar juntos, e Korpela começa até a cuidar do emulador de Nilsson. Ainda em 1997, desenvolvem o Rage, lançado no ano seguinte, para rodar jogos da Capcom, Irem e SNK, depois mudado de nome pra NeoRage e emulando apenas jogos da SNK. Isso ainda em 1998. Por fim, em 1999, muda mais uma vez de nome para NeoRageX, agora em ambiente Windows, encerrando suas atividades no mesmo ano. Os três projetos tiveram, consecutivamente, 21, 74 e 130 jogos emulados. As últimas atualizações no site ocorrem até meados de 2000.

NeoRage

Sobre sua vida profissional, ao lado de Janne Korpela, cria em 1999 a empresa Synergenix Interactive, criadora de jogos de celulares para os sistemas J2ME e Symbian. Anders atuava como diretor de tecnologia (CTO) na empresa. Desde início de 1998, Anders, Korpela e terceiros, desenvolviam o sistema de criação de jogos, Mophun (junção de More com Fun, que significa Mais Diversão), lançado em final de 2002.

Mophun (Game Engine), Xfinity e V-Rally 2 (Jogos)

Nesse sistema, a Synergenix desenvolveu alguns jogos, todos presentes apenas em aparelhos T300, T310 e T610 da Sony Ericsson. Entre os títulos lançados pela empresa estão Xfinity (2002), Synergenix Rally 2 (2002), V-Rally 2 (2003) e Colin McRae Rally 04 (2004) para o sistema Mophun, além do port de Q*bert (2002), também para o sistema em questão. Para Symbian, lançaram Golf Pro Contest (2005), para J2ME, Carmageddon (2005) e Pixudoku (2005), e para N-Gage portaram Worms World Party (2005).

SSX: Out of Bounds

Em início de 2005, junto com Janne e outros integrantes, deixam a Synergenix e criam a Polarbit. Nela, Anders também atua como CTO, além de ficar responsável pela comunicação social, de marketing e de produtos da empresa, falando de lançamentos e dando entrevistas. Anders trouxe para a empresa sua experiência com estratégia de negócios e parcerias, além da experiência com criação de conteúdo para blogs, e criação de start ups.

Spore Origins, Armageddon Squadron, Reckless Racing e Toki Tori

A Polarbit, também desenvolvia jogos, só que em 3D, e para os sistemas móveis e portáteis, como smartphones e portáteis de jogos. Entre eles temos iPad, iPhone, Android, Symbian, Windows Phone, NDS, Zeebo, J2ME, N-Gage, Gizmondo, PalmOS, Brew, BlackBerry, Baba, WebOS, além dos sistemas Windows e Macintosh. Os jogos eram criados pela tecnologia middleware high-end Fuse, que trazia um alto desempenho para o produto final, com alterações em som, imagem, e outros.

Emulator Websites, NeoRage, Polarbit e Synergenix

Entre os jogos de sucesso, temos as franquias Ranging Thunder, Tank Riders, Fifa, Crash Bandicoot Nitro Kart, Indy 500, entre outras, entre franquias originais e de terceiros. O ultimo trabalho da empresa foi em 2016, com o terceiro e último jogo da série Rank Riders 3.

Emuladores:
SonSon Arcade Machine Emulator (1997), Rage (1998), NeoRage (1998), NeoRageX (1999)

Synergenix Interactive:
Morphun: Q*bert (2002), Xfinity (2002), Synergenix Rally (2002), V-Rally 2 (2003), Colin McRae Rally 04 (2004)
J2ME: Colin McRae Rally 04 (2004), Carmageddon (2005), Pixudoku (2005)
Symbian: Worms World Party (2006)
N-Gage: Worms World Party (2005)

Polarbit:
Symbian: Raging Thunder (2006), Global Race: Raging Thunder (2007), SSX: Out of Bounds (2008), Spore Origins (2009), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2010), Raging Thunder II (2010)
Windows Mobile: Raging Thunder (2006), Spore Origins (2009)
PalmOS: Raging Thunder (2006)
iPhone: Raging Thunder (2008), Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2008), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2009), Krazy Kart Racing (2009), FIFA 10 (2009), Zeebo Family Pack (2010), Raging Thunder II (2010), Crash Bandicoot Nitro Kart 2 (2010), Long John Silver (2010), Cannonball (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Formula 0.01 (2010), Reckless Getaway (2011), Tank Riders (2011), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
N-Gage: Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2008), Spore Origins (2009)
Zeebo: Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (2009), Armageddon Squadron (2010), Iron Sight (2010), Raging Thunder II (2010), Reckless Racing (2010)
Android: Raging Thunder (2009), Armageddon Squadron (2009), Iron Sight (2009), Zeebo Family Pack (2010), FIFA 10 (2010), Raging Thunder II (2010), Long John Silver (2010), Cannonball (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Reckless Racing (2010), Formula 0.01 (2010), Chess: Battle of the Elements (2011), Toki Tori (2011), Krazy Kart Racing (2011), Tank Riders (2012), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Reckless Getaway (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
Bada: Raging Thunder II (2010), Armageddon Squadron (2011), Iron Sight (2011), Zeebo Family Pack (2011)
iPad: Zeebo Family Pack (2010), Raging Thunder II (2010), Long John Silver (2010), 8ball (2010), Zap (2010), Score (2010), Dirtbike (2010), Formula 0.01 (2010), Chess: Battle of the Elements (2011), Reckless Getaway (2011), Tank Riders (2011), Penguin Palooza (2012), Cracking Sands Racing (2013), Rail Racing (2014), Tank Riders 2 (2014), Block Buster (2014), Tank Riders 3 (2016)
webOS: FIFA 10 (2010), Raging Thunder II (2010)
Macintosh: Raging Thunder II (2011), Reckless Racing (2011), Tank Riders (2011)
BlackBerry: Chess: Battle of the Elements (2011), Tank Riders (2011)
Browser: Tank Riders (2013)

Galtor

ePSXe

Galtor, originário de Madrid, Espanha, entrou no mundo da emulação por intermédio de Carlos Lozano, o Calb, que o conheceu por volta de 1999 na Universidade Carlos III. No ano de 2000, estavam entediados, criando drivers para o MAME, mas acharam aquilo muito chato, então resolveram criar um emulador. Galtor queria um emulador de N64, já Calb de PSX.

ePSXe Credits and Documentation

Em um único dia, Calb cria a primeira versão do ePSXe de PSX, e começa a história de um dos maiores emuladores de PSX. Galtor inicialmente, se encarregava do desenvolvimento gráfico do emulador, a GPU, depois ficando à cargo de Pete Bernet. Em seguida, começa a programar o coprocessador GTE e o motor decodificador MDEC.

ePSXe Website

Também se encarrega de atualizar o site do projeto, como também de criar o logo do projeto. Por conta do projeto ser encabeçado por dois espanhóis, sempre houve o lançamento de um arquivo leia-me em suas línguas. Outro parceiro do projeto era o canadense _demo_, que havia feito história com a criação do emulador de SNES, ZSNES. Inclusive o site do ePSXe começa sendo hospedado no site do ZSNES em 2000 e ganhando site próprio em 2001. O trio permanece junto até 2016, quando o projeto é descontinuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Índice do Blog

A História dos Arcades Emuladores de Arcade - Williams Digital Arcade, Sparcade!, Emu / Retrocade Emuladores de Arcade - MAME Emuladores de ...

Total de visualizações de página