Notaz
Notaz (também se apresentando como Gražvydas Ignotas = Lindo Desconhecido) é conhecido na cena da emulação de Mega Drive e PSX para portáteis e em ports de emuladores para GP2X e Wiz. Aparece na cena da emulação em 2005, quando começa a cuidar do emulador do microprocessador Motorola 68k de Dave, chamado Cyclone 68k, que foi criado para o emulador de Mega Drive para GP32, Picodrive, também de Dave. Após o fim do Picodrive, Notaz também assume o projeto e o lança para o portátil UIQ2 no final de 2005 (na época chamado de PicodriveN, e de PicoDrive a partir de final de 2006).
A partir daí, vários ports surgem do projeto, como para GP2X e UIQ3 em 2006, para GizMondo e PSP em 2007, Windows em 2008, GP2X Wiz em 2009 e Pandora em 2010. A partir da versão de 2007, começa também a suportar 32X e Sega CD e substituir o Cyclone 68k pelo FAME/C, criado por seu amigo Chui especialmente para o Picodrive. Por volta de 2010, adiciona suporte também à SMS. Em 2008, trouxe suporte ao Picodrive do coprocessador SVP (Sega Virtua Processor), utilizado para rodar o jogo Virtua Racing, que em seu original vinha em um cartucho especial para gerar gráficos 3D.
Desenvolvido pelos amigos Exophase e Rokas, foi a primeira emulação desse coprocessador que rodou 100%, e por conta disso, inovou a cena, sendo levado para vários outros emuladores, como Kega Fusion e MESS, ainda em 2008. Também em 2008, lança a documentação do SVP. Enquanto ainda desenvolvia o Picodrive, cria outro projeto, o PCSX ReARMed, uma bifurcação do PCSX-Reloaded, que por sua vez é uma bifurcação do emulador PCSX de PSX. Isso ocorreu em final de 2010 ao lado e Exophase.
Ele foi desenvolvido para portáteis em cima da tecnologia ARM e com um plug-ins especiais de vídeo. Foi um emulador tão bem trabalhado, que a própria Sony o usou em 2018 no lançamento de seu Playstation Classic. Em 2020, também começa a fazer parte do do multi-emulador RetroArch. Os projetos PCSX ReARMed e Picodrive terminam respectivamente em 2015 e 2019. Apesar de não terem mais lançamentos desses emuladores, Notaz continua trabalhando ativamente nos dois projetos.
Além dos projetos de Mega Drive e PSX, fez vários ports de emuladores, como o FCE Ultra de NES em 2006 para GP2X como gpfce, Snes9x para UIQ2 em 2006 (através do port OpenSnes9xGP para GP32), gpSP de GBA de Exophase para GP2X Wiz em 2007 (também com uma versão melhorada para GP2X comum em 2007, e se integrado ao RetroArch em 2018 e à Steam em 2021), UAE4ALL de Amiga 500 de Chui para GP2X em 2007, gpSP de GBA para os sistemas Pandora em 2011, Caanoo em 2012 e Raspberry PI em 2013 (esse ao lado de DPRCZ) e Mupen64Plus de N64 para Pandora em 2013. Notaz teria participado da criação do UAE4ALL para Pandora em 2008, trabalhando na parte gráfica do jogo, mas isso nunca consegui confirmar ao certo.
Além disso, também criou alguns aplicativos, como o USB Gamepad Test para testar controles USB no GP2X em 2007, Gshot que captura a tela do GP2X em 2008, Ginge, para executar jogos e programas GP2X e Wiz em plataformas ARM Linux em 2010 (não emula a CPU), entre outros. Também construiu outros conteúdos, como documentação do console Sega Pico da Sega em 2008 e do Mega Everdrive que roda jogos de MD no console por meio de cartão SD, ao que tudo indica em 2014, entre outros.
Porta também o jogo Noiz2sa de Dreamcast para GP2X e Wix em 2009, feito originalmente pelo emulader Chui. Além dos projetos próprios, também contribuiu em outros projetos. Como para o MESS em 2008, adicionando a emulação do PicoDrive junto com o suporte SVP. No mesmo ano também adiciona o SVP ao MAME através de sua contribuição para o MESS. Em 2013, faz modificações no processador SH-2 também no MAME, presente nos consoles Sega Saturn e 32X. Nesse caso específico se oriunda de seu trabalho com o 32X no Picodrive.
GitHub
Em seu GitHub (criado em 2008), postou seus principais projetos, como Ginge, Picodrive, PCSX ReARMed, Cyclone 68k, mas também postou outros projetos, como LibPicoFe em 2006, a frontend do emulador PicoDrive reutilizada para ser usada em outros projetos, o emulador de GBA, a página Megadrive em 2008, com todo o tipo de informação e ferramentas para o console, entre elas as ferramentas de comunicação USB para Mega Everdrive (2013) e Mega Everdrive Pro (2023), gpSP com arquitetura ARM Linux em 2009, SDL OMAP em 2010, fazendo a biblioteca SDL funcionar em aplicativos que funcionem em sistemas com processadores OMAP (ex. Nokia, Motorola e Galaxy dos anos 2000 e 2010), IA32R-Tools em 2013, que são ferramentas para a construção de binário em arquitetura 32 bits (executáveis antes da arquitetura 64 bits), bifurcação do emulador de N64, Mupen64Plus para Pandora em 2013, ao lado de ptitSeb, trazendo compatibilidade ARM, otimização de vídeo NEON e renderização 2D e 3D via GLES 1.1 ou 2.0 (OpenGL para portáteis) e Corsair MI em 2016, uma ferramenta que permite ler informações de monitoramento de fontes de alimentação de PCs das séries Corsair RMi e HXi. Além disso, também postou alguns emuladores que gostaria de trabalhar em bifurcações, como MAME, Genesis Plus GX, RetroArch, além do sistema operacional RetroPie, usado no Raspberry PI (videogames retrôs), mas que nunca lançou nada. Foram 36 projetos ao todo postados na plataforma.
Saturn USB DataLink, Android Pandora e USB Krikzz FlashKit-MD
Em seu site, fora do GitHub, além de boa parte dos programas citados anteriormente, também posta alguns inéditos, como Android Pandora em 2012, uma versão modificada do Android para rodar no sistema Pandora, ferramenta para o Saturn USB DataLink, usada no Sega Saturn, em 2014, ferramenta de comunicação USB para FlashKit-MD da Krikzz em 2017, um cartucho de 4mb para inserir jogos de Mega Drive, entre outros.
Emuladores:
Cyclone 68k (2005), PicodriveN/Picodrive (Portáteis) (2005), FCE Ultra (GP2X) (2006), gpSP (GP2X Wiz) (2007), UAE4ALL (GP2X) (2007), gpSP (ARM Linux) (2009), PCSX ReARMed (2010), gpSP (Pandora) (2011), gpSP (Caanoo) (2012), gpSP (Raspberry PI) (2013) (ao lado de DPRCZ), Mupen64Plus (Pandora) (2013)
Ferramentas:
SDL OMAP (2010), Tool For USB Communication With Mega Everdrive (2013), IA32R-Tools (2013), Tool for Saturn USB DataLink Device (2014), Corsair MI (2016), Tool for USB Serial Communication With Krikzz's FlashKit-MD (2017), Tool For USB Communication With Mega Everdrive Pro (2023)
Programas:
LibPicoFe (2006), USB Gamepad Test (2007), Gshot (2008), Ginge (2010), IA32R Tools (2013), Corsair MI (2016)
Documentações:
Sega Pico (2008), Mega Everdrive (2014)
Ports de Jogos GP2X:
Noiz2sa (2009)
Zeromus
Daniel April, o Zeromus (nick baseado no mestre final de mesmo nome do jogo Final Fantasy IV), esteve envolvido com vários projetos importantes de emulação. Zeromus mora no Canadá, na cidade de Longueuil, na província de Quebec. Em 1998, criou o site Zeromus.com, um site especializado em serviços web, como programação de software e CGI, e hospedagem de websites. Seu site esteve no ar até 1999. Em 2001, cria um site pessoal, uma espécie de blog, que encerra por volta de 2010/2011. No início de 2002, ajudando Chad Austin, o Aegis no software Corona Image, uma API para ser usada em programas, fazendo o mesmo capturar imagens no formato PNG, e carregar imagens nos formatos JPEG, BMP e PCX. A API era disponível para Windows, Linux e Mac.
Em 2004, se junta ao projeto Verge-RPG, site criador de jogos pelo programa Verge, criado em 1997 por Benjamin Eirich e Brian Peterson, um motor simples para o desenvolvimento de jogos em 2D no estilo Phantasy Star (Mega Drive) e Final Fantasy (SNES) na linguagem de programação VerceC. Zeromus contribuiu para o projeto, entre outros, na versão Verge 3, criada em 2007, criando a linguagem de programação Lua em 2020, ao lado de Overkill, inovando a forma de se criar softwares no programa. No mundo da emulação começa em 2006, quando resolve juntar todas as versões não oficiais do FCEU junto com Sebastian Porst, criando o FCE Ultra X, ou somente FCEUX.
O emulador teve versões para os principais sistemas operacionais, entre eles Windows, Linux e Mac. Trabalha no projeto até os dias atuais, tendo tido última versão em 2021. Em 2009, começa a fazer parte da equipe do emulador DeSmuME de Nintendo DS. Fica no projeto até seu final, em 2015. Também em 2009, contribui para o projeto Yabause-RR, emulador de Sega Saturn voltado para gravação de gameplays. O emulador faz parte do projeto original do Yabause. Em 2011, cria o PSXJin de PSX, uma continuação da bifurcação do PCSX, o PCSX-ReRecording, voltado para gravação de gameplays, com algumas melhores substanciais. O projeto termina meses depois no mesmo ano.
Ainda em 2011, ajuda no projecto SNES9X-RR, emulador de SNES voltado para gravação de partidas. Em 2012, cria ao lado de outros colegas, como Adelikat, que o ajudou no projeto PSXJin, o multi-emulador BizHawk. Adelikat já cuidava desde 2005 do site TASVideos, aonde postava ao lado de amigos, gameplays de jogos de consoles da Nintendo e Sega por meio de emuladores. No site do projeto também postava o download de emuladores e atualizações e lançamentos de emuladores. Até que resolveu de fato formar seu próprio emulador. Zeromus foi o administrador e desenvolvedor principal do projeto, além de ter implementado o emulador de NES (provavelmente o FCEUX), portado do Mednafen, o emulador de PSX, criado do zero, o emulador TI83Hawk da Calculadora TI-83, contribuído para os emuladores de Atari 2600 e SNES, entre outros.
BizHawk roda os principais sistemas de 8, 16 e 32 bits da Sega, Nintendo, Sony, Atari, SNK e Bandai, além de computadores antigos. O projeto continua até os dias de hoje. Fora de seus projetos, ajudou em 2018 em uma versão do emulador Nestopia UE de NES. Além dos projetos de emulação, também esteve ajudando de 2006 à 2010 no projeto AdPlug, que cria a biblioteca sonora usada nas placas OPL2 (como AdLib, por exemplo). É basicamente o reprodutor de som MIDI da placa, tocando de forma fidedigna músicas criadas para essas placas. Esse Plug pode ser usado com a placa real ou emulada. Funciona nos sistemas MS-DOS e UNIX (como Linux e outros) e em tocadores como Winamp e XMMS. Levando para o mundo dos games, entre os arcades que usaram os chips OPL2 estão placas da Toaplan, SNK e Data East, entre outros.
Também esteve em projetos pessoais, como na engenharia reversa e reconstrução do jogo de SNES, Dragon Warrior 3 (Dragon Quest III) em 2017. Ajudou nos programas MikMod Sound System, um player dos formatos .MOD, .XS3M, .IT e .XM em 1999 e devkitPro em 2010, uma ferramenta para a criação de softwares e jogos homebrew para sistemas como GBA, NDS, N3DS, GameCube, Wii, GP32 e PSP. Fez parte da equipe principal de trabalho do software PhotoBundler, alguma espécie de visualizador de imagem, e da equipe do software pr2.code, um conjunto de utilitários e bibliotecas para desenvolvimento de jogos em C# e C++, como decodificador MP3, compactador em FLAC, descompactador RAR, entre outros, ambos em 2013. Nenhum dos dois programas chegou a ser lançados. Zeromus, também postou vários projetos em seu GitHub. Entre eles, o código-fonte da versão 6.0 do emulador de N64, Project64 em 2012, Biz-Stella em 2012, o código-fonte do emulador pronto para ser compilador e transformado em um executável, e com todas as bibliotecas necessárias para tal já inclusas, Chipifier em 2017, um projeto de amostras musicais em 8 bits, criadas pelo programa Deflemark e serem rodadas no PC Engine através do programa SoX com ajuda do .NET 4.0, entre outros. Alguns de seus projetos citados aqui anteriormente eram também postado em seu GitHub, como Dragon Warrior 3 e Verge 3 além de bifurcações e correções não desenvolvidas, nem lançadas, para emuladores como Nestopia, mGBA, Kat2500, Bliss32, MAME, Dolphin, RetroArch, Mednafen e BizHawk. Teve ao todo, 59 projetos publicados na plataforma. Até os dias atuais, atualiza seus projetos. Em sua vida pessoal, trabalha no serviço de TV à Cabo canadense, Vidéotron.
Programas:
MikMod Sound System (1999), Corona Image (2002), AdPlug (2006), Verge 3 (2007), devkitPro (2010)
Emuladores:
FCE Ultra X (2006), DeSmuME (2009), Yabause-RR (2009), PSXJin (2011), SNES9X-RR (2011), BizHawk (2012), Nestopia EU (2018)
Códigos-Fonte:
Project64 6.0 (2012), Biz-Stella (2012)
Jogos:
Dragon Warrior 3 (2017)
Outros:
Chipifier (2017)
Franxis
Franxis é um espanhol que vive na região de Madrid, na Espanha. Ele é um portador de jogos e programas para os portáteis GP32, GP2X e Wix e criador de emuladores de PSX para portáteis. Começou ainda criança com programação, criando pequenos jogos em seu Amastrad CPC. De 1999 à 2003, cuidou de uma página sobre emulação chamada Emudek. Entre 2002 e 2003, também frequentava o Foros Zonared, um fórum espanhol sobre videogames. Em 2004, criou o RetroVibes, uma compilação de demos em formato mp3 criados em computador entre 1991 e 1996.
No mesmo ano, faz seu primeiro port para GP32 do jogo Columns que havia portado para MS-DOS em 1996 enquanto ainda estava na faculdade, muito provavelmente oriundo da versão de arcade. Conseguiu fazer esse port em apenas um final de semana. Animado, foi portar o emulador Multipac, percursor do clássico MAME, que emulava diversas versões de Pac-Man. Em um mês conseguiu fazer esse port. Isso foi em final de 2004. Tudo isso serviu de teste para seu port mais esperado: MAME. O que aconteceu em 2005.
Na ocasião, usou o port em seu projeto de graduação em seu curso de telecomunicações na universidade. No final de 2005, lança o MAME GP2X, para o portátil de mesmo nome que é a continuação do GP32. Nessa versão, em cima do mesmo MAME 0.34 usado no port para GP32, trás muitas novidades, como suporte à 64MB de RAM, 1.204 jogos, suporte à som estéreo e 4 controles USB, entre outros. Seu emulador é portado para diversos outros dispositivos, como PSP, Gizmondo, Dreamcast, Linux, Pocket PCs e outros.
O primeiro desses ports é o MAME4ALL em 2006 por Chui, que se trata de uma fusão entre o projeto de Franxis e o projeto de Chui para o console Dreamcast e os sistemas Linux e Windows. Na ocasião, Franxis e Chui faziam parte de um projeto chamado PSX4ALL, um projeto de PSX para diversos sistemas, e por inspiração desse nome Chui batiza seu port de MAME4ALL. Chui chega a ajudar no projeto original de Franxis entre 2006 e 2007. Esse port de Chui ficou tão conhecido, que recebeu vários ports pra consoles e portáteis.
A última versão do MAME GP2X de Franxis é lançada em 2007. Em 2006, ingressa no projeto PSX4ALL de PSX de ZodTTD, voltado para a tecnologia ARM voltada para portáteis, com o qual Franxis já tinha uma certa facilidade. O emulador é criado inicialmente para PowerPCs e o portátil GP2X. Posteriormente também é portado para iOS, Pandora e Android. Em 2008, Franxis cria mais um port do MAME para portáteis, e dessa vez com o nome de MAME4ALL, com permissão de seu amigo Chui.
Primeiramente o lança para GP2X, portando-o para Wiz em 2009 e Caanoo em 2011, todos evoluções do GP32. Esse novo update do MAME vinha com 2.270 jogos e era feito em cima da versão 0.37 do MAME. Também foi portado para diversos sistemas, como Android, iOS, GP32, Caanoo (versão de terceiro), Pandora, Dingoo, entre outros. Sua última versão é lançada em 2012.
Em 2010, cria ao lado de Chui o projeto PCSX4ALL para os portáteis Wix e Caanoo, levando a tecnologia do PSX4ALL e unindo com o emulador PCSX-Reloaded para Windows, ramificação do PCSX e um dos melhores emuladores de PSX. Em 2012, o projeto termina. No mesmo ano, participa do evento RetroMadrid 2012, um evento de videogames antigos, aonde participou do stand da EmuForce, organizado pelo grupo AUIC. No evento, lança sua nova versão do MAME4ALL para GP2X Wiz. Após 2012, Franxis não atua mais no mundo da emulação.
Músicas:
RetroVibes (2004)
Jogos:
Columns (MS-DOS) (1996), Columns (GP32) (2004)
Emuladores:
Multipac (GP32) (2004), MAME (GP32) (2005), MAME (GP2X) (2005), PSX4ALL (2006), MAME4ALL (GP2X) (2008), PCSX4ALL (2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário