Jeff Vavasour
Jeff Vavasour nasceu em St. John's, no Canadá. Em Vancouver, aonde reside, cursou física na Universidade Memorial of Newfoundland entre 1987 e 1992, e fez mestrado em física na Universidade da Colúmbia Britânica, entre 1999 e 2000. Em sua infância, ganha um computador TRS-80 em 1977. Aprende a mexer em programação e desenvolve alguns softwares ao longo dos anos. Em 1989, informações do processador 6502 do Apple II o ajudaram a emular o Z80 do TRS-80, conseguindo emular seu clássico PC em apenas três dias. Na ocasião, não foi à público, sendo lançado apenas em 1997. Em 1993, tinha um notebook potente, e resolve emular a segunda versão desse PC, o TRS-80 Color Computer, lançado na ocasião como CoCo 2 Emulator.
Por conta de seu trabalho com o CoCo 2 Emulator, é convidado para trabalhar, em final de 1994, na empresa Digital Eclipse Software, por seu fundador, Andrew Ayre, seu conterrâneo de cidade e até ex-colega de escola (algo descoberto depois da contratação de Jeff). Nessa ocasião, a empresa tinha lançado a emulação de três jogos da William, em parceria com a William Electronics, Robotron: 2084, Joust e Defender para MAC. Primeiro de forma separada e depois na coletânea também para MAC, Williams Digital Arcade. Diferente do que muitos acham, Jeff não criou o primeiro emulador de arcade comercial, e sim a Digital Eclipse.
Jeff é contratado para o port que a empresa planejava para MS-DOS. Para isso, queriam usar o emulador 6809 que Jeff havia criado para o CoCo 2 Emulator. O resultado do trabalho de Jeff deu vida à coletânea Williams Arcade Classics em 1995, que vinha com os jogos já citado, mais a presença de Defender II, Sinistar e Bubbles. Ela foi lançada para Windows e MS-DOS, e no ano seguinte para PSX e SNES. A partir desse trabalho, é Jeff quem comanda a emulação e os trabalhos de várias coletâneas seguintes. Um parênteses, Jeff criou outros emuladores de TRS-80, como o TRS-80 III/4 em 1993, TRS-80 Color Computer 3 em 1994 e Timex Sinclair 1000 em 2000.
Além disso, também rodou emuladores em modo Java, para serem carregados pelo navegador web. Entre eles o seu TRS-80 Model 1, que transformou em simulador em 2000 para ser executado em modo Java, e o seu emulador Timex Sinclair 1000, que transformou em 2001 em modo Java. Uma curiosidade. Antes de ser contratado pela Digital Eclipse, ainda em 1994, Jeff tinha um protótipo de emulador para Atari 2600 em Modo DOS, antes do lançamento do primeiro emulador de Atari 2600 da história, o Activision's Atari 2600 Action Pack. Esse protótipo foi apresentado para a Activision, quando estava começando seu projeto de emulação, mas ela não aceitou pelo simples fato de não ser modo Windows 3.1 como ela queria.
Atari Arcade Hits: Volume 1 (PC), Arcade's Greatest Hits: The Midway Collection 2 (PC), Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 1 e 2 (PSX)
Voltando à Digital Eclipse, em 1996, foi a vez da Midway contratar os serviços da Digital Eclipse lançando o Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 1 para PSX, e em 1997 para SNES. Em 1997, lança a versão 2 do Arcade's Greatest Hits apenas com jogos da Midway, chamada Arcade's Greatest Hits: The Midway Collection 2 para PSX e Windows. Um parênteses. Nesse ano de 1997, Jeff ajuda a criar a sede da empresa em Vancouver, Canadá. A coleção 2 dos jogos de Atari da Arcade's Greatest Hits é lançada em 1998 apenas para PSX, e no ano seguinte para Windows.
Arcade Classic 4: Defender/Joust (GBC), NFL Blitz (GBC), Rayman (GBA), Phantasy Star Collection (GBA) e Age of Empires: The Age of Kings (NDS)
Com o surgimento do GBC, a empresa começa a lançar jogos próprios, e Jeff participa dos primeiros, como Eampage World Tour e NFL Blitz em 1998, como produtor técnico. Mais uma coletânea de arcade, intitulada Atari Arcade Hits é lançada para Windows em 1999. Também em 1999, é lançada uma coletânea para o GBC, com os jogos Moon Patrol e Spy Hunter. Jeff atuava em várias frentes, como líder de programação, programador e direção técnica. Sua maior atuação a longo prazo foi de produtor executivo e produtor técnico.
Capcom Classics Collection: Remixed (PSP), Activision Hits Remixed (PSP), Sega Genesis Collection (PS2), The King of Fighters '98: Ultimate Match (PC) e Rare Replay (Xbox One)
Entre 1999 e 2005, esteve presente em diversas coletâneas da Atari, Midway, Namco e Sega, pros consoles PSX, N64, Dreamcast, GBA, Xbox, Gamecube, PS2 e o sistema Windows. Em 2006, além das empresas citadas, também participa de coletâneas da Activision e Capcom pra PS2, PSP e Xbox, encerrando a participação da Digital Eclipse em coletâneas de arcades. Nessa altura, a Digital Eclipse já havia se fundido com a ImaginEngine e se transformado em Backbone (fusão essa realizada em 2003), mas ainda mantinham a marca por questão de credibilidade. Na Backbone, ajuda a criar outra sede no Canadá, em Charlottetown (agora sendo duas ao todo), a Backbone Charlottetown, em 2005, se tornando vice-presidente da mesma (cargo que ocupou até 2006). Entre 1998 e 2005, Jeff foi diretor técnico da Eclipse e Backbone. Também em 2005, foi a vez da Backbone se fundir com a The Collective e criar a Foundation 9 Entertainment. Sobre a empresa e marca Digital Eclipse, Jeff também esteve presente em títulos clássicos da Disney como Lilo & Stitch, Tarzan, Ursinho Pooh, Kim Possible e 101 Dalmatas entre 2002 e 2003.
XBox360: Castlevania: Symphony of the Night, Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2; PC: The King of Fighters 2002: Unlimited Match
Suas últimas participações na Backbone são portando os clássicos Contra e Time Pilot em 2006 e Rush'n Attack, Ninja Turtles, Gyruss, Sonic 1 e Sonic 2 em 2007, ambos para Xbox 360. Em treze anos de empresa, desenvolveu pessoalmente mais de 30 títulos e contribuiu pra mais de 60 deles. Em 2007, Andrew Ayer sai da Foundation 9 e cria a Other Ocean Interactive aonde era a Backbone Charlottetown, e Jeff vai junto. Entre 2007 e 2010, permanece na empresa participando de alguns poucos títulos lançados. No meio disso, em 2008, também esteve por alguns meses na Nerd Corps como diretor de desenvolvimento interativo. Em 2009, cria sua própria produtora, a Code Mystics produzindo jogos e outros para portáteis e consoles. Consigo leva sua credibilidade, e lança coletâneas da Atari, Midway e Activision entre 2010 e 2016, para Windows, Linux, Macintosh, NDS, PS3, Xbox 360, Android, iPad e iPhone. Na empresa, também porta KOF 98 Ultimate Mach e KOF 2002 Unlimited Match para Windows.
A Code Mystics em si também porta outras coletâneas, como de Atari, Namco, jogos de Neo Geo Pocket Color, além de clássicos como Metal Slug 1, 2 e 3, SNK VS. Capcom, KOF 97: Global Match, The Last Blade, Samurai Shodown, e outros, a maioria para o Nintendo Switch. Em todos esses trabalhando com ports, muitas vezes atuou diretamente na emulação, como foi em 1994. Entre elas, temos emulação de forma geral de arcades da Atari e Midway entre 2001 e 2016. A emulação do Z80 nas coletâneas da Sega e Capcom em 2006, além dos ports de Sonic 1 e 2 em 2007. E a emulação do M6809 nas coletâneas da Capcom em 2006. Jeff também contribuiu indiretamente para o emulador MESS. Tim Lindner adiciona em 2002, suporte à disco rígido para o computador TRS-80 Color Computer 3, tirado do emulador de mesmo nome de Jeff.
Em sua vida pessoal, é casado com Irene, com quem tem os filhos Zachary e Kyle. Irene também é da industria do vídeo game, esteve nas empresas Digital Eclipse (1995-2008), Other Ocean Interactive (2008) e Code Mystics (2010-2016), trabalhando em coletâneas de Atari para MS-DOS, PS1, Windows e GBA, e da Midway para PS2, NGC e Windows na Digital Eclipse, e coletâneas de Atari para NDS e Android na Code Mystics, entre outros. Já seu filho, Zachary Vavasour, esteve na Digital Eclipse (2001-2004) nas coletênas da Midway para PS2, NGC e Windows, Digital Leisure (2010) em Dragon's Lair para NDS e na Code Mystics (2010-2015) em coletâneas da Atari para NDS e Windows. Já Kyle Vavasour, fez o mesmo caminho e esteve nas mesmas coletâneas e empresas que o irmão, apenas começando mais tarde na Digital Eclipse, em 2003, e ficando até 2016 na Code Mystics.
Emuladores:
Z80 (1989), TRS-80 Model 1 Emulator (1989), M6809 (1993), TRS-80 Colour Computer 2 Emulator (1993), Z80 (Reescrito) (1993), TRS-80 Model III/4 Emulator (1993), TRS-80 Colour Computer 3 Emulator (1994), Williams Arcade Classics Emulator (Port de Williams Digital Arcade Emulator Para MS-DOS e Windows) (1995), Timex Sinclair 1000 Emulator (2000), TRS-80 Model 1 Emulator (Java) (2000), Timex Sinclair 1000 (2000), Timex Sinclair 1000 Emulator (Java) (2001)
Jogos:
MS-DOS: Williams Arcade Classics (1995), Retro City Rampage: DX (2015)
Windows: Activision's Atari 2600 Action Pack (1995), Arcade's Greatest Hits: The Midway Collection 2 (1997), Atari Arcade Hits: Volume 1 (1999), Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 2 (1999), Atari Arcade Hits: Volume 2 (2000), Q*bert (2000), Atari: Anniversary Edition (2001), Warlords (2002), E.T. The Extra-Terrestrial: Interplanetary Mission (2002), Atari: 80 Classic Games in One! (2003), Midway Arcade Treasures (2004), Nicktoons Basketball (2004), Namco Museum: 50th Anniversary (2005), Midway Arcade Treasures Deluxe Edition (2006), Enchanted Fairy Friends: Secret of the Fairy Queen (2008), Mortal Kombat: Arcade Kollection (2012), Retro City Rampage: DX (2012), The King of Fighters '98: Ultimate Match (2014), The King of Fighters 2002: Unlimited Match (2015), Atari Vault (2016), Age of Empires: Definitive Edition (2018)
SNES: Williams Arcade Classics (1996), Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 1 (1997)
PSX: Williams Arcade Classics (1996), Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 1 (1996), Arcade's Greatest Hits: The Midway Collection 2 (1997), Arcade's Greatest Hits: The Atari Collection 2 (1998), Arcade Party Pak (1999), Atari: Anniversary Edition (2002), Disney's 101 Dalmatians II: Patch's London Adventure (2003)
Sega Saturn: Williams Arcade Classics (1997),
GBC: NFL Blitz (1998), Rampage World Tour (1998), 720º (1999), Midway presents Arcade Hits: Moon Patrol / Spy Hunter (1999), Klax (1999), Disney's Tarzan (1999), Arcade Classic 4: Defender/Joust (1999), Paperboy (1999), Rampage 2: Universal Tour (1999), Dragon's Lair (2000), Disney's Dinosaur (2000), Vegas Games (2000), Disney's Pooh and Tigger's Hunny Safari (2002)
Dreamcast: Centipede (1999), Williams Arcade Classics (2000)
N64: Midway's Greatest Arcade Hits Volume I (2000)
GBA: Rayman (2001), X-Men: Reign of Apocalypse (2001), Spyro: Season of Ice (2001), Alienators: Evolution Continues (2001), Dora the Explorer: Atari: Anniversary Advance (2002), Phantasy Star Collection (2002), Dr. Muto (2002), Spider-Man (2002), Muppet Pinball Mayhem (2002), Disney's Lilo & Stitch (2002), xXx (2002), Monster Force (2002), Spyro 2: Season of Flame (2002), Disney's Tarzan: Return to the Jungle (2002), Disney's Kim Possible: Revenge of Monkey Fist (2002), Lizzie McGuire: On the Go! (2003), Tiger Woods PGA Tour 2004 (2003), Spyro: Attack of the Rhynocs (2003), Super Star Adventures (2004), TRON 2.0: Killer App (2004), Spider-Man 2 (2004), Grand Theft Auto Advance (2004), Charlie and the Chocolate Factory (2005), Rayman: Hoodlum's Revenge (2005), Namco Museum: 50th Anniversary (2005), Rayman: 10th Anniversary (2005)
Xbox: Midway Arcade Treasures (2003), Midway Arcade Treasures 2 (2004), Midway Arcade Treasures 3 (2005)
PS2: Midway Arcade Treasures (2003), Atari: 80 Classic Games in One! (2004), Atari: 80 Classic Games in One! (2004), Midway Arcade Treasures 2 (2004), Namco Museum: 50th Anniversary (2005), Midway Arcade Treasures 3 (2005), Capcom Classics Collection: Volume 2 (2006), Sega Genesis Collection (2006)
GameCube: Midway Arcade Treasures (2003), Midway Arcade Treasures 2 (2004), Midway Arcade Treasures 3 (2005)
N-Gage: Tiger Woods PGA Tour 2004 (2004), Rifts: Promise of Power (2005)
PSP: Death Jr. (2005), Death Jr. (Limited Edition) (2005), Capcom Classics Collection: Remixed (2005), Midway Arcade Treasures: Extended Play (2005), Death Jr. II: Root of Evil (2006), Activision Hits Remixed (2006), Sega Genesis Collection (2006)
NDS: Age of Empires: The Age of Kings (2006), Atari Greatest Hits: Volume 1 (2010), CSI: Crime Scene Investigation - Unsolved! (2010), Atari Greatest Hits: Volume 2 (2011)
Xbox 360: Time Pilot (2006), Contra (2006), Castlevania: Symphony of the Night (2007), Bomberman Live (2007), Sonic the Hedgehog (2007), Sonic the Hedgehog 2 (2007), Teenage Mutant Ninja Turtles (2007), Gyruss (2007), Rush'n Attack (2007), Discs of TRON (2008)
Nintendo Wii: Death Jr. II: Root of Evil (2008)
iPhone: Diner Dash (2008), Super Monkey Ball (2008), Lost Treasures of Infocom (2012)
Android: Atari's Greatest Hits (2011), Activision Anthology (2012), Line Drive (2015)
Xbox One: Rare Replay (2015), #IDARB (2015)
Jarek Burczynski
Jaroslaw Burczynski (conhecido como Jarek Burczynski e BZYK), nasceu em Varsóvia, Polônia, ficou conhecido por seus chips sonoros criados para o projeto MAME. Tudo começou em 1988, quando começa a criar músicas demo para o computador ZX Spectrum. Entre elas, temos Music Box 5 (1988), com músicas de diversos jogos do PC, como Tetris, Platoon, Arkanoid II, Combat School, Skate Crazy 2 e outras, Sound Tracker Music Demo - EEL (1990), um remix da música Axel Foley do filme Beverly Hills Cop, Soundtracker Song Compiler (1990), com música autoral, Sound Tracker AY Music Editor Demo Music (1991), da música Porcorn de Gershon Kingsley, Sound Tracker (1992), com música autoral, e Sound Tracker 128 Full Edition (1992), com diversas músicas.
Music Box 5 e Sound Tracker AY Music Editor Demo Music
Sound Tracker 128 Full Edition
Sound Tracker Music Demo - EEL
Em 1991, se junta à outros programadores e músicos, e forma o grupo Pentagram (PTM). A banda era formada por Agent-X, Amst, Bzyk (Jarek), Hacker Chris, Kmst e Jafsoft. Entre as músicas mais conhecidas estão Hypersonic 2, Vidi Party Show, Branch of Mind, The Joker, entre outras. Diferente das músicas que criou solo, que na maioria das vezes ficavam rodando em um player, as músicas produzidas com o grupo tinham gifs e slides, algumas eram exibidas como um vídeo clipe, como Branch of Mind, e outras até em formato interativo, como Hypersonic 2.
Slideshow
Vidi Party Show
Hypersonic 2
Hypersonic 2 48k
O outro diferencial, é que as músicas tinham autoria própria. Em 1996, cria o ProTracker 2, um software de criação de música. Uma errata. Muitos confundem Jarek com Piotr Baczkiewicz, pois o mesmo também assinava como Bzyk, era polonês, e produzia músicas em 8bit, porém, não para o ZX Spectrum, mas sim para o Commodore 64, entre os anos de 1996 e 2000.
No mundo da emulação, tudo se inicia em 1997, quando ingressa no projeto MAME e começa a desenvolver seu primeiro chip, o YM2203, ao lado de Tatsuyuki Satoh, presente em vários arcades, como da Taito Bubble Bobble, da Sega Comando, da Konami 6809, da Cave 68k, da Data East Side Pocket, e muitas outras. O chip é lançado no final de 1997. Em seguida vem a YM2151, com certeza seu maior trunfo no meio, desenvolvida inteiramente por Jarek em 1997 e lançada em 1998. Esse chip esteve presente em diversas placas de processador M68k, como Atari 68k, Cave 68k, Taito 68k, Capcom 68k, e diversas outras com esse processador, além de praticamente todas as placas da Irem, além da famosa Sega System 16. Fez melhorias e correções no emulador nos anos de 2000 e 2001. Em seguida, surge mais dois chips criados ao lado de Tatsuyuki, YM2612 do console Mega Drive, do PC FM Towns e do arcade Data East Unique e YM3438 dos arcades Sega System 18, 32 e C-2, Mega Tech e Mega Play, ambos em 1998. Em 1999, surgem três chips, todos desenvolvidos ao lado de Tatsuyuki, YM3526, Y8950 e YM3812. O primeiro de placas Data East, Taito e SNK. O segundo das SNKs Tiple Z80 e Psycho Soldier. E o terceiro da Toaplan, Data East e SNK. Em 2000, cria o emulador TMS5110, da placa Taito Licensed Games, especificamente para o jogo Bagman. Em 2001, cria o chip MSM5232 ao lado de Hiromitsu Shioya, presente nas placas Taito NY Captor, 40-0, Z80, Buggy Challenge e The Fairyland Story. Atualiza o mesmo em 2008. Em 2002, reescreve e lança os chips YM3526, Y8950 e YM3812 que havia criado ao lado de Tatsuyuki, agora sozinho. Também faz melhorias no novo emulador Y8950 em 2003. Ainda em 2002, cria o chip YM2413, de placas como SNK Alpha 68k, Capcom Mitchell e Atari 68k, além dos PCs MSX e dos consoles Sega Mark III e SMS versão japonesa.
Em 2001, chega a ajudar na atualização do mesmo chip criado por Mitsutaka Okazaki para o Meka, depois tendo seu chip presente no Meka a partir de 2004 ao lado do de Okazaki. O chip de Jarek é lançado em 2003 no MAME. Além disso, também começa a cuidar à partir de 2001 dos chips YM2608 e YM2610 de Tatsuyuki Satoh e YM2612 e YM3438 criados por ele junto com Tatsuyuki. Em 2001 e 2003, fez correções e melhorias no 2610 e em 2003 faz melhorias e adições no 2608. Fora do projeto MAME, cria também alguns chips, como o YM3834 dos arcades Sega Model 1 e Sega Model 2 em 2001 e por fim o YMF262 usado em ambiente DOS também em 2002 e levado para o MAME em 2003. Todos os chips citados, além da maioria ter estado no MAME, também estiveram em outros projetos. O 2203 esteve nos projetos Raine em 1999 (em 1998 usava o núcleo de Ishmair), Generator em 2001 e FBA em 2007. 0 2151 esteve no M72 Emulator, System 16 Emulator (que usava até 1997 o núcleo de Ishmair) e Raine em 1998, WinKawaks e Ace em 2001 e FBA em 2005. 2612 no DGen em 1999, Gens, RetroDrive e Modeler em 2000, Generator e Xega em 2001, Genesis Plus em 2002, PicoDrive em 2006 e FBA e Regen em 2007. 0 3438 no Genesis Plus em 2002 e FBA em 2007. 3526 no FBA em 2008. 8950 no FBA em 2010. 3812 no plug-in de Winamp, Ganbatte! em 2004 e FBA em 2005. 2413 no BlueMSX e Kega Lazarus em 2003, Meka em 2004, FBA em 2009 e CrabEmu em 2013. 2608 no Generator em 2001 e FBA em 2005. 2610 no Raine em 1998, NEOCD/SDL em 2001, Genertor, GNGeo e WinKawaks em 2002, FBA em 2005 e Regen em 2007. 3834 no Modeler em 2001. E F262 no DOS-BOX em 2002 e BlueMSX em 2003. No geral, esses emuladores rodavam Arcades, Mega Drive, Master System e MSX.
Além da criação dos chips, Jarek deu outras contribuições no projeto MAME. Em 1997, criou o drive de som do jogo Bomb Jack e adaptou o emulador M68k do System 16 Arcade Emulator, o Starscream 68k de Neill Corlett, ao projeto. Em 1999, fez melhorias no outro emulador YM2151 que existia no projeto antes do dele, e corrigiu o som de Led Storm da Capcom 68k, que usava o chip YM2203 que Jarek desenvolveu. Em 2000, fixou o som de Raimais e Champion Wrestler da Taito L, também com chip 2203, além de correções e adição da emulação do controle de volume eletrônico MB87078 na Taito B. Em 2003, corrigiu o bug FM no jogo Magician Lord da Neo Geo MVS, aprimorou o chip AY8910, presente em vários arcades da SNK, Capcom, Taito, Konami e Data East, além da melhoria de som de vários jogos, como ISA Squad, Mogura Desse, Mag Max, Cabal, HeliFire, entre outros. Em 2004, fez melhorias de cor e desempenho no jogo Strike Bowling. Em 2005, fez melhorias nos chips Namco 54xx e TMS5110. Em 2007, fez melhorias no Konami K054539 da Konami Quis e SN76477 de placas da SNK, Taito e Konami. E em 2010, o código do seu gerador de números pseudo-aleatórios usado no TMS5110 foi adicionado ao chip TMS5220 por Lord Nightmare. Chip esse usado nas placas Atari System 1, 2, Unique, 6502, Dual 68k, Gauntlet e Star Wars Vector. A emulação do chip 5220 foi criada para o MAME por Frank Palazzolo.
Além dos chips e outras correções, melhorias e adições no projeto, também foi responsável pela adição de vários jogos. Entre eles Change Lanes, Shougi, Rastan, Mazer Blazer, Wall Crash, Sel Feena, Danny Sullivan's Indy Heat, Crime City, Ashura Blaster, Hit The Ice, Rambo III, Rambo III - Release 2, Quiz Sekai wa SHOW by shobai, Space Invaders DX, Violence Fight, Master of Weapon, Silent Dragon, Mag Max, Operation Wolf, Darius, Sonic Blast Man, Ryu Jin, Tank Busters, Tube Panic, Roller Jammer, Flower, Ace (1976), Big Event Golf, Strike Bowling, Metal Soldier Isaac II, Forty-Love e Great Guns. Ao todo, no projeto MAME esteve entre os anos de 1997-2005, 2007-2008 e 2010. Além das contribuições à outros emuladores com seus chips, também contribuiu em 1997 com o emulador do jogo Bagman para o emulador Arcade Emulator do alemão Robert Anschuetz.
Em 2005, Jarek é convidado pela empresa Empire para ajudar a programar a coletânea Taito Legends, lançada no mesmo ano. Na ocasião, recebe o convite ao lado de Nicola Salmoria e Bryan McPhail por seus trabalhos no MAME. Essa coletânea vinha com 29 clássicos da empresa, entre eles Jungle Hunt, Operation Wolf, Elevator Action, Bubble Bobble, Space Invanders, entre outros. Essa coletânea é lançada para Windows. Após o ano de 2010, não se ouviu mais falar de Jarek.
Jarek Burczynski (BZYK):
Music Box 5 (1988)
Sound Tracker Music Demo - EEL (1990)
Soundtracker Song Compiler (1990)
Sound Tracker AY Music Editor Demo Music (1991)
Sound Tracker (1992)
Sound Tracker 128 Full Edition (1992)
Pentagram (PTM):
Slideshow Demo (N/A)
Scroll Show (N/A)
Legendary Spectrum Demo (N/A)
Eel (N/A)
Soundbeat 3 Antidemo (1991)
The Joker (1991)
Music Bank 3 (1991)
Vidi Party Show (1991)
Hypersonic 2 Preview (1991)
Hypersonic 2 (1992)
Hypersonic 2 48k (1992)
Hypersonic 2 - The Hypnotic Dream (1992)
LSD Megademo (1992)
Sound Tracker (1992)
The Great Music Collection of Agent-X (1992)
Special Music Collection (1992)
Judgement Day 3 (1992)
Branch of Mind / Branch of Mind Demo (1993)
Sistemas Aonde Rodavam os Chips:
YM2203 (ao lado de Tatsuyuki Satoh): SNK, Capcom, Data East, Taito, Namco, Konami, SNK e outras (1997)
YM2151 (otimizado por Tatsuyuki Satoh): CPS-1, Cave 68k, Sega System 16 e 24, além de várias placas da Irem, Taito, Data East, Namco, Atari e outras (1998)
YM2612 (ao lado de Tatsuyuki Satoh): Mega Drive, FM Towns, Data East Unique (1998)
YM3438 (ao lado de Tatsuyuki Satoh): Sega System 18, 32 e C-2, Mega Tech e Mega Play (1998)
YM2608 (escrito por Tatsuyuki, emulador Hiromitsu Shioya e cuidado à partir de 2001 por Yarek): SNK Beast Busters (1998)
YM2610 (escrito por Tatsuyuki, emulado por Hiromitsu Shioya e cuidado à partir de 2001 por Yarek): Neo Geo MVS e placas da Taito (1998)
YM3526 (OPL) (ao lado de Tatsuyuki Satoh, o reescrevendo sozinho em 2002): MSX, Data East, SNK e Taito (1999)
Y8950 (ao lado de Tatsuyuki Satoh, o reescrevendo sozinho em 2002): MSX, SNK Triple Z80 e SNK Psycho Soldier (1999)
YM3812 (OPL2) (ao lado de Tatsuyuki Satoh, o reescrevendo sozinho em 2002): Toaplan, Data East e SNK (1999)
TMS5110 (criado por Frank Palazzolo e modificado por Jarek): Taito Licensed Games (2000)
YM3834: Sega Model 1 e Sega Model 2 (2001)
MSM5232 (ao lado de Hiromitsu Shioya): Taito NY Captor, 40-0, Z80, Buggy Challenge e The Fairyland Story (2002)
YMF262 (OPL3) (ao lado de Tatsuyuki Satoh): DOS (2002)
YM2413: SNK Alpha 68k, Capcom Mitchell, Atari 68k, Sega Mark III e SMS (JP), PCs MSX1, 2, 2+, Turbo R e MSX-Music (2003)
Emuladores Aonde Rodavam os Chips:
YM2203: MAME de Arcade em 1997 (no final do ano), Raine de Arcade em 1999 (em 1998 usava o núcleo de Ishmair), Generator de MD em 2001 e Final Burn Alpha de Arcade em 2007
YM2151: M72 Emulator, System 16 Emulator (adiciona junto com Li Jih Hwa) dos arcades em questão e Raine e MAME, ambos em 1998 (em 1997 o S16 usava a versão do chip criada por Ishmair), WinKawaks e Ace em 2001 e Final Burn Alpha em 2005
YM2612: MAME em 1998, DGen de MD em 1999, Gens e RetroDrive de MD e Modeler de Sega Model 1 em 2000, Generator e Xega de MD em 2001, Genesis Plus de MD em 2002, PicoDrive de MD em 2006, Final Burn Alpha e Regen (ridgen) de Sega 8/16bits em 2007
YM3438: MAME em 1998, Genesis Plus em 2002 e Final Burn Alpha em 2007
YM2608: MAME em 1998, Generator em 2001 e Final Burn Alpha em 2005
YM2610: MAME em 1998, Raine em 1998, NEOCD/SDL de Neo Geo CD em 2001, Generator, GNGeo de Neo Geo MVS e WinKawaks de Arcade em 2002, Final Burn Alpha em 2005 e Regen, multi-emulador de Sega 8 e 16 Bits, em 2007
YM3526: MAME em 1999, o reescreve no MAME em 2002 e Final Burn Alpha em 2008
Y8950: MAME em 1999, o reescreve no MAME em 2002 e Final Burn Alpha em 2010
YM3812: MAME em 1999 e o reescreve em 2002, Ganbatte! (Plug-in de Winamp) em 2004, Final Burn Alpha em 2005
TMS5110: MAME em 2000
YM3834: Modeler em 2001
MSM5232: MAME em 2002
YMF262: YMF262 para DOS-BOX em 2002 e MAME e BlueMSX de MSX em 2003
YM2413: MAME, BlueMSX de MSX, NLMSX de MSX e MSX2 e Kega Lazarus em 2003, Meka de SMS em 2004 (junto com o de Mitsutaka), Final Burn Alpha em 2009, CrabEmu de Sega, Nintendo e ColecoVision 8 bits em 2013
MAME Drivers
Taito B System hardware (2001)
MAME Sound
MB87078 Emulator: Taito B System e Taito 68020 Based (2001)
Yamaha Delta-T ADPCM Sound Emulation (Y8950/YM2608/YM2610/B) (escrito por Tatsuyuki, melhorias por Jarek) (2001)
ADPCM Seibu Sound System: Seibu SPI (2003) [ao lado de R. Belmont]
Gerador de Ruídos PRNG (exportado em 2007 para o TMS5110 Simulator): Taito Licernsed Games (2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário