Jerremy Koot
Jerremy Koot, o The Teacher, nasceu em Zoetermeer, na província da Holanda do Sul, na Holanda. Na juventude, cursou a escola Pascal College, na cidade de Zaandam, área metropolitana de Amsterdã, Holanda. Foi o responsável pela criação do Snes96, um dos primeiros emuladores de SNES da história. Ele é criado em 1996, e logo deixado de lado por seu criador, que deixou nas mãos de Gary Henderson. Gary desenvolve o projeto por si só, quando Jerremy cria no ano seguinte o Snes97. Posteriormente, Gary junta seu novo código do Snes96 no 97, mas novamente Jerry desanima e abandona a versão 97 do emulador.
Gary continua cuidando do Snes96 até meados do ano, quando o emulador Virtual Super Wild Card de SNES termina e lança seu código fonte, então Gary e Jerremy pegam esse código, mais suas experiências com o Snes96 e 97, e criam o Snes9x. Isso se consolida no final de 1997. O projeto foi inovador. Foi o primeiro emulador de SNES funcional e gratuito para Windows, o primeiro de SNES a trazer NetPlay e o primeiro a emular o chip especial S-RTC, que executava o jogo Dai Kaijuu Monotarari II.
Paralelo ao projeto, participava, por volta de 1997, do portal de emulação Damaged Cybernetics, muito conhecido na época. Jerremy sai do projeto SNES9X por volta de 1999/2000, por falta de tempo, devido às suas atividades profissionais. A última versão do emulador é lançada em final de 2001. Após isso, o projeto é encabeçado por terceiros. Jerremy, apesar de não participar mais do desenvolvimento do SNES9X, permanece até início de 2003 atualizando o site do emulador, o passando no meio do ano para Funkyass.
Paralelo ao projeto, por volta de 1999/2000, Jerremy cuidava de um site sobre jogos chamado OnlineCombat, junto com um grupo. Em 2004, cuidou de um outro site chamado Back Up Universe, mas não sabemos sobre o que se tratava. Sobre sua carreira, atuou em muitas empresas estrangeiras de forma remota. Já na Holanda, acredito que tenha trabalhado em todas de forma presencial, e continuando morando em Zoetermeer. Em 1996, ingressa na Loyens & Volkmaars (Haia, Holanda), como estagiário, atuando como gerente de aplicação na área de direito tributário.
Na Quercus (de Obornicka, Polônia) em 1998, ingressa como desenvolvedor de software, ficando até 1999. Posteriormente trabalha como desenvolvedor de software em mais três empresas, Lemontree (Estocolmo, Suécia), apenas no ano de 2000, Alex Beleggersbank (Amsterdam, Holanda) de 2000 à 2008, atuando no site da empresa, e OneDev (Rotterdam, Holanda) de 2001 à 2004. Também em 2001, atua na Strictly IT (Zoetermeer, Holanda), desenvolvendo como freelancer, softwares .NET, como o Net Framework, por exemplo, até 2008.
E finalmente a 80dB (Amsterdã, Holanda), no qual passa doze anos de sua vida, aonde atua como líder e criador dos principais projetos de softwares .NET. Como ele própria dizia: "Não é só um trabalho, é uma paixão!". Em final de 2020, deixa a empresa, indo, em início de 2021, para a Online Seminar (Amsterdã, Holanda), uma empresa que presta serviços para setores financeiros, de saúde, TI, mídia, treinamento e governamental.
Para isso, Jerremy, como chefe de inovações digitais, atua no aprimoramento de novas tecnologias e ferramentas para facilitar a vida de seus clientes, inclusive com atuação em IA, aprendizagem de máquina e análise de dados. Deixa a empresa em início de 2023. Sobre sua vida pessoal, em 2015, casa-se coma russa Olga Chishuina-Koot, continuando vivendo em Zoetermeer. Em 2017 nasce seu filho, Alexandre, e em 2021, sua filha Anna-Sofia.
Emuladores:
Snes96 (1996), Snes97 (1997), Snes9x (1997)
Gary Henderson
Snes9x
Gary Henderson (de origem inglesa) surge na cena da emulação em 1996, quando Jerremy Koot desiste de seu emulador de SNES, Snes96, e o passa para Gary cuidar. Em 1997, Jerremy cria o Snes97 e chama Gary para ajudá-lo, mas também desiste do trabalho. Em paralelo, Gary continua mantendo o Snes96, tendo refeito seu código fonte e lançado várias versões para outros sistemas operacionais. No meio de 1997, Gary consegue desenvolver suporte à som com ajuda de outros emuladers da cena SNES.
No final de 1997, se reúne com Jerremy, e junto com o código fonte do Virtual Super Wild Card, emulador de SNES que encerrou no início do ano, mais toda a sabedoria que desenvolveram com o Snes96 e 97, cria o famigerado Snes9x, o primeiro emulador gratuito e funcional de SNES para Windows. Apesar de sua grandeza, foram muito ajudados pelo ZSNES, seu concorrente em modo DOS.
Apesar de a maioria dos chips especiais de SNES terem vindos do ZSNES, muitos deles foram reescritos por Gary em linguagem C, como foi o caso do Super FX, DSP-1 e C4. O emulador termina suas atividades em final de 2001, depois sendo comandado por terceiro, e Gary se retira totalmente do projeto e do mundo da emulação. Seu trabalho esteve presente em outros emuladores, como foi o caso do Visual Boy Advance de GBA em 2001, aonde contribuiu com o núcleo do SNES9X, e o código dos emuladores SuperFX e DSP1. Não temos informações algumas pessoais de Gary.
Emuladores:
Snes96 (1996), Snes97 (1997), Snes9x (1997)
Ryphecha
Mednafen: GBA, NES, SNES e SMD
Ryphecha é o criador de um dos maiores multi-emuladores que existem, o Mednafen. O projeto começa em 2005 com o nome de Nintencer, um emulador de NES. No mês seguinte, Ryphecha transforma seu emulador no Mednafen, adicionando diversos consoles da Nintendo, Atari e NEC. Uma curiosidade para o nome de seu emulador, que significa My Emulator Doesn't Need A Frickin' Excellent Name, que significa "meu emulador não precisa de um excelente nome". Um nome tão imponente com um significado tão simples kkkkkk.
Seu projeto existe até os dias de hoje, e com o tempo foi também adicionando consoles da Bandai, Sega e Sony, entre portáteis e consoles caseiros dos mais famosos. Fora do Mednafen, ajudou nos projetos Temper de PCE em 2009, ao lado de Exophase, para o portátil GP2X e o BNES de NES em 2011, ao lado de Byuu para seu emulador BSNES. BNES depois ganha um port para o RetroArch em 2012.
Themaister
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Hans-Kristian Arntzen, o Themaister, nasceu em 1990 em Trondheim ou Trontêmio, na Noruega. Entre 2004 e 2006, no ensino médio, já começa a mexer com programação. Nessa ocasião, começa a se interessar por emuladores. Em 2010, cria o projeto SSNES, que é uma front-end usada para acessar o núcleo do emulador BSNES, que por sua vez, é transformado em core e executado dentro da API LibSNES, uma biblioteca back-end também criada por Hans para fazer o intermédio entre front-end e núcleos de emulação. O emulador SNES9X, implementa a API LibSNES, fazendo Hans portá-lo também para seu projeto, já em 2011. Hans modifica sua front-end e API, para RetroArch e LibRetro, lançando-os em 2012, sob o nome de RetroArch.
Esse emulador por sua vez, rodava diversos outros emuladores e sistemas, como SNES, NES, GBA, GB/GBC, Genesis e vários jogos de Final Burn Alpha. A LibRetro se conecta aos emuladores, agora chamados de núcleos, e roda-os na front-end RetroArch. Em 2014, a front-end do emulador ganha um sistema operacional próprio baseado no Linux e com designer de web, chamada Lakka. Ao longo do tempo, foi adicionando diversos outros consoles e portáteis ao emulador, se tornando o maior multi-emulador do mundo. Apesar de ter um grande núcleo de trabalho, algumas vezes desenvolve projetos próprios dentro do emulador, como em 2011, que portou o Snes9x para o projeto, atualizando-o até 2017, e em 2020, quando criou o plug-in ParaLLEl-RDP para o processador RDP do N64 através do Mupen64Plus-Next, uma bifurcação do Mupen64Plus criada especialmente para o RetroArch.
Sobre o site do projeto, inicialmente, em 2011, era usado o site pessoal de Hans, o Themaister's Den, até 2014. Em 2011/2012, cria o site libretro.org (em 2013, se tornando libretro.com) para divulgar a parte técnica do projeto. Em 2014, para de atualizar o projeto em seu site pessoal e cria o retroarch.com, aonde deixa para atualizar apenas a parte de download, tutorial e divulgação do projeto. Já o fórum do projeto começa em 2012, também na página oficial de Hans, durando até 2013, sendo transportado no final do ano para o site libretro.com. O projeto existe até os dias atuais.
Fora do RetroArch, criou diversos projetos, todos eles postados em seu GitHub, que por sua vez foi criado no ano de 2009. Começamos pelas bibliotecas de áudio, como RSound em 2010, uma biblioteca de som com várias funcionalidades, como a possibilidade de executar sons de um computador para outros através de uma rede local, interface fácil para implementação de sons em programas, projetado para várias plataformas, como Linux, MacOS, sistemas BSDs e outros, e é uma biblioteca útil para jogos e emuladores, como emuladores para o sistema operacional do Playstation 3, DirectRSound em 2011, é uma reinterpretação de algumas funções do DirectSound dentro da biblioteca RSound para a mesma ser funcional no sistema Windows, LibMaru em 2012, é uma biblioteca que serve para assumir o controle de uma placa de som USB, sem precisar da instalação de um driver, tendo como base a LibUSB, que atua nesse contextos em dispositivos USB no geral, sendo útil para plataformas distintas, como Linux, MacOS e Windows, e LibFMSynth em 2014, uma biblioteca em C que implementa um sintetizador FM, própria para gerar sons de sintetizadores ou instrumentos digitais.
RSound
Já em bibliotecas diversas, temos SimpleGL em 2011, é uma biblioteca gráfica que simplifica o uso de OpenGL (criador de gráficos), MuFFT em 2015, é uma biblioteca baseada no FFT, que trabalha melhorando ruídos e pixels de sinais digitais, como em áudio e imagem digital, aplicando o método de trabalho em dimensões, acelerando esse processo, e GLFFT em 2015, uma biblioteca semelhante a MuFFT, porém, trabalhando com processos de imagens na GPU por meio do OpenGL, que acelera o processo, acrescentando filtros e melhorando compressão das imagens exibidas. Também tivemos os projetos para OpenGL, como Boxes em 2011, é um experimento com o OpenGL 4.3, se focando em melhor eficiência na construção de gráficos 3D, com escolha do que deve ser desenhado em tela, melhorando o desempenho, replica de um único objeto, ajudando na velocidade de criação, imagens ignoradas fora da visão da câmera, trazendo melhor velocidade gráfica, e diferentes níveis de detalhes de um objeto dependendo do ângulo em que se vê, ajudando no desempenho gráfico, com projeto sendo exibido na interface do LibRetro através do RetroArch, e GL Model Viewer em 2011, um visualizador de modelos 3D escritos em OpenGL 3.0+.
Também muitos projetos para o RetroArch foram postados em seu GitHub. Entre eles, RetroArch D3D9 em 2011, plugin DirectX 9 de drive externo para o RetroArch, RetroArch-Phoenix em 2011, uma front-end para o emulador construída com a framework Phoenix, que traz componentes próprios para isso, como gestão de janelas, botões, menus e outros elementos visuais, RetroArch DSP Plugins em 2012, plugins de áudio DSP para o RetroArch, e ParaLLEl-N64 em 2017, uma reescrita/otimização do Mupen64Plus-Next criado para o LibRetro. Criações relacionados ao reprodutor FFmpeg, temos LibRetro FFmpeg em 2013, um reprodutor de mídia, baseado no FFmpeg, um reprodutor em linha de comando de código aberto, adaptado para o LibRetro/RetroArch, e SLIMPlayer em 2014, um simples e leve reprodutor de mídia, também baseado no FFmpeg. Alguns jogos no formato homebrew, como Dinothawr em 2010, um puzzle de empurrar blocos, sendo o primeiro jogo autônomo desenvolvido sob a biblioteca LibRetro, e SFC-Pong em 2011, um jogo de pong para SNES. Projetos relacionados ao SNES, como SSNES em 2010, uma front-end para o BSNES, que depois evolui para a front-end RetroArch, e BSNES-QT em 2010, uma bifurcação da versão 0.73 do BSNES.
E por fim, projetos diversos, que também têm a sua importância, como LibRetro RemoteJoy em 2012, um upgrade de melhorias do cliente RemoteJoy, usado em portáteis, como PSP, para transmitirem jogos para um PC de forma mais integrada e com melhor desempenho, Emulator Shader Pack em 2013, que adiciona efeito de sombreamento em emuladores antigos, Midiviz em 2016, um visualizador MIDI simples, RetroWarp em 2019, é a implementação da API gráfica Vulkan, da AMD, em genéricas GPUs de jogos antigos, trazendo melhorias nas imagens dos jogos antigos, MIPS LLVM Jitter em 2019, é uma ferramenta que converte programas (principalmente jogos) escritos para processadores RISC para serem executados em sistemas mais modernos, como Linux por exemplo, otimizados pelo compilador LLVM, entre outros, Granite em 2021, que é uma renderização personalizada da API de gráficos 3D, Vulkan, entre outros.
Também deu contribuições para outros projetos, como Final Burn Alpha, corrigindo códigos de 64 bits em 2011 e implementando e atualizando o LibSNES no emulador em 2012, e fazendo contribuições para o Snes9x em 2016. Em sua vida pessoal, se formou na universidade no início dos anos de 2010, e foi trabalhar na ARM Norway AS, como engenheiro sênior, trabalhando com CPUs e APIs, ficando na empresa de 2014 à 2018. Também fez mestrado em processamento de sinal digital na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e bacharelado em ciências eletrônicas pela Universidade do Sudeste da Noruega. Desde 2020, tem um site próprio chamado Arntzen Software As, voltado à serviços de programação de alta qualidade, especialização em gráficos 3D e programação de motores e programação de software para plataformas desktops e móveis.
Aperture Desk Job (2022)
Em 2022, fez parte do desenvolvimento do jogo Aperture Desk Job de Windows para o portátil da Steam, o Steam Desk, pela Valve Corporation, empresa de Washington, EUA, conhecida por franquias como Half-Life, Counter Strike, Left 4 e Team Fortress.
Emuladores:
SSNES (2010), BSNES-QT (2010), RetroArch (2012)
Bibliotecas de Áudio:
RSound (2010), DirectRSound (2011), LibMaru (2012), LibFMSynth (2014)
Jogos:
Dinothawr (2010), SFC-Pong (2011), Aperture Desk Job (2022)
Bibliotecas:
SimpleGL (2011), LibRetro (2012), MuFFT (2015), GLFFT (2015)
OpenGL:
Boxes (2011), GL Model Viewer (2011)
RetroArch/LibRetro:
RetroArch D3D9 (2011), RetroArch-Phoenix (2011), RetroArch DSP Plugins (2012), ParaLLEl-N64 (2017), ParaLLEl-RDP (2020)
Outros:
LibRetro RemoteJoy (2012), Emulator Shader Pack (2013), Midiviz (2016), RetroWarp (2019), MIPS LLVM Jitter (2019), Granite (2021)
FFmpeg:
LibRetro FFmpeg (2013), SLIMPlayer (2014)
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