segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 15

Byuu


David Kirk Ginder, o Dave, conhecido como Byuu/Near (Byuu, personagem do jogo Bahamut Lagoon de SNES), foi um norte-americano erradicado no Japão, um dos grandes desenvolvedores de emuladores de sua época e mais apaixonado e dedicado fã/desenvolvedor da cena SNES. Byuu nasceu nos Estados Unidos em 1983. Foi programador de computadores desde 1999, e trabalhou com engenharia de softwares desde 2006. Está na cena de emulação do SNES desde 1997, auxiliando outros emuladores. Em 2001, contribui na primeira versão lançada do ZSNES após a saída de seu criador zsKnight.

BSNES (SNES)

Documentação MSU-1 (Chip SNES)

Em 2004, cria o BSNES (Byuu SNES), conhecido por sua precisão na emulação e compatibilidade com 100% dos jogos lançados oficialmente. Em paralelo ao emulador, desenvolvia o chip virtual MSU-1, lançado em 2007, que dava capacidade aos jogos acrescentarem vídeos em full-motion e músicas em qualidade de CD, possibilidade adaptações de jogos de SNES os aproximando de jogos semelhantes ao lançados para o console de 16 bits de CD-ROM da Sega, o Sega CD. Esse foi outro divisor de águas na emulação do SNES. Uma curiosidade. A emulação de som do NEC uPD7720, usado no Higan para alguns jogos de SNES, foi usada pela equipe do falecido Stephen Hawkins para produzir uma versão mais portátil do programa de voz que usava. Eles tinham uma versão limitada desse emulador. Então, procuraram Byuu, e com seu código, conseguiram completar o restante que faltava para o bom funcionamento do emulador de Stephen, o SpeechProse. Em 2010, liderou uma campanha de arrecadação de fundos para descompactar coprocessadores de dentro de cartuchos de jogos para extrair seu firmware. Firmware é o conjunto de instruções de funcionamento de hardware em aparelhos eletrônicos. Isso fez com que o BSNES fosse o primeiro emulador a ter 100% de compatibilidade com jogos. Entre 2011 e 2012, adiciona os portáteis GB, GBC, GBA e NDS e o NES ao emulador, todos desenvolvidos por Byuu, com exceção do NDS.

Higan (Multi-Sistemas)

Após transforma-lo em um multi-emulador, muda seu nome, em 2013, para Higan. Ao longo do tempo, Higan emula consoles da Sega, NEC, Bandai, SNK e outros. Em 2018, Byuu ressuscita o projeto BSNES, a partir do estágio de 2009, quando ainda não havia se tornado um multi-emulador, adicionando apenas emulação de GB e GBC de outro emulador. O novo projeto do BSNES tem partes de um projeto de emulação experimental de Byuu chamado csnes. Dentro desse novo BSNES, Byuu também desenvolveu uma forma de melhoria de renderização de vídeo. Isso fez com que DerKoun, programador, conseguisse mexer na qualidade de pixels, conseguindo fazer um jogo de resolução de 256x240 ser aumentada até 3840x2160, conseguindo transformar os jogos em HD. Disso nasceu a bifurcação do BSNES, chamada BSNES-HD criada em Maio de 2019 para Windows e MacOS, e em Junho para Linux.

Byuu (Multi-Sistemas)

No início de 2020, Byuu cria um emulador com seu nome, que era a continuação do Higan com a praticidade de front-end do BSNES. Seu intuito era adicionar novos sistemas ao mesmo. Meses depois cria o Ares, que consegue consolidar em parte essa ideia, adicionando PC Engine em 2020 e PSX em 2021. Seu plano era adicionar Nintendo 64 ao projeto. De 2021 em diante, outras pessoas cuidaram do projeto e adicionaram ainda em 2021, os sistemas N64, 32X, Neo Geo AES e MVS. Já BSNES e Higan terminaram suas histórias em 2020, porém as equipes Higan Team e BSNES Team lançam continuações dos mesmos intituladas Higan Nightly e BSNES Nightly de final de 2020 até meados/final de 2021. Essas equipes eram formadas por pessoas que trabalharam com Byuu nesses projetos.

Ares (Multi-Sistemas)

Post de Byuu no site Hacker News sobre os 15 anos de seu trabalho (2019)

Em paralelo ao desenvolvimento do BSNES, nos anos 2000, Byuu conseguiu uma coleção de 725 cartuchos de jogos americanos de SNES. Sua intenção era ripar e catalogar todos, com extração dos dados das roms para documenta-las e melhor emula-las, além de escanear suas caixas e manuais. Byuu foi notícia em 2012, quando vendeu esse arsenal americano no valor aproximado de 50 mil reais. Na ocasião, alegou que precisava de dinheiro para comprar jogos japoneses e europeus do consoles. Byuu chegou a catalogar 1.450 jogos do console, faltando pouco mais de 250 para catalogar todos os jogos lançados para o console no Japão. Na ocasião de sua venda, também citava que todos os jogos funcionavam, 85% deles vinham com manual e que passou dezenas de horas limpando fita por fita antes de vende-las. Também disse que a maioria delas eram vendidas por 36 dólares, mas que algumas delas podiam ser vendidas por até 1.000 dólares, dada suas raridades. Em 2019, estava colecionando jogos europeus do console, tendo conseguido 540 deles. Segundo Byuu, foi gasto cerca de 30 mil reais em toda essa coleção com mais de 1200 horas de trabalho. 

Cartuchos de SNES

Byuu

Além da importância já descrita sobre o BSNES, o emulador também foi responsável pelo nascimento do multi-emulador RetroArch. Tudo começou pelo LibSNES (lib de biblioteca, que na informática se refere à subprogramas utilizados no desenvolvimento de um software), que é a base do BSNES, que tem uma interface chamada QT que acessa os emuladores em questão. Em 2010, nasce o SSNES baseado nessa tecnologia, transformando-se em um multi-emulador, e em 2012 renomeado de RetroArch. Ele tinha uma biblioteca própria baseada no LibSNES (chamada de LibRetro), e sua interface baseada no QT, chamada RetroArch. Posteriormente, outros emuladores de SNES, além do SSNES, nasceram no RetroArch inspirados no núcleo do BSNES, como Beetle BSNES em 2012 (port do BSNES de Mednafen) e BSNES2014 em 2013. Em 2010, o BSNES começa a fazer parte do multi-emulador Mednafen. Em 2012, é a vez de integrar o multi-emulador BizHawk. As primeiras versões do BSNES usadas nesses multi-emuladores, foram a 0.58 no Mednafen e a 0.87 no BizHawk. Sobre o Bnes, desenvolvido dentro do BSNES para rodar NES a partir de 2011, foi criado ao lado de Ryphecha, criador do multi-emulador Mednafen. Esse emulador em específico ganha um port no mesmo ano para o emulador RetroArch. O trabalho com o BSNES fez Byuu contribuir muito com a cena de SNES.

ZSNES e Snes9x

Em 2006, esteve mais uma vez no projeto ZSNES, com correções e adições, e também no projeto Snes9x, no qual ficou até 2017, com algumas correções e aprimoramentos, além de ter adicionado as emulações dos chips S-RTC e SPC7110 do BSNES e suporte ao patch de romhack UPS em 2010, o chip SA-1 em 2011, entre outros. Também seu trabalho é adicionado no multi-emulador MESS, como a emulação dos chips DSP-2 e OBC-1 em 2008, manipulação de DMA / HDMA em 2010, e o chip Seta ST-010 em 2011, esse adicionado pelo próprio Byuu ao projeto.

MAME Docs: Snes, S-RTC, CX4, SPC7110, Seta ST-010, OBC-1 e DSP-2 

No emulador MAME, deu contribuições diretas entre os anos de 2008, 2010 à 2012, 2015 à 2016 e 2019. Entre elas, adição dos chips DSP-2 e OBC-1 ao lado de Fabio Priuli em 2008, atualizações da documentação do DSP-2 de Overload em 2010, dos chips DSP, ST-010 e 011 em 2011, adição do DSP uPD7725 em 2011, e melhorias no coprocessador de som SPC700 em 2012. Outras contribuições do BSNES e do Byuu ao projeto, vieram por terceiros, como os chips CX4 (de origem do SNES9X no formato C++ do BSNES), SPC7110 e S-RTC por Harmony, e Seta ST-010 por Fábio Priuli, ambos em 2009. Byuu também atualizou arquivos para o SNES no projeto, como arquivo de vídeo para a emulação, prioridades de camadas de tela, e informações técnicas valiosas para a emulação do console como um todo.

Websites Near's Respite, BSNES.Dev, Byuu's Homepage, BBoard (Fórum), GitHub e BSNES.org (Continuação de Seu Trabalho)

Por volta de 2005/2006, praticamente junto com o lançamento do BSNES, Byuu lança o fórum Board ou Bboard (Byuu Board), aonde documentava suas incansáveis aventuras de engenharia reversa, junto com seus esforços para compreender todas as facetas do desenvolvimento de software que pudesse. Em 2009, Byuu criou dois blogs no Blogger, sob o nome de Setsuna. O primeiro (Byuu News), abordava todos os seus projetos no meio da emulação, traduções, emuladores e preservação de jogos, além de discussões sobre preservação de hardware por meio de financiamento coletivo, como o Panteon, opinião sobre a comunidade de emulação, aspectos técnicos sobre desenvolvimentos de emuladores, novos projetos, como o Ares, entre outros. Atualizou o blog até 2020.

Byuu News e Byuu Archive

O segundo (Byuu Archive), tecia opiniões sobre política, saúde mental, e outros assuntos do campo pessoal. Atualizou o blog até 2018. Outra de suas criações é a LibCo, uma biblioteca multi-colaborativa, que faz um único conjunto de códigos ser usado por vários processadores em diferentes estágios de execução, facilitando, por exemplo, o carregamento de roms em um emulador. Até onde temos informações, foi criada por volta de 2008, e teve a ajuda, entre outros, de Nach, contribuidor de projetos de SNES. Também criou outras bibliotecas, como Hiro, para APIs de interface de usuário, Ruby para dispositivos multimídia e Nall para modelos para portáteis.

Formatos BPS e UPS

Também criou extensões, como a UPS (Unified Patching System) (pelo seu software Tsukuyomi) e a BPS (Beat Patching System) (pelo seu software Beat), criados respectivamente em 2008 e 2012, que aplicavam patches de modificações em roms, tendo o BPS (evolução do UPS) concorrido com o clássico IPS, sendo essa outra de suas grandes criações. A UPS também foi usado em outro software de Byuu, o Upset, criado em 2010. Outra extensão criada por Byuu foi a BML (Byuu Markup Languague), usada para metadados e documentações de jogos e sistemas, santo no BSNES, quanto no Higan. Também criou diversos utilitários para o SNES, como depuradores, editores de código-fonte, entre outros. 

Dragon Quest V (Em Inglês)

Bahamut Lagoon (Em Inglês)

Fora do processo de emulação, Byuu também ficou conhecido por ter traduzido do japonês pro inglês os jogos Dragon Quest V em 2001, Tekkaman Blade em 2004, Der Langrisser em 2012 e Bahamut Lagoon em 2021, sendo esse um de seus últimos trabalhos. Byuu se suicidou no dia 27 de Junho de 2021, no bairro de Arakawa, em Tóquio, no Japão. O que se sabe, é que sofria assédios na internet por um fórum chamado Kiwi Farms, que fazia isso com pessoas que considerassem anormais. Byuu era autista, uma pessoa afeminada/andrógina, era fã de furry (personagens animais ficcionais com características humanas), e um nerd dos hardwares. Qualquer uma desses atributos poderia ser motivo para o assédio. Fora isso, Byuu usava remédios psiquiátricos e tinha histórico de abusos na infância e sofria de depressão. Nos últimos tempos, algumas pessoas desse fórum haviam começado a assediar também pessoa próximas a Byuu, inclusive fazendo o perdendo uma amizade por isso, foi quando ele começou a ser afetado fortemente. Todo o restante do contexto não sabemos, apenas que se suicidou em chamada de áudio com um amigo ao som da música Les Voyages De L'âme da banda Alcest, que significa A Viagem da Alma.

Tradução de Jogos:
Dragon Quest V (2001), Tekkaman Blade (2004), Langrisser (2012), Bahamut Lagoon (2021)

Emuladores:
BSNES (2004), Higan (2013), Byuu (2020), Ares (2020)

Programas:
Xkas (2004), Tsukuyomi (UPS) (2008), Upset (UPS) (2010), Beat (BPS) (2012), Kaijuu (2012), Bass (2013), Amethyst (2019)

Chips:
MSU-1 (2007)

Extensões/Formatos:
UPS (2008), BML (2011), BPS (2012)

Bibliotecas:
LibCo (2008), Hiro (2020), Nall (2012), Ruby (2012)

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