quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Nomes da Emulação - Parte 19

Steve Snake

Steve Snake (Décadas de 2010 e 1990)

Stephen Palmer, mais conhecido como Steve Snake, é um importante programador inglês nascido em 1970 nos EUA. Seu interesse por emulação começa em meados dos anos de 1980, quando começa a portar o jogo Jetpac de Spectrum para o Amiga. Tentou reescrever o jogo da mesma maneira que foi escrito para Spectrum. Para isso, acabou emulando todo o sistema Spectrum, inclusive o processador Z80. O emulador nunca foi lançado, pois arranjou um emprego de tempo integral na época. Mais tarde, usando o pseudônimo Steve Palmer, ingressa na indústria dos jogos, e um de seus primeiros trabalhos foi em Blockbuster em 1987 para Commodore 64, aonde ajudou no código, na arte e no som.

Judge Dredd (Atari ST), NBA Jam (MS-DOS), The Lawnmower Man (SMD), Batman Forever (Sega Saturn), Double Dragon 3 (Atari ST) e Firepower 2000 (SNES)

Após isso não parou mais. Esteve em jogos para o computador Atari ST, como Judge Dredd em 1990 e Double Dragon em 1991. Para MS-DOS, como NBA Jam em 1995. E SNES, como Firepower em 2000. O Mega Drive surge em sua vida em 1993, com o jogo The Lawnmower Man, seguido de Frank Thomas Baseball em 1995. Antes de iniciar a emulação de Mega Drive, atua em mais dois títulos, College Slam e Batman Forever, ambos em 1996 para Sega Saturn.

Websites Snakes Pit! e Kega Fusion

Em 1997, cria o KGen (Kega Genesis) para MS-DOS. O emulador vinha bem completo, com save states e emulação de som YM2612. Ele concorria com o todo poderoso da época, o Genecyst. Tudo começou quando viu a emulação deficitária de som do emulador de MD, GenEm e resolveu emular o drive de som, seguido do Z80, como também o som FM. Usou alguns drivers de roms de MD para emular o driver de som. Ficou desmotivado que no meio do caminho foi lançado o Genecyst, um ótimo emulador de MD da época. Porém, seu criador disse que não era possível a emulação de som precisa, ou seja, do som FM.

KGen

Apesar disso, lança o KGen e fica feliz com o resultado, pois conseguiu essa precisão, se tornando o primeiro emulador à rodar o som FM. Apesar de ter atuado na indústria de jogos para Mega Drive, Steve assumiu em uma entrevista que algumas coisas o ajudaram à criar o KGen, mas que as coisas realmente importantes ele havia esquecido, desenvolvendo o emulador através de engenharia reversa como todo mundo. O emulador é lançado no mesmo ano com apenas dois meses de trabalho.

KGen98

No ano seguinte, lança o KGen98, uma reformulação total do emulador anterior, com melhor performasse, com suporte a Game Genie, melhor qualidade de imagem e som estéreo. O projeto encerra ainda em 1998. No ano de encerramento do emulador, retorna à indústria de games com Teste Drive 5 para Windows. Nessa ocasião, Steve recebe uma proposta da Sega de reformular seu emulador e usá-lo na coletânea Sega Smash Pack.

Sega Smash Pack 1, 2 e Puzzle Pack

Steve aceita, e a coletânea é lançada para Windows em 1999, emulando os seguintes jogos Golden Axe, Shinobi, Phantasy Star II, OutRun, Columns, Sonic Spinball, Altered Beast e Vectorman. Em seguida veio Sega Puzzle Pack, com os jogos Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, Columns III e Lose Your Marbles, também em 1999. E por fim, vem Sega Smash Pack II, que continha os jogos Comix Zone, Flicky, Kid Chameleon, Shining Force, Sonic The Hedgehog 2, Super Hang-On e Vectorman 2, em 2000. Após isso, os lançamentos posteriores dessa coletânea não têm mais o KGen98, pois a Sega queria um novo emulador por parte de Steve, e o mesmo não aceitou, fazendo a empresa criar seu próprio emulador com ajuda de terceiros.

Kega

Após isso ainda programa a versão para Dreamcast do jogo Demolition Racer: No Exit em 2000 e Test Drive de PS2 para Windows em 2002. Em 2002, retorna ao mundo da emulação com um novo emulador de MD, o Kega. Era também totalmente reescrito, apenas preservando as emulações Z80 e M68k usadas no KGen98. Ele vinha com vários diferenciais, emulação de Sega CD, mais rapidez e maior compatibilidade de jogos. Na última versão lançada, ainda em 2002, adiciona também os consoles SMS e GG.

Kega Lazarus

No final de 2002, perde os códigos fontes do emulador, ficando apenas com o da segunda versão lançado, fazendo-o recomeçar o projeto do zero, agora chamado de Kega Lazarus. Basicamente melhora a emulação SMS/GG e adiciona SG-1000 e SC-3000. O projeto encerra em 2003. Após isso, retorna à criação de jogos e programa o jogo Breed em 2004 para Windows.

Kega Fusion

Nesse mesmo ano, lança seu último emulador, o Kega Fusion. Ele era uma fusão entre Kega e Kega Lazarus com outros códigos escritos. Nessa época, desbanca seu concorrente, Gens, com maior precisão de todos os emuladores, com excelente compatibilidade e emulação do 32X. Também ao longo do tempo adiciona netplay, filtros de imagem e emulação do Sega Virtua Processor para rodar Virtua Racing. O projeto é atualizado até 2010. Fora do Fusion, ajudou direta e indiretamente nos projetos Snes96 em 1997 e ZSNES em 1998, ambos trazendo descompressão de som, Genital em 2000, Gens em 2001 e 2002, PicoDrive em 2005, Regen de Sega 8 e 16 bits em 2007, entre outros.

Test Drive 5 (Windows), Test Drive (Windows), Pier Solar (SMD) e Sega Genesis Collection (PSP)

Em paralelo ao trabalho do Fusion, Steve continua na indústria de games. Em 2006, é chamado pela Sega da América para emular o chip de som do Mega Drive, o YM2612, para o lançamento do Sega Genesis Collection para PS2 e PSP, emulação essa que desenvolveu ainda na época o KGen em 1997. Entre os 28 jogos lançados, estão as franquias Golden Axe, Phantasy Star, Ecco, Sonic, Shinobi e Vectorman, além de Flick, Ristar e outros.

XBox360: Teenage Mutant Ninja Turtles, Time Pilot, Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2 e Bomberman LIVE

No mesmo ano, começa a lançar e adaptar jogos para o Xbox 360. Adaptou jogos clássicos, como Time Pilot e Contra em 2006, e Ninja Turtles, Sonic 1 e 2, Rush'n Attack e Gyruss em 2007, além dos lançamentos Bomberman LIVE em 2007 e Diner Dash em 2009. Também programa Monster Lab para Nintendo Wii em 2008. Em 2010, é lançado o jogo Pier Solar and the Great Architects, e Steve é especialmente convidado para ajudar na programação, graças à seu trabalho com jogos e sua influência na emulação de Mega Drive. Seus últimos jogos lançados foram Turrican Flashback e Clockwork Aquario, ambos em 2021 para Nintendo Switch.

GitHub

Microcomputer Emulator, Goldbash Conjecture Tester e Free Flow Toll Reminder

Em 2015, criou uma conta no GitHub, aonde postou alguns projetos, como Goldbach Conjecture Tester em 2016, é um programa que testa a Conjectura de Goldbach, que afirma que todo número par maior que 2 pode ser expresso como a soma de dois números primos, verificando essa lógica até a soma de 1 bilhão, sendo útil para medir o desempenho de computadores, Microcomputer Emulator em 2016, um projeto começado nos anos 2000 para criar um emulador do PC Acorn Atom, que Steve teve na infância, porém o projeto ainda é uma WIP (progresso de trabalho), e não está terminado, First Person Maze em 2017, um jogo de labirinto gerado automaticamente em uma visão de primeira pessoa em 3D, tendo sido escrito em Python, e usa as bibliotecas Pyglet e OpenGL, Free Flow Toll Reminder em 2019, um aplicativo para Android que cria um lembrete para pagar taxas de pedágio após usar uma estrada com pedágio de fluxo livre, e Generic Testing em 2021, uma ferramenta de testes acima das convencionais, para verificar erros em funções em Python, usando um método chamado Fuzz Testing.

Emuladores:
KGen (1997), YM2612 (1997), Z80 (1997), M68K (1997), KGen98 (1997), Kega (2002), Kega Lazarus (2002), Kega Fusion (2004), Microcomputer Emulator (Acorn Atom) (WIP) (2016)

Testadores:
Goldbach Conjecture Tester (2016), Generic Testing (2021)

Aplicativos:
Free Flow Toll Reminder (2019)

Steve Palmer (Programador de Jogos)
Commodore 64: Blockbuster (1988) (Código, Arte e Som), NARC (1990), S.W.I.V. (1991) (Port)
Atari ST: Judge Dredd (1990), Double Dragon 3 (1991), Final Blow (1991) (Amostras), Big Run (1992) (Suporte Técnico)
SNES: Firepower 2000 (1992)
Sega Genesis: The Lawnmower Man (1993) (Diversas Ajudas), Frank Thomas Big Hurt Baseball (1995), Pier Solar and the Great Architects (2010)
MS-DOS: NBA Jam Tournament Edition (1995)
Sega Saturn: College Slam (1996), Batman Forever (1996)
Windows: Test Drive 5 (1998), Sega: PC Smash Pack (1998), Sega PC: Puzzle Pack (1999) (Emulação), Test Drive (2002), Breed (2004), Wings!: Remastered Edition (2014)
Sega Dreamcast: Demolition Racer: No Exit (2000) (Programador da Versão de Dreamcast)
Xbox 360: Time Pilot (2006) (Adaptação), Contra (2006) (Adaptação), Teenage Mutant Ninja Turtles (2007), Sonic the Hedgehog (2007) (Emulação de Som YM2612 e SN76489), Sonic the Hedgehog 2 (2007) (Emulação de Som YM2612 e SN76489), Rush'n Attack (2007) (Adaptação), Gyruss (2007) (Adaptação), Bomberman LIVE (2007), Diner Dash (2009)
PSP: Sega Genesis Collection (2006) (Emulação de Som YM2612)
Nintendo Wii: Monster Lab (2008)
Python: First Person Maze (2017)
Nintendo Switch: Turrican Flashback (2021), Clockwork Aquario (2021)

Bradford W. Mott


Bradford W. Mott é oriundo da Carolina do Norte, EUA. Se formou em Engenharia da Computação e Ciência da Computação na Universidade Estadual da Carolina do Norte em 1994, ambas como Bacharel em Ciência. Em 1996, se forma em Ciência da Computação como Mestre em Ciências. Em 1996, começa seu doutorado na Universidade, e também entra para o departamento de Ciência da Computação, aonde permaneceu por dois anos como pesquisador de métodos formais e sistemas simultâneos.

Vida Acadêmica: NC State University, IntelliMedia e Liquid Narrative

Em 1998, se junta ao grupo IntelliMedia, dentro da Universidade, e começa a pesquisar sobre IA. Em 2006, se forma como Ph.D. em Ciência da Computação, especializado em Inteligência Artificial, sendo sua dissertação feita em cima de ambientes interativos de aprendizagem 3D. Nessa época, também trabalhava junto com o grupo Liquid Narrative, também dentro da Universidade. Permaneceu de 1994 à 2006 na instituição.

Bradford Mott

Sobre sua vida profissional, em 1996, ingressa na IBM, como programador sênior, ficando até o ano de 1999. Em 2000, cria uma empresa própria, a LiveWire Logic, aonde era cofundador e vice-presidente de tecnologia, empresa que atuava na area de IA. A empresa existiu até 2005. No mesmo ano, atua na Emergent Game Technologies, como diretor técnico, criando soluções de multiplataformas para o Xbox e consoles Playstation. Em 2008, deixa a empresa, e é contratado como cientista pesquisador sênior, na Universidade da Carolina do Norte, aonde passou vários anos de sua vida em pesquisas e formações. Exerce essa função até 2012, quando se torna científica pesquisador sênior.

Vida Profissional: IBM, LiveWire Logic, Emergent Game Technologies e NC State University

Em 2015, também se torna professor assistente adjunto na Universidade. Esses dois cargos exerce até os dias de hoje. Além de todas essas funções profissionais, também atuou em diversos projetos voltados para à educação por meio da inteligência artificial, aprendizado baseado em jogos e entretenimento. Criou projetos que foram apoiados por fundações e institutos nacionais de ciência, pesquisa e tecnologia, além das fundações Flora Hewlett e Bill e Melinda Gates.

Stella (MS-DOS)

No mundo da emulação, criou em 1995 o emulador Stella, um dos primeiros e melhores emuladores de Atari 2600. Foi lançado em 1996 para Linux, mas no mesmo ano ganha versão para MS-DOS, e em 1997 para Windows. Com o tempo, chegou a ter versões para os principais sistemas operacionais, consoles e portáteis, a maioria feita por terceiros. Seu nome se deve ao projeto inicial que originou o Atari 2600. O projeto Stella existe até os dias atuais, hoje cuidado por Stephen Anthony e o que é chamado de Stella Team. É considerado um dos projetos de emulação mais antigos e o que há mais tempo é atualizado.

Websites Pessoais: Stella, Bradford W. Mott e GitLab

Em 2002, a Contraband Entertainment usou o Stella como base para o lançamento da coletânea Activision Anthology para PS2, com 45 jogos de Atari lançados, entre eles Boxing, Decathlon, Enduro, Freeway, Hero, Grand Prix, Keystone, Pitfall, River Raid, e tantos outros. Isso se repetiria em 2003, com Activision Anthology: Remix Edition para Windows, agora com 76 jogos lançados. Ainda em 2003, é lançado para GBA a Activision Anthology, e nessa versão (lançada pela Aspyr Media), Bradford fez questão de criar um emulador novo de Atari 2600.

Pitfall (GBA) e Activision Anthology (GBA, Windows e PS2)

A coletânea rodou 56 jogos ao todo. Também em lançamentos para console, esteve em Pitfall: The Lost Expedition em 2004, para Xbox, aonde atua na emulação original de Pitfall, que deve aparecer em algum momento no jogo. No mundo da emulação, Bradford ajudou diversos outros emuladores, como PC Atari Emulator em 1996, Intv em 2000, Emu7800 em 2003, PCSXBox de PSX em 2003, z26 em 2019, entre outros.

Mundo dos Jogos: Oonsoo, Crystal Island, Engage, BSVC e Flare

Além da criação de software no mundo da emulação, criou o BSVC, um simulador de microprocessadores usando com base o Motorola 68k para aprendizado de programação em C++ para Linux, criado e desenvolvido entre 1993 e 1998, o jogo de cartas Oonsoo em 1994 para Linux, Crystal Island, um software 3D baseado no jogo Half Life 2 para aprendizagem baseada em jogos, desenvolvido entre 2005 e 2006, Engage, também de aprendizagem por meio de jogos, em 2012, e Flare, um kit de ferramentas para criação de jogos em Unity, usando recursos do Adobe Flash Professional, desenvolvido entre 2013 e 2016.

GitHub e Ultimate 1MB 600XL Adapter

Em 2021, criou o Ultimate 1MB 600XL Adapter, um adaptador para o Ultimate 1MB, que é uma expansão de memória para o Atari 600XL. Esse projeto, disponibilizou em seu GitHub.

Emuladores:
Stella (1996), Atari 2600 Emulator For Activision Anthology (2003)

Jogos:
Oonsoo (1994), Activision Anthology (PS2) (Emulação) (2002), Activision Anthology: Remix Edition (Windows) (Emulação) (2003), Pitfall: The Lost Expedition (Xbox) (Emulação) (2004)

Programas:
BSVC (1993), Crystal Island (2005), Engage (2012), Flare (2013)

Hardwares:
Ultimate 1MB 600XL Adapter (2021)

Nicola Salmoria


Nicola Salmoria nasceu em 20 de Maio de 1970, na cidade de Siena, Toscana, na Itália. Seu primeiro computador foi o Commodore 64, aonde aprendeu a escrever em linguagem ASM. Em 1987, ganha seu Amiga, aonde aprende a linguagem C. Nessa ocasião, também usava a internet por meio de BBS, que eram servidores locais, principalmente pelo McLink, um servidor de sua região, aonde foi moderador do fórum sobre Amiga. Chegou a escrever coisas para o Amiga.

NewIcons (Amiga) e Extenders (JP1 Remote)

O mais famoso foi o NewIcons em 1993, para o sistema AmigaOS 2, que era uma extensão de arquivos usados como ícone, e que alteravam as poucas quatro cores da extensão padrão usadas no Amiga para 32, além de tornar os ícones aparentemente mais interessantes e que tivessem algum padrão de tamanho. Também criou o PrintManager em 1993, para o AmigaDOS 2.0, um programa shareware que dava várias formatações de tela para a impressão de documentos. Também criou um software chamado Extenders nos anos 2000, que funcionava dentro de um controle remoto universal chamado JP1 Remote. Esse software alterava principalmente a rapidez de comandos, como o pressionamento longo de teclas. Se formou na Universidade de Siena em 2002 em Matemática, com uma tese escrita sobre seu emulador MAME.

MultiPac Emulator

Pengo Emulator

RallyX Emulator

E falando do MAME, tudo começou em 1996, quando começou a emular Pac-Man, em seu emulador chamado MultiPac. Até 97, emula e adiciona ao emulador outras versões do jogo. Em 96, também tinha emuladores de outros jogos, como Crazy Klimber, Mr. Do, Lady Bug, Pengo e Rally X. Com essa quantidade de emuladores, resolveu juntar todos e cria o MAME, Multiple Arcade Machine Emulator (emulador múltiplo de máquina de arcade). Isso ocorre em 1997. Seu projeto começa a se tornar maior que outros clássicos da época, como Sparcade! e Retrocade.

Crazy Climber Emulator

Lady Bug Emulator

Mr. Do! Emulator

Em compensação, com o tempo, várias descobertas feitas em outros emuladores também começam a funcionar no MAME, como do Callus, System 16 Emulator, M72 Arcade Emulator, entre outros. Alguns conseguiram concorrer com MAME por algum tempo entre 1998 e 1999, lançando jogos antes do projeto, como J.F.F., Cage e Shark. Ao longo do tempo, diversos criadores da cena contribuíram com o projeto, como Neil Bradley, Richard Mitton, Tatsuyuki Satoh, Bart Trzynadlowski e Ernesto Corvi, e alguns permaneceram por longos anos, como foi o caso de David Haywood, Aaron Giles, Charles MacDonald, ElSemi, Brad Oliver e Ville Linde. Nicola continua contribuindo com o projeto.


MAME

No ano seguinte ao lançamento, suas maiores contribuições foram de som, reescrevendo o subsistema de áudio da Namco’s PacMan, reescrevendo o emulador de som SN76496 de arcades Sega e Konami, dando suporte à som aos jogos Taito Bubble Bobble, Punch Out, Donkey Kong 3, Fire Trap, Silkworm, Yie Ar Kung Fu e Pinball Action e à placa Capcom Unique. Também faz alterações na emulação do AY8910 de arcades da Sega, Taito, Data East, Atari e Konami e melhorias no driver da placa System 8, ambos em 1998, e faz modificações de resoluções na placa Atari System 2 em 1999. Entre outras contribuições está em 2005 a simulação do microprocessador 68705 para o jogo Knight Boy da Taito (substituindo o emulador criado também por Nicola em 1998). Ainda em 2007, também emula o microcontrolador Fujitsu MB8842 do chip Namco 50xx, usado em jogos como Bosconian e Xevious. 

Docs: Namco PuckMan, UPL, NMK, Tecmo, Banpresto, Taito F2, Midway 8080, SN76496, Hitachi FD1089

Em 2008, faz atualizações nos jogos da Alpha Denshi, melhorias na emulação CPS-1, melhorias nos gráficos da Taito F3, melhorias no driver do jogo Jackal da Konami e melhorias de sombras nos drivers da SNK. E em 2009, faz alterações no chip de áudio Oki6295 de placas da Data East e no desmontador 6809 usado para arcades da Taito, Konami, Data East e outros. Apesar de diversas adições e atualizações, também foi responsável pela adição de diversos arcades ao projeto, como Tecmo Z80, Midway 8080, Pacman Arcade e Irem M52 em 1997, Sega System 1 e 2 e Taito F2 em 1998, Irem M72 em 1999, Irem M63 e Konami Tactician em 2002, entre outras. Outra área que muito atuou foi na descriptografia, como foi o caso dos jogos da Sega Z80 em 1998.

Docs: Irem M52/72, Sega System 1/2/ Sega Z80 Encryption, CPS-2 Decryption, Data East Custom Ship 102, CPS-2 Encryption e Irem M63

Em 2005, dos jogos da Seibu SPI, da CPU DECO102, usada em jogos como Boogie Wings da Data East Unique, da CPU Hitachi FD1089 usada em jogos dos arcades Sega System 16A e 16B e da CPU de som NEC MC-8123B de jogos das arcades Sega System 1, 2, 16A e 16B, como Block Gal, Dakkochan House, Altered Beast e Shinobi. Em 2007, criou o código de descriptografia dos jogos de CPS-2 ao lado de Andreas Naive, que quebrou o algoritmo de criptografia, sendo o principal responsável por esse feito. Nicola ajudou Andreas a descriptografar diversos jogos do arcade. Também em 2007, simplifica a descriptografia CPS-3 e cria o código de descriptografia para a CPU de som NEC MC-8123, presente em alguns jogos da Sega, UPL, Nihon System e Whiteboard como Ninja Kids II, Wonder Boy In Monster Land e Fantasy Zone II. E por fim, em 2008, cria a descriptografia da Data East GFX, usada para gráficos de jogos da Data East criados de 1991 em diante. 

Aaron Home Page, MAME, MAME.net, MAME Blogdrive, MAMEDev, Nicola's MAME Ramblings e Nontrivial Games

Na adição de jogos, estiveram principalmente jogos de CPS-2, e alguns da Sega e Capcom, entre outros. Entre os mais famosos, estão Wonder Boy (set 4), Hyper Street Fighter 2: The Anniversary, Super Street Fighter II, Super Street Fighter II Turbo, Alien vs. Predator, Marvel Super Heroes, Vampire Hunter, Street Fighter Alpha, X-Men Vs. Street Fighter, Marvel Super Heroes Vs. SF, Vampire Hunter 2, Vampire Savior, Marvel Vs. Capcom, Street Fighter Alpha 3, Super Puzzle Fighter II Turbo, X-Men: Children of the Atom, Ikari Warriors (US), Ghosts'n Goblins, Flicky, Commando, Pacland (set 1), Bubble Bobble (ao lado de Chris Moore), Gradius 3, Green Beret, S.P.Y., Tora Tora, X-Men, Rollergames, Sega Pengo, Jr Pac-Man, Parodius (1990), Hexion, Snow Brothers, Gotcha, Dig Dug, Xevious, Galaga, Bosconian, Block Out, Crash Race, Land Sea Air Squad, Gradius 3, Hot Pinball, Gals Pinball, Green Beret, S.P.Y., Tora Tora, X-Men, Rollergames, Sega Pengo, Jr Pac-Man, Parodius (1990), Hexion, Snow Brothers, Gotcha, Dig Dug, Xevious, Galaga, Bosconian, Finalizer, F-1 Grand Prix, Block Hole, Bank Panic, Ms.Pac-Man/Galaga - 20 Year Reunion, Mr Do!, Oh My God!, Naname de Magic!, Punch Out, Labyrinth Runner, Shanghai, Time Pilot, Surprise Attack, Super Formula, Hebereke no Popoon, Hot Smash (ao lado de Mirko Buffoni e Tomasz Slanina), Street Smart (ao lado de Bryan McPhail e Acho A. Tang), Ikari III - The Rescue (ao lado de Bryan McPhail e Acho A. Tang) e uma dezenas de outros jogos. Um resumo de suas contribuições no MAME são especialmente na correção e adição de suporte à som, na simulação de microcontroladores e na descriptografia de jogos e placas, principalmente jogos de CPS-2.

Legends 1 e 2 (PS2), Double Dragon (XBox360) e Ford Racing Off Road (Windows)

Fora do mundo da emulação, esteve também na indústria de games. Justamente por seu sucesso com o MAME, é convidado pelo Taito para ajudar na emulação de jogos da empresa em duas grandes coletâneas lançadas pela empresa para Windows, chamada Taito Legends. A primeira, lançada em 2005, trazia jogos como Jungle Hunt, Elevator Action, New Zealand Story, The Ninja Kids, Rainbow Islands: The Story of Bubble Bobble 2, Thunder Fox, Space Invaders, Bubble Bobble, Zoo Keeper e outros, em um total de 29 jogos. A segunda, lançada em 2006 como Taito Legends 2, trazia Elevator Action Returns, Pop 'n Pop, Puzzle Bobble 2, Super Space Invaders 91, Growl, Darius Gaiden, Bonze Adventure e outros, em um total de 39 jogos. Em 2007, ajudou a portar Double Dragon para Xbox 360.

Idol Hands, Zen Garden Puzzle e Brain Twirler

Twin Beams

Também esteve em jogos feitos para Windows, como Ford Racing Off Road em 2008 e Idol Hands em 2015. A partir de 2012, começa a criar jogos de puzzle para iOS e vender pela Apple Store. Eles foram Twin Beams em 2012, e Zen Garden Puzzle e Brain Twirler em 2013. Nicola está até os dias de hoje no projeto MAME.

Emuladores:
MultiPac (1996), Crazy Climber Arcade Machine Emulator (1997), Lady Bug Arcade Machine Emulator (1997), Mr. Do! Arcade Machine Emulator (1997), Pengo Arcade Machine Emulator (1997), Rally X Arcade Machine Emulator (1997), MultiPac (1997), MAME (1997)

Programas:
NewIcons (1993), PrintManager (1993), Extenders (Anos 2000)

MAME Drivers
Tecmo Z80 Arcade hardware (1997)
Midway 8080 hardware (1997) [ao lado de Michael Strutts, Tormod Tjaberg, Mirko Buffoni, Lee Taylor, Valerio Verrando, Marco Cassili, Zsolt Vasvari e outros]
Bally Midway Astrocade hardware (1997) [ao lado de Mike Coates, Frank Palazzolo, Aaron Giles]
Technos Mysterious Stones hardware / Data East Burger Time hardware (1997)
Gottlieb System hardware (1997) [ao lado de Fabrice Frances]
Pacman arcade hardware (1997)
Irem M52 hardware (1997)
Sega System 1 / System 2 (1998) [ao lado de Jarek Parchanski, Mirko Buffoni]
Taito F2 System hardware (1998) [ao lado de David Graves, Bryan McPhail, Brad Oliver, Andrew Prime, Brian Troha]
Irem M72 hardware (1999)
Kaneko Galspanic Arcade hardware (1999)
Deniam games (2000)
Dooyong games (2000) [The Last Day, R-Shark]
Irem M63 hardware (2002)
Konami Tactician hardware (2002)
NMK16 arcade hardware (2003) [ao lado de Mirko Buffoni, Richard Bush, Bryan McPhail, David Haywood e R. Belmont]
Art & Magic hardware (2003) [ao lado de Aaron Giles]
Konami Mystic Warrior Based hardware (2003) [R. Belmont, Phil Stroffolino e Acho Tang]
Greyhound Electronics Inc. hardware (2004) [ao lado de Pierpaolo Prazzoli e Tomasz Slanina]
Tecmo16 arcade hardware (2004) [ao lado de Eisuke Watanabe]

MAME Sound Chip
Chip SN76496 (1997)
Reescreveu o Chip SN76496 (1998)

MAME Criptografia
Descriptografia Sega Z80 (1998)
Descriptografia Seibu SPI (2005)
Descriptografia CPU Data East Custom Chip 102 (DECO102) (68k) (2005)
Descriptografia CPU Hitachi FD1089A/FD1089B: Sega System 16A e 16B (2005) [ao lado de Charles MacDonald] 
Descriptografia CPU de Som NEC MC-8123B (Z80B) (2005) [ao lado de Dave Widel]
Descriptografia CPS-2 (Código de Criptografia) (2007)
Descriptografia CPS-3 (Função Simplificada) (2007)
Descriptografia CPU de Som NEC MC-8123 (Z80) (2007)
Descriptografia Data East GFX (2008)

MAME Outros
Emulador do Microprocessador 68705 (1998)
Simulador do Microprocessador 68705 (2005)
Emulador do Microcontrolador Fujitsu MB8842 do chip Namco 50xx (2007)

MAME Jogos
9 Ball Shootout (ao lado de Aaron Giles), Acrobatic Dog-Fight, Alien vs. Predator, AmeriDarts (Aaron Giles), Bank Panic, Block Hole, Block Out, Bosconian, Bottom of the Ninth, Bubble Bobble (ao lado de Chris Moore), Commando, Cool Pool (ao lado de Aaron Giles), Crash Race, Dig Dug, F-1 Grand Prix, Finalizer, Flicky, Galaga, Gals Pinball, Ghosts'n Goblins,  Gotcha, Gradius 3, Green Beret, Hebereke no Popoon, Hexion, Hot Pinball, Hot Smash (ao lado de Mirko Buffoni e Tomasz Slanina), Hyper Street Fighter 2: The Anniversary,Ikari III - The Rescue (ao lado de Bryan McPhail e Acho A. Tang)Ikari Warriors (US), Jr Pac-Man, Labyrinth Runner, Land Sea Air Squad, Marvel Super Heroes, Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter, Marvel Vs. Capcom, Mr Do!, Ms.Pac-Man/Galaga - 20 Year Reunion, Naname de Magic!, Oh My God!, Over Drive, Pacland (set 1), Parodius (1990), Punch Out, Rollergames, S.P.Y., Sega Pengo, Shanghai, Snow Brothers, Some Dynax, Street Fighter Alpha, Street Fighter Alpha 3, Street Smart (ao lado de Bryan McPhail e Acho A. Tang), Super Formula, Super Street Fighter II, Super Puzzle Fighter II Turbo, Surprise Attack, Time Pilot, Tokio (ao lado de Chris Moore), Tora Tora, Vampire Hunter, Vampire Hunter 2, Vampire Savior, Wonder Boy (set 4),Xevious, X-Men Vs. Street Fighter, X-Men, X-Men: Children of the Atom

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